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quinta-feira, 12 de março de 2015
Planos de Ensino - 3º, 4º e 5º Ano do ensino fundamental
7 PLANOS DE ENSINO: SÉRIES INICIAIS DO E.FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA:
“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, Milhares de tentativas erradas devem ser feitas”.
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
* localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
* estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
* ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
* revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
* compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
* produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
* escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
* considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;
* Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
* Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.
MATEMÁTICA:
“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
* resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
* elaborar hipóteses;
* propor soluções e explorar possibilidades;
* identificar informações em tabelas e gráficos que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
* desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental e estratégias de verificação e controle de resultados
“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
* resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
* elaborar hipóteses;
* propor soluções e explorar possibilidades;
* identificar informações em tabelas e gráficos que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
* desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental e estratégias de verificação e controle de resultados
CIÊNCIAS:
“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
* observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
* considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.
“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
* observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
* considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)
OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:
* comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)
OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:
* comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.
LÍNGUA PORTUGUESA:
3º, 4º e 5º ano
*leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
*manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
*socialização das experiências de leitura;
*busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
*leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
*análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
*leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
*revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
*escuta de textos lidos pela professora;
*atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
*utilização estratégias de leitura;
*análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
*produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
*uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
*o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
3º, 4º e 5º ano
*leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
*manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
*socialização das experiências de leitura;
*busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
*leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
*análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
*leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
*revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
*escuta de textos lidos pela professora;
*atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
*utilização estratégias de leitura;
*análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
*produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
*uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
*o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
*produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
*revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
*participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
*manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
*narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
*descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e objetos;
*exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
*adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
*análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);
*escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.
*revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
*participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
*manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
*narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
*descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e objetos;
*exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
*adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
*análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);
*escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.
MATEMÁTICA:
3º Ano
*número natural
*exploração da contagem de rotina (100 até 1000)
*seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento (a ordem e inclusão de classes)
*sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas
*agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1
*unidade,dezena e centena
*leitura e escrita de números naturais menores que 1000
*decomposição de um número nas unidades das diversas ordens
*as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias
*percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos,faces,vértices e arestas de um polígono,medidas de tempo.
5º Ano
*sistema de numeração decimal
*ordens,classes, leitura e escrita
*números ordinais
*operações com números naturais:adição,subtração,multiplicação e divisão
*situações-problema envolvidas com números naturais
*frações,números decimais
*medidas:comprimento,massa,volume,tempo
*geometria:curvas,retas,polígonos
*perímetro e área
5º Ano
*número natural–leitura, escrita e ordenação;decomposição nas diversas ordens
*operações com números naturais
*utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias
*conceito de múltiplos e divisores de um número natural
*números racionais absolutos
*formas fracionárias;frações equivalentes
*adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência
*multiplicação de um número natural por fração
*fração decimal–divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos
*porcentagem
*unidade de capacidade-litro
*unidade de massa
*conceito de área e superfície
*medidas de superfície com unidades não padronizadas
*o metro quadrado–problemas com perímetro
*geometria–superfície–conceito
*superfície delimitada nas figuras planas variadas
3º Ano
*número natural
*exploração da contagem de rotina (100 até 1000)
*seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento (a ordem e inclusão de classes)
*sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas
*agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1
*unidade,dezena e centena
*leitura e escrita de números naturais menores que 1000
*decomposição de um número nas unidades das diversas ordens
*as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias
*percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos,faces,vértices e arestas de um polígono,medidas de tempo.
5º Ano
*sistema de numeração decimal
*ordens,classes, leitura e escrita
*números ordinais
*operações com números naturais:adição,subtração,multiplicação e divisão
*situações-problema envolvidas com números naturais
*frações,números decimais
*medidas:comprimento,massa,volume,tempo
*geometria:curvas,retas,polígonos
*perímetro e área
5º Ano
*número natural–leitura, escrita e ordenação;decomposição nas diversas ordens
*operações com números naturais
*utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias
*conceito de múltiplos e divisores de um número natural
*números racionais absolutos
*formas fracionárias;frações equivalentes
*adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência
*multiplicação de um número natural por fração
*fração decimal–divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos
*porcentagem
*unidade de capacidade-litro
*unidade de massa
*conceito de área e superfície
*medidas de superfície com unidades não padronizadas
*o metro quadrado–problemas com perímetro
*geometria–superfície–conceito
*superfície delimitada nas figuras planas variadas
CIENCIAS
:
3º Ano
*Higiene pessoal (física, mental e social).
*A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
*As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
*Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
*Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
*Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
4º Ano
*O Planeta Terra;
*O solo;
*A água;
*O ar;
*Transformações no ambiente;
*Seres vivos.
5º Ano
*Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
*Influência da energia solar e das chuvas;
*Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
*Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
*Efeito dos ventos nas atividades humanas;
*Aproveitamento dos recursos naturais;
*Diferenças de estações do ano;
*Constelações, referenciais dos hemisférios;
*Bússola – instrumento de orientação;
*Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
*Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
*Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
*uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
*Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
*O corpo humano – órgãos e aparelhos;
*Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
*Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
*Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
*Medidas de Primeiros Socorros;
*Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
*Cadeias alimentares.
:
3º Ano
*Higiene pessoal (física, mental e social).
*A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
*As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
*Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
*Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
*Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
4º Ano
*O Planeta Terra;
*O solo;
*A água;
*O ar;
*Transformações no ambiente;
*Seres vivos.
5º Ano
*Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
*Influência da energia solar e das chuvas;
*Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
*Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
*Efeito dos ventos nas atividades humanas;
*Aproveitamento dos recursos naturais;
*Diferenças de estações do ano;
*Constelações, referenciais dos hemisférios;
*Bússola – instrumento de orientação;
*Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
*Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
*Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
*uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
*Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
*O corpo humano – órgãos e aparelhos;
*Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
*Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
*Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
*Medidas de Primeiros Socorros;
*Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
*Cadeias alimentares.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
3º Ano
I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO
*A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
*Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
*A história pessoal e familiar;
*Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
*Exploração do meio ambiente pelos sentidos.
II – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE
*Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
*Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
*Inauguração de lojas e fábricas;
*Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
*Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
*Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
*Datas comemorativas.
*A escola, a casa nos grupos sociais;
*Espaço e tempo (físico e social);
*Regras, normas e leis;
*O trajeto casa / escola;
*Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
3º Ano
I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO
*A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
*Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
*A história pessoal e familiar;
*Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
*Exploração do meio ambiente pelos sentidos.
II – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE
*Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
*Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
*Inauguração de lojas e fábricas;
*Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
*Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
*Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
*Datas comemorativas.
*A escola, a casa nos grupos sociais;
*Espaço e tempo (físico e social);
*Regras, normas e leis;
*O trajeto casa / escola;
*Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
III - ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL
*Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
*Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
*Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
*Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
*Convivência solidária e democrática.
*Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
*Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
*Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
*Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
*Convivência solidária e democrática.
4º Ano
*A história do seu município:
*paisagem, relevo, clima, vegetação;
*zonas urbana e rural;
*limites;
*agricultura e pecuária;
*indústria e comércio;
*transporte e comunicação;
*governo do município.
5º Ano
*Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
*Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
*Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
*Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
*A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
*A questão da posse da terra e imigração campo - cidade;
*A produção na cidade e no campo;
*A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
*As atividades agropecuárias no seu Estado;
*O comércio;
*As cidades e conservação dos serviços públicos;
*Os impostos e seus empregos na sociedade;
*As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
*A conservação ambiental e a destruição da natureza;
*A história do seu município:
*paisagem, relevo, clima, vegetação;
*zonas urbana e rural;
*limites;
*agricultura e pecuária;
*indústria e comércio;
*transporte e comunicação;
*governo do município.
5º Ano
*Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
*Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
*Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
*Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
*A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
*A questão da posse da terra e imigração campo - cidade;
*A produção na cidade e no campo;
*A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
*As atividades agropecuárias no seu Estado;
*O comércio;
*As cidades e conservação dos serviços públicos;
*Os impostos e seus empregos na sociedade;
*As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
*A conservação ambiental e a destruição da natureza;
IV – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
*Aulas dialogadas;
*Aulas expositivas;
*Aulas na biblioteca;
*Aulas na sala de informática;
*Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
*Cartazes;
*Debates;
*Dinâmicas de grupo;
*Discussão;
*Estudo do Meio;
*Feira (Ciências , Livro);
*Gravador / som;
*Leituras de vários gêneros textuais;
*Livros Paradidáticos;
*Material de Artes;
*Material de sucata;
*Palestras;
*Realização de experimentos;
*Recortes de jornais e revistas;
*Seminários;
*Trabalhos em grupos;
*Trabalhos individuais;
*Vídeo (documentários e entretenimento);
*Mapas.
*Aulas dialogadas;
*Aulas expositivas;
*Aulas na biblioteca;
*Aulas na sala de informática;
*Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
*Cartazes;
*Debates;
*Dinâmicas de grupo;
*Discussão;
*Estudo do Meio;
*Feira (Ciências , Livro);
*Gravador / som;
*Leituras de vários gêneros textuais;
*Livros Paradidáticos;
*Material de Artes;
*Material de sucata;
*Palestras;
*Realização de experimentos;
*Recortes de jornais e revistas;
*Seminários;
*Trabalhos em grupos;
*Trabalhos individuais;
*Vídeo (documentários e entretenimento);
*Mapas.
V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO
*A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.
*Recuperação paralela: será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.
VI - Projeto de informática
1.Objetivo
•Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).
•Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.
Disciplinas: Integração de todas sendo recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas, terceiras e quartas séries
OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino–aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz e a realidade da escola
*A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.
*Recuperação paralela: será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.
VI - Projeto de informática
1.Objetivo
•Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).
•Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.
Disciplinas: Integração de todas sendo recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas, terceiras e quartas séries
OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino–aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz e a realidade da escola
Fontes:
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(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
- § localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
- § estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
- § ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
- § revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
- § compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
- § produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
- § escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
- § considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;
- § Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
- § Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.
MATEMÁTICA:
“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”
Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
- § resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
- § elaborar hipóteses;
- § propor soluções e explorar possibilidades;
- § identificar informações em tabelas e gráficos que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
- § desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental e estratégias de verificação e controle de resultados.
CIÊNCIAS:
“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
- § observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
- considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)
OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:
- § comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.
II – CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª, 3ª e 4ª SÉRIES
- § leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
- § manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
- § socialização das experiências de leitura;
- § busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
- § leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
- § análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
- § leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
- § revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
- § escuta de textos lidos pela professora;
- § atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
- § utilização estratégias de leitura;
- § análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
- § produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
- § uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
- § o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
- § produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
- § revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
- § participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
- § manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
- § narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
- § descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e objetos;
- § exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
- § adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
- § análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);
- § escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.
2ª SÉRIE
- § número natural;
- § exploração da contagem de rotina (100 até 1000);
- § seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento ( a ordem e inclusão de classes)
- § sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas;
- § agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;
- § unidade, dezena e centena;
- § leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;
- § decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;
- § as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias;
- § percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de um polígono, medidas de tempo.
3ª SÉRIE
- § sistema de numeração decimal;
- § ordens, classes, leitura e escrita;
- § números ordinais;
- § operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- § situações- problema envolvidas com números naturais;
- § frações, números decimais;
- § medidas: comprimento, massa, volume, tempo;
- § geometria: curvas, retas, polígonos;
- § perímetro e área.
4ª SÉRIE
- § número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição nas diversas ordens;
- § operações com números naturais;
- § utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias;
- § conceito de múltiplos e divisores de um número natural;
- § números racionais absolutos;
- § formas fracionárias; frações equivalentes;
- § adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência;
- § multiplicação de um número natural por fração;
- § fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
- § porcentagem;
- § unidade de capacidade – litro;
- § unidade de massa;
- § conceito de área e superfície;
- § medidas de superfície com unidades não padronizadas;
- § o metro quadrado – problemas com perímetro;
- § geometria – superfície – conceito;
- § superfície delimitada nas figuras planas variadas.
2ª SÉRIE
- § Higiene pessoal (física, mental e social).
- § A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
- § As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
- § Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
- § Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
- Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
3ª SÉRIE
- § O Planeta Terra;
- § O solo;
- § A água;
- § O ar;
- § Transformações no ambiente;
- § Seres vivos.
4ª SÉRIE
- § Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
- § Influência da energia solar e das chuvas;
- § Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
- § Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
- § Efeito dos ventos nas atividades humanas;
- § Relação do solo e vegetação;
- § Aproveitamento dos recursos naturais;
- § Diferenças de estações do ano;
- § Constelações, referenciais dos hemisférios;
- § Bússola – instrumento de orientação;
- § Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
- § Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
- § Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
- § Uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
- § Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
- § O corpo humano – órgãos e aparelhos;
- § Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
- § Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
- § Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
- § Medidas de Primeiros Socorros;
- § Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
- § Cadeias alimentares.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
2ª SÉRIE
I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO
- § A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
- § Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
- § A história pessoal e familiar;
- § Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
- § Exploração do meio ambiente pelos sentidos.
I I – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE
- § Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
- § Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
- § Inauguração de lojas e fábricas;
- § Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
- § Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
- § Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
- § Datas comemorativas.
- § A escola, a casa nos grupos sociais;
- § Espaço e tempo (físico e social);
- § Regras, normas e leis;
- § O trajeto casa / escola;
- § Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
I I I – ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL
- § Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
- § Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
- § Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
- § Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
- § Convivência solidária e democrática.
3ª SÉRIE
- § A história do seu município:
- paisagem, relevo, clima, vegetação;
- zonas urbana e rural;
- limites;
- agricultura e pecuária;
- indústria e comércio;
- transporte e comunicação;
- governo do município.
4ª SÉRIE
- § Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
- § Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
- § Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
- § Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
- § A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
- § A questão da posse da terra e imigração campo – cidade;
- § A produção na cidade e no campo;
- § A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
- § As atividades agropecuárias no seu Estado;
- § O comércio;
- § As cidades e conservação dos serviços públicos;
- § Os impostos e seus empregos na sociedade;
- § As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
- § A conservação ambiental e a destruição da natureza;
I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
- Aulas dialogadas;
- Aulas expositivas;
- Aulas na biblioteca;
- Aulas na sala de informática;
- Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
- Cartazes;
- Debates;
- Dinâmicas de grupo;
- Discussão;
- Estudo do Meio;
- Feira (Ciências , Livro);
- Gravador / som;
- Leituras de vários gêneros textuais;
- Livros Paradidáticos;
- Material de Artes;
- Material de sucata;
- Palestras;
- Realização de experimentos;
- Recortes de jornais e revistas;
- Seminários;
- Trabalhos em grupos;
- Trabalhos individuais;
- Vídeo (documentários e entretenimento);
- Mapas.
I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO
- A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.
- Recuperação paralela: será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.
V – Projeto de informática
- 1. Objetivo
- Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).
- Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.
Disciplinas: Integração de todas sendo:
Recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas , terceiras e quartas séries
OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino – aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz.
Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental
Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental
Objetivo geral:
- Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
- Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
- Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
- Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
PORTUGUÊS
CONTEÚDOS
- Expressão oral e não verbal.
- Função social da escrita.
- Nome da criança.
- Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
- Construção de palavras.
- Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
- Som final e inicial das palavras estudadas.
- Número de letras e silabas das palavras.
- Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
- Pontuação – ponto final e vírgula.
- Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
- Silabas simples e palavras chaves
- Letras do alfabeto
- Letras do seu nome completo
- Produção de textos coletivo e individual
- Expressão oral e corporal
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
- Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
- Gramática contextualizada
- Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
OBJETIVOS
- Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
- Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
- Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
- Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
- Expressar-se oralmente e por escrito
- Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
- Reconhecer o som inicial e final das palavras.
- Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
- Usar corretamente a letra maiúscula
- Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
- Produzir pequenos textos - coletivo e individual
- Elaborar frases a seu nível de experiência
- Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
- Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
- Expressar - se oralmente com clareza
- Compreender para que servem a escrita e a leitura
- Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
- Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
- Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
- Mural de rótulos
- Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
- Trabalhar com o alfabeto móvel
- Recortes de jornais e revistas
- Conhecer as famílias silábicas menos complexas
- Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
- Cartazes
- Fichas de leitura
- Textos coletivos e individuais
- Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
- Recorte de jornais e revistas
- Nomeação dos objetos da sala
- Entrega de crachás com nome completo
- Construção de novas palavras
- Escrever palavras e frases
- Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
- Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
- História dos números
- Classificação, seriação e conservação.
- Número e numeral de 0 a 9
- Antecessor e sucessor
- Unidade e noção de dezena
- Número e numeral de 0 até 30
- Crescente e decrescente
- Adição, subtração, problemas com unidades.
- NUMERO E NUMERAL
- Números de 0 a 100
- Dezena ( decomposição )
- Problemas envolvendo adição e subtração
- Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
- Números ordinais
- Dúzia e meia dúzia
- Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
- Dezena e unidade
- Formas geométricas
- Calendário
- Sistema monetário brasileiro
- Situações problemas
- Operações de adição e subtração
- Ordem crescente e decrescente
- Números pares e impares
- Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
- Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
- Multiplicação e divisão
- Dobro e triplo
- Metade e terça parte
- Fração
- Problemas
OBJETIVOS
- Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
- Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
- Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
- Identificar antecessor e sucessor
- Representar unidade e reconhecer dezenas
- Identificar ordem crescente e decrescente
- Identificar o numero e numeral de 0 a 30
- Construir o conceito de dezena
- Construir o conceito de dezena e unidade
- Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
- Saber adição simples
- Reconhecer o símbolo da adição ( + )
- Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
- Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
- Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
- Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
- Reconhecer dúzia e meia dúzia.
- Construir o conceito de número e numeral
- Identificar numero e numeral de 0 ate ...
- Construir conceito de unidade e dezena
- Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
- Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
- Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
- Identificar números pares e números impar
- Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
- Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
- Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
- Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
- Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
- Explorar cálculo mental
- Resolver operações envolvendo dobro e triplo
- Reconhecer o real como moeda.
- Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás.
- Construir e representar formas geométricas
- Ler e interpretar problemas;
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Completar
- Representar numeral à quantidade
- Ditado de números
- Trabalhar números vizinhos
- Ordem crescente e decrescente
- Colagem
- Contagem com sucatas, alunos, lápis, material dourado, etc.
- Emprego do Material concreto para identificar, numero e numeral
- Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
- Formar grupos de 10 em 10
- Desenvolver conjuntos de dezenas.
- Resolver situações - problemas de sua realidade
- Exercícios escritos
- Juntar e contar
- Uso do material concreto
- Separar unidades e dezenas
- Folha mimeografada, impressas, livro didático.
- Leitura e escrita de números até...
- Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
- Formar grupos de 10 em 10
- Conjuntos com dezenas
- Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
- Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
- Cartazes
- Exercícios no caderno, livro, quadros e folhas.
- Problemas envolvendo as quatro operações.
- Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
- Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.
HISTÓRIA
CONTEÚDOS
- Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
- Historia do nome
- Historia da vida da criança
- Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
- Família - tipos de família.
- Datas comemorativas
- Direitos e deveres da criança.
- Tipos de casas
- Os materiais para construção de uma casa
- Os cômodos da casa
- Datas comemorativas
- Primeiros moradores
- A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
- Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
- Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
- A escola
- Historia do nome da escola
- Função dos funcionários da escola
- Profissão dos pais e de outras pessoas
- Consciência fiscal
- Patrimônios públicos
- Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.
OBJETIVOS
- Saber quem é e como é importante (a criança)
- Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
- Conhecer-se como ser que faz historia
- Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
- Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
- Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
- Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
- Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
- Datas comemorativas (...)
- Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
- Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
- Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
- Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
- Identificar os vários tipos de profissão
- Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
- Produção de frases, textos e desenhos.
- Confecção da arvore genealógica
- Confecção de cartazes, colagens e recortes.
- Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
- Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
- Atividades do livro de historia Projeto Pitangua ou outro livro sugerido.
- Entrevista com os pais - sobre sua historia
- Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
- Cartazes
- Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
- Exercícios no caderno
- Construção de maquetes do bairro.
- Exposição de fotos
- Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
- Desenhos
- Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
- Desenhos e colagens
- Conversas formais e informais
- Pesquisas
GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
- Bairro e sua historia, nome.
- A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
- Modificação da paisagem
- Recursos naturais
- Matéria prima
- Meios de transportes
- Tempo e estações do ano
- A rua e o bairro
- O endereço
- O que têm no bairro
- Etnias
- Meios de comunicação
- Atividades predominantes na comunidade
- Trânsito
OBJETIVOS
- Reconhecer o nome do bairro e sua história.
- Identificar a rua onde à criança mora
- Identificar o caminho da escola
- Distinguir seu endereço
- Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
- Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
- Identificar o semáforo os meios de transporte
- Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
- Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
- Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
- Reconhecer a importância de seu endereço
- Localizar a sua rua no bairro
- Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
- Reconhecer os meios de comunicação
- Identificar a utilidade dos meios de comunicação
- Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
- Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
- Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Pesquisar o nome do bairro e sua historia
- Pesquisar seu endereço
- Desenhar o trajeto da casa para a escola.
- Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
- Cartazes
- Folhas mimeografadas
- Exercícios do livro
- Anotações no caderno
- Atividades escritas
- Citar os meios de transportes da comunidade
- Desenhos dos meios de transportes
- Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
- Gráfico da origem dos alunos
- Construção de maquete sobre sua rua
- Atividades do livro de geografia
- Confecção de cartazes
- Exercícios no caderno e no livro
- Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado
CIÊNCIAS
CONTEÚDOS
MEIO AMBIENTE
- Seres vivos
- Características dos seres vivos
- Partes da planta
- Utilidades da planta
- Diferentes ambientes
- Localizar - se no tempo e no espaço
- Estações do ano
- Lixo
- Água
SER HUMANO E SAUDE
- Corpo humano
- Nascimento e o que precisa para viver
- Higiene e saúde
- Os sentidos
- Higiene pessoal
RECURSOS TECNOLÓGICOS
- Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
- Produtos industriais e artesanais
- Processos de transformações
OBJETIVO
- Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
- Desenvolver hábitos de higiene
- Identificar as partes da planta
- Reconhecer as utilidades das plantas
- Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
- Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para
- viver
- Diferenciar as estações do ano
- Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
- Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
- Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
- Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
- Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
- Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
- Identificar as formas de nascimentos dos animais
- Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
- Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
- Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
- Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
- Discutir a preservação dos animais em extinção
- Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
- Escovação na escola com especialista uma vez por semana
- Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua (feijão – algodão –copo descartável – água)
- Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
- Recorte e colagem
- Confecção de cartaz
- Nascimento de plantas através de experiências (feijão – algodão –copo descartável – água)
- Calendário
- Observação da mudança do tempo
- Folhas mimeografadas, impressas, livro.
ENSINO DA ARTE
CONTEÚDOS
- Datas comemorativas
- Artes visuais e plásticas
- Teatro e dramatizações
- Confecção de cartões
- Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
- Desenho livre e ou dirigido
- Canções folclóricas e populares
- Expressão corporal - danças
OBJETIVOS
- Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
- Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
- Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
- Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
- Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Cantos
- Desenhos
- Dobraduras
- Pinturas
- Recorte
- Colagem
- Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS
- Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
- Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
- Jogos (corridas, futebol, queimada...)
- Músicas
OBJETIVO
- Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
- Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.
- O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
- O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.
- As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.
- O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
- As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, sequenciadas, ocasionais e projetos didáticos.
RECURSOS
- Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
- Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
- Produção oral
- Leitura compartilhada
- Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
- Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
- Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
- Dorso bonecos (partes do corpo)
AVALIAÇÃO
- A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
- Realizar os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
- Realizar testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.