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sexta-feira, 2 de agosto de 2013

  1. (Habilidade – reconhecer a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.)

    Natália anotou o número abaixo em seu caderno de anotações.3 043
    Uma outra forma de escrever esse número é
    1.   3000 + 40 + 3
    2.   300 + 40 + 3
    3.   30 + 40 + 3
    4.   30 + 4 + 3
  2. (Habilidade – transformar unidades de medida, em particular estabelecer a relação entre metros e quilômetros.)

    A prefeitura de “Luar” está asfaltando algumas ruas da cidade. Nesse mês, foram asfaltados 12 000 m.
    Quantos quilômetros foram asfaltados?
    1.   12
    2.   120
    3.   1200
    4.   12000
  3. (Habilidade – realizar a leitura de gráficos de setores.)

    Uma rede de supermercados resolveu fazer uma pesquisa para saber qual horário as pessoas mais gostavam de ir ao supermercado.Foram entrevistadas 2000 pessoas e o resultado está no gráfico abaixo.
    FIGUR10.jpg

    Durante qual horário a maioria das pessoas entrevistadas preferem ir ao supermercado?
    1.   8h às 12h
    2.   12h às 16h
    3.   16h às 20h
    4.   20h às 23h
    5.   23h às 24h
  4. (Habilidade – resolver problema envolvendo adição ou subtração, estabelecendo relação entre diferentes unidades monetárias.)

    Ao pagar um par de sapatos, que custava R$ 54,00, Mariana pediu para sua mãe R$ 28,00 para completar com o que ela tinha na bolsa.
    Quanto Mariana tinha na bolsa?
    1.   R$ 36,00
    2.   R$ 34,00
    3.   R$ 28,00
    4.   R$ 26,00
  5. (Habilidade – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem.)

    Um microcomputador que custa R$ 600,00 está sendo vendido na loja “INFOMARCA”, com um desconto de 25%.
    Qual é o valor desse desconto?

    1.   R$ 150,00
    2.   R$ 250,00
    3.   R$ 450,00
    4.   R$ 750,00
  6. (Habilidade – relacionar duas medidas de tempo, em especial, hora e minuto.)

    O banco Economia funciona diariamente 24 horas.
    Pedro fez os cálculos e descobriu que este banco funciona
    1.   144 minutos por dia.
    2.   240 minutos por dia
    3.   1 240 minutos por dia.
    4.   1 440 minutos por dia.
  7. (Habilidade – identificar uma figura, dentre um conjunto de figuras geométricas planas.)

    Observe, abaixo, as figuras geométricas que uma professora desenhou no quadro.
    FIGUr14.jpg

    Túlio indicou a figura que representa um losango.
    Qual dessas figuras ele indicou?
    1.   1
    2.   2
    3.   3
    4.   4
  8. (Habilidade – Resolver problema com números naturais envolvendo o significado de divisão.)

    Por qual número deve-se multiplicar 32 para se obter 3 360?
    1.   15
    2.   105
    3.   150
    4.   1 005
  9. (Habilidade – identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.)

    Marcos foi ao médico fazer exames de rotina. Assim que seu médico o viu, pediu que ele subisse na balança para se pesar.
    A seta, na reta numérica abaixo, mostra onde está o ponteiro da balança.

    FIGUR17.jpg

    Quantos quilos o ponteiro indica?
    1.   63 kg
    2.   63,5 kg
    3.   64 kg
    4.   64,5 kg
  10. (Habilidade – resolver um problema de multiplicação envolvendo números naturais, e contemplando a ideia de adição repetida.)

    Marcelo faz o controle dos materiais da escola “Aprender”. Até o final do mês de abril, ele recebeu 120 pacotes de papel reciclado, com 500 folhas cada um.
    No final do mês de abril, essa escola havia recebido
    1.   620 folhas de papel.
    2.   6 000 folhas de papel
    3.   60 000 folhas de papel.
    4.   600 000 folhas de papel
  11. (Habilidade – Reconhecer e utilizar características do Sistema de Numeração Decimal, principalmente, com relação ao valor posicional.)

    Ricardo precisa escrever um algarismo formado por quatro números diferentes.
    Qual é o maior número que ele pode escrever com os algarismos 1, 2, 3 e 4 sem repeti-los?
    1.   4 123
    2.   4 231
    3.   4 312
    4.   4 321
  12. (Habilidade – estabelecer trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores.)

    Carlos faz economia juntando moedas. Quando juntou 20 moedas de 50 centavos e 20 moedas de 1 real, Carlos trocou-as por 3 notas.
    Essas notas são
    1.   3 notas de 5 reais
    2.   3 notas de 10 reais
    3.   3 notas de 20 reais.
    4.   nota de 20 reais e 2 notas de 10 reais.
  13. (Habilidade – Resolver problemas simples envolvendo a operação de adição, usando dados apresentados em tabelas.)

    Observe a tabela, abaixo, que mostra o consumo de batatas no mês de setembro.
    FIGUR18.jpg

    Quantos quilos de batata foram consumidos no mês de setembro?
    1.   114
    2.   217
    3.   314
    4.   409
  14. (Habilidade – reconhecer a planificação de um cubo a partir da percepção espacial.)

    Para participar de um jogo, Leandro vai fazer um dado de papel igual a este.
    Dad.jpg

    Para isso precisa escolher um dos moldes abaixo
    FIGUR8.jpg

    Qual desses moldes ele deve escolher para fazer o dado?
    1.   O molde 1.
    2.   O molde 2.
    3.   O molde 3.
    4.   O molde 4.
  15. (Habilidade – identificar características (atributos) relacionadas aos sólidos geométricos e aos quadriláteros.

    Numa aula sobre a civilização egípcia, o professor de História pede a seus estudantes que construam a miniatura de uma pirâmide egípcia. Os estudantes apresentaram 4 tipos de miniatura, representadas abaixo.
    FIGUR9.jpg

    Qual das figuras acima corresponde à miniatura solicitada?
    1.   1
    2.   2
    3.   3
    4.   4
  16. (Habilidade – identificar quantos triângulos aparecem em uma figura composta por cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo.)

    O Tangram é formado por sete peças. Com ele, podemos criar figuras como mostra o desenho abaixo.
    TANGRAN1.png

    Nessa figura, aparecem quantas peças de três lados?
    1.   4
    2.   5
    3.   6
    4.   7
  17. (Habilidade – reconhecer e utilizar características do Sistema de Numeração Decimal, tais como agrupamento e troca na base 10 e o princípio do valor posicional.)

    Ricardo somou cinco dezenas ao número 4 250.
    O resultado que ele encontrou foi

    1.   4 255
    2.   4 300
    3.   4 750
    4.   4 755
  18. (Habilidade – resolver problema envolvendo multiplicação, associada à idéia de soma de parcelas iguais.)

    A banda de música Arrasta Pé fez um show beneficente na cidade de Jatobá. De cada ingresso vendido, 3 reais foram doados para uma faculdade que faz pesquisas contra o câncer. Foram ao show 3 982 pessoas.
    O total doado para pesquisas contra o câncer foi de
    1.   3 982 reais.
    2.   9 746 reais.
    3.   11 916 reais.
    4.   11 946 reais.
  19. (Habilidade – ler informações em tabelas de dupla entrada e interpretar dados em gráficos de colunas ou barras por meio da leitura de valores no eixo vertical.

    Veja o resultado da eleição para escolha do pássaro-mascote da turma do 3º ano da escola “Sucesso”.
    GRAFICO1.jpg
    1.   8 VOTOS
    2.   10 VOTOS
    3.   12 VOTOS
    4.   14 VOTOS
  20. (Habilidade – resolver um problema de estrutura aditiva.)

    Um avião tem capacidade para transportar 140 passageiros, mas em determinado vôo apenas 87 passageiros embarcaram.
    Nesse vôo, quantos passageiros a mais seriam necessários para lotar o avião?
    1.   227 passageiros
    2.   147 passageiros
    3.   63 passageiros
    4.   53 passageiros.

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