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quarta-feira, 1 de março de 2017

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH

Conceito: O TDAH é um transtorno de comportamento mais comum na infância e adolescência, atingindo cerca de 5% das pessoas em idade escolar. Caracteriza-se em três aspectos: déficit de atenção, impulsividade e hiperatividade, porém, não há necessidade de um portador do transtorno apresentar os três atributos.

Características gerais
Distraí-se facilmente
- Age como se estivesse em outro lugar
- Apresenta dificuldade em se concentrar em um único objeto.
- Não consegue terminar suas tarefas
- Perde objetos e materiais com freqüência
- Inquietação
- Dificuldade em permanecer sentado por muito tempo
- Demasiadamente falante

TDAH no ambiente escolar:
- Comete erros por descuido
- Inquietação de mãos e pés
- Não permanece sentado nos momentos necessários
- Tem dificuldade em aguardar sua vez de falar ou agir.
- Interrompe assuntos dos outros.

Diagnóstico: É feito de modo clínico, através de uma avaliação com a criança, pais e a escola. Existem escalas para diagnosticar a criança. Nessa avaliação é preciso também uma história detalhada desde o período gestacional da mãe até os dias atuais.

Como agir: Para tratar um TDAH faz-se necessário uma equipe multidisciplinar, acompanhamento dos pais bem como, medicação. Essa medicação se refere a estimulantes sem risco de dependência química.

·         Vale ressaltar que o TDAH não é um problema de aprendizagem mas sim, um transtorno que compõe características como inquietação, distração e hiperatividade, e essas acabam fazendo com que o portador não foque nas atividades propostas, causando então defasagem no rendimento escolar.

REFERÊNCIAS

TEIXEIRA, G., Manual dos transtornos escolares: Entendendo os problemas de crianças e adolescentes na escola, 6ª edição. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2015. 237 p.t