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domingo, 29 de setembro de 2013

 Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me... 
* Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me... 
* Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência... 
* Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor não se irrite, tentei fazer o melhor que pude... 
* Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só... 
* Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário... 
* Se lhe contei pela terceira vez a mesma "história" num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me... 
* Se me comporto como criança, cerque-me de carinho... 

* Se estou doente e pareço um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade... 
A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor... 
Um pouco... 
Do muito que te dei um dia !!!

CRIE UM DEBATE USANDO O VÍDEO ILHA DAS FLORES


Análise do filme "Ilha das Flores"

"Ilha das Flores", de Jorge Furtado.

A Ilha das Flores, é um lugar em Porto Alegre utilizado como grande depósito de lixo. esse lugar é o escolhido por Jorge Furtado para dar nome ao seu documentariao que trata da trajetoria den um simples tomate.
Esse documentario busca tratar do pwercurso do tomate, no mento do plantia, no supermercado, na  casa das pessoas e no momento que ele vai parar no lixo.
Com cenas animadas e trágicas, busca a reflexão sobre as desigualdas socias em um pais tão rico como o nosso, vale a pena criar um espaço para esse debate em sua sala de aula.

domingo, março 20, 2011

"CAMPANHA NÃO BATA, EDUQUE"

PARTICIPE DESTA CAMPANHA





LINK DA CAMPANHA:
http://www.naobataeduque.org.br

FILME - Preciosa



 PRECIOSA: RETRATOS DE UMA SOBREVIVÊNCIA TRÁGICA

Sinopse: O filme começa em Harlem, no ano de 1987. A história é narrada pela personagem principal, que em alguns intervalos, insere seu ponto de vista nas situações apresentadas. A protagonista citada é a adolescente afro-americana Clareece "Precious" Jones (Gabourey Sidibe), que vive (ou sobrevive?) com sua familia desajustada; engravidada duas vezes pelo pai e em uma relação destrutiva com a sua mãe (Mo'Nique). Preciosa é muito fechada para os outros, mas aberta a reflexões, e daí, temos alguns dos momentos mais bonitos do filme. Toda reflexão de Preciosa se transforma em poesia: ás vezes ela relata ser apaixonada pelo professor, não gosta (e não consegue) ler e adora matemática (ela diz que nem sabe o motivo).

Filmado em apenas cinco semanas, e com um orçamento, digamos, ínfimo para a realidade da indústria cinematográfica hollywoodiana, Preciosa ainda aborda, de forma ligeira, o processo de escrita como forma de expurgar suas dores e ressentimentos: na sala de aula, a adolescente Preciosa e suas colegas usam as experiências diárias (e passadas) para abordagem dos seus respectivos panoramas de vida.

Narrado de forma poética (como já dito) e com interferências poderosas do roteiro (na cena em que a mãe conversa com ela através de uma foto), o filme nos permite assisti-lo de forma confortável, devido a estes maneirismos da sétima arte, mesmo que estejamos diante de uma história amarga e intensamente sofrida.



REFLEXÕES SOBRE O FILME:

1. Por que ao adentrar na sala de aula da nova instituição “Each one teach one” (Cada um ensina um), Preciosa sente-se como inserida em uma redoma de luz. Como você interpreta essa cena?

2. A educação (escolarização) é importante na vida de Preciosa? Aos 16 anos Preciosa ainda tem dificuldades de leitura apesar de ser inteligente e muito reflexiva. O que pode ter prejudicado seu aprendizado?

3. Quando a diretora de sua escola fica sabendo de sua 2ª gravidez encaminha-a para uma escola alternativa. Como você analisa o comportamento da diretora?

4. O que muda na vida da adolescente depois que ela muda de escola?

5. Devido aos estupros, Preciosa engravida duas vezes: a avó ajuda na criação da sua primeira filha, apelidada de Mongo. Por que ela era chamada dessa forma?

6. “Eu gostaria de ter um namorado com pele clara e cabelos fabulosos... eu queria ser capa de revista”. O que leva Preciosa a ter esse tipo de pensamento?

7. A mãe de Preciosa a obriga a comer um enorme pé de porco mesmo sem fome. Por que ela não reage aos abusos da mãe?

8. “Tenho pena dela, é só uma professora, não uma assistente social”. A princípio essa frase pode causar estranheza, mas analisando melhor percebe-se a sensibilidade e grandiosidade de Preciosa que nem os maus-tratos da mãe conseguiram destruir. Por quê? O que ela quer dizer com isso?

9.“Você sabe soletrar imigrante ilegal?” Por que uma das alunas da escola faz essa pergunta a uma das colegas da classe?

10. Quando descobre que sua professora é lésbica Preciosa nos presenteia com mais uma de suas sensíveis reflexões a respeito dos homossexuais. O que isso representa em termos de amadurecimento para Preciosa?

11. Qual o impacto da notícia da morte do pai para Preciosa?

12. “Semana passada, Sr. Raimi me pediu que escrevesse como eu queria ser: eu disse: cabelos longos, pele clara e magra.” Por que Preciosa queria ser assim?

Atividades elaboradas por Dilmara Furlan de Faira e baseadas em resenha de Leonardo Campos no site:

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/cinema/leonardo_cinema_10_preciosa

Pesquisa:

1. O diretor do filme fez uso de cores intensas e de planos fechados em determinados momentos do filme. Em linguagem cinematográfica o que pode representar essa intenção do diretor?

2. Preciosa sai para um passeio a um museu e ouve o discurso de Marthin Luther King, que ficou conhecido como “I have a dream.” A partir dessa intertextualidade que relevância as palavras ditas por um ativista político em 1963 podem ter tido sobre Preciosa?

3. O que são personagens planos e esféricos? Identifique no filme exemplos dessas personagens.

4. O que é a Síndrome de Down? E o Mongolismo? Por que elas receberam esses nomes?

5. Preciosa sofria violência doméstica. A Lei Maria da Penha se aplicaria a esse caso?

6. Quem define os padrões de beleza? O que é belo e o que não é? Por quê?

Peça de Teatro: Paz

Em busca da Paz
O Mundo está sentado no chão, chorando.
Chega uma criança.
Criança – Quem é você? Porque está chorando?
Mundo – Eu sou o Mundo e estou muito triste e fraco. Eu só vejo roubo, pessoas com fome, crianças sem escola, destruição, gente doente, brigas.
Criança – É verdade. Como vamos morar num mundo assim?Mundo – Só tem um jeito, você precisa me ajudar.
Criança – Qual?
Mundo – Procurar a Paz.
Criança – Onde ela mora?(Mundo desmaia)
Criança – (Falando para o público) Nossa! O Mundo desmaiou. Ele deve estar muito fraco mesmo. Vou ajudá-lo. Encontrarei a Paz.
(A criança começa a procurar, nisso entra um ser feio, sujo.)
Criança – Que susto! Quem é você?
Guerra – Sou a Guerra. Adoro briga, destruição, maldades. E você não vai brigar não? Todos brigam nesse planeta.
Criança – Não, eu não gosto de briga. Vou encontrar a Paz e acabar com isso. Já é tempo de mudar.(Toca a música “Viver” da Xuxa e entram as crianças caracterizadas de flores, aves e peixes)
Guerra – Odeio essa alegria toda! Vou embora! (Sai)
Criança – Ei, vocês precisam me ajudar. Onde está a Paz?
Flores – Pergunte para o mar.
Animais – Ou para a floresta.
Peixes – Ou para o céu.Criança – Cada um me diz uma coisa. Desse jeito nunca vou descobrir onde está a Paz.
segunda parte
(Nesse momento todos colocam as mãos nos olhos, pois um brilho muito forte se aproxima)
Flores – Olha o marido da lua!
Animais – O sol!
Criança – Senhor sol, me dê uma luz. Onde eu posso achar a Paz?
Sol – Vou te ajudar, linda criança. Não posso ficar muito tempo porque o Mundo precisa da minha luz e do meu calor. Segure isso (entrega um coração). Cuide bem dele. (Toca a música “Coração Criança” – Xuxa e todos os personagens dançam.
No final o Sol vai saindo.)
Criança – Espere, senhor Sol. O que eu faço com isso?
Sol – (Fala saindo de cena) Escute o seu coração! Escute o seu coração!(A criança anda de um lado para outro, olha o coração, coloca perto dos ouvidos, sacode e nada.)
Criança –(Desesperada) Socorro! Não sei mais o que fazer. Alguém me ajude!As flores, peixes e animais começam a fazer Tum-Tum, Tum-Tum, Tum-Tum e a criança imita, até que tem um estalo.)
Criança – Achei, achei a Paz! Ela mora dentro de cada um de nós. É só ouvir a voz do coração.(O Mundo desperta feliz)
Mundo – É verdade! Se todas as pessoas pararem para pensar, vão ver que brigas não levam a nenhum lugar.
Guerra – Agora eu aprendi, tudo depende de nós. Juntos, podemos fazer um Mundo melhor.
Todos se abraçam e se confraternizam. Música final – “Depende de nós” - Ivan Lins

Ps: Não descobri o autor da peça.
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=19817153&tid=2486423569147132880

Link para Baixar a musica para a peça.
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6244330&tid=2471484702227693124&na=4

Peça: Os animais



Ocasião em que a música foi usada:

Tema: ANIMAIS

.

Ocasião em que a música foi usada:
R: Aniversário da Escola

2 - Nome da música:
R: TARTARUGA



3 - Nome do CD / Artista que canta a música:
R: CD MEU MUNDO CRIANÇA - Tereza Vilela e Chico Brasil

4 - Link da música para baixar ou onde encontrá-la:
R: http://rapidshare.com/files/64494531/MEU_MUNDO_CRIAN_A.rar.html

5 - Descrição detalhada da coreografia:
R:
TARTARUGA, TARTARUGUINHA
ANDA MUITO DEVAGAR
(as crianças em círculo, andando de gatinho, uma atrás da outra)

CARREGA A CASA NAS COSTAS
(levanta o corpo, continuando de joelhos, batem as maos nas costas)

NÃO TEM PRESSA DE CHEGAR
(faz sinal de negação usando as duas mãos no alto)

QUANDO CHEGA NUMA ESQUINA
(continuam engatinhando)

ELA OLHA P LÁ E P CÁ
E SE NÃO AVISTA NADA
(param e olham de um lado p o outro)

COMEÇAM A ATRAVESSAR
(continuam engantinhando)

MAS NO MEIO DO CAMINHO
VEM CORRENDO UM COELHINHO
(uma criança entra correndo no centro da rodinha, e percorre a roda, depois sai)

E BUMBA PRA CATUMBA
Q CAPOTE ELA LEVOU
(as crianças caem de barriga p cima)

DE BARRIGA P CIMA ELA FICOU
(batem as maos na barriga)

RECLAMOU, RECLAMOU,
(ainda deitadas, balaçam as maos e pes no alto, como se fosse um chilique)

E DEPOIS PENSOU
(batem o dedinho na cabeça)

BALANÇOU, BALANÇOU, BALANÇOU, BALANÇOU
(rolam o corpo de um lado p outro, balançando)

E DE PÉ NOVAMENTE ELA FICOU
(voltam p posição de gatinho e balançam o bumbum ate o final da musica)

bjos


Sugestão da amiga SOL E DANhttp://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8422647634877024551

.


Peça de Teatro: As Três Borboletas




AS TRÊS BORBOLETAS ( roteiro Chizuco Yogi)CENA I( coloque uma música de sua preferência)
Cenário : jardim florido
“pequenas flores”- meninos e meninas sorrindo debruçados no chão, mãos apoiando o queixo. Pernas dobradas para cima, balançando o tempo todo . Em pé , na parte da frente do jardim, três crianças vestidas de flores, uma vermelha, uma amarela e uma azul , balançam-se como se estivessem dançando .

CENA IIEntram saltitando as três crianças vestidas de borboletas, uma vermelha , uma amarela e uma azul, e andam graciosamente entre as flores , parando às vezes para sentir o perfume de cada flor. Andam por um tempo, sorridentes .
De trás do cenário soa o tambor: Tum, tum, tum, tum, tum, tum, tum, tum!
AS BORBOLETAS:
- Nossa ! Ouviram ? Vem um temporal aí !! ( novamente o tambor soa no cenário ) Tum, tum, tum, tum!
BORBOLETA VERMELHA:
- Corram meninas! , corram lá vem a chuva ! ( as crianças correm )

CENA IIITemporal
Entra correndo
- A CHUVA – três meninas
- O RAIO – um menino
- O TROVÃO – um menino
Todos correm em diferentes direções, como que perseguindo as três borboletas. O trovão bate um tambor, dá um grande salto a cada batida forte: Tum, tum, tum, tum, tum, tum!
As crianças que interpretam a chuva correm balançando os braços ao alto. O raio corre , de repente senta-se para descansar e corre novamente .
Assim o temporal continua.

CENA IV
As borboletas voam apavoradas.
BORBOLETA AMARELA:- Amigas, vamos pedir abrigo para uma flor! ( andam , observando todas as flores)
BORBOLETA VERMELHA:- Olhem aquela flor é bem grande, vamos para lá! - “Oh ! Dona Flor Vermelha , pode nos ajudar ? Estamos fugindo do temporal .”
FLOR VERMELHA:- Pobrezinhas ! Posso ajudar sim, mas só a você , que é vermelha como eu. A amarela e a Azul eu não posso ajudar.
BORBOLETA VERMELHA: - Mas eu não posso aceitar. Deixá-las na chuva, nem pensar! Vamos procurar outro lugar. Obrigada. Vamos meninas!
( as três borboletas andam no meio das crianças , que fazem o temporal. Às vezes o Raio e o Trovão sentam-se para descansar, mas recomeçam de repente.)
BORBOLETA AZUL:
- olha aquela flor amarela , vamos para lá! “- Dona Flor Amarela, precisamos de abrigo , estamos ensopadas!”
FLOR AMARELA:
- Dou, sim mas só a você Borboleta Amarela, que é como eu. A vocês duas eu não posso dar.”
FLOR AMARELA:
- Não, assim não! Deixar as minhas amigas na chuva , nem pensar ! Obrigada , dona Flor Amarela.
( as três borboletas voam com dificuldade e cansadas pelo temporal.)
BORBOLETA AZUL:
- Olha uma flor azul , vamos pedir. _ “Oh ! linda Flor Azul! Estamos molhadas e com frio . Pode nos ajudar?
FLOR AZUL:
- Posso sim. Mas só você, que é azul como o céu! As outras não .
BORBOLETAS AZUL:
- Ah, não !! Só eu? E elas na chuva ? Obrigada dona Flor Azul.
( as três borboletas voam durante um tempo e acabam no chão em frente do jardim, uma após a outra. Começam a chorar. O temporal continua.

CENA V
( música suave)
( entra lentamente uma criança vestida de fada, segurando sua varinha mágica. Anda por tempo fazendo evoluções , aproximando-se da três borboletas e toca-as com a varinha.)
AS TRÊS BORBOLETAS :
- Quem é você ?
FADA:
- Eu sou a fada do Jardim . Sei tudo o que aconteceu aqui. Vocês foram amigas de verdade e têm amor no coração. Isso é bom e merecem serem recompensadas.
( a fada eleva a varinha para o alto e fala com firmeza)
FADA:
- Eu ordeno : Pare Trovão! Pare Trovão!
( o Trovão vai diminuindo o volume do tambor e deita-se de bruço no chão.)
FADA:
- Eu ordeno : Desapareça Raio !
( o Raio para de correr e deita-se de bruço no chão.)
FADA :
- Pare Chuva ! Pare chuva !
( as criança que fazem a Chuva vão –se enfraquecendo , abaixando os braços e, lentamente , caem no chão. As três borboletas, surpresas, exclamam:)
AS TRÊS BORBOLETAS:
- Puxa!! A Chuva parou !
FADA :
- E agora que apareça .....o Sol!
( a fada vai andando e fica entre as pequenas flores.)

CENA VII
( Música)
A criança vestida de Sol entra lentamente , majestosa- cabeça erguida, olhar fixo para a frente , braços esticados de cada lado, acima dos ombros e mãos bem abertas. Anda assim pelo jardim e fica parada ao lado das pequenas flores.

CENA VII( música alegre)
As três borboletas se abraçam e começa a voar felizes pelo jardim.

FINAL.
( todos os personagens enfileram-se na frente da platéia, e agradecem)

FONTE: YOGI, Chizuko. Aprendendo e Brincando com jogos. 2ª edição. Belo Horizonte: ed. FAPI, 2003.
Agradecimentos: A colcaboradora Marga, professora, que se dispôs a me enviar esta maravilhoso texto.

Teatro da Primavera..

TEATRO: A ÁRVORE E SEUS AMIGUINHOS
ÁRVORE =
GRUPO A: Crianças =
GRUPO B: Passarinhos =
GRUPO C: Flores =
GRUPO D: Borboletas =
GRUPO E: Animais =
Uma menina ou uma professora representa a árvore. Ela inicia a peça já no meio do “jardim”. Ela observa em torno de si e logo exclama:
Árvore: -- Como está lindo o meu jardim! Parece que a Primavera está chegando....
Entra o grupo A: -- Bom dia, senhora árvore! Bom dia!
A árvore responde: -- Bom dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?
GRUPO A: A narradora lê e os alunos repetem
Somos muitas crianças;
Tua sombra viemos procurar.
E também os teus frutinhos
Queremos experimentar.
O teu cantinho é gostoso,
Teu ar puro é proteção.
O teu fruto delicioso
É doce alimentação.

As crianças cantam e dançam a música e depois se sentam num cantinho do “jardim”
Sugestão de música: “Abraçar a árvore” pode-se fazer várias frutas de EVA p/ as crianças levantarem na hora em que fala-se de frutas na música.

Entram os Passarinhos.
A árvore se dirige aos passarinhos: -- E vocês aí, quem são?

O GRUPO B responde: A narradora lê e os alunos repetem

Somos os passarinhos,
Em ti faremos nossos ninhos.
Aqui viveremos contentes
A cantar pra toda gente.
Os passarinhos cantam e dançam a música e depois se sentam num cantinho do “jardim”
Sugestão de música:
______________________________________________________________________

Entram as Flores
A árvore se dirige às flores: -- E vocês aí, quem são?
O GRUPO C entra na conversa: A narradora lê e os alunos repetem

Somos as flores.
Que a Primavera traz em profusão.
Flores que nascem da terra.
E flores que jogas no chão.

As flores cantam e dançam a música e depois se sentam num cantinho do “jardim”
Sugestão de música: Sementinhas de Rosas
Entram as Borboletas
A árvore se dirige às borboletas: -- E vocês aí, quem são?
O GRUPO D entra na conversa: A narradora lê e os alunos repetem
Somos as borboletas
Nos misturamos assim,
Numa alegria de cores
E fica todo o jardim
Enfeitadinho de flores
As borboletas cantam e dançam a música e depois se sentam num cantinho do “jardim”
Sugestão de música: “Vem brincar” ou Flora florida

Entram os animais
A árvore se dirige aos animais: -- Que bom! Os animais!
O GRUPO E entra na conversa: A narradora lê e os alunos repetem
Você, árvore merece
A nossa estima sincera
Pois nos dá frutos no outono
E flores na Primavera

Os animais cantam e dançam a música e depois se sentam num cantinho do “jardim”
Sugestão de música: “Festa dos animais”
A árvore exclama, contente: -- Estou contente! Tenho muitos amiguinhos no meu jardim. E para comemorar, convido todos vocês para comigo cantar.
Sugestão de música: “É a Primavera!”
Postado por Professora Sonia Maria às 20:25
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Professores Apaixonados

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sábado, 28 de setembro de 2013


ESSAS FOTOS SÃO DO PROJETO DE LEITURA  DA ESCOLA MOISÉS RIBEIRO GAMA