Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013


N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente:  Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série= 3º  ano     Turma:   A/B       Turno: M/V
Disciplina: Matemática        Unidade: I

PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Conduzir o estudante aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática e  estimulando  a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver situação  problema.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


Construção de figuras geométricas
 Construção de sólidos geométricos
 Números de 0 a 1000
 Números pares e impares
 Ordem crescente e decrescente
Unidade e  dezena
 Dúzia e meia dúzia
Tabuada do 1 ao 9 de adição e subtração
Situações problemas


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

·        Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
·        Resolução de problemas que envolvam adição e  subtração ;
·        Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
·        Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
·        Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
·        Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
·        Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
·        Utilizar o livro didático com suas atividades.
·        Exercícios no quadro e atividades mimeografadas
·        Utilizar fichas com  numerais pares e números impares.
·       Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.

4- O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
 -Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
 -Ordenar corretamente os números na ordem
 -Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
 -Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
- Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
 -Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
 -Resolver situações problema do cotidiano fazendo uso das quatro operações.



II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade. Observando os aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

• Sistema de numeração decimal;
Leitura e escrita de números ordinais;
•As quatro operações envolvendo os números naturais;
•Antecessor e sucessor de um número;
•Calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade;
cédulas do real;( As  todos os bimestres)
• O que posso comprar?
• Pagamento de compras;
• Elaborando problemas matemáticos;
 Adição: a ideia de juntar quantidades
Adição com reagrupamento: unidades e dezenas
Adição com reagrupamento: unidades, dezenas e centenas
Subtração com recurso




3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Permitir aos alunos que criem seus registros, através dos próprios recursos, que podem ser, desde desenhos, até o processo operatório convencional que será aprimorado, com a troca entre seus pares e com a mediação do professor;
• Vivenciando a construção do conhecimento resolvendo problemas, enfrentando desafios, procurando diferentes soluções e meios de avaliação de hipóteses, levantando novas questões e possibilidades o aluno chegará aos objetivos propostos;
• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;
• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete;
 
• Ábaco.


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?
• Conhecer  o sistema de numeração decimal;
Ler e interpretar a escrita de número ordinal;
- Entender as informações transmitidas nos cálculos de adição e subtração envolvendo os números naturais;
Conhecer o antecessor e sucessor de um número;
Compreender a importância de como calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade;
• Conhecer as cédulas do real;
Descobrir o que posso comprar?
Compreender  a subtração com recurso.

                             III

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação. Ou seja desenvolver nos alunos a capacidade de: Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema e expondo suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu e formulando argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Números hindus arábicos e romanos. 
-N
úmeros pares e ímpares. 
-Adi
ção e subtração sem reagrupamento. 
-Situa
ções problema de adição e subtração e Multiplicação ;
- Sistema de medidas: medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
-Gráficos e Tabelas
-Formas geométricas espaciais
- Dobraduras com formas geométricas
- Tangram
- Mosaicos
-Tabuada;
-Cálculos de adição e subtração e Multiplicação .
Projeto de leitura: Sítio do pica -pau -amarelo


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?


Trabalhos em grupo e individual;
 Leitura e escrita de números
 Pesquisa
 Dramatização
textos informativos
 contagem em grupos
Exercícios e atividades de fixação
Jogos
exercícios com situações problema
 trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
 Leitura e escrita dos valores
Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
 Construir retas e semi-retas
 Calcular a superfície (escola, casa, etc)
 Criar situações problema com os assuntos estudados
 levantamento de informações
 Registro de dados
 Discussões
 Troca de idéias
Produções de texto
 Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos, etc)
Projeto de leitura: Sítio do pica -pau -amarelo


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Identificar os números hindus arábicos e romanos; 
-
Distingue os números pares e ímpares;
-Fazer cálculos de  Adi
ção e subtração sem reagrupamento; 
-
Conhecer situações problema de adição e subtração e Multiplicação ;
- Compreender o sistema de medidas: medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
- Reconhece e explora os números naturais em diferentes contextos.
- Estabelece e registra estratégias para resolver problemas por meio de operações
- Observar gráficos e tabelas
-
Conhecer formas geométricas espaciais
- Desenvolver habilidades em dobraduras com formas geométricas
- Conhecer com forma um Tangram
- Desenvolver habilidades na montagem do Mosaico;  
-Sistematizar a tabuada;
- Desenvolver noção  de cálculos na adição e subtração e Multiplicação .
- Desenvolver habilidades na culminância do projeto de leitura.
VI  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

 Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a  resolução de situações problema e na utilização de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas ideias , interagindo e estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
-Ideia de Divisão. 
-Multiplicação com reagrupamento.
 
-Multiplicação :tabuada até 9. 
-Situações problema de adição, subtração, multiplicação e divisão;
-Revisão de conteúdos necessários.
-Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
-Prova real;
-Situações problema envolvendo as 4 operações;
-Geometria: noções fundamentais retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

·        Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
·        Resolução de problemas que envolvam adição e  subtração ;
·        Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
·        Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
·        Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
·        Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
·        Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
·        Utilizar o livro didático com suas atividades.
·        Exercícios no quadro e atividades mimeografadas
·        Utilizar fichas com  numerais pares e números impares.
·       Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Descobrir a ideia de divisão. 
- Conhecer a multiplicação com reagrupamento.
 
-Sistematizar a  tabuada até 9. 
-
Resolver situações problema de adição, subtração, multiplicação e divisão;
-Revisão de conteúdos necessários.
- Conhecer as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Resolver prova real;
- Entender as situações problema envolvendo as 4 operações;
- Reflete e discute sobre a Geometria: noções fundamentais retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.

5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
O aluno será avaliado no seu dia -a -dia, em que será lhe atribuído uma nota bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

Ø Quantitativamente avaliarei...  Prova ,pequenos trabalhos realizados em duplas envolvendo os conteúdos trabalhados na data ou em aulas anteriores,
- Trabalho extraclasse de pesquisa relacionada a um tópico específico do programa da disciplina.

Ø Total de pontos nesta unidade:  5,0


6- Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

CENTURION, Marília Ramos. Porta aberta: matemática 3º ano. São Paulo:ftd,2008.
http://www.somatematica.com.br
http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/home.html
 EDUMATEC – Educação Matemática e Tecnologia Informática - UFRGS

http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/softwares_index.php
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematicaNúmeros, operações, espaço e forma são alguns dos temas apresentados neste site.

BIBLIOGRAFIA DE APOIO - Mori, Iracema. Viver e Aprender. - BONJORNO, Regina Azenha; Bonjorno, José Roberto. Pode Contar Comigo. - Teresa, Maria; Carmo, Maria do; Elisabete, Maria; Coelho, Armando. Coleção marcha Criança, livro integrado.

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.:     Para que a aprendizagem significativa aconteça, necessita-se disponibilidade para o envolvimento do aluno na aprendizagem, o empenho em estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo, em usar os instrumentos adequados e conhecidos que dispõe para alcançar a maior compreensão possível. Essa aprendizagem exige uma ousadia para se expor problemas, buscarem-se soluções e experimentarem-se novos caminhos, de maneira totalmente diferente da aprendizagem mecânica na qual o aluno limita seu esforço apenas em memorizar ou estabelecer relações diretas e superficiais.
 

                    _____________________________________
Professor (a)
_____________________________________
Coordenador(a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário