Escola
Aluno(a)
__________________________________ Ano:____
Professora: Data:
___/___/2014
Componente
Curricular: História e Geografia
Nota: _______
VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - II UNIDADE
Nesta
unidade estudamos sobre os Continentes e oceanos.Lembrando que estamos em ano
de Copa do Mundo e que países de todos os continentes participam deste mundial.
1. A
partir desta afirmação escreva os nomes correspondentes aos continentes do
planisfério abaixo e use duas cores, uma para colorir os continentes e outra
para os oceanos.
|
|||
|
|
|
2. Relembrando nossos estudos sobre continentes e oceanos
escreva o nome dos três principais oceanos existentes no planisfério.
3. Complete os espaços em branco sobre continentes e oceanos.
a) A superfície do nosso
_____________________ é formado de 29% de _______________ e 71% de
__________________.
b) Continente é a extensa
área territorial que serve de moradia aos seres __________________ e aos
___________________.
4. Também estudamos sobre o
trabalho do homem do campo e sua sobrevivência. Vimos que eles enfrentam
dificuldades diárias na luta da sobrevivência. Abaixo segue algumas questões
sobre este tema para você pensar e responder:
a) O que significa Êxodo
Rural?_________________________________________
b) Como os trabalhadores
rurais fazem para tirar o sustento da sua família?
__________________________________________________________________
5. Qual a relação que tem a
imagem abaixo com o tema da vida do homem do campo que trabalhamos nesta
unidade.Lembre das informações dadas pela pró durante as aulas.
6. Outro tema de estudo foi
sobre o trabalho escravo no Brasil. Leia as frases abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. Lembrando que você
deve reescrever corretamente as que estiverem falsas.
( ) O trabalho escravo no Brasil começou com
a escravidão do povo chinês.
( ) Os portugueses chegaram ao Brasil e
iniciaram aqui o trabalho escravo.
( ) O povo indígena era obrigado a trabalhar no
plantio e na colheita da cana-de-açúcar.
( ) Em seguida, os portugueses escravizaram
os brancos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A cultura popular é
fundamental à identidade de uma comunidade. Ela está presente na vida de todos
os povos do mundo. Muitos dos elementos que compõem as manifestações culturais
nasceram da imaginação do povo, dando origem às histórias, mitos, lendas e
festas populares que acontecem anualmente em todo Brasil.
7. Releia o comentário acima
sobre a História e cultura de um povo e informe alguns pontos sobre o folclore
do seu município:
a)Lenda
__________________________________________________________
b)
Dança _____ ____________________________________________________
c)
Festa popular ____________________________________________________
8. A
cultura popular é composto de bens culturais, estes bens podem ser
classificados em cultura material(CM)
ou cultura imaterial(CI). Observe os
exemplos abaixo e classifique cada um deles.
___
Folclore ___ Alimentação ___ Artesanato ___ Histórias e mitos
___
Tradição oral ____ Jeito de
falar ___ Registros
fotográficos
9. Como
podemos definir o Folclore?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Preencha a cruzadinha
com nomes de algumas lendas do folclore brasileiro.
A formação do povo
brasileiro se deu a partir do encontro e da mistura de diferentes etnias desde
o início da colonização. A copa do mundo nos faz lembrar essa mistura, pois é um momento em que pessoas de diferentes
países podem se encontrar e realizar troca de experiências.
Após a leitura desta
informação você deverá relembrar as discussões na sala de aula sobre o conteúdo
"O povo brasileiro", para responder as próximas questões
11. Que povos se misturaram
para formar o povo brasileiro?
12. O Brasil foi e sempre
será um país rico em diversidade. Leia a frase abaixo e explique seu
significado com base nos estudo que fizemos em sala de aula.
13. Durante nossos estudos
sobre a diversidade do povo brasileiro, encontramos algumas palavras bastante
desconhecidas. Com o auxílio do dicionário encontre o significado de algumas delas.
PALAVRA
|
SIGNIFICADO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Relembre
tudo que a pró explicou na sala de aula e realize uma boa prova.