Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013


Abará

500 gramas de feijão-fradinho quebrado
2 cebolas grandes raladas
colher de (chá) de gengibre ralado
100 gramas de camarão defumado moído
xícara de (café) de azeite-de-dendê
3 dentes de alho moídos
sal a gosto


Triturar o feijão-fradinho no processador. Em seguida, lavar para tirar toda a casca. Deixar o feijão de molho por 6 horas. Passar no moedor ou liquidificador com a cebola, o gengibre, o sal, o camarão e o alho, transformando numa massa. Bater a massa com uma colher de pau e acrescentar o azeite-de-dendê. Enrolar porções em folha de bananeira e cozinhar no vapor.


Abóbora ao creme de bacalhau


Filé:
 (sopa) de tomate picado sem pele e sem semente
 (sopa) de pimentão vermelho picado
 (sopa) de cebolinha picada
 (sopa) de salsinha picada
 (sopa) de azeite
400 gramas de bacalhau cozido sem pele e sem espinhas
1 dente de alho esmagado
1 cebola ralada bem fina

Creme:
 (sopa) de farinha de trigo
 (sopa) de margarina "diet"
 (chá) de cebola ralada
½ copo de noz moscada
2 claras em neve
1 copo de leite
1 ovo inteiro
Sal a gosto

Abóbora:
 (sopa) de farinha de pão integral com queijo ralado
2 abóboras paulista cortadas ao meio, sem caroço



Bacalhau:
Em uma frigideira colocar o azeite e deixar esquentar. Em seguida, colocar o alho e a cebola e deixar dourar. Acrescentar o bacalhau previamente cozido sem pele e sem espinhas e deixar refogar por uns minutos. Em seguida, acrescentar o pimentão vermelho e o tomate e por fim a cebolinha e salsinha. Reservar este refogado.

Creme:
Juntar todos os ingredientes, menos a margarina e a cebola e mexer para formar um creme. Em uma panela colocar a margarina e deixar refogar com a cebola. Acrescentar a mistura e vá mexendo até obter ponto de creme grosso. Deixar o creme esfriar.

Montagem do prato:
Depois do creme frio, acrescentar a clara em neve e mexer muito delicadamente e, nesta hora, acrescentar o bacalhau refogado e frio. Colocar esta massa na metade da abóbora paulista que já deve ter sido cozida no micro-ondas por 10 minutos em potência média de cabeça para baixo sem as sementes (passar óleo por fora da abóbora). Em seguida levar ao forno médio polvilhada com 1 colher de farinha de pão integral com queijo ralado. Servir quente.
Almôndegas de Bacalhau

 (sopa) de cebolinha verde picada
 (sopa) de parmesão ralado
 (sopa) de farinha de trigo
 (sopa) de manteiga
 (sopa) de salsinha
500 gramas de bacalhau ling moído
200 gramas de batata espremida
2 fatia de pão de forma
pimenta-do-reino preta
óleo de soja para fritar
3 gemas de ovos
4 copo de leite
sal


Desfazer as fatias de pão em um pouco de leite morno. Em uma tigela, misturar bem o bacalhau com a batata, o pão espremido, as gemas, o queijo e os cheiros verdes. Amasse até ligar, provar o sal e demais temperos e deixar descansar um pouco, para melhor ligar. Fazer almôndegas do tamanho desejado, fritar aos poucos, em bastante óleo quente e colocar sobre papel absorvente para perder o excesso de gordura. Quase na hora de servir, colocar as almôndegas no molho bem quente. Deixar apenas levantar fervura, retirar do fogo e servir. Dica: para valorizar o prato, juntar champignons ao molho e queijo parmesão ralado

Molho:
Em uma tigela misturar o leite com a farinha de trigo e reservar. Em uma panela (de preferencia de Teflon) derreter a manteiga em fogo brando para não escurecer e em seguida adicionar a mistura de leite e farinha de trigo sempre mexendo com uma colher de pau. Colocar Sal a gosto. Aos poucos a mistura irá encorpando. Apagar o fogo ao ponto desejado. Se necessário colocar mais leite para afinar o ponto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário