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segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ESTÁGIOS DO 


DESENVOLVIMENTO HUMANO

 
     A noção de estágio é de certo modo, artificial e surge como instrumento de análise, indispensável para a explicação dos processos e das características que se vão formando ao longo do desenvolvimento da criança.
    A criança, à medida que evolui vai–se ajustando à realidade circundante e superando de modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confronta. Os sucessivos ajustamentos da criança ao meio ao longo do seu desenvolvimento devem ser interpretados em função dos seus estágios.
      Piaget não considera os estágios de forma global, mas sim, cada estágio não comportando todas as funções mentais, fisiológicas, sociais e afetivas, mas somente funções específicas. Assim considera a existência de estágios diferentes relativamente à inteligência, à linguagem e percepção.
      Cada estágio é definido por diferentes formas de pensamento. A criança deve atravessar cada estágio seguindo uma sequência regular, ou seja, os estágios de desenvolvimento cognitivo são sequênciais. Se a criança não for estimulada, motivada na devida altura não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento. Assim, torna-se necessário que em cada estágio a criança experiencie e tenha tempo suficiente para interiorizar a experiência antes de prosseguir para cada estágio seguinte.
       Normalmente, a criança não apresenta características de um único estágio com exceção do sensório-motor, podendo refletir certas tendências e formas do estágio anterior e / ou posterior.

 
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
 FASE SENSÓRIO – MOTOR ( O A 24 MESES )
CARACTERÍSTICAS
INFERÊNCIAS
*Experiência com o imediato*Utiliza o sentido / busca visual*Interage com o meio*Ausência de linguagem*Desenvolvimento mental*Pensamento representativo (objeto)   *Proporcionar experiências visuais à criança*Estimular a criança através do ambiente (objetos):Bola, jogos de encaixe, brinquedos para água e areia, bonecas e carrinho, imitar gestos


 FASE PRÉ – OPERATÓRIO ( 2 A 7 ANOS)
CARACTERÍSTICAS
INFERÊNCIAS
*Já  utiliza Inteligência  e ação do pensamento*Fase do jogo simbólico*Linguagem egocêntrica*Primeiras atribuições de significados aos desenhos*Pensamento egocêntrico com predomínio da assimilação artificial*Momento do imaginário, sonhador*Atividades com jogos*Faz de conta*Desenhos livres*Sensibilização e estímulos com canções  e histórias*Dramatização*Atividade com destreza manual*Jogos de equipe 

 FASE OPERAÇÕES CONCRETAS ( 7 A 12 ANOS)
CARACTERÍSTICAS
INFERÊNCIAS
*Reorganiza o pensamento com realismo* Adquire a capacidade de realizar operações, mais precisa de realidade concreta*Interioriza regras sociais e morais*Super valoriza o grupo de pares*Capacidade maior de concentração*Atividades utilizando material concreto*Proporcionar momentos para expor opinião construindo regras sociais e morais*Desenvolver trabalhos em grupo*Oportunizar momentos onde o educando possa expressar seu ponto de vista e se colocar no lugar do outro 


 FASE OPERAÇÕES FORMAIS ( 12  A 16 ANOS)
CARACTERÍSTICAS
INFERÊNCIAS
*Notáveis transformações nas características do pensamento.*Realiza raciocínio abstrato*Desenvolve a própria identidade*Pensa e formula hipóteses (conceitos e valores)*Resolve os problemas que surgem à sua volta *Trabalhar com atividades enfocando o realismo (reportagens, entrevistas, gráficos), etc.*Desenvolver atividades do cotidiano utilizando desafios*Proporcionar estudo de textos que gerem debates expondo opinião (ponto de vista)*Oportunizar e direcionar através de projetos e atividades lúdicas conceitos e valores 
 Bibliografia
- Bringuier, J., Conversas com Jean Piaget, Bertrand, Lisboa, 1978
- Piaget Jean, Psicologia e Epistemologia, Dom Quixote, Lisboa, 1989.
- Piaget, J., Inhelder, B., A imagem mental na criança, Livraria Civilização, Porto, 1984
- Sites da internet:

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