VAMOS PESCAR! Jesus, Pedro, o peixe e a moeda.
Mateus 7.7-11; 17.24-27; Filipenses 4.19
Pegue seu kit da História, cartolina, fita adesiva e tesouras. como está é uma história da série "Legal Demais!", você vai precisar de palitos de dente, um pãozinho e uma moeda para cada criança. Você vai esconder a moeda dentro do pão antes da aula. Não se esqueça de lavar e secar bem as moedas. (as crianças não devem perceber que a moeda está dento do pão.) Corte círculos de papel azul para representar o mar e coloque-os em pratos de papel. Segure o pãozinho, pressione com um dedo um dos lado e enfie a moeda, escondendo-a bem. Arrume os pães nos pratos de papel, uma para da aluno, antes da aula. Os pães serão usados como "peixes" pelas crianças, para falar da ocasião em que Jesus precisou de dinheiro para pagar imposto. Ele disse a Pedro para abrir o primeiro peixe que pescasse e ali encontraria a moeda necessária. Durante esta aula divertida, as crianças irão abrir literalmente seus pães-peixes e descobrirão que eles escondem um tesouro! Mais trade, durante o lanche, descobrirão que Deus sempre supre todas as nossas necessidades, exatamente como fez com Jesus. (Nota: As crianças poderão entregar suas moedas na coleta ou levar seu tesouro para casa. Ficarão animadas para mostrar a todos a moeda conseguida na classe. Com certeza, as pessoas irão perguntar como foram conseguidas.)
NA MINHA OPINIÃO: compre aquelas moedas de chocolate, pois acho mais higiênico do que colocar no pão uma moeda de verdade, e depois podem comer o pão.
Separe as fichas, palitos, cartolina e tesouras. Mande as crianças se sentar, no chão, ou ao redor de uma mesa, e entregue a cada uma um prato de papel forrado de azul, com o pãozinho já preparado. Fale para não mexerem no pão ainda. Diga: Vocês acham que esses pãezinhos estão parecendo peixes nadando no mar? Na Bíblia, os peixes são mencionados muitas vezes, mas uma das minhas história favoritas de pescaria está relatada no Novo Testamento. Enquanto contamos a história de como Deus providenciou uma coisa que Jesus estava necessitando, vamos transformar esses pães em peixes, fazendo nadadeiras de papel para colocar neles. Na hora certa, vocês recortarão uma cauda e nadadeiras para colocar nos pãezinhos. Prestem atenção na história para ver do que Jesus e Pedro precisavam e como Deus supriu a necessidade através do poder de Jesus.
Pedro aproximou-se de Jesus um dia e falou que os cobradores de impostos estavam pedindo que pagassem o que deviam. Infelizmente, Pedro não tinha dinheiro nenhum para dar. "O que vamos fazer?", Pedro quis saber. Jesus não estavam nenhum pouco preocupado e respondeu a Pedro: "Vá até o lago e quando pegar um peixe, abra a boca dele". Vamos fazer uma cauda para nossos peixes enquanto respondemos algumas perguntas. Diga às crianças que não devem mexer nos pães ainda.
Enquanto preparam as caudas para peixes, pergunte:
Por que Jesus não estava preocupado sobre como iria pagar os impostos?
Por que foi bom Pedro conversar com Jesus sobre a necessidade deles?
Depois que as caudas estiverem colocadas, continue a história?
Pedro obedeceu a Jesus e foi até o lago. O primeiro peixe que pegou ficava se sacudindo de um lado para o outro, mas ele conseguiu abrir sua boca. Vamos fazer agora uma nadadeira enquanto respondemos mais perguntas. Enquanto as crianças trabalham pergunte:
O que Pedro fez para obedecer a Jesus?
Por que é importante obedecer a Jesus depois de pedirmos ajuda quando necessitamos de alguma coisa?
Depois que as nadadeiras tiverem sido colocadas, continue a história. Diga: O que será que Pedro achou quando abriu a boca do peixe? Pedro encontrou uma moeda chamada dracma - uma moeda de prata, que era exatamente o que precisavam para pagar impostos! Daqui a pouco nós também vamos abrir a boca dos nossa peixes para ver se encontramos alguma coisa. Mas antes, vamos responder mais algumas perguntas sobre essa história e ler um pouco a respeito do que Deus providencia para nós, quando necessário.
PARA SEMPRE NA MEMÓRIA
Chame voluntários para ler em voz alta Mateus 7.7-11 e Felipenses 4.19. Depois faça perguntas dos versículos.
Diga Jesus não ficou preocupado por causa dos impostos porque saiba de suas necessidades seriam supridas através do poder de Deus, de um modo incrível! Jesus queria que Pedro entendesse que Ele podia cuidas de tudo que necessitasse - mas esse foi um modo bem diferente de se conseguir uma moeda, não? Agora vocês podem abrir seus pães e ver se encontram alguma coisa lá dentro!
Depois das crianças descobrirem as moedas escondidas, deixe que comam os pãezinhos enquanto vocês conversam sobre os meios que Deus usa para suprir nossas necessidades, como por exemplo, nos dando coragem quando temos medo, alimentos e abrigo quando precisamos, perdão e vida eterna através de Jesus.
Fonte: 23ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA
Cenário que fiz para outra aula que dei sobre o mesmo assunto. Aula completa clique aqui
Ideia retirada da net.
HORA DA ATIVIDADE:
HORA DA LEMBRANCINHA:
Os peixinhos são feitos de meia e sabonete, para a criança usar no banho. (ideia retirada da net)
Ideia retirada da net.
Fiz essa peixe com copo plástico, e coloquei uma moeda de chocolate dentro. O passo a passo dele clique aqui
Mais MODELOS de PEIXES clique aqui
Você pode comprar moedas de chocolate para dar para as crianças
Na entrada da sala você pode fazer uma cortina de papel laminado.
OUTRA MANEIRA DE CONTAR ESSA HISTÓRIA clique aqui
DEZ LEPROSOS
Salmo 100; Lucas 17.11-19; 1 Tessalonicenses 5.18
ANTES DE COMEÇAR...
Pegue seu Kit História clique aqui e os seguintes itens: tesoura, papel toalha, tinta guache ou aquarela, pincéis (ou cotonetes) e uma tigela de água com sabão. Escolha cores claras, como tons pastéis e branco (se sua cortina for de lisa e o branco em pedaços de 30 cm, um para cada criança. Seus alunos irão pintar sobre a cortina, para representar as marcas e manchas dos dez leprosos. Depois, no transcorrer da história, irão usar a água com sabão e o papel toalha (ou esponjas) para remover as manchas. Nesta lição, as crianças descobrirão que é importante ter um espírito grato e ter o desejo de expressar prontamente essa gratidão a Jesus porque Ele nos socorre com Seu amor. As crianças encerrarão a aula usando o papel branco para criarem cartões de agradecimento a Jesus.
CONTAR A HISTÓRIA
Coloque a cortina no chão com as tintas e a vasilha de água com sabão na assadeira. (Forre o chão embaixo da cortina com folhas de jornal para ter uma proteção extra.) Entregue os pincéis e cotonetes às crianças, que devem estar sentadas ao redor da cortina. Diga: Vamos pensar um pouco. Se você pudesse pintar um quadro para demonstrar a gratidão a Jesus por seu amor e ajuda, o que desenharia? Talvez um coração para expressar seu amor ou quem sabe, um sol brilhante para expressar o calor da alegria e gratidão que você sente. Há muitas maneiras de expressarmos nossa gratidão a Jesus por aquilo que Ele é e faz. Afinal de contas, não já nada mais natural do que querer agradecer pelas coisas que Deus faz, certo? Mas há muito tempo, muito tempo, existiu um grupo de pessoas que não foi tão grato assim. Vamos usar essas tintas e nossa cortina para nos lembrarmos da história de dez homens que precisavam de Jesus e de sua ajuda, e como somente um dele mostrou que seu coração era agradecido.
Conte a história dos dez leprosos que se encontra em Lucas 17.11-19. Peça para as crianças desenharem os personagens e as manchas no momento adequado da história. Peça que sejam cuidadosas par anão se sujarem com tintas.
Há muito tempo existiam dez leprosos. A lepra era uma doença terrível. É uma doença que deixa a pele muito feia e dolorida, que provoca manchas, bolhas e feridas por todo o corpo da pessoa. (Peça para as crianças desenharem três manchas na cortina.) ninguém gostava muito de quem tinha lepra. As pessoas ficavam com medo de pegarem também, e por isso mantinham os leprosos afastados. Imaginem como eles se sentiam doentes e sozinhos. (Peça para as crianças desenharem na cortina um rostinho triste.) Apesar de quase todas sentirem medo dos leprosos, Jesus não tinha. Ele ama a todos da mesma maneira. Um dia, Jesus encontrou-se com dez homens leprosos numa estrada. De longe, eles imploravam a Jesus: "Tenha piedade de nós, Senhor!".
Vocês sabem o que Jesus fez? Ele fez as manchas desaparecerem, limpou completamente a pele deles! (Peça para as crianças limparem rápida e silenciosamente todas as manchas e rostos tristes que pintaram, usando a água com sabão e papel toalha.) Imaginem como aqueles homens ficaram felizes! (Mande as crianças desenharem rostos alegres.) Nove deles correram para contar a seus amigos que haviam sido curados. Não pararam nem para fizer obrigado a Jesus! Foram ingratos! Mas um deles agiu de modo diferente. Ele voltou para agradecer a Jesus e louvar a Deus! (Pintem corações na cortina.) Somente um homem expressou sua gratidão e amor por Jesus fica feliz quando temos um espírito grato e expressamos gratidão ao Senhor! (Escrevem a frase: "Obrigado, Senhor", na cortina.)
Coloquem o material de pintura de lado e deixem a cortina secar. Diga: Imaginem só! Eles nem se incomodaram de agradecer a Jesus por esse milagre e pelo amor que receberam! honramos e louvamos ao Senhor quando expressamos nossa gratidão a Jesus e a Deus. Esse é um motivo pelo qual costumamos vir à igreja. vamos pensar mais um pouco sobre como expressar nossa gratidão pelo amor, misericórdia e socorro que recebemos de Jesus. Retire a cortina de cima dos jornais e deixe-a secar. Vocês voltarão a pintar sobre as folhas de jornal daqui a pouco.
Chame alguns voluntários para ler em voz alta 1 Crônicas 16.8,34; Salmo 7.17 e 1 Tessalonicenses 5.18. Pergunte:
Por que Jesus quis ajudar os leprosos? Por que Ele quer nos ajudar?
Por que expressar nossa gratidão a Jesus demonstrar o amor que temos por Ele?
O que você pode fazer para agradecer a Jesus?
Como podemos mostrar nossa gratidão?
Diga: Há muitas maneiras de expressarmos nosso amor e gratidão a Jesus! Uma delas é lendo a Bíblia. Vamos ler juntos um salmo de agradecimento a Jesus. Leiam juntos, e em voz alta, o Salmo 100. Depois convide as crianças a confeccionarem um poster para Jesus, usando o papel branco cortado e as tintas. Se houver tempo, pendure a cortina na sala para que as crianças se lembrem da importância de sermos gratos a Jesus por tudo o que nos faz, todos os dias. (A pintura pode ser retirada da cortina com água morna e sabão e recolocada em seu Kit da História.) Termine a aula cantando "Quão bondosa amigo é Cristo".
DIVERSÃO EXTRA
Acabe com o "bicho carpinteiro" das crianças promovendo uma brincadeira de revezamento de gratidão. Pela a cada criança que escolha um item do Kit da História. Forme duas filas com as crianças e coloque todos os objetos no chão, na frente da primeira criança da fila. Quando você der o sinal do partida, a primeira criança deve começar a passar para trás os objetos, dizendo: "Muito obrigado!". Continuem passando e agradecendo até que todos os itens cheguem ao final da fila. Depois façam o caminho inverso até que todos os objetos voltem ao seu começo.
ANTES DE COMEÇAR...
Pegue seu Kit História clique aqui e os seguintes itens: tesoura, papel toalha, tinta guache ou aquarela, pincéis (ou cotonetes) e uma tigela de água com sabão. Escolha cores claras, como tons pastéis e branco (se sua cortina for de lisa e o branco em pedaços de 30 cm, um para cada criança. Seus alunos irão pintar sobre a cortina, para representar as marcas e manchas dos dez leprosos. Depois, no transcorrer da história, irão usar a água com sabão e o papel toalha (ou esponjas) para remover as manchas. Nesta lição, as crianças descobrirão que é importante ter um espírito grato e ter o desejo de expressar prontamente essa gratidão a Jesus porque Ele nos socorre com Seu amor. As crianças encerrarão a aula usando o papel branco para criarem cartões de agradecimento a Jesus.
CONTAR A HISTÓRIA
Coloque a cortina no chão com as tintas e a vasilha de água com sabão na assadeira. (Forre o chão embaixo da cortina com folhas de jornal para ter uma proteção extra.) Entregue os pincéis e cotonetes às crianças, que devem estar sentadas ao redor da cortina. Diga: Vamos pensar um pouco. Se você pudesse pintar um quadro para demonstrar a gratidão a Jesus por seu amor e ajuda, o que desenharia? Talvez um coração para expressar seu amor ou quem sabe, um sol brilhante para expressar o calor da alegria e gratidão que você sente. Há muitas maneiras de expressarmos nossa gratidão a Jesus por aquilo que Ele é e faz. Afinal de contas, não já nada mais natural do que querer agradecer pelas coisas que Deus faz, certo? Mas há muito tempo, muito tempo, existiu um grupo de pessoas que não foi tão grato assim. Vamos usar essas tintas e nossa cortina para nos lembrarmos da história de dez homens que precisavam de Jesus e de sua ajuda, e como somente um dele mostrou que seu coração era agradecido.
Conte a história dos dez leprosos que se encontra em Lucas 17.11-19. Peça para as crianças desenharem os personagens e as manchas no momento adequado da história. Peça que sejam cuidadosas par anão se sujarem com tintas.
Há muito tempo existiam dez leprosos. A lepra era uma doença terrível. É uma doença que deixa a pele muito feia e dolorida, que provoca manchas, bolhas e feridas por todo o corpo da pessoa. (Peça para as crianças desenharem três manchas na cortina.) ninguém gostava muito de quem tinha lepra. As pessoas ficavam com medo de pegarem também, e por isso mantinham os leprosos afastados. Imaginem como eles se sentiam doentes e sozinhos. (Peça para as crianças desenharem na cortina um rostinho triste.) Apesar de quase todas sentirem medo dos leprosos, Jesus não tinha. Ele ama a todos da mesma maneira. Um dia, Jesus encontrou-se com dez homens leprosos numa estrada. De longe, eles imploravam a Jesus: "Tenha piedade de nós, Senhor!".
Vocês sabem o que Jesus fez? Ele fez as manchas desaparecerem, limpou completamente a pele deles! (Peça para as crianças limparem rápida e silenciosamente todas as manchas e rostos tristes que pintaram, usando a água com sabão e papel toalha.) Imaginem como aqueles homens ficaram felizes! (Mande as crianças desenharem rostos alegres.) Nove deles correram para contar a seus amigos que haviam sido curados. Não pararam nem para fizer obrigado a Jesus! Foram ingratos! Mas um deles agiu de modo diferente. Ele voltou para agradecer a Jesus e louvar a Deus! (Pintem corações na cortina.) Somente um homem expressou sua gratidão e amor por Jesus fica feliz quando temos um espírito grato e expressamos gratidão ao Senhor! (Escrevem a frase: "Obrigado, Senhor", na cortina.)
Coloquem o material de pintura de lado e deixem a cortina secar. Diga: Imaginem só! Eles nem se incomodaram de agradecer a Jesus por esse milagre e pelo amor que receberam! honramos e louvamos ao Senhor quando expressamos nossa gratidão a Jesus e a Deus. Esse é um motivo pelo qual costumamos vir à igreja. vamos pensar mais um pouco sobre como expressar nossa gratidão pelo amor, misericórdia e socorro que recebemos de Jesus. Retire a cortina de cima dos jornais e deixe-a secar. Vocês voltarão a pintar sobre as folhas de jornal daqui a pouco.
PARA SEMPRE NA MEMÓRIA
Chame alguns voluntários para ler em voz alta 1 Crônicas 16.8,34; Salmo 7.17 e 1 Tessalonicenses 5.18. Pergunte:
Por que Jesus quis ajudar os leprosos? Por que Ele quer nos ajudar?
Por que expressar nossa gratidão a Jesus demonstrar o amor que temos por Ele?
O que você pode fazer para agradecer a Jesus?
Como podemos mostrar nossa gratidão?
Diga: Há muitas maneiras de expressarmos nosso amor e gratidão a Jesus! Uma delas é lendo a Bíblia. Vamos ler juntos um salmo de agradecimento a Jesus. Leiam juntos, e em voz alta, o Salmo 100. Depois convide as crianças a confeccionarem um poster para Jesus, usando o papel branco cortado e as tintas. Se houver tempo, pendure a cortina na sala para que as crianças se lembrem da importância de sermos gratos a Jesus por tudo o que nos faz, todos os dias. (A pintura pode ser retirada da cortina com água morna e sabão e recolocada em seu Kit da História.) Termine a aula cantando "Quão bondosa amigo é Cristo".
DIVERSÃO EXTRA
Acabe com o "bicho carpinteiro" das crianças promovendo uma brincadeira de revezamento de gratidão. Pela a cada criança que escolha um item do Kit da História. Forme duas filas com as crianças e coloque todos os objetos no chão, na frente da primeira criança da fila. Quando você der o sinal do partida, a primeira criança deve começar a passar para trás os objetos, dizendo: "Muito obrigado!". Continuem passando e agradecendo até que todos os itens cheguem ao final da fila. Depois façam o caminho inverso até que todos os objetos voltem ao seu começo.
Fonte: 22ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA
Fiz esses fantoches de feltro para contar essa história. Detalhes da outra aula clique aqui
Ideia retirada da net.
Ideia retirada da net
Mais VISUAIS e IDEIAS clique aqui
Ideia retirada da net. Você pode dar um menino para cada um e eles mesmo fazerem os leprosos.
Mais ATIVIDADES clique aqui
Read more: http://blogtiale.blogspot.com/search/label/MEXA-SE%20QUE%20L%C3%81%20VEM%20HIST%C3%93RIA#ixzz2Rlm1Pvr6
Nenhum comentário:
Postar um comentário