Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     4º               Turma:   A/B             Turno: M/V
Disciplina:  Língua Portuguesa     Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?


Oferecer condições para produzir um leitor e escritor competente, tornando-o capaz de expressar-se oralmente e por escrito com clareza e objetividade, bem como ler, interpretar com facilidade e profundidade, agindo como ser crítico e participativo da sociedade.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
 O Alfabeto
Ortografia Sílabas com r inicial e r dobrado, silabas- ar, er, ir, or, ur-- l, u;
Amigos do Peito;
O emprego das letras maiúsculas e minúscula;
  A porta;
  Antônimo e Sinônimo;
Encontro Vocálico;
  Encontro Consonantal;
  Sílaba tônica;


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Linguagem oral
Leitura de imagens,
Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
Roda de conversa,
Participações em debates,
Relatar experiências vividas,
Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
Defender suas ideias com argumentação
Prática de leitura
Leitura compartilhada diária,
Roda de leitores,
Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
Identificar e descrever personagens,
Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
Consulta ao dicionário.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ler, considerando as estratégias de leitura;
Reconhecer os diferentes gêneros textuais a partir da organização do texto;
Perceber diferenças entre a língua oral e a língua escrita;

II  Unidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Utilizar a língua oral e escrita para expressar sentimentos, experiências e ideias, acolhendo, interpretando, considerando e respeitando os diferentes níveis de expressão veiculada no sistema de comunicação, escrevendo textos com coesão e coerência, respeitando o sistema de pontuação e ortografia convencional, buscando as informações necessárias para a compreensão da língua na elaboração e produção de textos (orais e escritos), considerando características dos gêneros literários, revisando os próprios textos e valorizando a leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e cultura, e a escrita, como registro da oralidade.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Produção de texto: conto
- Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?






III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
     _Texto - A infância– As meninas– Rita, não grita! – A transformação da lagarta– O Girassol;
- Gramática Dígrafo Sílaba Acento agudo e circunflexo Sinais de Pontuação- Número do substantivo;
- Ortografia Sílabas com ch e x -j e g Sílabas com lh- Sílabas com L intercalado Sílabas com L pós-vocálico - m antes de p e b


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?
Filmes;
Livros infantis;
Gibis;
Revistas;
Músicas;
Poesias;
Parlendas;
Trava-línguas;
Caça-palavras;
Cruzadinhas;
Crachás;
Cartazes;
Trabalhos individuais e em agrupos,






4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?


IV  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado, e  desenvolver a escrita e reescrita de textos com coerência fazendo uso de paragrafação e ortografia adequadas a sua aprendizagem com  competência e habilidade.



2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

Sílabas: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
-Palavras com /s/ss/z/c/ç/x/ch/ns;
- Noção de pronome;
- Tempos dos verbos;
- Entender que não somos figurinhas;
- Leituras  fábulas: A raposa e o corvo, a formiguinha e a neve, A raposa e  a cegonha, o macaco e o boneco de cera;
-Historinhas ;O gato que anda sozinho,vacaruja;
- O natal.


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

- Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
-Produção de textos coletivo e individual
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
-Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
 -Gramática contextualizada
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente. Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
- Livros didáticos e paradidáticos.
- Meios de comunicação audiovisuais.
-Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
-Biblioteca
-Sala de informática
- Fichas de leitura
-Recorte de jornais e revistas
 -Nomeação dos objetos da sala
 -Construção de novas palavras
 -Folhas mimeografadas, impressas.









4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Identifica palavras com: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
- Automatiza leitura e a escrita de palavras com/s/ss/c/ç, ainda que com dificuldades ortográficas.
-Sílabas: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo;
- Sistematizar a grafia de palavras com /s/ss/z/c/ç/x/ch/ns;
- Conhecer noção de pronome;
- Entender os tempos dos verbos;
- Entender que não somos figurinhas;
- Realizar leituras  de várias fábulas: A raposa e o corvo, a formiguinha e a neve,
A raposa e  a cegonha, o macaco e o boneco de cera;
- Conhecer as historinhas ;O gato que anda sozinho, Vacaruja;
- Compreender a importância do natal.
-Noção de pronome;
-Verbos;
 5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Quantitativamente avaliarei...
-Prova oral e escrita

Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

www. turmadaMônica.com. Br
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. 
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
 
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.



_____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário