Páginas

domingo, 14 de julho de 2013

Perspectiva, planos e profundidade



Em construção







O desenho



Todo artista que realiza uma composição visual, seja bidimensional ou tridimensional, parte do desenho. Na verdade, ele faz o estudo prévio da sua obra. Através desse estudo ele planeja como ficará sua produção. Sem falar daquele que sua obra é o próprio desenho.

Sendo assim, o desenho é uma técnica que nos permite representar idéias, pensamentos ou coisas concretas no papel ou em outro material que escolhermos. Para isso, podemos utilizar instrumentos como lápis, caneta, pincel, carvão, pedra, spray, mouse de computador e até mesmo o dedo.

O desenho geralmente é feito com linhas, formas e texturas.

Ele pode ser livre, usado como terapia e lazer, como também pode ser técnico e preciso, usado como ferramenta de trabalho.

Vamos abordar algumas formas de desenho. Como ficaria difícil colocarmos todas as formas, escolhemos aquelas que você mais utilizará. Então vamos lá!

1 – Desenho de memória

Quando desenhamos algo que não está a nossa vista e sim em nossa memória.

2 – Desenho de observação

Quando desenhamos algo que está a nossa vista, representando-o conforme o enxergamos. Muitos artistas usam essa forma de produção. Lembra-se dos impressionistas que mostravam no seu trabalho o que observavam, até mesmo a intensidade da luz? Para você aplicar essa forma de desenho é necessário uma ótima observação, percebendo a forma, a proporção, o volume, os detalhes que compõem o objeto e, ainda, poderá colocar sua interpretação pessoal de luz, sombra, textura e cor.




Atividade – DESENHO DE OBSERVAÇÃO, ESTILIZAÇÃO E ABSTRAÇÃO.

Este exercício é dividido em três etapas, em três quadros ou três folhas diferentes:

A primeira etapa (OBSERVAÇÃO) é o desenho de observação, partindo da observação dos objetos que o professor exibirá em classe. Tente enquadrar o desenho no quadro usando uma linha horizontal e outra vertical para encontrar o centro da página, estas linhas servirão de referência para seu enquadramento.

A segunda etapa (ESTILIZAÇÃO) você irá criar uma estilização (desenho com traços simplificados), partindo da base e estrutura do primeiro.

A terceira etapa (ABSTRAÇÃO) neste último quadro você irá criar um desenho a partir das estruturas do segundo quadro, porém se trata de um desenho abstrato ou abstração das formas do desenho original, ou seja, este desenho não deve se parecer com nenhum dos objetos desenhados no primeiro quadro, mas é uma modificação usando formas abstratas para representar os objetos.

Veja alguns exemplos abaixo:






.......................................................................................................................

3 – Desenho criativo dirigido ou livre

Quando realizamos um desenho conforme a nossa criatividade e imaginação.

Na verdade, pode ser algo que não existe e você criou a sua maneira, ou algo que já existe, mas você deu a sua interpretação pessoal. Pode acontecer de duas formas:


A)  Desenho criativo dirigido – quando outra pessoa escolhe o tema.

B)  Desenho criativo livre – quando você escolhe o tema.

Um ótimo exemplo desse tipo de desenho é a ilustração que estudaremos a seguir.


Atividade – ILUSTRAÇÃO.

Nesta atividade você irá criar uma ilustração sobre o tema que o professor sugerir em classe.
Este desenho deverá ser feito em uma folha de papel sulfite branco, ou até mesmo em uma folha de seu caderno de desenho para ser entregue ao professor.
Capriche pintando sua obra!
 .......................................................................................................................
Ainda existe o desenho só com pontos, que você já viu no pontilhismo, só com linhas de forma figurativa ou abstrata e só com formas geométricas ou partindo delas, como você viu no estudo da forma.

Não poderíamos, no entanto nos esquecer-nos dos desenhos feitos no computador, que são auxiliados por excelentes programas de computação, explorados pelos desenhistas gráficos e programadores visuais.

Também vamos dar espaço especial para os chargistas, cartunistas e caricaturistas. Você sabe quem são? Tenho certeza que sim, pois eles estão em todos os meios de comunicação como televisão, revistas, jornais, livros e gibis. Todos eles trabalham com um cunho humorístico, fazem-nos rir ao mesmo tempo que nos passam informações, realizando críticas e transmitindo conhecimentos. Eles são, sem dúvida, espetaculares!
Caricaturista: é o desenhista que ao representar o seu personagem exagera ou simplifica alguns traços da pessoa, como o formato do rosto, do bigode, da orelha, do topete, etc. O Brasil possui excelentes representantes nessa área: Henfil, Chico e Paulo Caruso, Millôr Fernandes, Ique, Ziraldo, Jaguar, Aroeira e outros.

Cartunista: é o desenhista que lança mão de caricaturas ou desenhos estilizados para representar um cena ou situação humorística, com legenda ou não. Ele, normalmente, usa os mesmos recursos gráficos que existem nas cenas de um gibi.

Chargista: é o desenhista que usa todos os recursos que você já estudou. Ele representa o “humor”, com base em um conhecimento específico. Por isso, você deve manter-se informado sobre os acontecimentos e notícias, para que possa entender a charge. O assunto preferido dos chargistas é a política.

Ilustrador: é o desenhista que dá, através das imagens que produz e cria, vida, alegria e sentido aos cartazes, capas, textos de livros, folhetos, revistas, poesias e crônicas.




Atividade – DESENHO DE HUMOR - CARICATURA.
Vamos nos divertir um pouco fazendo a caricatura de um colega de classe ou professor da Escola. Capriche pintando sua obra!


.......................................................................................................................




Grandes desenhistas:

Leonardo di Ser Piero da Vinci ou simplesmente Leonardo da Vinci, foi umpolímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientistamatemáticoengenheiroinventoranatomistapintor,escultorarquitetobotânicopoeta e músico. É ainda conhecido como o precursor daaviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante.



Albrecht Dürer foi um gravadorpintor e ilustrador alemão.



Maurits Cornelis Escher foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuraslitografias e meios-tons que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações doinfinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.



Vídeo com obras de Escher


Nenhum comentário:

Postar um comentário