Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

COMO RESOLVER PROBLEMAS DE DISCIPLINA EM SALA DE AULA

Didática - COMO RESOLVER PROBLEMAS DE DISCIPLINA EM SALA DE AULA








O que pode causar problemas de disciplina?

Crianças - A sala - O professor


1 - AS CRIANÇAS


Crianças inquietas  

Têm um período breve de atenção; Ficam mais agitadas quando o professor dá uma aula e não permite que eles participem; Não conseguem ficar sentadas por muito tempo sem atividades com movimentos.

Sugestões: Supere isto com participações como cânticos rápidos com movimentos e por último cânticos lentos; brincadeiras de visão; atividades enquanto repetem versículos para memorizar; antes de começar uma históriacante algo para chamar a atenção, etc.

Crianças egocêntricas 

Querem ser o centro das atenções; Não pensam nos sentimentos dos demais.

 
Sugestões: Supere isto com conselhos pessoais e muita oração. Cristo deve ser preeminente na vida, não o “eu”. O amor pensa nos outros! Realize atividades em duplas, trios, divida responsabilidades, peça ajuda na arrumação, no lanche; explique a importância de amar, cuidar, servir o outro.

Crianças desenfreadas 

Fazem o que querem em casa; Impacientes, rudes, iradas, ciumentas.

 
Sugestões: Supere isto com o ensino da palavra por preceito e exemplo. Dê formas específicas em que as crianças possam ser amáveis. Dê exemplo de personagens bíblicos que pensavam antes de agir. Lembre-as o local em queestão, o motivo de estarem na Igreja e o que Deus pensa de tais atitudes.

Crianças maliciosas 

Podem estar passando por situações difíceis em casa (por exemplo: divórcio, pais negligentes, abuso, doenças mentais...); Má escolha de amizade; Violência vista na televisão, Falta de modelos apropriados, Uso de álcool ou drogas.

Sugestões: Supere isto ao ensinar e viver o amor de Cristo. Ore constantemente por esta criança; ela necessita da ajuda de Deus. Confie que o Senhor fará que a Palavra de Deus toque em seu coração e tenha vitória .


2- A SALA


Uma sala desordenada leva as crianças a serem desordenadas;
Pouca luz ou muito brilhante;
Sala muito fria ou muito quente;
Cadeiras de tamanho inadequado;

Sugestões: Remova as distrações antes da aula; Recolha os brinquedos que as crianças tenham trazido antes da aula; Diminua as interrupções.

3- O PROFESSOR
Falta de preparo 

 Professor que não prepara a aula com antecedência, fica perdido em sala e não sabe o que fazer.

“Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor”. (Jeremias 48:10)

Sugestões: Faça um esboço da aula; pratique-a em voz alta; Planeje um horário para seu tempo de ensino; Decida como ensinar o versículo; Organize os visuais e ponha-os na ordem em que vai usá-los. Ao entregar um material ou brinquedo só o faça depois de guardar o que não será mais utilizado. Incentive as crianças a recolherem o que cai no chão, a jogar o lixo no lixo.
Fracasso em conseguir a atenção das crianças antes de começar
Falta de organização 

Professor que deixa as crianças dominarem o ambiente, fazerem tudo o que querem, deixa os brinquedos pelo chão, cadeiras desarrumadas, papel, tesoura, lápis e outros materiais espalhados pela classe. As crianças são desorganizadas por natureza, o professor não pode ser; ao contrário, deve ensiná-las e treiná-las a serem organizadas.

Sugestões: Faça uma dinâmica, uma atividade atrativa com músicas, movimentos, brincadeiras ou fantoches para introduzir a aula.

Falta de autoridade

SugestõesImponha autoridade por sua atitude e exemplo; Não seja autoritário nem permissivo. O tom de voz é muito importante, falar olhando nos olhos da criança, falar pausadamente.

Linguagem pobre



Sugestões: A mudança do tom, ritmo e volume ajudará a manter a atenção; Na medida do possível, modifique o tom de voz dos personagens da história que está contando. Não use palavras que estejam muito abaixo do nível de seus alunos, não os trate como bebês, nem use vocabulário que não possam entender. Seja equilibrado.

Mau exemplo

Sugestões: O professor tem que viver o que ensina; Não se distraia com conversas com outros professores na hora da aula. No momento da aula, você precisa ter toda sua atenção voltada para as crianças. Mesmo no momento das brincadeiras, é importante que você se aproxime delas, conquiste as que são frias e distantes, brinque com elas, converse, você precisa fazer parte da vida delas.

VEJA A EQUAÇÃO:

Oração Preparação adequada Apresentação apropriada da lição um aluno sem problema de disciplina.

 
O professor é a chave para uma classe bem disciplinada.


OUTROS LEMBRETES IMPORTANTES!

1) Seja coerente: faça o que diz! Não prometa ou faça ameaças que não possa cumprir.

2) Não se desculpe por inabilidades

3) Evite correções verbais constantes como: “Calem-se”, “Sentem-se quietos!” Ao contrário, quando estiverem muito desordenados, chame-os para outra atividade.

4) Use uma forma positiva como: “Queridos, andem sem fazer barulhos...” em vez de: “Não corram!”...

5) Evite gritar; Elogie as crianças livremente; especialmente as mais bagunceiras quando estiverem comportadas.

6) Deixem que se divirtam antes ou depois da lição; use brincadeiras e músicas movimentadas. Crianças possuem muita energia e precisam gastá-la de alguma forma; se não for fazendo atividades dirigidas pela professora, será fazendo bagunça.

7) Prepare ATIVIDADES EXTRAS, como jogos (ex: vivo ou morto, dança da cadeira), caso o culto se estenda.

8) Mesmo que tenha apenas 1 criança na sala, não deixe passar a oportunidade de ensiná-la. Valorize-a!

9) PROCURE AJUDA! Chame os líderes e/ou os responsáveis pela criança que não se comporta.


Como podemos prevenir que os problemas de disciplina aconteçam?

  • A disciplina não depende de ter um grupo de alunos com bons modos, senão de ter um professor que combate os problemas antes que surjam.

  • Descubra seus alunos (Pastoreie-os). Veja a criança como um indivíduo.

  • Conheça as características básicas da idade das crianças com quem trabalha. Compreenda que as crianças diferem em necessidades e respostas. Conheça o que há por trás de cada criança, seus interesses, ambições, dificuldades, necessidades, níveis de maturidade,...

  • Interceda por elas;

  • Saiba estabelecer bons modos. Dê instruções claras. Diminua suas exigências e expectativas; estabeleça regras

  • Corrija o comportamento errado com amor;

  • Investigue a sua vida. Você está agindo como um exemplo que as crianças devam seguir?

  • Planeje sua lição/ aula;

  • Demonstre amor e atenção por cada criança. Aceite a criança do jeito que ela é: olhe além da superfície.

  • Dê a criança palavras de estímulo. Ouça o que ela diz e como diz;

  • Introduza seus alunos na vida cristã, discipulando-os, ensinando valores e princípios cristãos;

  • Nunca perca o controle! Você não ganhará o controle da classe, perdendo seu autocontrole.

  • O professor precisa estar calmo, cheio do Espírito, controlado pelo Espírito. Deus nos adverte quanto à ira (Prov 14:17,29; 15:1,18: 16:32; 19:11; 25:28,29:20,22);

  • Assegure-se de evangelizá-las e educá-las. Leve-os à Cristo. Ensine-lhes a Palavra para que possam crescer.


(Fonte: http://crisghensev.multiply.com/journal/item/25/25)
0

 COMO RESOLVER PROBLEMAS DE DISCIPLINA EM SALA DE AULA

Didática - COMO RESOLVER PROBLEMAS DE DISCIPLINA EM SALA DE AULA








O que pode causar problemas de disciplina?

Crianças - A sala - O professor


1 - AS CRIANÇAS


Crianças inquietas  

Têm um período breve de atenção; Ficam mais agitadas quando o professor dá uma aula e não permite que eles participem; Não conseguem ficar sentadas por muito tempo sem atividades com movimentos.

Sugestões: Supere isto com participações como cânticos rápidos com movimentos e por último cânticos lentos; brincadeiras de visão; atividades enquanto repetem versículos para memorizar; antes de começar uma históriacante algo para chamar a atenção, etc.

Crianças egocêntricas 

Querem ser o centro das atenções; Não pensam nos sentimentos dos demais.

 
Sugestões: Supere isto com conselhos pessoais e muita oração. Cristo deve ser preeminente na vida, não o “eu”. O amor pensa nos outros! Realize atividades em duplas, trios, divida responsabilidades, peça ajuda na arrumação, no lanche; explique a importância de amar, cuidar, servir o outro.

Crianças desenfreadas 

Fazem o que querem em casa; Impacientes, rudes, iradas, ciumentas.

 
Sugestões: Supere isto com o ensino da palavra por preceito e exemplo. Dê formas específicas em que as crianças possam ser amáveis. Dê exemplo de personagens bíblicos que pensavam antes de agir. Lembre-as o local em queestão, o motivo de estarem na Igreja e o que Deus pensa de tais atitudes.

Crianças maliciosas 

Podem estar passando por situações difíceis em casa (por exemplo: divórcio, pais negligentes, abuso, doenças mentais...); Má escolha de amizade; Violência vista na televisão, Falta de modelos apropriados, Uso de álcool ou drogas.

Sugestões: Supere isto ao ensinar e viver o amor de Cristo. Ore constantemente por esta criança; ela necessita da ajuda de Deus. Confie que o Senhor fará que a Palavra de Deus toque em seu coração e tenha vitória .


2- A SALA


Uma sala desordenada leva as crianças a serem desordenadas;
Pouca luz ou muito brilhante;
Sala muito fria ou muito quente;
Cadeiras de tamanho inadequado;

Sugestões: Remova as distrações antes da aula; Recolha os brinquedos que as crianças tenham trazido antes da aula; Diminua as interrupções.

3- O PROFESSOR
Falta de preparo 

 Professor que não prepara a aula com antecedência, fica perdido em sala e não sabe o que fazer.

“Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor”. (Jeremias 48:10)

Sugestões: Faça um esboço da aula; pratique-a em voz alta; Planeje um horário para seu tempo de ensino; Decida como ensinar o versículo; Organize os visuais e ponha-os na ordem em que vai usá-los. Ao entregar um material ou brinquedo só o faça depois de guardar o que não será mais utilizado. Incentive as crianças a recolherem o que cai no chão, a jogar o lixo no lixo.
Fracasso em conseguir a atenção das crianças antes de começar
Falta de organização 

Professor que deixa as crianças dominarem o ambiente, fazerem tudo o que querem, deixa os brinquedos pelo chão, cadeiras desarrumadas, papel, tesoura, lápis e outros materiais espalhados pela classe. As crianças são desorganizadas por natureza, o professor não pode ser; ao contrário, deve ensiná-las e treiná-las a serem organizadas.

Sugestões: Faça uma dinâmica, uma atividade atrativa com músicas, movimentos, brincadeiras ou fantoches para introduzir a aula.

Falta de autoridade

SugestõesImponha autoridade por sua atitude e exemplo; Não seja autoritário nem permissivo. O tom de voz é muito importante, falar olhando nos olhos da criança, falar pausadamente.

Linguagem pobre



Sugestões: A mudança do tom, ritmo e volume ajudará a manter a atenção; Na medida do possível, modifique o tom de voz dos personagens da história que está contando. Não use palavras que estejam muito abaixo do nível de seus alunos, não os trate como bebês, nem use vocabulário que não possam entender. Seja equilibrado.

Mau exemplo

Sugestões: O professor tem que viver o que ensina; Não se distraia com conversas com outros professores na hora da aula. No momento da aula, você precisa ter toda sua atenção voltada para as crianças. Mesmo no momento das brincadeiras, é importante que você se aproxime delas, conquiste as que são frias e distantes, brinque com elas, converse, você precisa fazer parte da vida delas.

VEJA A EQUAÇÃO:

Oração Preparação adequada Apresentação apropriada da lição um aluno sem problema de disciplina.

 
O professor é a chave para uma classe bem disciplinada.


OUTROS LEMBRETES IMPORTANTES!

1) Seja coerente: faça o que diz! Não prometa ou faça ameaças que não possa cumprir.

2) Não se desculpe por inabilidades

3) Evite correções verbais constantes como: “Calem-se”, “Sentem-se quietos!” Ao contrário, quando estiverem muito desordenados, chame-os para outra atividade.

4) Use uma forma positiva como: “Queridos, andem sem fazer barulhos...” em vez de: “Não corram!”...

5) Evite gritar; Elogie as crianças livremente; especialmente as mais bagunceiras quando estiverem comportadas.

6) Deixem que se divirtam antes ou depois da lição; use brincadeiras e músicas movimentadas. Crianças possuem muita energia e precisam gastá-la de alguma forma; se não for fazendo atividades dirigidas pela professora, será fazendo bagunça.

7) Prepare ATIVIDADES EXTRAS, como jogos (ex: vivo ou morto, dança da cadeira), caso o culto se estenda.

8) Mesmo que tenha apenas 1 criança na sala, não deixe passar a oportunidade de ensiná-la. Valorize-a!

9) PROCURE AJUDA! Chame os líderes e/ou os responsáveis pela criança que não se comporta.


Como podemos prevenir que os problemas de disciplina aconteçam?

  • A disciplina não depende de ter um grupo de alunos com bons modos, senão de ter um professor que combate os problemas antes que surjam.

  • Descubra seus alunos (Pastoreie-os). Veja a criança como um indivíduo.

  • Conheça as características básicas da idade das crianças com quem trabalha. Compreenda que as crianças diferem em necessidades e respostas. Conheça o que há por trás de cada criança, seus interesses, ambições, dificuldades, necessidades, níveis de maturidade,...

  • Interceda por elas;

  • Saiba estabelecer bons modos. Dê instruções claras. Diminua suas exigências e expectativas; estabeleça regras

  • Corrija o comportamento errado com amor;

  • Investigue a sua vida. Você está agindo como um exemplo que as crianças devam seguir?

  • Planeje sua lição/ aula;

  • Demonstre amor e atenção por cada criança. Aceite a criança do jeito que ela é: olhe além da superfície.

  • Dê a criança palavras de estímulo. Ouça o que ela diz e como diz;

  • Introduza seus alunos na vida cristã, discipulando-os, ensinando valores e princípios cristãos;

  • Nunca perca o controle! Você não ganhará o controle da classe, perdendo seu autocontrole.

  • O professor precisa estar calmo, cheio do Espírito, controlado pelo Espírito. Deus nos adverte quanto à ira (Prov 14:17,29; 15:1,18: 16:32; 19:11; 25:28,29:20,22);

  • Assegure-se de evangelizá-las e educá-las. Leve-os à Cristo. Ensine-lhes a Palavra para que possam crescer.


(Fonte: http://crisghensev.multiply.com/journal/item/25/25)

"A Pedra"

A Pedra 

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.

TEATRO DE FANTOCHE

AS PALAVRINHAS MÁGICAS

NARRADOR:Era uma vez um menino chamado Juquinha que morava com sua mãe e seu avô Tito numa cidadezinha muito bonita. Juquinha era um menino que adorava travessuras. Era um menino muito levado e sem educação.
CENA: Abre a cortina,entra Juquinha e se apresenta.
JUQUINHA: Oi pessoal! Eu sou o Juquinha e não gosto mesmo de fazer gracinhas para ninguém. Quando eu quero, quero. Faço sempre tudo que me dá na cabeça e não preciso de ninguém. Ainda mais agora que mamãe viajou e vovô é muito velho para brigar comigo. Ah!Ah!Ah!
NARRADOR: Perto dali Mariazinha brincava com o seu amiguinho Pedrinho.
CENA: Abre a cortina e as duas crianças brincam de A-BO-LE-TA. Eles param de brincar e se apresentam e cumprimentam as crianças.
MARIAZINHA: Pedro com tantas crianças bonitas, que tal todos nós brincarmos de cantar?
PEDRO: Boa idéia Maria! Está um lindo dia e eu adoro cantar. Vamos todos cantar amiguinhos?
CENA: Os dois cantam: Oi tudo bem? Você precisa de um amigo....
Quando a música, termina entra Luiza com uma bola, se apresenta e chama os amigos para brincar.
LUIZA: Oi pessoal, eu sou Luiza, Pedro vamos brincar de bola?
CENA:Quando começam a brincar entra Juquinha empurrando as crianças,
JUCA: Me dá a bolsa que eu quero brincar.
LUIZA: Não, nós estamos brincando.
JUCA: Eu quero a bola só para mim.
PEDRO: A bola não é sua.
JUCA: Me dá senão eu estouro.
MARIAZINHA: Não faça essa maldade Juquinha.
JUCA: Faço sim. (estoura a bola e sai rindo).
CENA: As crianças saem chorando e a cortina se fecha. Toca uma música “Fazer o Bem”. Abre a cortina e Juquinha está cantarolando quando entra o vovô Tito.
VOVÔ: Juquinha, preciso lhe dar uma notícia muito triste. Sua mãe estranhou o clima lá da cidade onde ela foi, adoeceu e está no hospital. Eu sou muito velho para levar você, pois o lugar é muito longe e eu não agüento viajar muito tempo sentado. O que vamos fazer?
JUCA: (chorando) Não se preocupe vovô, vou chamar a turma para ir comigo.
CENA: Saí o avô e Juca fica a procura dos amigos.
JUCA: Maria! Pedro! Luiza! Onde estão vocês? Vocês vão ter de me ajudar! Depressa! Agora!
CENA: Entram as crianças.
MARIA: O que você quer Juca?
JUCA: Preciso viajar para ver minha mãe e não posso ir sozinho. Vocês vão comigo, já resolvi!
CENA: As crianças se reúnam e cochicham.
MARIA: Juca, você é sempre mal para nós e agora é a nossa vez. Nós não vamos não.
CENA: As crianças saem rindo e Juca fica chorando.
JUCA: Eu não vou conseguir ver minha mãezinha...
CENA: Entra o avô.
TITO: O que houve meu filho?
JUCA: As crianças não querem me ajudar!
TITO: Mas porque? Você explicou tudo? Você pediu?
JUCA: Eu falei e só. Não peço nada a ninguém, eu mando.
TITO: Não, Juquinha, você está errado. Jesus nos ensinou a amarmos todos como irmãos e não é assim que devemos tratar nossos irmãos. Devemos sempre ser humildes, caridosos, amáveis e fazermos sempre o bem, pois assim teremos sempre o bem de volta e Jesus que está sempre conosco ficará muito feliz também.
Aprenda a usar as palavrinhas mágicas que vou te ensinar: OBRIGADO, COM LICENÇA, POR FAVOR E DESCULPE. Com estas palavrinhas tudo será mais fácil para você.
Vamos cantar criançada?
Obrigado para agradecer....
JUCA: Obrigado vovô, não vou esquecer. Vou correndo procurar meus amiguinhos.
CENA: Sai Juca e entram as crianças.
TITO: Porque vocês não ajudaram Juquinha a ir ver a mãe dele?
PEDRO: Porque ele é levado e sem educação!
TITO: Mas vocês estão errados, se esqueceram também das palavrinhas mágicas que são: caridade, perdão e amor. Estas palavrinhas quem nos ensinou foi JESUS, por isso jamais devemos esquecê-la. Pense, nisso....
CENA: Sai o vovô e as crianças ficam a pensar.
MARIA: Acho que ele tem razão.
PEDRO: É, coitado do Juquinha.
LUIZA: Coitadinha da mãezinha dele!
MARIA: Acho que devemos ajudá-lo.
CENA: Entra Juca.
JUCA: Oh! Meus amigos! O vovô me ensinou a usar quatro palavrinhas mágicas e meus amiguinhos aqui me ajudaram a aprender uma música nova. Eu queria pedir desculpas a vocês. Por favor meus amiguinhos, me perdoem as maldades que fiz me ajudem a ir ver a minha mamãe. Eu prometo de que agora em diante vou ser um bom menino.
CENA: Todos se abraçam e dizem:
TODOS: Claro que vamos ajudá-lo Juquinha!
MARIA: Hei, mas tem uma condição:
JUCA: Qual?
MARIA: Que você nos ensine a música nova.
JUCA: Ah! Isso é fácil, não é garotada? Vamos lá... Obrigado para agradecer...
GRUPO ESPÍRITA JOANA D’ARC