PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
A. Dados de Identificação:
- Nome do Aluno: Marlene (nome fictício) - Série: 5º Ano do Fundamental -
Turma: única - Turno: Matutino
- Escola: EM Neusa Fernandes da Silva
- Professor do ensino regular: “Leodernia Ulich ”
- Professor do AEE: dI Barcelos Bragança
- Deficiência: Retardo Mental e Atraso neuropsicomotor.
B. PLANO DO AEE
NECESSIDADES DA ALUNA:
_ Melhoria no seu processo neuropsicomotor;
_ maior participação nas atividades escolares;
_ Apropriação da leitura e da escrita;
_ Maior desenvolvimento do raciocínio lógico – matemático e da memorização.
_ Conhecimento dos números e da idéia da quantidade
1.OBJETIVOS:
_ Incentivar a participação ativa da aluna na sua escolarização através de jogos educativos e recreativos favorecendo a autonomia da mesma;
_ Possibilitar e estimular o desenvolvimento cognitivo da aluna, quanto à leitura e escrita, através de recursos como: computador, livros, imagens, jogos e textos poéticos e musicais com estratégias colaborativas com os colegas;
_ Promover o avanço para superação dos níveis do estágio do desenvolvimento intelectual e hipóteses da escrita através de atividades desafiadoras e lúdicas que visando a apropriação do código alfabético pela aluna;
__ Identificar, organizar e planejar de forma coletiva e colaborativa com o professor da sala de aula através de seleção de estratégias e de recursos para a melhoria da aprendizagem da aluna e do uso de metodologia diversificadas.
_ Informar e orientar família acerca das questões relativas à deficiência intelectual instigando a mesma a refletir sobre a importância de sua participação no processo de desenvolvimento da aluna Marlene;
_ Estimular o interesse da aluna pela apropriação dos conceitos matemáticos desenvolvendo o raciocínio lógico através da idéia de adição.
2. ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de atendimento: de maio a dezembro
Freqüência: três vezes no contra turno e acompanhamento periódico na sala regular.
Tempo de atendimento: 2 horas
Composição do atendimento: ( x ) coletivo no contra turno e acompanhamento na sala regular.
3. ATIVIDADES
3.1. Para a estimulação do desenvolvimento cognitivo, superação dos níveis do desenvolvimento intelectual e apropriação da leitura e da escrita:
_ Cartaz do alfabeto maiúsculo/minúsculo e com as famílias silábicas para exposição na sala;
_ Apresentação das letras do alfabeto e dos numerais no computador;
_ Uso de recursos como: dominó de palavras, bingo de sílabas, dominó do alfabeto, quebra – cabeça com as famílias silábicas, jogos de memórias;
_Trabalho utilizando jogos de palavras e famílias silábi
_ Uso do software no computador: Ciranda da Inclusão para aprendizagem das famílias silábicas e jogos para fixação das sílabas introduzidas;
_Ordenar sílabas para formar palavras;
_ Manuseio de livros de alfabetização despertando o interesse pela leitura;
_Exploração de jornais, revistas e livros;
_ Relação entre palavras a imagens para que o aluno construa e avance em sua hipótese de escrita partindo do que ela já sabe;
_ Uso de parlendas em cartazes com exposição de forma contextualizada favorecendo o interesse pela alfabetização e fluindo a aprendizagem do aluno;
_ Recorte de revistas e colagem de letras do alfabeto/sílabas para confecção de um minilivro de letras e palavras já estudadas;
_ Uso da escrita espontânea para aquisição do processo da alfabetização;
_ Softwares educativos e ambientes virtuais como páginas da web, blogs, com jogos para desenvolvimento do raciocino e da cognição, como por exemplo: o jogo das letras, disponível no site: www.smartkids.com.br, no qual deverá entrar na opção “jogos” e escolher a opção “alfabeto”. Depois selecione “alfabeto em português I” e por último, “jogar”. Este jogo visa incentivar a habilidade motora da aluna no uso do mouse e a interação com as demais crianças, além da aprendizagem do alfabeto.
_ Trabalho de grupo, duplas de alunos para promoção da aprendizagem colaborativa;
_ Trabalho com músicas e cantigas contextualizando as palavras, frases, interpretação do texto facilitando a aprendizagem da escrita e da leitura;
_ Folhas xerocadas com ditado mudo e atividades da letra inicial de cada figura;
_ Atividades da caça-palavras/sílabas já aprendidas anteriormente.
_ Trabalho com jogos recreativos, lúdicos e educativos no computador.
3.2. Para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos, idéia de adição e raciocínio lógico:
_ Uso do computador e bingo de números;
_ Apresentação de situações - problemas desafiadoras;
_ Utilização de uma prancha temática para aprendizagem dos numerais: numerais com suas respectivas quantidades;
_Apresentação de atividades com os números: unidades, dezenas e centenas, escrevendo-os por extenso. Pesquisando em cartaz feito anteriormente;
_ Atividades com jogos destinados a construções, seriações e raciocínio lógico como: bloco lógico, material dourado, réguas coloridas;
_ Atividades com jogos no computador: Jogo nº 1: ‘Liga pontos’, disponível no site: www2.uol.com.br/ecokids. Escolha, no meu à direita da tela, a opção “Vamos jogar”. No jogo “ligue os pontos” (o terceiro da lista), abara a janela clicando na setinha para baixo que fica ao lado do nome da brincadeira. Selecione então, o Jogo 1.
Este jogo visa desenvolver a concentração e a coordenação, contribuindo para a construção do conceito de seqüência numérica;
Jogo nº 2: Sete erros, disponível no site: www.monica.com.br/index.htm e selecione a opção “diversão”, no topo da tela. Escolha “Jogo dos 7 erros” entre as opções de passatempos. Clique em “Jogar diretamente na Internet” e comece o jogo.
Este jogo visa desenvolver a atenção, a percepção visual e a concentração para a identificação de imagens; reconhecer os sete detalhes que diferenciam as duas imagens.
3.3. Para o trabalho de articulação com o professor da sala de aula:
_ Planejamento em conjunto com o professor regente relacionando o conteúdo a ser trabalhado dentro das possibilidades da aprendizagem da aluna e planejamento para seleção de estratégias de trabalho para a aluna.
_ Reunião de pais para estarem conscientes do trabalho de sala de recursos e sua importância no seu crescimento no ensino regular;
_ Trabalho colaborativo com a professora para orientações do uso da seleção de recursos e estratégias pedagógicas;
_ Observação das reações da aluna nas aulas de educação física, trabalho em grupo, recreio e brincadeiras dirigidas.
3.4. Para o trabalho de articulação com a família da aluna:
_Conhecer a realidade da aluna dentro e fora da escola com reuniões trimestral dos pais dentro da escola;
_Trabalho colaborativo com a família de Marlene para juntos buscar parcerias e melhorias da aprendizagem;
4. SELEÇÃO DE MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS PELO ALUNO
- Ficha de identificação pessoal;
- Confecção de cartazes com as famílias silábicas:
- Cartões avulsos para formar palavras, frases e histórias;
_-Jogos educativos (raciocínio lógico e jogos alfabéticos);
- Alfabeto manual e móvel (letras móveis);
-Cartazes com o Alfabeto e com os numerais;
- CDs de músicas, Ciranda da Inclusão;
- Coletâneas da Ciranda da Inclusão:
_ Alfabeto móvel para a aluna manusear:
5. ADEQUAÇÕES DE MATERIAIS
_ Confecção de jogos lúdicos;
_ Confecção de uma prancha temática com os números com sua respectiva quantidade;
_Atividades que podem ser adequadas às necessidades da aluna: Caça-palavras, seqüência de fatos, atividades de ligar, cruzadinhas, jogo dos sete erros.
_Download de jogos interativos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld61981.htm
6. SELEÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS QUE NECESSITAM DE SER ADQUIRIDOS:
_ Alfabeto móvel e jogos educativos;
_ Jogo pedagógicos em CD e DVD;
_CD de música variada.
_ CDs, DVD, livros, jornais, revistas, tipos e gêneros textuais, papel em geral para cartazes, figurinos para as dramatizações.
7.TIPOS DE PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO E DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE MATERIAIS:
_ PSICÓLOGO: Sessões de orientação e motivação, autoestima para estimular as potencialidades e o poder de iniciativa da aluna e diálogo com a família da aluna visando um maior entrosamento entre escola x família.
_FAMÍLIA: Estimulará a aluna na sua busca ao conhecimento, apropriando com mais qualidade do processo da leitura e da escrita.
_ PROFESSORA DA SALA DE AULA REGULAR: Parceria para a discussão das necessidades da aluna, seleção de estratégias, objetivando a coerência entre o planejamento das aulas e o do AEE.
8. PROFISSIONAIS DA ESCOLA QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE SOBRE SERVIÇOS E RECURSOS OFERECIDOS AO ALUNO:
_ Professor da sala de aula: (X): deve receber orientação sobre a utilização de jogos e recursos de didáticos diversos, além das ferramentas do computador; deve ainda receber orientações sobre práticas metodológicas e estratégias cognitivas visando superação dos estágios ainda não alcançados e promoção do rendimento escolar da aluna.
_ Professor de Educação Física: (X): orientações para dar jogos recreativos e educativos para ajudar a aluna a desenvolver o raciocínio lógico – matemático e aquisição da escrita. Exemplos de jogos: a.“Bumerangue” que visa aprimorar a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e estimular a concentração; b.“Caça ao tesouro” que visa estimular o trabalho em equipe, a atenção visual e a localização espacial; Jogo: c.“Bola do alfabeto” que visa memorizar as letras do alfabeto, estimular a coordenação visomotora e desenvolver a habilidade do arremesso.
_ Colegas de Turma: (X) devem ser sensibilizados e estimulados para fazer um trabalho colaborativo para ajudar a aluna nas tarefas escolares, nas tarefas que exige um grande percentual de abstração.
_ Diretor escolar (X): aquisição de materiais pedagógicos para as salas de aula e salas de recursos; e incentivo a família da aluna para uma maior participação maior da vida escolar da aluna.
_ Equipe pedagógica (X): Trabalho conjunto com o professor do AEE e professora da sala de aula oferecendo sugestões de atividades, metodologia variadas, estratégias contextualizadas.
C. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS:
1. Indicação de formas de registro
O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução de forma contínua.
O crescimento e avanço da aluna serão acompanhados pelas duas professoras através do uso das Fichas Descritivas e portfólios com anotações.
O registro dos avanços da Marlene será feito visando o seu crescimento em relação ao processo da leitura, da escrita e do conhecimento matemático.
Será realizada diariamente por meio de observação, envolvimento e participação da aluna nas atividades oferecidas e mudanças de comportamento e atitudes principalmente no que se refere ao seu desempenho escolar.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.
_Espera-se que o aluno tenha melhor rendimento escolar, domine o processo da escrita e aproprie da leitura, do código alfabético;
_ Adquira competências e habilidades para o crescimento e avanço rumo ao conhecimento científico, cultural e tecnológico.
_Desenvolva seu processo de cognição, de memorização e atinja a alfabetização de maneira coerente e estruturada para tornar-se uma cidadã independente em sua vida futura.
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D. REESTRUTURAÇÃO DO PLANO:
Se as atividades curriculares não forem adequadas, se fará um novo planejamento com novas flexibilizações e elaboração de outras atividades, portanto, os pontos de reestruturação do Plano de AEE são:
D1. No desenvolvimento de estratégias para a apropriação da leitura e da escrita:
_Utilização de outros jogos alfabéticos;
_ Pesquisa no computador (internet): digitar a palavra que deseja pesquisar e clicar em imagens. Mediar se o aluno não obtiver os resultados que necessita;
_ Atividades de circular as sílabas, entre várias, as que formam as palavras que se relacionam aos desenhos.
_ Cruzadinha de palavras: oferecer banco de palavras já introduzidas, para desafiar a aluna a utilizar estratégias e recorrer à pesquisa, quando necessário. Mediar com leitura destas palavras e figuras, para explorar e avaliar o grau da aprendizagem;
_Exploração e leitura de textos de diversos gêneros e suportes como: Nota fiscal, folhetos informativos, catálogo de preços, livros, bulas, receitas e outros.
D2. No desenvolvimento dos conceitos matemáticos, idéia de adição e raciocínio lógico:
_Uso de outras estratégias metodológicas utilizando as ferramentas do computador:
_Uso de recursos como: dominó com fatos de adição, quebra-cabeça, jogo de memória, etc.
- Uso de material concreto (fichas, dados, blocos lógicos, palitos de picolé, tampinhas, para contagem e idéia de associação, comparação, igualdade, seriação, etc.).