Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2016

baseadas numa proposta significativa de alfabetização. Visa, com isso, formar leitores e escritores, e não apenas decifradores do sistema.
Para organizar essa seqüência é preciso considerar:
- Os conhecimentos prévios dos alunos. Neste caso, o grau de familiaridade com esse tipo de texto. Ou seja, é preciso saber que conhecimentos os alunos já têm sobre as embalagens e etiquetas. O que imaginam que possa estar escrito e onde podemos encontrá-las.
- Os conhecimentos dos alunos sobre o sistema alfabético. Quais alunos já são capazes de ler e quais são capazes de antecipar o significado de uma mensagem apoiados em recursos como as imagens, por exemplo.- As características concretas do grupo. Como se trata de atividades que os alunos realizarão em grupos, saber o que os alunos já sabem é fundamental para organizar bons agrupamentos.
- As diferenças individuais. Possivelmente há diferenças no grupo em relação ao conhecimento sobre os textos com os quais se trabalhará. Conhecer e levar em conta esse conhecimento é importante para se definir quais resultados de aprendizagem podem ser esperados.
OBJETIVOS
Ao final das atividades, espera-se que o aluno esteja apto a:
- Reconhecer situações em que faz sentido buscar informações nas embalagens e etiquetas.
- Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto desses portadores.
- Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.
- Utilizar estratégias de leitura para buscar informações nos textos: antecipar o significado; utilizar as informações não verbais; utilizar o conhecimento de mundo; auto corrigir
-se quando as antecipações não forem confirmadas pelo texto.
RECURSOS DIDÁTICOS•
Embalagens de produtos diversos
•Etiquetas ou reproduções das mesmas (destas que vêm pregadas no interior dos tênis, nas roupas de cama, de mesa e banho e nas vestimentas pessoais)
•Papel sulfite
•Cola
ORGANIZAÇÃO DA SALA
Cada tipo de atividade exige uma determinada organização.
1ª atividade – pequenos grupos de no máximo 4 alunos. Garanta que cada grupo tenha alunos com mais informação e aluno com menos informação.
2ª atividade – com a sala toda. Organize um círculo.
3ª atividade – em pequenos grupos.
Podem ser os mesmos grupos da atividade
1. É importante que os alunos trabalhem com o mesmo grupo durante um tempo para melhorar o relacionamento com os colegas.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES/PROCEDIMENTOS
1º dia –
 atividade 1
Leve para a classe embalagens e etiquetas que você recortou. Se não for possível, faça reproduções (tire cópias de embalagens para manter as características originais do portador). Tente garantir embalagens e etiquetas de produtos que sejam comuns onde você mora.Isso é importante para que alunos possam antecipar significados. Se o produto não for conhecido esta antecipação ficará prejudicada.
Organize grupos.
Cada grupo recebe uma embalagem ou etiqueta.
As crianças devem identificar qual o produto e o que deve estar escrito.
Entregue a embalagem e peça ao grupo para responder:
Qual é o produto?
Para que ele serve?
O que deve estar escrito na embalagem?
Onde está o nome do produto? (Peça para que apontem).
Quais outras informações devem estar escritas?
Por que existem letras grandes e letras pequenas?
Peça para que colem a embalagem recebida no papel sulfite e apresente para a sala.
Como lição de casa, solicite aos grupos que procurem outras etiquetas e embalagens.
 dia - atividade 2
Vamos achar a embalagem?
Recolha as embalagens trazidas pelos alunos.
Cole-as na lousa.
Organize um círculo com os alunos de forma que todos possam ver todas as embalagens. Diga à turma que todos vão participar de um jogo. Você diz o nome de um produto e as crianças devem procurar na lousa onde está a embalagem correspondente. Combine algumas atitudes com os alunos. Levantar a mão, por exemplo, quando achar. Se podem ou não levantar do lugar para procurar melhor. Se precisarem de dicas, devem pedi-las.Comece o jogo. Fale o nome do primeiro produto. Você pode também iniciar por dicas: “Serve para escovar o dente”; “ Usamos quando vamos lavar o cabelo”. Chame os alunos para pegar e embalagem. Explore as informações da embalagem. Verifique o prazo de validade e discuta por que essa informação aparece na etiqueta. Leia as informações sobre a composição e armazenamento do produto e todas outras informações importantes que estão na embalagem.
Discuta com os alunos o que pode acontecer com alguém que compra um produto sem ler a embalagem.Orientação: Durante o jogo, vá chamando os alunos. Para aqueles com menos informação dê dicas do tipo “Começa com a mesma letra do seu nome”, “ Tem seis letras”.Lição de casa: peça às crianças que perguntem aos adultos com quem moram se costumam ler as embalagens quando vão comprar algum produto.
3º dia - atividade 3
Leve para a sala de aula etiquetas diversas. Em pequenos grupos os alunos devem identificar quais mensagens devem estar escritas em cada uma delas. Pergunte onde podem ser encontradas.
Explore alguns símbolos muito utilizadas por essas etiquetas, como indicações de como lavar, como passar etc. Você pode também pedir para identificar o tamanho da roupa, se estiver trabalhando com peças de vestuário. Como eu posso fazer para ter certeza que a roupa irá me servir, sem vestir a roupa?
SUGESTÃO PARA TRABALHO INTERDISCIPLINAR
As atividades com etiquetas e embalagens permitem fazer conexões com outras áreas de conhecimento. Ao trabalhar com embalagens, pode-se classificar os produtos por sua origem, discutir processos de industrialização e uso de tecnologia. Outra possibilidade é a conexão com a Matemática. As atividades também podem estar relacionadas com a educação para o consumo e podem possibilitar estudos temáticos: alimentação, brinquedos etc.
AVALIAÇÃO:
Observe a produção dos alunos e registre-a conforme a pauta de avaliação abaixo:
1-Identifica o produto nas embalagens;
2-Utiliza as imagens e o contexto para antecipar o significado;
3- Não precisa das imagens para dar significado ao texto;
4-Reconhece as situações de uso das embalagens e etiquetas
TRABALHANDO COM RÓTULOS...
* Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipíentes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.
* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.
* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.
* Pedir que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.
* As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.
TRABALHANDO COM RÓTULOS E EMBALAGENS
- Pedir aos alunos/as que tragam de casa rótulos e embalagens de produtos que são
consumidos no seu cotidiano. Exemplo:
- Perguntar:
a) Onde esse texto aparece?
b) Para que serve?
c) O que chama atenção nesse texto?
d) Por que algumas palavras estão escritas em letras maiores?
e) O que é o código de barra e qual a sua funcionalidade?
QUADRO CLASSIFICATÓRIO DE RÓTULOS E EMBALAGENS
- O professor deverá solicitar aos alunos que tragam de suas casas rótulos e embalagens
de produtos que são consumidos no seu cotidiano.
- Confeccionar um quadro em papel metro com uma divisão para cada letra do alfabeto
e expor na sala de aula.
- Organizar os alunos em equipes.
- Pedir que eles apresentem os rótulos e as embalagens e colem no quadro de acordo
com a letra inicial.
Exemplo:
III. QUEBRA-CABEÇA DE ROTULOS
QUEBRA-CABEÇA DE RÓTULOS
- Escolher alguns nomes dos produtos expostos no quadro e fazer uma lista. Em
seguida, realizar a análise e reflexão dos nomes.
VARIAÇÃO
1) Fazer um quebra-cabeça com os nomes dos produtos trabalhados.
QUADRO DE RÓTULOS E EMBALAGENS
2) Colar numa ficha de cartolina o rótulo de um produto. Ao lado, misturar as letras do
nome do produto e solicitar que os alunos encontrem o seu nome do mesmo e escreva
embaixo:
LISTA DE RÓTULOS
- Realizar na sala de aula a discussão sobre o consumo na atualidade.
- Questionar o que vem a ser produtos indispensáveis e produtos supérfluos.
- Fazer, com a ajuda dos alunos, uma lista com nomes de produtos indispensáveis e
supérfluos que eles utilizam no seu dia-a-dia.
- Solicitar que façam a analise lingüística dos nomes dos produtos.
- Confeccionar um mural com os nomes dos produtos e, se possível, com os seus
respectivos rótulos.
JOGO DA MEMÓRIA COM RÓTULOS
- O professor deverá fazer várias fichas com pares de rótulos que os alunos conheçam.
Espalhar as fichas pelo chão ou sobre a mesa, com os rótulos voltados para baixo.
- Cada aluno ou grupo vira duas fichas e, se os rótulos forem iguais, fica com ele. Caso
contrário, desvira as fichas. Ganha o jogo da memória o aluno ou o grupo que conseguir
ler o maior número de produtos.
VARIAÇÃO
- Fazer o jogo da memória primeiro com nomes de produtos iguais, depois utilizar letras
e, numa terceira etapa, substituí-las por palavras.
DETETIVE
- Os alunos deverão estar organizados em equipes.
- O professor deverá pedir às equipes que pensem em um nome de produto (higiene,
limpeza, etc.) e o escrevam no papel, mudando a posição das letras.
- As equipes deverão trocar os papéis e reconstituir o nome do produto.
Produtos Indispensáveis Produtos Supérfluos
Nomes dos produtos
Colagem dos rótulos
- Equipe vencedora será aquela que reconstituir mais rápido o nome.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um ato diagnóstico contínuo que serve de subsídio para uma tomada de
decisão na perspectiva da construção da trajetória do desenvolvimento do educando e
apoio ao educador na práxis pedagógica. Nessa perspectiva, a avaliação funciona como
instrumento que possibilita ao professor ressignificar a prática docente a partir dos
resultados alcançados com os alunos, ou seja, o resultado é sempre o início do
planejamento de intervenções posteriores.
Sugerimos a utilização do instrumento avaliativo apresentado abaixo para
acompanhamento do desempenho dos seus alunos e replanejamento de suas ações.
AVALIANDO O TRABALHO COM RÓTULO E
EMBALAGEM
Aluno/a
Identifica a função social dos rótulos e embalagens?
Utiliza as imagens para ler o texto?
Identifica e reconhece os tipos e os tamanhos de letra nos rótulos e nas embalagens?
Identifica e reconhece o produto nos rótulos e nas embalagens?
Localiza a data de validade do produto?
Identifica a composição do produto?
Reconhece o modo de usar e armazenar do produto?
Rótulos e Embalagens, portadores de texto e imagens.
As embalagens e os rótulos estão presentes no nosso dia a dia. A criança está em contato com eles em casa, no supermercado, nas lojas, pela TV e em outros lugares. Quando vai comprar seu material escolar, brinquedos ou doces preferidos, muitas vezes, ela se refere a marca do produto, pois a criança é constantemente "bombardeada" pela mídia com propagandas, out-doors e anúncios em revistas.
Por que então, a escola não pode aproveitar está oportunidade para utilizar estes textos para alfabetizar seus alunos?
Os rótulos e as embalagens são excelentes portadores de textos e imagens, eles permitem ao professor criar inúmeros materiais lúdicos para seus alunos, como jogos, brinquedos de sucata e outros.
A oralidade é outra habilidade que pode ser trabalhada com esta tipologia textual, pois permite ao professor explorar seus alunos sobre as marcas que ele conhece, que sua família usa em casa, seus preferidos e mais.... . Permitindo inclusive trabalhar de forma interdisciplinar com outros conteúdos, fazendo pesquisas, montando tabelas, cartazes, origem dos alimentos, validade dos alimentos, diferença entre números e letras. Um conteúdo importante que pode ser abordado junto com essa temática é o Respeito à Natureza e ao Meio Ambiente, mostrando para as crianças como reciclar e reutilizar embalagens, sendo que uma das formas pode ser transformar sucatas em brinquedos legais com material reciclado por eles.
A família deve participar ativamente de todo este processo, juntando as embalagens e rótulos, participando do projeto de reciclagens, enfim a participação da família é importante para que a aprendizagem possa ultrapassar os muros da escola e se transformar em coisas da vida real, do cotidiano, passar a fazer parte da vida dos nossos pequenos cidadãos. 
BRINQUEDO FEITOS DE SUCATAS.
Vou deixar aqui algumas sugestões para vocês, brinquedos feitos de sucatas que achei na net. A maioria deles é do blog Arte em Sucata, pesquisa nas imagens do google, que você vai achar vários brinquedos feitos de sucata. clip_image002
clip_image004
clip_image006clip_image008
clip_image010clip_image012
Este avião foi feito de um pregador de roupas, achei lindo!
clip_image013
clip_image014clip_image015
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Organização e compreensão das informações presentes nos rótulos das embalagens.
• Confecção de um rótulo.
• Participação das interações em sala de aula.
Estratégias e recursos da aula
Recursos da aula: Embalagens de supermercado, papel colorido, canetinhas, lápis colorido e durex.
Atividade 1
Professor é importante que você tenha realizado com os alunos a aula: “Montando uma lista de compras”. Caso não, em outro momento, trabalhe-a.
Caro colega, peça aos alunos que as separem da seguinte forma:
• Produtos alimentícios (milho verde, leite condensado, ervilha e outros)
• Bebidas (refrigerante, leite, suco e outros)
• Produtos de limpeza (sabão em pó, amaciante e outros)
• Produtos de beleza (shampoo, condicionador, creme de pele, sabonete e outros)
Reserve um cantinho da sala e monte um mini supermercado com as embalagens trazidas pelos alunos.
Atividade 2
Agora professor, vamos analisar com os alunos os rótulos das embalagens. Cada aluno escolherá duas embalagens. Peça para que eles observem os rótulos.
Pergunte para eles: Qual é o seu produto? Qual é a marca do produto? A marca do produto está escrito com a letra pequena ou grande? Quais as cores usadas? Vocês sabem o que é o código de barra? Para que ele serve? Qual o peso (medida) do seu produto? Tem data de fabricação? Tem data validade? Para quando? Por que é importante a data de validade? Se a data de validade estiver vencida podemos utilizar o produto? Qual a composição do produto?
Verifiquem quais informações estão presentes nos dois produtos escolhidos e quais estão presentes apenas em um deles.
Depois de analisar os rótulos promova uma socialização, fazendo-os identificar e chegar às seguintes generalizações (dados que estão presentes em todos os produtos): Data de validade, data de fabricação, código de barra, composição do produto (ingredientes), medida do produto.
Dica: Professor você poderá aprofundar sua aula falando sobre a importância da composição do produto no rótulo, para cuidados com a saúde. Por exemplo, a de que o diabético não pode consumir alguns ingredientes.
Informação complementar: discuta com os alunos a diferença entre o nome do produto e o nome da marca. O professor poderá também usar um tempo maior e fazer registros em papel Kraft ou cartolina contendo as informações discutidas em sala. A realização de gráficos coletivos também é interessante.
Atividade 3
Nessa aula cada aluno escolherá uma embalagem, retirará o rótulo e criará o seu próprio produto e rótulo, apenas aproveitando a caixa ou o formato da embalagem.
Professor, faça um círculo e no centro disponibilize vários materiais (cartolinas, durex, lápis de cor, canetinha) para que os alunos utilizem para confecção do rótulo.
Peça para que os alunos inventem um produto e utilizem os materiais para criação de um rótulo que deverá conter:
* Arte gráfica (Fale sobre a importância da ilustração para chamar a atenção dos consumidores).
* Marca.
* Data de fabricação.
* Data de validade.
* Código de barra.
* Composição do produto.
Para finalizar a atividade, faça uma exposição dos produtos criados por eles e convide outros alunos para visitarem o mini supermercado da turma.
Informação complementar: Durante a confecção do rótulo é importante o aluno ficar atento ao que este deve conter e qual a sua função na embalagem.
Veja alguns rótulos criados:
clip_image017
clip_image019
clip_image021
clip_image022
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O gênero textual rótulos ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo, desta forma, o avanço nas habilidades de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  * Levar para a sala de aula duas embalagens ( sugestão: lata de leite condensado), uma com rótulo e outra sem.
1. A atividade poderá ser introduzida através de uma história:
Sugestão: Ontem fui ao supermercado e olhando os produtos nas prateleiras vi esta lata sem o rótulo (mostrar a embalagem sem o rótulo). Fiquei curiosa para saber o que poderia ter aqui dentro.
Neste momento, certamente, alguns alunos darão palpites como: salsicha, milho, creme de leite, leite condensado e outros. O professor aproveitará a oportunidade para esclarecer que o rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos. Deverá esclarecer, também, que o rótulo contém  informações sobre  o produto e que este não deve ser comprado sem se saber o que é e para que serve.
2. O professor mostrará a outra embalagem, com rótulo, pedindo que os alunos observem a diferença entre as duas, fazendo questionamentos: Para que servem todos os escritos e desenhos nesta embalagem? Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Para que serve o código de barras?
3. Explicar aos alunos a diferença entre produto e marca.
Produto: é o que está dentro da embalagem. Exemplo: sabão em pó.
Marca: é o nome que identifica, caracteriza o produto, ou seja, o sabão. Exemplo: OMO
4.Esta atividade oral deve ser repetida com outras embalagens, para melhor compreensão por parte dos alunos.
5. O aluno se deterá  na diferença entre marca e produto e a utilidade do produto para o consumidor e, para tanto, o professor deve apresentar alguns rótulos para que os alunos registrem coletivamente, as seguintes informações.
Exemplo: Toddy.clip_image023 Produto: achocolatado em pó Marca: Toddy
Para que serve: serve para misturar ao leite, para fazer doces, mingaus.
* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as cores, os desenhos, as formas, mas também os nomes escritos: marca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, função do código de barras.
- Data de fabricação: data em que foi feito, fabricado o produto.
- Data de validade: data máxima que o produto pode ser consumido, utilizado.
- Código de barras: serve para ver o preço do produto.
Avaliação
O professor entregará três modelos de rótulos, bastante conhecidos e o aluno deverá registrar, por escrito: a marca, o produto e para que serve. Neste momento, o professor fará uma avaliação individual para perceber se houve entendimento sobre o assunto.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar rótulos de produtos que as crianças mantêm contato diário: embalagens de sucos, bolachas, salgadinhos, etc.;
  • Aproximar a criança da linguagem escrita através da interpretação destes rótulos;
  • Trabalhar a escrita das letrinhas iniciais que aparecem nestas embalagens de sucos, bolachas, salgadinhos, etc.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento: Um supermercado divertido!
1. Solicitar com pelo menos um mês de antecedência que as crianças tragam de casa para a escola, embalagens de alimentos do tipo: caixas de sucrilhos, sabão em pó, latas de leite e chocolate em pó, embalagens vazias de refrigerantes, bolachas, salgadinhos, etc. Dê preferência para embalagens que possuam os nomes escritos com letra maiúscula.
2. Confeccionar com as crianças o dinheiro que será usado por elas para efetuarem suas compras no supermercado divertido. Dispor papel cartão e tinta guache e pedir que elas recortem o papel em tirinhas e pinte com 4 cores. Estabeleça uma regra/ valor para cada cor. Por exemplo: Verde vale 1 (um), Amarelo vale 2 (dois), Vermelho vale 3 (três) e azul vale 4 (quatro).
3. Montar na sala um pequeno mercado, com prateleiras para expor os produtos que as crianças trouxeram de casa, e se possível dispor um pequeno carrinho para as compras. Pedir que as crianças colem estas fichinhas nos produtos. Esta marcação poderá ser realizada com as próprias fichinhas utilizadas para a confecção do dinheiro. Neste momento o professor deverá levantar as seguintes questões:
  • Quanto vocês acham que deve custar determinado produto? Por quê?
  • Por exemplo: Uma caixinha de cereal é mais caro que um refrigerante?
  • Como vamos atribuir valores aos produtos?
Uma sugestão para essa faixa etária é atribuir valor de acordo com a preferência, por exemplo, o que eles mais gostam deverá ser mais caro. Esta estratégia envolverá as crianças na atividade e facilitará a compreensão dos valores atribuídos.
2º Momento: Hora da brincadeira!
Separar as crianças em duplas e pedir que elas de duas a duas se dirijam ao mercado para comprarem o que desejarem. É importante estabelecer uma regra: cada dupla de crianças poderá comprar apenas três produtos.
3º Momento: O que eu comprei?
1. Dispor as crianças em roda e pedir que cada dupla apresente ao grupo os produtos comprados;
2. Após esta apresentação cada dupla deverá observar o nome do produto escrito no rótulo, em seguida ler o nome e depois a letrinha inicial do nome do produto.
3. Após a leitura solicitar que a criança escreva em um painel a letrinha inicial e faça um desenho do produto comprado.   
4. Esta atividade deverá ser realizada coletivamente. O painel pode ser de papel Kraft cortado num tamanho que abranja todas as crianças da roda. À medida que uma dupla de crianças for apresentando seus produtos e representando estes produtos no painel, outras podem começar sua apresentação e assim sucessivamente.
4º Momento: Atividade de casa.
Montar uma atividade que explore a imagem do produto e a letrinha inicial do nome deste produto. A letrinha inicial do produto apresentado na atividade poderá ser colocada de forma vazada, de modo que as crianças possam preencher as mesmas. É importante ressaltar que neste tipo de atividade deverá ser encaminhada uma orientação às famílias lembrando-as que o movimento de escrita deverá ser sempre realizado “da esquerda para a direita”. Veja o exemplo abaixo:
Avaliação
  Explorar rótulos e as legendas destes rótulos proporciona às crianças uma aproximação das linguagens oral e escrita. Além de uma inserção social da criança no universo letrado. Neste sentido a avaliação desta aula deverá ser feita de forma paulatina, observando as crianças individualmente e registrando as dificuldades de cada uma delas e em que momento estas dificuldades surgiram. Após esta observação, criar estratégias que visam superar estas dificuldades. Uma excelente sugestão é explorar as letras em revistas e jornais, comparando-as e escrevendo-as, onde as crianças construíram hipóteses para decifrar o código escrito.

SEQUENCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS



A PRODUÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LÚDICO

SÉRIE:   3º Ano do Ensino Fundamental

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Trabalhar interdisciplinarmente os conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e Ciências.

OBJETIVOS GERAIS:
  • Estimular atitudes éticas e de respeito junto à outras pessoas, na escola, na família e na comunidade;
  • Desenvolver senso crítico em relação ao consumismo;
  • Desenvolver senso de responsabilidade e solidariedade no uso de bens comuns e recursos naturais;

OBJETIVOS DO CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes usos e funções.
  • Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
  • Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes e contextos sociais.

OBJETIVOS DO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA
  • Vivenciar experiências de compra e venda;
  • Construir significado de números naturais  explorando o sistema monetário
  • Resolver problemas envolvendo as quatro operações com números naturais

OBJETIVOS DO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS
·         Comparar as condições do solo, do ar, da água e a diversidade de seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem.
·         Caracterizar materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo.
·         Trabalhar a questão da alimentação saudável para se ter uma boa saúde.

OBJETIVOS DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
·         Identificar problemas associados à agricultura, como desmatamento, monocultura, uso de transgênicos, utilização de práticas inadequadas, etc., e discutir estratégias para soluções.
·         Conhecer algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes em paisagens urbanas e rurais.
·         Identificar a população urbana e a população rural.




SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA


DESENVOLVIMENTO:
  • Organizar os alunos em  grupos de 5 crianças para o desenvolvimento da Sequência de Língua Portuguesa;
  • Distribuir a cópia do texto para cada aluno.
  • Ler o texto com os alunos em voz alta, chamando atenção para a pontuação, a falta de título e espaçamento entre as palavras.
  • Pedir que os alunos leiam o texto desta vez, cada um lendo uma parte do texto. Após a conclusão questionar os alunos: No texto há palavras que vocês não conhecem? Em caso positivo usar o dicionário.
  • Qual é a intenção deste texto? É instruir? É informar? É contar uma história? É contar uma piada?


MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Um dicionário para cada aluno
  • Folhas com cópia do texto





______________________________________________
(Título)

Em uma pequena cidade, uma família de porte médio se prepara para ir até o supermercado fazer a feira do mês.
_Acorde, acorde Zezinho, hoje é dia de irmos ao supermercado fazer compras.
E assim Zezinho se levanta espreguiçando e pensa:
_É hoje que vou ensinar mamãe a ser uma defensora do Meio Ambiente como aprendi na escola ontem.
Ao irem saindo de casa, Zezinho lembrou da primeira lição.
_Sabia mamãe que pra você estar ajudando a preservar a natureza, a senhora deveria levar a sua própria sacola para trazer as compras?
_Por que, meu filho?
_Porque mamãe, as embalagens de plástico são péssimas para o meio ambiente, elas poluem os rios, entopem os esgotos, sem contar que demoram 450 anos para se decompor. Então pegue suas sacolas de pano ou o carrinho de compras e assim você estará respeitando o meio ambiente.
_Está certo, Zezinho, vou ajudar você a combater a destruição da Natureza. Espere um momento por favor.
E assim, a mãe de Zezinho entrou em sua casa, voltou com um carrinho de compras e algumas sacolas. Chegando ao supermercado, Zezinho não se cansava de orientar sua mãe com o que havia aprendido com o Programa Semeando.
_Mamãe, tem certeza que a senhora precisa levar tudo isso pra casa? Para que tantos produtos de limpeza? Basta apenas procurar aqueles que não vão agredir os rios. E esses alimentos, olha eles tem tantos corantes, conservantes e isso pode prejudicar nossa saúde. Preste atenção nestas embalagens de isopor, sabia que o isopor ajuda a destruir a camada de ozônio?
_Camada de ozônio são aqueles buracos no céu que deixam passar os raios ultravioleta do sol?
_É isso mesmo, mamãe. Por isso tente comprar só o necessário, além de economizar, a senhora também estará ajudando a não ajuntar tanto lixo.
Com muito esforço Zezinho conseguiu conscientizar sua mãe e ficou muito feliz por colocar em prática o que havia aprendido na escola.
E então, crianças, fiquem atentos, não deem ouvidos às propagandas que incentivam o consumo exagerado e com isso aumentam a produção do lixo.
Pesquisem embalagens de produtos alimentícios, data de fabricação e validade. Há amassados nas embalagens de lata? Existe mesmo o peso que está escrito? Que nutrientes apresentam para o nosso organismo? Há alguns corantes e produtos químicos que prejudicam nossa saúde?

ATIVIDADE 1
Dê um título ao texto lido.

ATIVIDADE 2
Registrar em seu caderno as palavras que você não conhece e procure no dicionário o significado.



ATIVIDADE 3
DESENHO COM TEMPO DETERMINADO:
Objetivo – concentração e saber ouvir
Qual foi o assunto tratado pelo texto? Vamos fazer um desenho bem bonito sobre a música?
Explicar aos alunos que a música será colocada para tocar uma vez para os alunos ouvirem e na segunda vez  os alunos deverão fazer desenhos relativos ao tema da música. Ao término da música todos os alunos deverão colocar os lápis de cor em cima da carteira mesmo não tendo terminado o desenho.  A música será Melô do Dinheiro da cantora Adriana e a Rapaziada
Música: Melô do Dinheiro
Cantores: Adryana e a Rapaziada

Dim, dim, dim, dinheiro
É só ele faltar dá o desespero
Dim, dim, dim, dinheiro
Nesse mundo não dá pra viver sem dinheiro
Dinheiro
Pra poder comprar telefone, bip, celular
Dinheiro
Pra poder pagar contas que vão atrasar
Dinheiro
Para passear, ir no cinema, num shopping, num bar
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Dinheiro
Pra poder pagar um curso de vestibular
Dinheiro
Para colocar gasolina para o carro andar
Dinheiro
Para condução, pegar táxi, buzu, avião
Andar de trem ou de metrozão
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Dinheiro, dinheiro, dinheiro, dim, dim (refrão - 8 vezes)
Dim, dim, dim, dinheiro
É só ele faltar dá o desespero
Dim, dim, dim, dinheiro
Nesse mundo não dá pra viver sem dinheiro
Dinheiro
Para colocar as crianças para estudar
Dinheiro
Para poder pagar cheque para não voltar
Dinheiro
Pra poder comprar uma casa pra você morar ok
Aluguel é duro pagar
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Dinheiro, dinheiro, dinheiro, dim, dim (refrão – 8 vezes)

Explorar a música: o que fala a música que acabamos de ouvir? É uma música lenta ou rápida?


ATIVIDADE 4  -  APRENDER A SEGUIR REGRAS, ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO
JOGO DA FORCA – dividir os alunos em dois grupos. A cada grupo deverá acertar a palavra proposta. A cada letra errada será desenhado uma parte do corpo do enforcado. O jogo terminará com o acerto da palavra ou com o preenchimento de todo bonequinho.
ATIVIDADE 5

Procurar no caça-rótulos nomes de produtos conhecidos: após encontrar todos os nomes coloque-os em ordem alfabética.



SUCRILHOS – FANTA – ZORBA – NESCA  - NESTLÉ – ARISCO – GAROTO – MAISENA – LACTA – SADIA – CICA – TANG - PERDIGÃO  


ATIVIDADE 6 
Ler com muita atenção o poema a seguir:


Muitas vezes nos encontramos em situações onde temos que fazer escolhas e elas nem sempre são fáceis e pensamos: por que não posso ter as duas coisas?

A – Leia as opções apresentadas abaixo, escolha os pares e forme orações que expressem o desejo de fazer as duas coisas mas só poder fazer uma delas:




 http://www.webeducador.com/literatura/#poesia-ou-isto-ou-aquilo-atividades-jpg
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

– Que outros exemplos você pode dar? Conte alguma situação em que você teve que escolher entre uma ou outra coisa:
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

– Um ser ou um objeto não podem estar ao mesmo tempo em dois lugares diferentes. Mas, e os contrários, podem estar presentes ao mesmo tempo: ou seja, uma coisa pode ser dura e mole ao mesmo tempo? Algo gostoso pode ser também ruim?
Procure o antônimo (contrário, oposto) de cada palavra abaixo.
 
 http://www.webeducador.com/literatura/#poesia-ou-isto-ou-aquilo-atividades-jpg








SEQUÊNCIA DIDÁTICA MATEMÁTICA


DESENVOLVIMENTO:
  • Organizar os alunos em grupos de 5 crianças para o desenvolvimento da Sequência de Matemática
  • Organizar o Mini Mercado com o auxílio dos alunos
  • Distribuir os folhetos do supermercado e deixar um tempo determinado para que os alunos explorem o material

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Embalagens vazias de produtos vendidos em supermercados
  • Cédulas que imitam dinheiro de verdade
  • Xerox de moedas  de R$ 0,01    R$ 0,05     R$ 0,10      R$ 0,25     R$ 0,50    R$ 1,00
  • Propagandas de promoções de supermercado

ATIVIDADE 1 – Explorar verbalmente com os alunos o folheto de supermercado
  1. O que é o folheto que vocês receberam?
  2. Para que serve esse folheto?
  3. Onde encontramos esse material?
  4. Vocês acham importante existir esse tipo de material em um mercado? Por quê?
  5. De onde é o folheto (faz propaganda de que lugar)?
  6. Quais produtos aparecem no folheto?
  7. Qual é o produto mais caro? E o mais barato?
  8. Escolha três produtos que você compraria neste supermercado
  9. Escolha três produtos que, provavelmente, sua mãe compraria.


ATIVIDADE 2
Compras no supermercado.
Simular com os alunos compras no supermercado utilizando, para isso, as embalagens vazias dos produtos arrecadados, as notas que simulam dinheiro e as moedas de papel
Distribuir para cada aluno um valor diferenciado em notas e moedas.
Com este dinheiro os alunos deverão fazer compras no supermercado, fazendo contas no caderno para somar os produtos e saber quanto terão que receber de troco.
Para que não seja uma atividade demorada ou tumultuada, pode-se estipular a quantidade de itens que cada aluno poderá adquirir com o valor em “dinheiro” que recebeu.

ATIVIDADE 3 -  Utilizar as notas e moedas para auxiliar neste exercício.
Avisar aos alunos que eles irão receber os outros 18 colegas em casa para um lanche com cachorro-quente e refrigerante. Para isso, eles receberão R$ 50,00 para comprar o lanche da turma. Cada aluno precisava comprar 20 pães e 5 garrafas de refrigerante de 2 litros.
Preço de 1 pão de cachorro quente
R$ 0,30
Preço de 2 pães de cachorro quente

Preço de 10 pães de cachorro quente

Preço de 20 pães de cachorro quente

Preço de 1garrafa de refrigerante de 2 litros
R$ 4,50
Preço de 2 garrafas de refrigerantes de 2 litros

Preço de 5 garrafas de refrigerantes de 2 litros


Quanto será gasto para comprar os 20 pães? _________________________________________

Quanto será gasto para comprar os 5 refrigerantes? ___________________________________

Quanto sobrará de troco? _______________________________________________________


ATIVIDADE 5 -  Visita ao supermercado
Dividir os alunos em dois grupos. Distribuir uma planilha ao grupo A e outra para o grupo B com uma lista de produtos que deverão ser pesquisados pelos alunos: fazer a coleta de preço do produto, se este produto é vendido quilo, no litro, unidade, dúzia, etc.
Durante a visita pedir aos alunos que observem a localização dos gêneros alimentícios, onde se localizam as frutas, verduras, produtos de limpeza, carnes, embutidos, enlatados, dentre outros.







LISTA DO GRUPO A
PRODUTO
PREÇO
MARQUE UM X NA MANEIRA COMO É VENDIDO O PRODUTO
QUILO
LITRO
DÚZIA
BANANA




FEIJÃO




EXTRATO DE TOMATE




AÇÚCAR




LEITE




AMACIANTE YPÊ





LISTA DO GRUPO B

PRODUTO
PREÇO
MARQUE UM X NA MANEIRA COMO É VENDIDO O PRODUTO
QUILO
LITRO
DÚZIA
LARANJA




ARROZ NAMORADO




AÇÚCAR MASTERÇUCAR




OLEO




SABONETE FLOR DE YPÊ




ÁGUA SANITÁRIA MARINA




CAFÉ DO DOUTOR








SEQUÊNCIA DIDÁTICA CIÊNCIAS


OBJETIVOS DO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS
·         Comparar as condições do solo, do ar, da água e a diversidade de seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem.
·         Caracterizar materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo.
·         Trabalhar a questão da alimentação saudável para se ter uma boa saúde.


DESENVOLVIMENTO:
  • Organizar os alunos em 4 grupos propondo que listem quais são os usos da água nas atividades diárias.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
  • Televisão
  • Datashow
  • Notebook

ATIVIDADE 1
De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro?
A)    Elaborar uma lista das várias maneiras de como você utiliza a água em sua casa.
B)    Como você acha que é o uso da água na indústria? E na agricultura?
C)    Você acha que a água é importante para o ser humano? De que maneira?

ATIVIDADE 2
Imagine o que faziam os povos da antiguidade, que ainda não tinham recursos à mão para garantir a qualidade da água. Na Grécia antiga utilizava-se a água da chuva para beber, mas os gregos já sabiam da necessidade de fervê-la e filtrá-la (com panos) antes do consumo. A busca por água levou muitas culturas a ocupar preferencialmente margens de rios, onde o abastecimento era mais garantido. A busca por água levou muitas culturas a ocupar preferencialmente margens de rios, onde o abastecimento era mais garantido. Isso, no entanto, acarretava a construção de diques contra inundações e  sistemas de bombeamento para evitar enchentes.
Imagine como seria uma semana na vida de cada um de vocês sem água para consumo. Como obter a quantidade de água necessária para sobrevivência? Como fazer para garantir a qualidade da água coletada?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 3

Por que os rios podem ficar poluídos?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

O que podemos fazer para não poluir os rios?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

O que acontece com pessoas que bebem ou entram em contato com água poluída?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

Você conhece algum rio com água poluída? O que você acha que pode ser feito para evitar a poluição?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________


Marque com um X as alternativas verdadeiras:
(     ) Não tem problema jogar esgoto sem tratamento no rio, pois não polui.
(     ) As águas dos rios ficam poluídas e contaminadas quando jogam lixo nela.
(     )  A água poluída não prejudica as plantas nem os animais.
(     )  Jogando lixo no lixo e tratando os esgotos ajudamos a preservar o meio ambiente.


Você acha que em todas as cidades tem acesso a água tratada? Por quê?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________


Para que serve as estações de esgoto? Qual a importância?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________



Marque a opção correta sobre o que significa:



Inodora
Incolor
Insossa
Insípida
Sem sabor




Sem cor




Sem cheiro






Se a água tiver alguma coloração ou cheiro ou sabor você pode beber? Por quê?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

Como você pode evitar o desperdício de água?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________



Por que devemos economizar água?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________






ATIVIDADE 4
 

(    ) Garrafa de vidro

(    )  Casca de frutas

(    )  Jornais velhos

(    )  Garrafa pet vazia

(    )  Latinha de refrigerante

(    )  Revistas velhas

(    )  Vidros

(    )  Cobre

(    )  Panelas velhas de alumínio

(    )  Papelão

(    )  Casca de legumes

(    )  Lata de conserva

(    )  Garrafa de cerveja





SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

DESENVOLVIMENTO
  • Organizar os alunos em 4 grupos para explorar produtos e serviços produzidos no campo e na cidade

ATIVIDADE 1
 



ATIVIDADE 2
Continuando a observar a imagem do Chico Bento, o que diferencia nesta imagem a zona rural da zona urbana?
Zona rural__________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

Zona urbana:________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________