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segunda-feira, 19 de agosto de 2013


FILME - Preciosa



PRECIOSA: RETRATOS DE UMA SOBREVIVÊNCIA TRÁGICA

Sinopse: O filme começa em Harlem, no ano de 1987. A história é narrada pela personagem principal, que em alguns intervalos, insere seu ponto de vista nas situações apresentadas. A protagonista citada é a adolescente afro-americana Clareece "Precious" Jones (Gabourey Sidibe), que vive (ou sobrevive?) com sua familia desajustada; engravidada duas vezes pelo pai e em uma relação destrutiva com a sua mãe (Mo'Nique). Preciosa é muito fechada para os outros, mas aberta a reflexões, e daí, temos alguns dos momentos mais bonitos do filme. Toda reflexão de Preciosa se transforma em poesia: ás vezes ela relata ser apaixonada pelo professor, não gosta (e não consegue) ler e adora matemática (ela diz que nem sabe o motivo).

Filmado em apenas cinco semanas, e com um orçamento, digamos, ínfimo para a realidade da indústria cinematográfica hollywoodiana, Preciosa ainda aborda, de forma ligeira, o processo de escrita como forma de expurgar suas dores e ressentimentos: na sala de aula, a adolescente Preciosa e suas colegas usam as experiências diárias (e passadas) para abordagem dos seus respectivos panoramas de vida.

Narrado de forma poética (como já dito) e com interferências poderosas do roteiro (na cena em que a mãe conversa com ela através de uma foto), o filme nos permite assisti-lo de forma confortável, devido a estes maneirismos da sétima arte, mesmo que estejamos diante de uma história amarga e intensamente sofrida.



REFLEXÕES SOBRE O FILME:

1. Por que ao adentrar na sala de aula da nova instituição “Each one teach one” (Cada um ensina um), Preciosa sente-se como inserida em uma redoma de luz. Como você interpreta essa cena?

2. A educação (escolarização) é importante na vida de Preciosa? Aos 16 anos Preciosa ainda tem dificuldades de leitura apesar de ser inteligente e muito reflexiva. O que pode ter prejudicado seu aprendizado?

3. Quando a diretora de sua escola fica sabendo de sua 2ª gravidez encaminha-a para uma escola alternativa. Como você analisa o comportamento da diretora?

4. O que muda na vida da adolescente depois que ela muda de escola?

5. Devido aos estupros, Preciosa engravida duas vezes: a avó ajuda na criação da sua primeira filha, apelidada de Mongo. Por que ela era chamada dessa forma?

6. “Eu gostaria de ter um namorado com pele clara e cabelos fabulosos... eu queria ser capa de revista”. O que leva Preciosa a ter esse tipo de pensamento?

7. A mãe de Preciosa a obriga a comer um enorme pé de porco mesmo sem fome. Por que ela não reage aos abusos da mãe?

8. “Tenho pena dela, é só uma professora, não uma assistente social”. A princípio essa frase pode causar estranheza, mas analisando melhor percebe-se a sensibilidade e grandiosidade de Preciosa que nem os maus-tratos da mãe conseguiram destruir. Por quê? O que ela quer dizer com isso?

9.“Você sabe soletrar imigrante ilegal?” Por que uma das alunas da escola faz essa pergunta a uma das colegas da classe?

10. Quando descobre que sua professora é lésbica Preciosa nos presenteia com mais uma de suas sensíveis reflexões a respeito dos homossexuais. O que isso representa em termos de amadurecimento para Preciosa?

11. Qual o impacto da notícia da morte do pai para Preciosa?

12. “Semana passada, Sr. Raimi me pediu que escrevesse como eu queria ser: eu disse: cabelos longos, pele clara e magra.” Por que Preciosa queria ser assim?

Atividades elaboradas por Dilmara Furlan de Faira e baseadas em resenha de Leonardo Campos no site:

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/cinema/leonardo_cinema_10_preciosa

Pesquisa:

1. O diretor do filme fez uso de cores intensas e de planos fechados em determinados momentos do filme. Em linguagem cinematográfica o que pode representar essa intenção do diretor?

2. Preciosa sai para um passeio a um museu e ouve o discurso de Marthin Luther King, que ficou conhecido como “I have a dream.” A partir dessa intertextualidade que relevância as palavras ditas por um ativista político em 1963 podem ter tido sobre Preciosa?

3. O que são personagens planos e esféricos? Identifique no filme exemplos dessas personagens.

4. O que é a Síndrome de Down? E o Mongolismo? Por que elas receberam esses nomes?

5. Preciosa sofria violência doméstica. A Lei Maria da Penha se aplicaria a esse caso?

6. Quem define os padrões de beleza? O que é belo e o que não é? Por quê?


Ato Público em Defesa dos Royalties

Ato Público em Defesa dos Royalties: Alexandre Lima

Quatro gênios no Palácio Anchieta "Mestres Espanhóis" reúne Goya, Picasso, Miró e Dalí

Que tal um passeio com seus filhos neste fim de semana, na companhia de grandes artista?



Salvador Dalí, Francisco de Goya, Pablo Picasso e Juan Miró reunidos na exposição
 "Mestres Espanhóis", que fica em cartaz no Palácio Anchieta até 2 de outubro



Uma exposição inédita no Brasil celebrando os 460 anos do Palácio Anchieta traz a genialidade de quatro gigantes das artes plásticas mundiais. A partir de hoje, o público confere, na sede do governo do Estado, a mostra "Mestres Espanhóis", com gravuras originais de Francisco Goya, Joan Miró, Salvador Dalí e Pablo Picasso.

A exposição reúne 101 desenhos, todos do acervo do instituto italiano Collezioni D'arte Camú. Entre os trabalhos, esboços de grandes obras, projetos para peças teatrais e ilustrações para obras literárias. O acervo impressiona: são 40 obras de Picasso, 20 litogravuras (impressão em pedra) e um frontispício (primeira página de um livro após a página com o título) de Miró, 18 obras de um frontispício de Goya e 21 ilustrações de Dalí para uma edição de "Fausto", de Goethe.

À primeira vista, pode parecer, no mínimo, estranho, colocar lado a lado um pintor do século XVIII com três artistas do século XX. Mas o curador de "Mestres Espanhóis", Diego D'Ermoggine, diz que Goya não causa nenhum efeito estranho junto a Picasso, Dalí e Miró. "Goya é o primeiro no campo das artes a iniciar a exploração dos lugares escondidos da mente e da psiquê humana, algo que Dalí e os demais fariam 200 anos depois. Diria que ele é como se fosse o pai dos outros, nesse terreno. A série 'Provérbios', que estará na mostra, é bem tocante nesse sentido", exalta o especialista.

Curiosidades

Na série, uma das mais intrigantes feitas pelo pintor favorito da corte espanhola do final do século XVIII, são ilustrados provérbios e ditados populares, mas de maneira totalmente inédita. Os homens e mulheres das gravuras parecem sair de um cenário de sonho de Goya. O resultado são cenas, muitas vezes, sinistras e assustadoras. Ele os desenhou no final da vida, transtornado por seu problema de surdez.

A curadoria também teve que suar para destacar Picasso e Dalí. "É fácil cair na obviedade ao se montar uma exposição com esses dois. Preferimos envolver o público com trabalhos menos conhecidos deles no terreno gráfico, mas que encontram vários reflexos nas suas obras imortais", finaliza.

Traços marcantes dos artistas

Goya

Viveu de 1746 a 1828. Pintor da corte, retratou sua época com realismo.


Dalí

Com o pintor catalão (1904-1989), a escola surrealista ganhou espaço no mundo.

Miró

O catalão (1893-1983) deixou sua marca na simplicidade de linhas e pontos.

Picasso

Viveu de 1881 a 1973. O espanhol gênio do século XX fundou o Cubismo.

Confira


Mestres Espanhóis: gravuras originas de Goya, Miró, Dalí e Picasso.
Onde: Palácio Anchieta, Cidade Alta, Vitória.
Visitação: terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h.
Temporada: até 2 de outubro. Informações: (27) 3315-7071.


Quanto: gratuito.

MENSAGEM DA EXPERIÊNCIA

Esta mensagem retirei do blog   "Alma de educador", me remeteu aos meus avós com quem eu vivi momentos que não esquecerei jamais.

Leia a menssagem e visite o blog  http://almadeeducador.blogspot.com/2010/07/mensagem-da-experiencia.html

* Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me...
* Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me...
* Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência...
* Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor não se irrite, tentei fazer o melhor que pude...
* Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só...
* Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário...
* Se lhe contei pela terceira vez a mesma "história" num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me...
* Se me comporto como criança, cerque-me de carinho...
.
* Se estou doente e pareço um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade...
A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor...
Um pouco...
Do muito que te dei um dia !!!

Educação Inclusiva - Pai Tri Atleta

Esse vídeo emociona, fica claro que podemos tudo o que nos determinamos a fazer.



SOMOS TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA - PRODUÇÃO DE TEXTO

Os alunos produziram cartazes com a ajuda do professor, onde fizeram legenda das imagens recolhidas, tiveram acesso aos videos do Blog, onde puderam conhecer o cotidiano de alguns portadores da sindrome de down.
Os debates na sala de aula fomentados pelo professor oportunizaram a quebra de muitos preconceitos.
no final produziram pequenos textos com o tema gerador: SOMOS TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA, que ao final foram digitados na sala de informática.
A turma adorou o trabalho e me senti realizada com o resultado, pois vejo nas crianças uma mudança de comportamento frente as crianças especiais da escola.

















Textos produzidos pelos alunos:



SOMOS TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA


Uma PESSOA QUE TEM SIDROME DE DOWN PODE SER COMO OS OUTROS,PORTANTO TEMOS QUE TRATAR COMO UMA PESSOA NORMAL,ASSIM ELES VIVERÃO NO MEIO DE OUTRAS PESSOAS BEM.

    EU NÃO EMPORTO DE SER AMIGO DELES, PARA MIM ELES SÃO PESSOAS NORMAIS NÃO É PORQUE UMA PESSOA TEM SIDROME DE DOWN QUE SE DEVE TRATA MAL, É MELHOR TRATAR BEM.

TEM PESSOAS QUE TEM SIDROME DE DOWN QUE SÃO CAMPEÕES DE NATAÇÃO, MODELOS,ARTISTAS DE TELEVISÃO E ELE SÃO FELIZES.

 EU FICO MUITO TRISTE QUANDO ELES SÃO OFENDIDOS,SERIA BOM SE TODOS NÃO TIVESSEM PRECONCEITO.


Não tenho preconceito

Eu não acho que as pessoas que tem a síndrome de down são estranhos , quer dizer eu não tenho preconceito com eles ate por que tenho uma amiga com síndrome.
         A mãe da minha amiga Amanda que tem a sindrome, não tem a síndrome de down , ela e uma pessoa normal.
                  Eu gosto muito dela acho ela legal e muito engraçada eu brinco com ela quase todo os dias.
           Eu tenho uma outra amiga que nasceu mesmo
Especial ela tem quatro anos e não fala e não anda mais eu brinco com ela o nome dela e Larissa.
                 Minha mãe me ensinou a ter educação e respeito e nunca ter preconceito com as pessoas que são especias.

Layla


OS TEXTOS ESTÃO NO DIÁRIO DE BORDO





Uns índios - poema de Ademario Ribeiro

Uns índios - poema de Ademario Ribeiro


UNS ÍNDIOS

Uns índios pera aí,
Outros pequeninos nordestinos,
Outros tantos com destinos-norte na Calha da Morte
Pelas beiras, beradêros, caatingas,
Ribeiras, brenhas, babaçuais,
Manhas, manhãs e margens...

Uns grandes como os xinguanos,
Outros xingando e de bordunas no ar!
Outros tantos como Eliane Potigura e Graça Graúna,
Mais outros como Daniel Munduruku e Marcos Terena...

Uns como Babau Tupinambá e Juvenal Payayá,
Outros como Raoni e Sapain,
Tantos outros como Tuira Kayapó e Maninha Xukuru
Todos e todas índios e índias
Diante das lentes, códigos
Lupas, gráficos e DNAs manobrando,
Girando, prospectando e decidindo
O que somos - o que querem
Que sejamos...

Uns e outros tantos índios e índias
vão descendo – subindo - margeando
Rios, pontes, viadutos, estrelas
Ciências, velocidades, aquisições cognoscentes
Violências, tecnologias, redes
Estupros, inundações, vilanias
Transposições, viadutos, teses...

Todos e todas transmutando os Peris e Iracemas
Em todas as dimensões:
Sólido, gás, líquido, átomos, palavras,
Alma, cor, gesto, cheiro
Sombra, luz...
(e serem e são: magníficos!)

Da ação, sim, da permanência, sim,
Do não estar oculto, sim,
Mas nas trincheiras, nas arapukas,
Nos rituais... eles e elas
Proscritos "Wirás", obstinados "Wirás"
Pelas beiras, beradêros, bugreiros,
Caribocas, caboclos,
Manhas, manhãs e margens...
Eles estão e estarão por aí
E por aqui!
Abá am iõ te!
“Índio vai continuar de pé!”

CRIE UM DEBATE USANDO O VÍDEO ILHA DAS FLORES


Análise do filme "Ilha das Flores"

"Ilha das Flores", de Jorge Furtado.

A Ilha das Flores, é um lugar em Porto Alegre utilizado como grande depósito de lixo. esse lugar é o escolhido por Jorge Furtado para dar nome ao seu documentariao que trata da trajetoria den um simples tomate.
Esse documentario busca tratar do pwercurso do tomate, no mento do plantia, no supermercado, na  casa das pessoas e no momento que ele vai parar no lixo.
Com cenas animadas e trágicas, busca a reflexão sobre as desigualdas socias em um pais tão rico como o nosso, vale a pena criar um espaço para esse debate em sua sala de aula.

"CAMPANHA NÃO BATA, EDUQUE"

PARTICIPE DESTA CAMPANHA





LINK DA CAMPANHA:
http://www.naobataeduque.org.br

CAMPANHA - EU APOIO ESTA TROCA





AMIGAS COPIEM ESSA MENSAGEM EM SEUS BLOGS VAMOS MULTIPLICAR, É UMA VERGONHA QUE O PROFESSOR TEM PASSADO NESTE PAÍS  

EU APOIO ESTA TROCA

TROQUE 01 PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES

O salário de 344 professores que ensinam é igual ao de 1 parlamentar que rouba

Essa é uma campanha que vale a pena!

Repasso com solidária revolta!

Prezado amigo!

Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública em uma cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: R$650,00

Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00.
Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar?

Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado.

Incrível, mas é a pura verdade! Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estômago do meu idealismo foi duro!

Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano... São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.

Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha Argentina R$1,3 milhões.
Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior!

Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha, na qual o lema será:
'TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES'.
Repassar esta mensagem é uma obrigação, pois a vergonha que atualmente impera em nossa política está desmotivando o nosso povo e arruinando o nosso querido Brasil.
É o mínimo que podemos fazer.

CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO.


Vejam o comunicado que o Sintego enviou sobre o novo reajuste do piso nacional dos professores no link abaixo:

http://sintego.ddns.com.br/epa//visualizar_emailmkt.php?evento=25&id=170276&idemp=sintego

 


 Estatuto da Família segue para o Senado *

Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo, o substitutivo do deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) ao Estatuto da Família - Projeto de Lei 674/07, do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). A proposta retira todo o Direito de Família do Código Civil, estabelecendo lei especial. O deputado Bispo Gê Tenuta (DEM-SP) anunciou que vai recorrer à Mesa Diretora contra a aprovação da matéria. O texto será analisado agora pelo Senado.

Gê Tenuta argumentou que a reunião da CCJ não seria válida. De acordo com ele, a reunião, que não foi aberta às 10 horas porque não havia quórum, não poderia ter sido realizada à tarde com a mesma lista de presença, sem uma nova convocação dos parlamentares. O presidente da CCJ, Eliseu Padilha, informou ao parlamentar que ele poderá apresentar o recurso à Mesa. Se aprovado o recurso, o texto terá que ser novamente votado na CCJ.

Divórcio - Hoje, a lei permite que casais sem filhos façam o divórcio extrajudicial diretamente no cartório. A proposta prevê que os casais com filhos também poderão optar pela via extrajudicial, se houver acordo quanto à situação dos filhos menores.

Fica mantida a separação de corpos no caso de incapacidade de um dos cônjuges, ou para fazer cessar as obrigações conjugais durante a tramitação do processo. Os casos de violência conjugal são tratados pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), que triplicou a pena para agressões domésticas, permitiu que agressores sejam presos em flagrante, acabou com as penas pecuniárias (aquelas em que o réu é condenado a pagar cestas básicas ou multas) e trouxe uma série de medidas para proteger a mulher agredida, como a determinação da saída do agressor de casa.

A proposta também extingue qualquer restrição quanto ao regime de bens, que será de livre escolha em qualquer idade. Na falta de opção, fica mantido o regime de comunhão parcial. O Código Civil prevê que, nos casamentos de pessoas a partir dos 70 anos, é obrigatória a separação total de bens.

Polêmica - Entre os pontos polêmicos da proposta atacados por parte da bancada religiosa, está o reconhecimento das uniões estáveis quando uma ou ambas as pessoas ainda forem casadas. Hoje, ser casado é impedimento para o reconhecimento da união estável. Porém, a jurisprudência tem aceitado e a proposta assimila a posição de que, se há separação de fato, a pessoa pode constituir união estável.

Também é polêmica a proposta de que, mesmo que a união estável tenha se constituído em desrespeito aos impedimentos da lei, em caso de separação permanecerão os direitos de pensão e de divisão dos bens. A ideia é a de que apenas uma das pessoas não deve se beneficiar do enriquecimento para o qual ambas contribuíram.

Proteção ampliada - O estatuto é baseado na concepção de família como um direito fundamental. Por isso, o texto amplia os perfis de entidades familiares que devem ser protegidas pelo Estado. Além das famílias formadas pelos dois pais e seus filhos e as formadas por um dos pais e filhos, o estatuto adota também a ideia de famílias compostas por grupos de irmãos ou mesmo por grupos de parentes. O projeto trata também dos filhos concebidos por meios artificiais. Nesses casos e nos casos de adoção, o texto reconhece o direito da pessoa de conhecer os seus ascendentes, sem que isso gere direitos patrimoniais.

O relator explicou que o projeto incorpora à lei boa parte da jurisprudência, modernizando, assim, uma legislação há muito distanciada da realidade social. "Nós estamos trazendo para o Direito de Família brasileiro avanços que vemos em todo o mundo, porque a nossa legislação está fora de seu tempo", disse Eliseu Padilha. Segundo o deputado, a análise da proposta foi feita com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito de Família e caminhou no sentido de reconhecer fatos "incontestes" da sociedade, sobretudo do ponto de vista patrimonial.

(*) IBDFAM, com informações do “Jornal da Câmara”, em 03 de janeiro de 2011.

É triste, mas é a realidade em Portugal / e no Brasil não é diferente não.

 Lendo o Diário de um professor de Portugal percebi que muitas de nossas indagações estão presentes por lá tambem, no Brasil a coisa não é diferente não.

Resolvi postar aqui para dividir com as blogueiras.

FONTE: http://cogitolight.blogspot.com/2011/01/e-triste-mas-e-realidade-em-portugal.html


É triste, mas é a realidade em Portugal

O Diário do Professor Arnaldo - A fome nas escolas


Publicado em 19 de Novembro de 2010 por Arnaldo Antunes



Ontem, uma mãe lavada em lágrimas veio ter comigo à porta da escola. Que não tinha um tostão em casa, ela e o marido estão desempregados e, até ao fim do mês, tem 2 litros de leite e meia dúzia de batatas para dar aos dois filhos.

Acontece que o mais velho é meu aluno. Anda no 7.º ano, tem 12 anos mas, pela estrutura física, dir-se-ia que não tem mais de 10. Como é óbvio, fiquei chocado. Ainda lhe disse que não sou o Director de Turma do miúdo e que não podia fazer nada, a não ser alertar quem de direito, mas ela também não queria nada a não ser desabafar.

De vez em quando, dão-lhe dois ou três pães na padaria lá da beira, que ela distribui conforme pode para que os miúdos não vão de estômago vazio para a escola. Quando está completamente desesperada, como nos últimos dias, ganha coragem e recorre à instituição daqui da vila - oferecem refeições quentes aos mais necessitados. De resto, não conta a ninguém a situação em que vive, nem mesmo aos vizinhos, porque tem vergonha. Se existe pobreza envergonhada, aqui está ela em toda a sua plenitude.

Sabe que pode contar com a escola. Os miúdos têm ambos Escalão A, porque o desemprego já se prolonga há mais de um ano (quem quer duas pessoas com 45 anos de idade e habilitações ao nível da 4ª classe?). Dão-lhes o pequeno-almoço na escola e dão-lhes o almoço e o lanche.

O pior é à noite e sobretudo ao fim-de-semana. Quantas vezes aquelas duas crianças foram para a cama com meio copo de leite no estômago, misturado com o sal das suas lágrimas...

Sem saber o que dizer, segureia-a pela mão e meti-lhe 10 euros no bolso.

Começou por recusar, mas aceitou emocionada. Despediu-se a chorar, dizendoque tinha vindo ter comigo apenas por causa da mensagem que eu enviara na caderneta. Onde eu dizia, de forma dura, que «o seu educando não está minimamente concentrado nas aulas e, não raras vezes, deita a cabeça no tampo da mesma como se estivesse a dormir»

Aí, já não respondi. Senti-me culpado. Muito culpado por nunca ter reparado nesta situação dramática. Mas com 8 turmas e quase 200 alunos, como podia ter reparado?

É este o Portugal de sucesso dos nossos governantes. É este o Portugal dos nossos filhos.

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