DINÂMICA DO DESAFIO
Material: Caixa de bombom embrulhada para presente
Procedimento: colocar uma música animada, para tocar e vai passando no círculo uma caixa (no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: ta preparado? Você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? Ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, ok? Esta é a última vez , e quando o felizardo o fizer agora terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem ‘coma o chocolate’.
Objetivos: essa dinâmica serve para nós percebemos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
DINÂMICA: "O PRESENTE"
Dinâmica: O PRESENTE
01- Você é uma pessoa especial, e por isso está recebendo este presente, mas, na verdade, não se anime muito, pois este presente não é seu! Entregue-o à pessoa que considera DINÂMICA, dando pulinhos.
02- Ser dinâmico é estar sempre presente, ajudando sem cessar. Mas... este presente não é seu .... Entregue-o a uma pessoa EXTROVERTIDA, recitando um verso.
03- Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas a ela), mas.... todo este carinho você irá demonstrar, entregando este presente a uma pessoa CALMA, fazendo movimentos lentos e calmos.
04-Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre clara a sua opinião. Mas o presente também não é seu... Entregue-o a uma pessoa CRIATIVA, criando um movimento diferente.
05- Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você, as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher aquela que diz na hora o que pensa, uma pessoa SINCERA, dando um sincero abraço.
06- Nós admiramos você pela sua sinceridade e na sua simpatia, dê uma voltinha..., mas apenas para escolher uma pessoa DEDICADA e passar este presente, dando voltinhas.
07- A dedicação é um ato de entrega, o que é fundamental para realizar bem qualquer coisa, mas nem só de pão vive o homem, então, não vai ser difícil, entregue este presente a uma pessoa CONFIANTE, dançando.
08- A confiança é fundamental, nos orienta a atingir nossos ideais, mas você já está confiante demais achando que este presente lhe pertence, entregue-o à uma pessoa AMIGA, cantando.
09- Você foi eleita a pessoa AMIGA . Parabéns!
Ser amigo é primordial, é reunir um pouco de todas as qualidades, é ter amor no coração. Este presente é para você. E você como bom amigo, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando este momento especial.
Que Deus dê a todos a esperança e a força para lutarmos por um ano de muitas Vitórias e Paz.
segunda-feira, 6 de maio de 2013
DINÂMICAS DE LEITURA PARA A SALA DE AULA
PAR OU ÍMPAR?
a) O Professor prepara papeletas numeradas de l a 10;
b) O Professor solicita a alguns alunos que sorteiem as papeletas;
c) Caso o aluno sorteie uma papeleta com número par, deverá elaborar uma pergunta ou exercício sobre o texto e respondê-los. Caso o aluno sorteie uma papeleta com número ímpar, deverá elaborar uma pergunta ou exercício sobre o texto e indicar um colega, que irá respondê-los.
Observações:
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com novos sorteios;
2a) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
ATENÇÃO À RESPOSTA E À OPINIÃO
a) O Professor faz uma pergunta sobre o texto e solicita a um aluno que a responda;
b) O Professor solicita a um segundo aluno que diga se concorda ou não com a resposta do colega e por quê;
c) O Professor solicita a um terceiro aluno que:
l) repita a reposta do primeiro colega e a opinião do segundo;
2) diga se concorda ou não com a opinião do segundo colega e por quê.
Observações:
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com uma nova pergunta;
2a) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
CORRIJA A CORREÇÃO
a) O Professor faz uma pergunta sobre o texto e solicita a um aluno que a responda;
b) O Professor solicita a um segundo aluno que diga (expressando-se, apenas, com sim ou não, se a resposta do colega está ou não correta);
c) O Professor solicita a um terceiro aluno que diga se a correção da resposta feita pelo colega (o segundo aluno) está ou não certa e por quê?
Observações:
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com uma nova pergunta;
2a) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
GANHA A MELHOR CORREÇÃO
a) O Professor explica que cada fileira de alunos constitui um grupo, atribuindo um número ou letra de identificação a cada uma;
b) O Professor solicita que todos os alunos respondam a questões sobre o texto, por escrito, numa papeleta;
c) O Professor indica, em cada grupo, um aluno para exercer a função de corrigir as respostas dos colegas, escrevendo certo ou errado em cada papeleta;
d) O Professor solicita aos alunos que corrigiram que leiam as respostas e a correção feita,
e) O Professor atribuirá pontos às correções feitas de maneira certa, ganhando o grupo que fizer maior número de pontos.
Observações:
la) Para que a leitura das respostas pelos alunos que fizeram a sua correção não se torne excessivamente repetitiva, o Professor poderá variar as questões entre os diversos grupos;
2a) A Dinâmica poderá ter continuidade com novas questões;
3a) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
LOCALIZE A INFORMAÇÃO NO TEXTO
a) O Professor solicita a um aluno que fale, sem consultar o texto lido, uma idéia ou informação que tenha considerado significativa;
b) O Professor solicita a outro aluno que, consultando o texto, escolha e leia o trecho que, na sua opinião, melhor expresse (de maneira mais clara e direta) a ideia ou informação apresentada pelo colega.
Observações;
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com a solicitação de uma nova idéia ou informação;
2a) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
EXPLIQUE O QUE FOI LIDO
a) O Professor solicita a um aluno que, consultando o texto lido, escolha um trecho e leia em voz alta;
b) O Professor solicita a um segundo aluno que, sem recorrer à leitura do texto, explique, da maneira mais clara possível, as idéias ou informações do trecho lido pelo colega. Este aluno, se quiser, poderá, também, usar exemplos ou escrever esquemas no quadro, ou fazer desenhos de figuras ou sinais, ou, ainda, usar objetos como apoio à sua explicação.
Observações;
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com a leitura de um novo trecho;
2a) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
FONTE:
RANGEL, Mary. Dinâmicas de leituras para sala de aula. 17ª ed. Rio de Janeiro
terça-feira, 26 de março de 2013
POR UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS
A indisciplina é um grande rival da aprendizagem e do bom convívio escolar, ela amplia a violência no espaço da escola, que deveria ser de segurança e respeito.
Devido a isto, iniciamos o nosso ano escolar com o tema “PAZ e SOLIDARIEDADE”, com o objetivo de fortalecer os valores que as promovam, não só no ambiente escolar, como em todo espaço social.
A disciplina Educação Física tem como objetivos específicos:
1º ano
Construir e adaptar as regras escolares definidas nas aulas, reconhecendo sua importância na construção de um espaço de paz.
2º e 3º anos
Participar das atividades corporais, adotando atitudes cooperativas e solidárias, favorecendo a paz no ambiente escolar.
4º e 5º anos
Valorizar a prática da Educação Física e reconhecer a sua importância como atividade fundamental à saúde e à promoção da paz no ambiente escolar.
DINÂMICAS DE GRUPO
As atividades relacionadas abaixo têm como objetivo favorecer o sentimento de grupo, proporcionando uma acolhida positiva para todos, além de proporcionar momentos de reflexão sobre a importância de um espaço harmônico e seguro para todos e da valorização de regras construídas em grupo para a promoção da PAZ.
1. O GAROTINHO (O ALUNO) CHAMADO AMOR
Fazer gestos, cada vez que na história aparecer as seguintes palavras:
PAZ – Aperto de mão
AMOR – Um abraço
GARRA – Trocar de lugar (ou bater bem forte os pés no chão)
SORRISO – Gargalhada
BEM-VINDOS – Bate palmas
Era uma vez um garotinho (aluno) chamado AMOR. AMOR sonhava sempre com a PAZ. Certo dia, descobriu que a vida só tinha sentido quando ele descobrisse a PAZ, e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando à escola onde estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios, e foi nesse momento que o AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a PAZ, pois sentiu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, basta saber dar um SORRISO.
Então traga a PAZ, o SORRISO e a GARRA para junto de nós. Dê um SORRISO bem bonito e sejam todos BEM-VINDOS.
2. ABRAÇOS MUSICAIS
Os alunos dançando no ritmo da música. Abraçando os colegas enquanto dançam. Quando a música parar, os alunos deverão abraçar apenas um colega.
Ao iniciar a música os alunos deverão dançar em dupla.
Na próxima vez que a música parar, trocar de par, fazer um abraço em grupos de três. E assim sucessivamente, até fazer um grande abraço com todos.
3. ESTÁTUA DO TOQUE
Ao som da música, as crianças devem se movimentar de acordo com o ritmo. Quando a música parar, os alunos deverão ficar imóveis, porém tocando no colega. Isto é, abraçando, de mãos dadas, aperto de mão, tocando no cabelo etc.
É eliminado do jogo o aluno que não tocar em nenhum colega, o que fizer algum toque de forma agressiva ou o que se mexer.
4. PAZ NA ESCOLA
Material necessário: Desenho da sua escola, fita gomada, pincel de lousa ou papel e lápis.
O que o aluno deve fazer para construir uma escola de paz?
http://2ano.blogdante.com.br/?idCategoria=1535&cdHistorico= |
Os alunos que quiserem se manifestar devem ir até à lousa, e escrever em volta do desenho como pode contribuir para que a escola seja um espaço de PAZ, ou a professora entrega papel para os alunos, que devem escrever as suas respostas. O aluno deverá ler para os colegas o que escreveu e depois colocar o papel em volta do desenho.
Posteriormente, a professora, junto com os alunos, criarão regras disciplinares que deverão ser cumpridas por todos no decorrer do ano.
Ao final da atividade, colocar a música Paz pela paz de Nando Cordel (http://letras.terra.com.br/nando-cordel-musicas/204823/)
UNESCO 2000 - Por uma cultura de paz e não violência, reconhece a cota de responsabilidade de cada um com o futuro da humanidade, especialmente com as crianças de hoje e as gerações futuras. Cada indivíduo deve se comprometer – em sua vida diária, em sua família, no seu trabalho, na sua comunidade, no seu país e na sua região, a:
Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou preconceito; rejeitar a violência sob todas as formas; defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural; respeitar os princípios democráticos , de modo a construir novas formas de solidariedade visando o fim da exclusão, da injustiça e da opressão política e econômica e promover um comportamento de consumo responsável pela preservação do equilíbrio da natureza do planeta.
Texto para trabalhar com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental:
UBUNTU
A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.
Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar
os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo
até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?
Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"
UBUNTU P'RA VOCÊ!
FONTE:
http://educarmovimento.blogspot.com/
domingo, 24 de fevereiro de 2013
DINÂMICAS
Marcha dos Chapéus
Os participantes formam um círculo e marcham ao compasso da música, um atrás do outro como os chapéus postos, menos um. Os chapéus devem ser passados ao companheiro que marcha na frente. Quando a música cessa repentinamente, um ficará sem chapéu e este deve sair do círculo, levando um chapéu. O último que consiga manter seu chapéu será o vencedor. Pode-se fazer a brincadeira com um só chapéu no círculo. O participante que ficar com o chapéu na cabeça ao cessar a música, sairá do círculo.
Ovelha Perdida
Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu redor. O cego vai apontando com a sua vara e pergunta: “Você é a Minha Ovelha Perdida?” A pessoa apontada deve pegar a vara e levá-la perto da sua boca e emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o lugar do cego. Cada vez que isto acontece, os jogadores mudam de lugar para não ser reconhecida a sua posição.
Fazendo Compras
Um círculo com uma pessoa no centro. O participante que vai fazer compras dará voltas ao redor do círculo e deter-se-á em frente de um dos participantes e dirá, por exemplo: “Vou ao México, que posso comprar?” Imediatamente, contará até dez e antes que termine, o concorrente a quem está falando terá que mencionar três coisas que comecem com M (como manteiga, medicamentos, meias). Se não conseguir fazer isto, então ele tomará o lugar do que vai fazer compras. Poderá mencionar qualquer lugar e as coisas compradas terão que começar com a inicial do nome do lugar.
Caçar na Natureza
Jesus usava a Natureza para as suas ilustrações. Divida a classe em três ou quatro grupos. A cada grupo deve ser dada uma lista idêntica de artigos que devem ser encontrados. Ninguém pode sair da área designada.
Sugestões: sementes, trevo, haste de grama, folha de árvore, penas de aves, varinhas, pedaços de papel. Especifique um limite de tempo de mais ou menos 3 a 5 minutos. O grupo que conseguir mais itens é o vencedor.
Seguem para Samaria
Fazer uns quadrados no chão formando um grande círculo. Um quadrado para cada criança menos um que será o que “sobra”. Cada jogador ficará dentro do seu quadrado até que receba um toque do que sobra, ao este estar circulando e dizendo: “Segue-me para Samaria”. O que foi tocado coloca a sua mão no “sobra” e o segue. À medida que os outros vão sendo tocados e vão aumentando a fila que vai sendo unida pelas mãos no ombro, o líder pode gritar: “Os romanos vêm vindo”. Então, todos correm para os seus quadrados. O que ficar sem quadrado é “sobra”.
Corrida de Jornais
A cada participante são fornecidas duas folhas de jornal. Cada passo na corrida deve ser dado em cima dos jornais. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em cima; põe a outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás, trazendo-a novamente à frente, e assim sucessivamente até alcançar o alvo. (Percorrer todo o trajeto estipulado).
Fonte: Sementinha Kids
domingo, 17 de fevereiro de 2013
DINÂMICA: AUXÍLIO MÚTUO
Dinâmica: "Auxílio mútuo”
Objetivo: Refletir sobre a importância do próximo em nossa vida.
Material: Um pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé.
É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.
Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda.
O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!!
Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.
Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao a outro que seremos ajudados.
FONTE:
JORNAL MUNDO JOVEM
FONTE:
JORNAL MUNDO JOVEM
UM GAROTINHO CHAMADO AMOR (DINÂMICA)
DESENVOLVIMENTO:
Fazer gestos cada vez que na história aparecer as seguintes palavras:
PAZ: aperto de mão
GARRA: trocar de lugar
BEM-VINDOS: Bater palmas
AMOR: Dar um abraço
SORRISO: Gargalhadas
UM GAROTINHO CHAMADO AMOR
Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
AMOR sonhava sempre com a PAZ. Um certo dia sonhou que a vida só teria sentido, quando ele descobrisse a PAZ e, foi justamente nesse dia que AMOR saiu à procura da PAZ.
Chegando junto ao colégio onde estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia muita PAZ, pois sentiu ainda que a PAZ existe no interior de cada um de nós, basta saber dar um SORRISO.
E nesse momento, com os seus pensamentos voando, a turma gritou bem forte:
AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
AMOR respondeu com muita GARRA.
Sim, encontrei a PAZ.
Ela existe em cada um de nós, basta saber dar um SORRISO. Então traga a PAZ, o SORRISO e a GARRA para junto de nós, dê um SORRISO bonito e sejam BEM-VINDOS!
domingo, 10 de fevereiro de 2013
DINÂMICAS PARA A SALA DE AULA
SOLETRANDO DE TRÁS PARA FRENTE
Participantes: No mínimo 10 alunos
Material: Palavras previamente escolhidas.
Para este jogo escolha, com antecedência, palavras de 4 ou 5 letras. Essas palavras devem ser soletradas de trás para frente.
O participante que cometer engano (ou trocar a ordem das letras ou esquecer alguma), ou que hesitar demasiadamente, irá para o fim da fila ou sairá do jogo, dependendo de quanto tempo se pretende gastar com essa brincadeira.
Quanto mais maduro for o grupo, maiores e mais difíceis podem ser as palavras.
PENSAR NO ABC
Participantes: No mínimo 10 alunos.
Os participantes encontram-se todos em círculo.
A brincadeira inicia nomeando, um a um, seguindo o círculo, o nome de um país, seguindo a ordem alfabética.
Assim,por exemplo: ARGENTINA, BRASIL, CHILE... Sai quem não souber continuar.
Podem ser usados nomes de frutas, pessoas, objetos, animais, cidades brasileiras, etc.
PALAVRAS EMBARALHADAS
Participantes: Dois grupos de alunos (meninos e meninas, por exemplo)
Material: Folha de papel com várias palavras.
O professor mostrará uma folha de papel aos participantes com quinze palavras, cujas letras estarão embaralhadas.
Os alunos terão que identificar e escrever as palavras corretamente. Cada palavra descoberta valerá 10 pontos. Vencerá o grupo que fizer mais pontos.
Exemplos: oarm (amor)
mlaina (animal)
igmao (amigo)
sábado, 26 de janeiro de 2013
quinta-feira, 14 de junho de 2012
DINÂMICA : " UMA VIAGEM DE NAVIO "
FINALIDADE:
Possibilitar o autoconhecimento e facilitar a integração.
MATERIAL:
Giz e aparelho de som, CD de música instrumental.
DESENVOLVIMENTO:
1. O Coordenador desenha no chão o espaço do navio. O espaço deve ser grande o suficiente para conter todo o grupo.
2. Pedir que todos entrem no navio, que se movimentem ao som da música, reconhecendo o espaço e cumprimentando-se de forma criativa, sem palavras.
3. O Coordenador vai desenvolvendo as etapas da viagem, solicitando ao grupo que vivencie cada uma delas adequadamente:
* navegando em mares calmos;
*observando a natureza em volta;
* percebendo que uma tempestade se aproxima;
* enfrentando a tempestade;
* retornando à calmaria;
Avistando o porto;
* preparando-se pra o fim da viagem;
* desembarcando.
4. Todos sentam-se em círculo na sala e cada participante diz o que mais lhe chamou a atenção durante a viagem, avaliando o nível de suas relações e levantando as dificuldades. Em seguida, comparar a viagem com as relações no trabalho e na escola.
FONTE: DINÂMICAS DE GRUPO NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS, DPeA EDITORA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário