Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS


Segundo Howard Gardner(Margens da Mente: A Teoria de inteligências Múltiplas, em 1983) "a inteligência é a capacidade de resolver problemas cotidianos, para gerar novos problemas, para criar produtos ou para oferecer serviços dentro do próprio ambito cultural".
Existem pessoas com uma grande capacidade intelectual, porém incapaz de fazer muitos amigos. Ao contrário existem pessoas bem secedidas nos negócios, mas na vida acadêmica não se sai muito bem. Se sair bem em cada uma dessas áres exige inteligência, mas em cada área utiliamos um tipo de inteligência diferente. Para entender melhor por que seu aluno se sai bem em determinado conhecimento, mas não em outros. E para aprender como traçar caminhos para fezê-lo se sair melhor em uma área onde possui maoir dificuldade, leia com atenção algumas dos tipos de inteligências e veja qual a melhor forma de trabalhar para que esse aluno aprenda melhor:
  • Área Linguístico-verbal
SE DESTACA EM: Leitura, escrita, narração de histórias, memorização de datas, pensar em palavras.
GOSTA DE:Ler, escrever, contar histórias, falar, memorizar, montar quebra-cabeças.
APRENDE MELHOR:Lendo, escutando e vendo palavras, falando, escrevendo, discutindo e debatendo.
  • Lógico-matemática
SE DESTACA EM: Matemática, raciocínio, lógica, solução de problemas, pautas
GOSTA DE: resolver problemas, questionar, trabalhar com números, experimentar.
APRENDE MELHOR: Usando pautas e relações, classificando, trabalhando com o abstrato.
  • Espacial
SE DESTACA EM:Leitura de mapas, gráficos, desenho, labirintos, quebra-cabeças, imaginação de coisas, visualização.
GOSTA DE : desenhar, construir, criar, sonhar acordado, olhar desenhos.
APRENDE MELHOR:trabalhando com desenhos e cores, visualizando, usando seu olho mental, desenhando.
  • Corporal-cinéstésica
SE DESTACA EM: atletismo, dança, arte dramática, trabalhos manuais, utilização de ferramentas.
GOSTA DE : Mover-se, tocar e falar, linguagem corporal.
APRENDE MELHOR: Tocando, movendo-se, processando informações por meio das sensações corporais.
  • Musical
SE DESTACA EM: cantar, reconhecer sons, recordar melodias, ritmos;
GOSTA DE : Cantar, cantarolar, tocar um instrumento, escutar música,
APRENDE MELHOR: pelo ritmo, pela melodia,cantando, ecutando músicas e melodias.
  • Interpessoal
SE DESTACA EM:Enteder as pessoas, liderando, organizando, comunicando, resolvendo onflitos, vendendo.
GOSTA DE: Ter amifos, falar com pessoas, juntar-se com pessoas.
APRENDE MELHOR: Compartilhando, comparando, relacionando, entrevistando, cooperando.
  • Intrapessoal
SE DESTACA EM: Enteder a si mesmo, reconhecer seus pontos fortes e fracos, estabelecendo objetivos.
GOSTA DE: Trabalhos sozinhos, refletir, seguir seus interesses.
APRENDE MELHOR: Trabalhando sozinho, fazendo projetos no seu próprio rítmo, tendo espaço e refletindo. 
  • Naturalista
SE DESTACA EM: Entender a natureza, fazendo distinções, identificando fauna e a flora.
GOSTA DE : Participar com a natureza, fazendo distinções
APRENDE MELHOR: Trabalhar no meio natural, explorar os seres vivos, aprende sobre plantas e temas relacionados com a natureza.

MORA, Estela. Psicopedagogia infanto-adolescente: guia de orientações para pais e ducadores. Grupo Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário