"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Avaliações para o 1º e 2º ano

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."    (Paulo Freire)

Habilidades de Língua portuguesa para o 2º Ano.


Prática de leitura
1° Bimestre
-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir de um contexto;
-Representar com desenhos, personagens ou temas de uma narrativa através da audição de histórias;
-Reconhecer palavras aos seus respectivos desenhos;
-Estabelecer no interior de um texto, relação entre o fato e a vida real;
-Ler em voz alta palavras conhecidas;
2° Bimestre
-Proceder a antecipações em relação ao conteúdo da leitura, apoiando-se em desenhos ou em elementos do próprio texto;
-Reconhecer no texto o sentido decorrente do emprego intencional e repetido de palavras ou expressões;
-Identificar entre as alternativas o tema dom texto lido;
-Acompanhar a leitura de textos, parlendas e músicas infantis;
-Selecionar de uma relação de palavras as que completam o sentido das frases sugeridas;
-Identificar dentre alternativas a palavra que nomeia uma figura isolada;
-Corresponder expressões ás respectivas figuras;
-Ilustrar frases ou pequenos textos lidos, evidenciando compreensão da leitura;
3° Bimestre
-Identificar uma informação explicita no texto;
-Identificar começo, meio e fim de uma história lida;
-Inferir no texto, o sentido decorrente do emprego de palavra com o mesmo radical ou sufixo;
-Reconhecer a divisão textual em frases e parágrafos;
-Reconhecer que um poema é escrito em versos;
-Caracterizar personagens de uma história lida;
-Ler em voz alta garantindo o ritmo e entonação;
4° Bimestre
-Inferir uma afirmação implícita em um texto;
-Identificar uma relação direta de causa-efeito em um pequeno texto;
-Reconhecer a relação causa/conseqüência em ações de personagens;
-Atribuir título a um texto;
-Ler pequenos textos de forma independente;
Ler em voz alta com expressão e fluência.

Prática escrita e produção de texto
1° Bimestre
-Distinguir escrita de desenho;
-Reconhecer e escrever o próprio nome;
-Perceber que a escrita é segmentada em palavras por meio de espaços em branco;
-Agrupar palavras considerando o número de letras;
-Agrupar palavras considerando a presença da mesma letra;
-Escrever nomes de desenhos de palavras conhecidas;
-Escrever pequenas frases com palavras conhecidas;
2° Bimestre
-Completar seqüência, as letras do alfabeto;
- Escrever pequenas frases a partir de gravuras;
- Completar palavras ou nomes com apoio de desenhos, com silabas ou letra faltante (inicial, intermediaria e final);
- Copiar texto em letra cursiva;
-Completar textos empregando a rima entre as palavras;
- Completar palavras cruzadas a partir de desenhos e letra inicial;
-Elaborar listas temáticas;
-Empregar letra maiúscula em nomes próprios;
-Empregar ponto final em escrita de frases;
3° Bimestre
-Completar palavras com silaba final que apresente nasalação de vogal ( são, nhão, nhã, lhão, etc.);
-Completar palavras que apresentem dígrafos em cruzadinhas, com apóio em imagens e letra  inicial;
-Identificar entre as alternativas palavras com o mesmo som de L, S, R, Z no final;
-Ampliar frases acrescentando outros elementos;
-Ordenar frases dadas considerando a temporalidade;
-Ordenar histórias em gravuras considerando a seqüência dos fatos;
-Empregar travessão em diálogos;
-Empregar vírgula quando enumerar vários elementos numa frase;
-Iniciar frases com letra maiúscula;
4° Bimestre
-Completar palavras ou texto com apoio de desenhos cuja lacuna apresente N ou M intermediários;
-Completar palavras com apoio de desenhos cuja lacuna corresponda a silaba inicial composta de grupo consonantal;
-Completar com substantivo frases que compõem pequeno texto, tendo figuras como suporte;
-Produzir pequenos textos a partir de gravuras contendo no mínimo três frases sobre o tema, atribuindo-lhe um titulo;
-Escrever controlando a segmentação silábica da palavra e a segmentação da frase em palavras distintas;
-Completar histórias atribuindo-lhe um titulo;
-Escrever bilhete simples.

Linguagem Oral
1° Bimestre
-Ouvir os outros com atenção;
-Comunicar-se com clareza fazendo-se entender;
-Escutar atentamente histórias lidas;
-Representar a fala de personagens de histórias infantis ou outros;
2° Bimestre
-atender a solicitações de mensagens orais;
-Narrar acontecimentos ou histórias com começo, meio e fim;
-Dialogar sobre temas alternando momentos de escuta e fala;
-Representar a fala com entonação de profissionais de diversas áreas;
3° Bimestre
-Expressar suas opiniões ou conhecimentos acerca do tema;
-Ouvir a opinião e explicação dada por outros;
-Representar a fala de alguém dialogando com diferentes profissionais ou personagens de histórias, preocupando-se com a postura e vocabulário adequado à situação;
4° Bimestre
Respeitar os diferentes modos de falar as pessoas;
-Reconhecer histórias lidas por um adulto tal como foi escrita pelo autor.

Habilidades Matemáticas para o 2º ano.


Números e operações
1° Bimestre
-Representar, contar, ler e registrar os números até 10;
-Completar uma seqüência numérica;
-Agrupar quantidades sugeridas;
-Registrar o sucessor e antecessor de um número dado;
-Relacionar 10 unidades com 1dezena;
-Representar um número no quadro valor de lugar;
-Contar em escala ascendente e descendente de um em um;
-Somar e subtrair com termos menores que 10, por meio de técnicas convencionais ou por estratégias próprias;
-Resolver situações problema que envolva a adição e a subtração com estratégias próprias ou técnicas operatórias convencionais;
2° Bimestre
-Representar, contar, ler e registrar os números até 30;
-Organizar em ordem crescente os números dados;
-Contar em escala ascendente de dois em dois;
-Criar estratégias de agrupamento para facilitar a contagem;
-Decompor o número em dezenas e unidades;
-Somar e subtrair, sem reserva e sem recurso, com termos até 30;
-Resolver situações problema, que envolvam a adição e subtração de números até 30, com estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais;

3° Bimestre
- Representar, contar ler e registrar os números até 70;
-Contar em escala ascendente e descendente, de cinco em cinco;
-Somar e subtrair, sem reserva e sem recurso, com termos até 70;
-Resolver com estratégias próprias, situações problema que envolva, a multiplicação de termos até 5;
-Criar situação problema a partir de uma operação matemática;
-Aplicar o conceito da multiplicação em situações que envolvam os conceitos de dobro;
-Aplicar o conceito da multiplicação evidenciando compreensão acerca da soma de parcelas  iguais;
-Resolver situações problemas que envolvam a adição e subtração de números até 70, com estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais.

4° Bimestre
-Registrar os números até 100;
-Contar em escala ascendente e descendente, de dez em dez;
-Decompor os números até a centena;
-Somar e subtrair sem reserva e sem recurso com termos até 99;
-aplicar o conceito da divisão em situações problemas que envolvam o conceito de metade;
-Resolver situações problemas que envolvam a adição e subtração de números até 99 com estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais.

Espaço e Forma
1°Bimestre
-Reconhecer formas arredondadas em objetos da natureza ou do convívio freqüente;
-Distinguir objetos que rolam dos que não rolam;

2° Bimestre
-Representar com desenhos sua localização em um espaço: na sala de aula, no recreio, em casa, etc.;
-Localizar objetos ou pessoas “acima de”, “embaixo de”, ou “no meio de” , “ ao lado de “ uma referência;
- Reconhecer a distancia de objetos a partir de uma referência quanto a estra “longe” ou “perto”;

3° Bimestre
-Representar com desenhos ou traçados seus trajetos diários;
-Localizar pessoas ou objetos “ a frente de” ou “atrás de” uma referência dada.

4° Bimestre
-Identificar poliedros e corpos redondos em objetos da natureza ou do convívio da criança;
-Representar o itinerário de locomoção de um lugar a outro;
-Identificar dentre alternativas a posição correta de objetos constantes em um croqui.

Grandezas e Medidas
1°Bimestre
-Comparar duas coleções distintas quanto ao tamanho e espessura de seus objetos;
-Representar com desenhos, o dia e a noite.

2° Bimestre
-Representar com desenhos suas atividades durante a manhã, à tarde e a noite;
-Ler e registrar horas exatas;
-Comparar dois objetos quanto ao peso, utilizando-se de estratégias próprias;
-Manifestar suas observações quanto a colocação da mesma quantidade de liquido ou sólido em frascos com a mesma capacidade, porém com dimensões variadas.

3° Bimestre
-Nomear os dias da semana;
-Relacionar dois objetos quanto ao tamanho distinguindo o “maior” e o “menor”;
-comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato”.
4° Bimestre
-Medir tamanho de objetos, pessoas ou outros, utilizando-se de unidades de medida convencionais ou não;
- Utilizar cédulas e moedas do sistema monetário.

Tratamento da Informação
1°Bimestre
-Organizar as informações obtidas.

2° bimestre
-Registrar suas observações e medidas em tabelas simples.

3° Bimestre
-Anotar em calendário, uma informação importante;
-Registrar em tabela simples, suas atividades em determinadas horas do dia.

4° Bimestre
-Ler informações em gráficos simples de barras;
-Descrever o caminho percorrido de casa para chegar a sua conclusão nas atividades propostas;
-Resolver situações problemas a partir de uma tabela simples







Copiei do site de Vandaberger.






















Encontrei no blog de Adiléa.














sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sabe aquela caixinha que vem com xícaras que iria para o lixo? Pois bem. Ela agora virou a Caixinha da Matemática.
      Um incentivo a mais para apreciarmos a matemática. 
      Com palitos coloridos e uma plaquinha da atividade a ser realizada ficou diferente e divertida.
                            Com muito carinho: Tia Ana Cláudia
                              Sala de Recursos Forma de Olhar










sexta-feira, 1 de agosto de 2014

JOGOS DE MATEMÁTICA COM MATERIAL RECICLADO

SUGESTÕES DE JOGOS QUE PODEM SER CONFECCIONADOS COM MATERIAL RECICLADO E TORNAM O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA MUITO MAIS DIVERTIDO E EFICAZ.


Jogo Corrida da Matemática 

Público alvo: Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. 

Conteúdo: Operações aritméticas e situações-problema. 

Materiais: caixas de ovos, cds usados,tampinhas de garrafa e eva 

Objetivos: - desenvolve o raciocínio para cálculos mentais; - aumenta a capacidade de observar, discutir, enfrentar e deduzir soluções para situações-problemas propostas. 
Desenvolvimento: O jogo possui um tabuleiro de seis níveis, 4 jogadores. Após o sorteio o primeiro jogador roda as duas roletas e descobre qual operação matemática vai resolver. O aluno só passará de nível quando responder corretamente. Ganhará o aluno que passar por todos os níveis e alcançar a "Chegada" primeiro.importar roupas



Jogo da memória de 1 a 10
 20 copinhos de iogurte (todos da mesma cor)
 2 bandejas de ovos (de papelão)
 1 pedaço de E.V.A. ou cartolina branca
 Canetinha preta
 Cola quente
 1. Na cartolina ou no E.V.A., recorte 20 quadrados da mesma medida da parte de cima do copo. Escreva duas vezes os numerais de 1 a 10 com a canetinha, um em cada quadrado. Cole cada quadrado na parte de cima do copinho, totalizando 20. 
2. Apoie cada copinho na bandeja com o número virado para baixo, no vão em que os ovos são encaixados. Coloque os copinhos de forma aleatória nas bandejas. 
3. Cada aluno, na sua vez, vira dois copinhos e os encaixa no vão. Se encontrar os pares correspondentes, retira os potinhos. Se não encontrar, vira-os com a boca para baixo novamente, e passa a vez ao próximo aluno. Ganha quem tiver mais pares.



 Formas geométricas
 Canudinhos de refrigerante e tampinhas de garrafa PET
 Cartolina ou papel-cartão
 Caixa de madeira ou papelão com uma abertura para a criança colocar a mão
1. Recorte fichas na cartolina e desenhe uma forma geométrica em cada uma. 
2. Coloque as fichas dentro da caixa. Cada aluno deve retirar uma ficha e reproduzir a forma geométrica utilizando os materiais recicláveis.


Sequência de cores
★ Pratinhos coloridos de plástico
 Fita dupla-face
1. Divida uma parte da lousa na horizontal em três partes com a fita dupla-face. 
2. Cole pedaços da fita atrás dos pratinhos. 
3. Comece três sequências de cores, colando os pratinhos na lousa. Cada aluno deve continuar uma das sequências, colando os pratinhos restantes até o final do quadro. Faça novas sequências, alterando as cores, até que todos os alunos tenham participado.

Trem numérico
★ Caixas de papelão (sabonete, pasta de dente, fósforo, ou remédio)
 Rolha
 Barbante
 Canudo picado
 Papel-alumínio
 42 tampas de refrigerante
 Rolo de papel higiênico
 Cola
 Papel colorido para encapar as caixas
 Tesoura ou estilete
 Miniflores de tecido (opcional)
1. Corte o centro das dez caixinhas deixando uma margem.
2. Encape-as com os papéis coloridos. Faça um furo em cada lateral menor para passar o barbante. 
3. Encape o rolo de papel higiênico e outra caixa, um pouco maior, com papel alumínio. Cole o rolo de papel higiênico sobre esta caixa.

4. Sobre o rolo de papel, cole uma rolha pintada de vermelho. Faça um furo na parte de trás da caixa para passar o barbante.
5. Cole tampinhas de refrigerante para fazer as rodinhas.
6. Corte uma tira de papel sulfite da mesma largura da caixa maior e encape com papel alumínio. Cole na frente da caixa maior (locomotiva). 
7. Una todos os vagões com barbante e coloque um pedaço de canudo entre cada vagão.
8. Numere cada vagão de 1 a 9. Cole as rodinhas encapadas com papel alumínio.

JOGO DA TABUADA

VÍDEO ENSINA COMO MONTAR E JOGAR


TRABALHO COM GRÁFICOS USANDO MATERIAL RECICLADO

 TRILHAS

Esse jogo de trilha pode servir de modelo para infinitos objetivos apenas trocando as fichas dentro da caixa
Ex: contas de adição, subtração, multiplicação, divisão, números e quantidades, etc.
Desenvolvimento: O aluno retira uma carta e se acertar pula uma casa a frente se errar passa a vez.




SERPENTES E ESCADAS
 Organização da classe
- Formar grupos de 2 a 4 participantes;

 Capacidades a serem trabalhadas 
- Explorar contagem e sequência;
- Reconhecer ordem crescente e decrescente;
- Chegar primeiro à casa 100;

 Material
- 2 dados;
- Tabuleiro;
- Peões;
 Desenvolvimento
Para determinar quem começa cada jogador lança uma vez o dado. 
Os que empataram lançam mais uma vez o dado, e quem tirar o maior 
número começa. 
Os jogadores começam na parte inferior do percurso e avançam jogando 
1 ou 2 dados, até chegar ao topo. 
Se o peão cair na base de uma escada, corta caminho, subindo até o seu 
topo. 
Mas se, ao contrário, o peão parar em uma casa com a cabeça de uma cobra, 
ele é comido até o seu rabo, muitas casas para baixo.
O jogo das serpentes e escadas é um jogo de percurso, em geral de 100 
casas (10×10), atravessado por escadas e por cobras.



 JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
 Organização da classe
- Formar grupos de 3 a 5 participantes;

 Capacidades a serem trabalhadas
- Perceber que o número é formado de algarismos ordenados;
- Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas;

 Material
- 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 
a 9;
- Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas

 Desenvolvimento
Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no 
quadro somando os valores. 
Em seguida passa a vez ao colega. 
Depois da última jogada ganha aquele que conseguir  formar o maior 
numeral.
 Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, 
podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. 
O mais importante é a interação. 
Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem 
interferir no desempenho do vencedor. 
O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações 
possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogo.

 Registro – jogo das fichas coloridas
Aluno(a)
Cartas/JogadasVermelha azulverdebrancaNúmero formado
  
  
  
  
  



BOTAS DE MUITAS LÉGUAS

Organização da classe
- Poderá ser realizado com toda a turma, duas equipes ou duplas;

Capacidades a serem trabalhadas
- Compreender o processo da multiplicação, da divisão e construir fatos 
básicos;

 Material
- 2 dados;
- Folhas com várias retas numéricas;

Desenvolvimento
 Primeira proposta: Desenhar uma reta numérica no chão. 
Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para representar na 
reta com passos. 
O lado do dado maior indicará a quantidade de passos e o lado menor, 
indicará o tamanho  de cada passo. 
Outro aluno verifica onde o colega parou para marcar os pontos 
daquela  equipe. 
E assim todos farão o mesmo procedimento, disputando quem 
chegou mais  longe.
 Segunda proposta: O professor entrega a folha das retas numéricas 
para as duplas, que  jogarão os dados para efetuar as jogadas 
traçando com o lápis, os passos, seguindo as mesmas regras da primeira 
proposta. 
Ganhará o jogo quem conseguir avançar mais longe na reta numérica.
O professor deverá fazer intervenções para levar o aluno a relacionar 
as jogadas com a multiplicação e a divisão. 
Ex.: 4 passos de 3 distâncias chegará no  número 12.



DIAGRAMA DOS HEXÁGONOS
 Organização da classe
- Formar duplas, trio ou individual;

 Capacidades a serem trabalhadas
-Desenvolver coordenação motora fina;
- Construir conceitos de fração, área e perímetro;
- Identificar figuras geométricas;

 Material
- Folha chamex com 4 hexágonos divididos de forma diferente;
- Lápis de cor, tesoura;

Desenvolvimento
Colorir os hexágonos nas respectivas cores: amarelo, azul, vermelho e 
verde. 
Recortar todas as linhas internas e externas dos mesmos. 
A seguir montar um hexágono maior com todas as peças, a partir do 
amarelo que fica no centro da nova montagem.
É importante que durante a atividade o professor faça as intervenções, 
levando  o aluno a compreender novos conceitos: área, perímetro e 
fração equivalente. 
Exemplos:
1- Quantos triângulos pequenos cabem dentro do novo hexágono?
2- Que fração do novo hexágono, são as peças de cores: 
amarela____ 
azul ___  
verde____ 
vermelho____
3- Quais polígonos você formou quando recortou os hexágonos 
pequenos?
4- O que você observou no hexágono maior em relação à área de 
cada cor?
5- o que aconteceu com o perímetro do novo hexágono?
Fonte: Atividades e jogos com números



JOGO DAS POSSIBILIDADES
 Organização da classe
- Formar grupos com 4 a 5 participantes;

 Capacidades a serem trabalhadas
- Trabalhar fatos simples;
- Desenvolver atenção, concentração e raciocínio lógico;
- Explorar conceito intuitivo de probabilidade;

Material
- 2 dados coloridos;
- Tabuleiro com escudos dos times;
- Quadro de registro das jogadas;

Desenvolvimento
Cada participante escolhe ou sorteia o time para apostar. 
O primeiro jogador lança os dois dados de cores diferentes e observa se 
a coluna horizontal e vertical contém o escudo do time que ele escolheu. 
Se tiver nas duas colunas soma os pontos dos dois dados, se tiver 
apenas em uma das colunas, subtrai os números dos dados. 
Caso não tenha em nenhuma das duas colunas passa a vez para o 
colega. 
Cada jogador registra no quadro as jogadas. 
Ganha o jogo o participante que obtiver o maior número no total.
 Intervenções possíveis:
- Quais os times mais difíceis de sair?
- Como posso obter a pontuação 12?
- Qual o time que tem as mesmas chances de sair?
- Pode-se também substituir os fatos da adição pela multiplicação e da 
subtração pela adição
 REGISTRO – JOGO DAS POSSIBILIDADES / TIMES
 Aluno(a)
Jogadas/Times1ª jogada2ª jogada3ª jogada4ª jogada5ª jogadaTotal



Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para
 ampliar.





  



MAIS JOGOS:  DOMINÓ HUMANO

                                                      



Pratinho dos fatos ( fixar fatos da multiplicação, adição ou subtração)










Pratinho das ordens









Representação dos Fatos



 Operando com varetas 



Qual é a sequência?





         




 Descubra o número intruso

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