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segunda-feira, 27 de maio de 2013

Teatro: Bolo da Mamãe

Peça teatral:  Bolo da Mamãe

Duas meninas entram conversando
A- Hoje é o dia das mães e nós precisamos providenciar um presente para a mamãe. Você tem alguma idéia?
B - Vou pensar. Ah! Já sei! Vamos fazer um bolo. O que você acha?
A- Ótima idéia, mas e a receita?
B- Muito simples, pedimos a vovó para nos ensinar a receita de um bolo gostoso e fácil de fazer.
A- Isso mesmo, vamos depressa buscar a receita.
A e B- Vovó, queremos uma receita de bolo.
Vovó- Aqui está.
B - Vamos agora ao supermercado comprar o que vamos precisar para fazermos o bolo.
A- (Sai e volta trazendo uma criança que é a farinha)
Farinha- Eu sou a dona farinha, aqui estou para começar o bolo da mamãe.
A - Você tem mãe, dona farinha?
Farinha- Sim, tenho.
A - Como se chama?
Farinha- Dona espiga de trigo.
B- (sai e volta trazendo uma criança que é o açúcar.) Aqui está o senhor açúcar.
Açúcar – sou o senhor açúcar, filho de dona cana-de-açúcar. Eu sou todo doçura e com dona farinha (dar as mãos) vou para o bolo da mamãe.
A- (Sai e volta trazendo uma criança que é a manteiga). E a senhora dona manteiga, tem mãe?
Manteiga- Sim, tenho. Sou filha do senhor leite e da dona vaca.
B- Meu Deus! Faltam os ovos, vou correndo buscar.
Entram seis crianças que são os ovos e cantam
Para o bolo da mãezinha eis os ovos bem fresquinhos
Somos filhos da galinha, mas não somos mais pintinhos
Entra um menino zangado
- Muito bonito, se eu não estivesse aqui, sabem o que iria acontecer? O bolo não cresceria, ficaria duro e a mamãe não iria gostar.
Todos- quem é o senhor?
Fermento- Meu nome é senhor fermento.
Todos em círculo como se fosse uma tigela. As crianças A e B e a vovó estão com colheres na mão, fingem bater o bolo e cantam, as crianças da tigela balançam a cabeça.
Musica ciranda: Bate, bate, bate bolo
Que bonito vai ficar
Bate, bate, bate bolo
Que a mãezinha vai gostar.
Desfaz a roda
A- o bolo está pronto. É só assar.
B- Assar? Com que fogo?
A- Bem, pode ser assado em forno elétrico, a gás ou a lenha.
B- Hum, vovó fazia deliciosos bolos assados no forno a lenha.
A- Já sei! Vamos pedir ao dono da padaria para assar o bolo?
B- Sim, vamos.
Saem. Voltam todos com um lindo bolo. (caixa enfeitada como bolo)
A- Que lindo ficou!
B- Como está cheiroso!
A - Mamãe vai adorar!
B- Olha que lindo enfeites o padeiro colocou!
A- Vamos cantar parabéns pra mamãe?
Todos – Vamos!
Parabéns pra mamãe
Porque hoje é seu dia
Muitas felicidades
Muito amor e alegria.

Todos- Viva a mamãe! : VIVA!!!

Fonte: autor desconhecido



Teatro:O ciclo da água


PERSONAGENS:
A água
O ecologista
O sol
várias crianças



DESENVOLVIMENTO


1ª Personagem — Uma menina representando a Água

FALA:
— Há, como é triste ser Água...!
— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.
— Não sei o que fazer!

2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista

FALA:
— É amiga Água, tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam. Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.
— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem sequer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
- Eu tenho que estar nas plantas e nos animais, para sair em vapor
- Tenho que subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desça de lá como chuva. Ah, como é gostosa essa brincadeira, traz vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.

RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.

Ao redor da água, começam a cantar:

A Água é minha amiga
Com ela posso contar
Pra lavar e tomar banho
E minha sede matar
Vamos todos protegê-la
E a natureza preservar
Resgatar suas nascentes
Para ela não faltar
Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar
Conscientizar a humanidade
Para a vida que nos dás



Três dicas para proteger a água
1ª Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes;
2ª Não demorar no banho;
3ª Não desperdiçar água ao lavar carros e calçadas.

Você Sabia?
Que lavar roupa em um tanque por 15 minutos, consome 135 litros de água?Solução: Juntar roupa na água para lavar de uma só vez e enxaguar todas ao mesmo tempo sem a torneira o tempo todo aberta.
Escovar os dentes em 5 minutos com a torneira aberta, gasta 80 litros de água?
Solução: Se fechar a torneira enquanto escova os dentes. Economiza-se 79 litros de água.
Um banho de chuveiro de 30 minutos consome 243 litros de água?
Solução: Fechando o registro enquanto nos ensaboamos, gastaremos apenas 81 livros de água.
Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta, gasta 243 litros de água?
Solução: Fechar a torneira para ensaboar a louça, gasta-se 20 litros de água.
Fonte: professoressolidarios@googlegroups.com

Atividades de Contos de Fada "Chapeuzinho Vermelho"


                                           Montar a História

              

                                                  Ordem dos fatos
                                    

                                                   Produção textual

              

Atividades sobre Tarsila do Amaral






Fonte:Internet

Biografia

Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).

Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.

Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.

Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).

Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de 
artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.

Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com
Anita MalfattiMario de AndradeOswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.

Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).

No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.

No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.

Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).

Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.

Características de suas obras

- Uso de cores vivas
- Influência do 
cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do 
surrealismo na fase antropofágica)


Principais obras de Tarsila do Amaral

- Autorretrato (1924)
- Retrato de Oswald de Andrade (1923)
- Estudo (Nú) (1923)
- Natureza-morta com relógios (1923)
- O Modelo (1923)
- Caipirinha (1923)
- Rio de Janeiro (1923)
- A Feira I (1924)
- São Paulo – Gazo (1924)
- Carnaval em Madureira (1924)
- Antropofagia (1929)
- A Cuca (1924)
- Pátio com Coração de Jesus (1921)
- Chapéu Azul (1922)
- Auto-retrato (1924)
- O Pescador (1925)
- Romance (1925)
- Palmeiras (1925)
- Manteau Rouge (1923)
- A Negra (1923)
- São Paulo (1924)
- Morro da Favela (1924)
- A Família (1925)
- Vendedor de Frutas (1925)
- Paisagem com Touro (1925)
- Religião Brasileira (1927)
- O Lago (1928)
- Coração de Jesus (1926)
- O Ovo ou Urutu (1928)
- A Lua (1928)
- Abaporu (1928)
- Cartão Postal (1928)
- Operários (1933)

TARSILA DO AMARAL - OBRAS, BIOGRAFIA, QUADROS, OBRAS FAMOSAS, RESUMO

Hoje nesta postagem vamos falar um pouco sobre a vida e obras desta grande pintora brasileira e sua arte moderna. Quais as suas obras mais conhecidas tanto no Brasil como no mundo.

Resumo da trajetória e vida desta grande artista
- Tarsila do Amaral nasceu em 1° de setembro do ano de 1889 na cidade de Capivari - SP. Veio a falecer no dia 17 de janeiro de 1973 em São Paulo-SP com 86 anos. Nasceu de uma famíla rica e começou seus estudos em São Paulo e concluiu em Barcelona. Sempre demonstrou grande interesse em artes, e assim se tornou uma das maiores.
- Contraiu seu primeiro casamento com o médico André Teixeira Pinto. Contudo seu priimeiro marido se opunha ao seu trabalho com artes e então se separaram. Deste casamento teve sua única filha, Dulce.

- Após ter estudado em academias de artes voltou ao Brasil já tendo aderido as idéias modernistas.
- Formou o Grupo dos Cinco com Anita Mafaltti, Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Menotti del Picchia. Que partiiciparam da Semana de Arte Moderna em 1922.


Técnicas de pintura de Tarsila do Amaral
- Pintura em Óleo Sobre Tela e Cores Vivas;
- Sua técnica de pintura mais usada é a Pintura Lisa com influências do modelado legeriano;
- Técnica de Estética fora do Padrão
- Teve também influências do cubismo (formas geométricas nas pinturas)


Principais obras/pinturas de Tarsila do Amaral:;