Páginas
▼
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Projetos para Educação Infantil
Atividades lúdicas
As atividades lúdicas têm um papel fundamental na estruturação do psiquismo da criança, é no ato de brincar que a criança utiliza elementos de fantasia e realidade e começa a distinguir o real do imaginário. É através da ludicidade que ela desenvolve não só a imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora conflitos e ansiedade, explora habilidades e, a medida que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas.
Através da ludicidade a criança vai estruturando e construindo seu mundo interior e exterior. As atividades lúdicas podem ser consideradas como meio pelo qual a criança efetua suas primeiras grandes realizações, que através do prazer, ela expressa a si própria, suas emoções e fantasias.
Psicomotricidade
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde os primeiros momentos da educação.
Este projeto do Ziraldo é bem legal!!! Fonte cd de atividades pedagógicas da Alinne
Projeto de Adaptação
Este projeto foi realizado pelas professoras Josiane, Andrea B., Ingrid e Patrícia
Faixa etária: Berçário 2
Período: 2 meses
turno: tarde
"ADAPTANDO EM NOSSO AMBIENTE ESCOLAR"
A escolha do projeto sobre adaptação deve-se ao fato de que as professoras ainda não conhecem seus alunos, não sabem de suas angústias, sentimentos e frustrações. É importante que tenhamos este contato com os alunos pré-adaptados que ainda não conhecem como é o ambiente escolar, sendo enriquecido com atividades lúdicas e recreativas para proporcionar um ambiente agradável e cheio de descobertas.
Objetivos gerais:
Promover espaços / situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades através das movimentações corporais; propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;expressar-se oralmente, por meio de frases simples e exploração de diferentes materiais gráficos; promover o desenvolvimento da expressão plástica, sonora e corporal; iniciar a exploração das relações tempo/espaço;explorar o ambiente para que possa relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse, valorizando e respeitando o meio ambiente.
Objetivos específicos:
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo; explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação; desenvolver a autonomia; interessar-se pela leitura de histórias;familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc; realizar atividades de desenho livre;explorar/conhecer o próprio corpo;incentivar o cuidado e a higiene com o próprio corpo;conhecer a própria comunidade onde vivem socializar-se com outros grupos da escola;desenvolver a percepção sensorial experimentando diferentes sensações táteis; reconhecer a si mesma e os membros da família e escola.
Sócio - afetivo:
auto-estima, integração, afetividade ( vínculo), convivência, diversidade,autonomia,comunicação.
Linguagem:
leitura,grafismo,linguagem oral,coordenação motora ampla e fina,expressão sonora corporal,expressão plástica.
Lógico-matemática:
lateralidade,cores,formas,tamanhos,músicas,noção de tempo,classificação.
Ciências Sociais e naturais:
higiene,corpo humano, alimentação, escola, família, natureza, meio ambiente.
Recursos:
Utilização de cd's e dvd's, fantoches, de diferentes tipos, histórias contadas através de livros,revistas e histórias em quadrinhos, túnel de plástico para passar dentro, brinquedos de espuma, materiais de sucatas, máscaras, tatuagens, atividades de culinária, brincadeiras ao ar livre, utilização de materiais de sucata para a confecção de brinquedos para a sala de aula.
Avaliação: Diária e permanente, observando, acompanhando e registrando todo progresso da criança frente às situações de aprendizagem.