Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

É muito comum encontrar nas escolas crianças com transtornos psicomotores. Crianças que não conseguem segurar o lápis corretamente, letra é ilegível,algumas escrevem com tanta força que chegam a rasgar a folha, ou escrevem tão clarinho que não dá pra ler, outras não entendem o que direita e esquerda e muitos outros problemas . Atividades psicomotoras podem ajudar estas crianças a amenizar estes problemas. Incentivar a motricidade fina da criança pode ser feita tanto na sala de aula pelo professor quanto nas intervenções psicopedagógica.Nesta dica utilize um prego de tamanho grande para fazer os furos em um papelão ou papel cartão, use também linhas coloridas pode ser lã ou outra linha e para servir de agulha use um material de plastico ou vc pode usar um palito de dente, amarre a linha em uma das pontas e use a outra como agulha.

Outra dica de como usar esta atividade é usá-la com adultos. Muitos adultos depois de AVC, Acidentes automobilísticos , sem falar nas doenças degenerativas que comprometem profundamente a parte motora do individuo precisam ser estimulada constantemente. Além de que esta atividade estimulada a arte e pode até se transformar em uma fonte de renda.

Valorizar a atividade depois de pronta é uma parte muito importante e deve servir de avaliação. Pergunte a seus alunos o que eles acharam, se gostaram, o que fariam diferente, depois pegue todos os resultados e monte quadros com molduras de Eva e decore sua sala além de ficar lindo, vai valorizar o trabalho dos seus alunos, eles vão se sentir valorizados e isto terá reflexo em sua auto - estima.

Silabário de tampinhas de pet...

Material:Eva, tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e números.
Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
linguagem Fonética;
Linguagem Silábica;
Sugestão pode ser usado tampinhas de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também.

Vai e Vem de garrafa pet

Móbile da garrafa pet







Porta treco, de latas de leite em pó.



Objetivos: construção de um brinquedo, trabalhar a socialização, a amizade, o lúdico, o trabalho em grupo, a dança, a atenção e a proporção. 
Materiais: caixas de papelão, cola quente, cola branca, papel Ecocores, Tinta Guache ou Acrílica (preta, vermelha e branca), papel crepom (saia), tesoura, pincel e estilete.
Modo de fazer o brinquedo:
1 - Corpo do boi
Pegue uma caixa de papelão grande e achatada, corte o fundo em forma de círculo ou oval.
Pinte a caixa de preto com Tinta Guache ou Acrílica. Decore com papel Ecocores.
Cole crepom em toda a volta da caixa (saia do boi).
Corte tiras de crepom de várias cores, cole no meio de um retângulo de papelão. Enrole e pinte de preto. Fure um lado da caixa de papelão e encaixe o rabo do boi.
2 – Cabeça do boi
Pegue uma caixa de papelão menor, achatada, faça um corte chanfrado e cole o papelão (narinas).
Corte os chifres do boi em papelão e cole na parte superior da cabeça.
Faça um triângulo em papelão e cole unindo o corpo e a cabeça do boi. Pinte tudo e cole os olhos do boi.
Faça quatro furos na parte superior do corpo do boi, introduza uma fita de cada lado e amarre por dentro (alças).

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário