Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013


N.E.I.E.F  ESCOLA  MUL. VER. MOISÉS
RIBEIROGAMA PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente: Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série/Ano:     2º      Turma:   A/B    Turno: M/V
Disciplina:  Ciências    Unidade: I


PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e  agente de transformações do mundo em que vive.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
Planeta terra;
Recursos naturais:
Ar puro e poluído;
Água potável e poluída; 
Onde encontramos água na natureza;
Importância da água;
Parte sólida e líquida da Terra;

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 •Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades de pesquisa e experiências;
 •Estudo de textos diversos;
 •Experimentos ;
 •Uso de recursos midiático.



4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Conhecer os recursos naturais:
Perceber os diferentes tipos ar puro e poluído;
Refletir sobre a água potável e poluída; 
Descobrir onde encontramos água na natureza;
Refletir e discutir sobre os problemas da água;
Observar as parte sólida e líquida da Terra;



II  Unidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar,

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?


- Cultivo e Germinação de sementes;
-As plantas e o meio ambiente;
-Reflorestamento;
-Cuidados com as plantas;
-Plantas , aquáticas, terrestres e aéreas;
-Utilidades das plantas;
-Partes das plantas;
-Estações do ano;
-Sementes e mudas e germinação; 
-Jardim , horta e pomar.


3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

· Vivências dos alunos
· Vídeos
· Pesquisas
· Exposições
· Jogos e brincadeiras
· Passeio pela escola
· Conversas
· Pesquisas e trabalhos em grupos
· Visitas em loco
 
· Revistas e filmes.
· Atividades sócio-culturais
· Feira de Ciências
· Passeios
· Cartazes e desenhos


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano



III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida e saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.




2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

- Os cinco sentidos
- Reciclagem
-Planeta terra;
-Sol, lua e estrelas;
-Hábitos de higiene

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

Trabalhos em grupo e individual;
Leitura
Pesquisa
Dramatização
Textos informativos
Trabalho em grupos
Exercícios e atividades de fixação
Jogos
Entrevistas
Experiências
Gincanas


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ø Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
Ø O sol como fonte primária de energia para a vida na terra e o processo de fotossíntese.
Ø Identificar os cinco sentidos
Ø Desenvolver hábitos de higiene
Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Desenvolver o conceito de reciclagem
Ø Conhecer o planeta terra;
Ø Discutir as condições gerais do sol, lua e estrelas;


IV  Unidade


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar e comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?
Seres vivos e sem vida

Os animais
Animais úteis e nocivos
Animais selvagens e domésticos 
Animais aquáticos e terrestres
Animais de duas e de quatro patas
Animais com ossos e sem ossos
Cadeia alimentar
Ambientes que habitam
Ciclo de desenvolvimento dos animais
Saúde e vacinas
Verminose ( profilaxia)
O corpo humano

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 •Relatos de experiências pessoais;
• Projetos de estudos;
• Seqüências de atividades;
 •Estudo de textos;
 •Experimentos ;
 •Uso de recursos midiático.

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Ø Identificar as formas de nascimentos dos animais
Ø Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Ø Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Ø Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Ø Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Ø Discutir a preservação dos animais em extinção
Ø Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes

5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Ø Qualitativamente avaliarei...
-Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
- Trabalhos escritos e orais;
Debates ,estudo dirigido;
-Pesquisa;
- Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
- Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

Ø Quantitativamente avaliarei...
-Prova oral e escrita

Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos

6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Ciências/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
- MARIA, Tereza .Marcha  Criança  - Ciências / (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo- Ciências / (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras- Ciências / ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio) Ciências
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio) Ciências
- Internet Google- Ciências

7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada, a conviver em grupo de maneira cooperativa e produtiva. 
Dessa forma, são fundamentais as situações em que aprendam dialogar, ouvir o outro e ajudá-lo, pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em tarefa conjunta.
 
É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
A organização das atividades que favoreçam a linguagem,oral e escrita, como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupa papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceberem a necessidade de dialogar, resolver desavenças, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriando-se de conhecimentos.

        
        _____________________________________
Professor (a)
         _____________________________________
                                              Coordenador

Nenhum comentário:

Postar um comentário