Jogos, aventais, tapetes, brinquedos, brincadeiras feitos com sucatas
POSTADO POR PROFESSORAGEORGIA ON SEGUNDA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2011
Bonecos feitos com potes e tampinhas
Carrinho feito com garrafas PET
Fantoche O rei mandou
História A velha e a bicharada
Família Bonecos de pano
História Quantos patos?
Almofadas dos sentimentos
Painel da Chamada
Luva mosquito da Dengue
Livro A descoberta das formas (fechado)
Livro A descoberta das formas ( aberto)
História A casa do coelho
Macacão Lobo Mau
Boné Lobo Mau
História A formiga Rabiga
Fantoche Lobo Mau ( história Chapeuzinho Amarelo)
Jogo Dados da Alegria
Tapete Qual a história?
Luva Elefante na teia de aranha
Fantasia de palhaço
Boneca articulada ( para brincadeiras de roda)
Luva Os dez indiozinhos ( jacaré)
Luva Os dez indiozinhos ( frente)
História O gato solitário
História Era uma vez....
Jogo Barrigas e barriguinhas
Livro O patinho feio
Avental de história Fogo no céu
Avental de história Branca de Neve
Jogo Palavra escondida
Avental de história Branca de Neve
Avental de história João e o pé de feijão
Jogo da velha gigante As princesas
Jogo das sombras As princesas
Jogo das Princesas
Avental de história Cachinhos dourados e os três ursos
Avental de história O lobo e os sete cabritinhos
Jogo da velha gigante Personagens Disney
fada Fadonstra
Fada Encantada
Jogo Pescaria
Jogo Matemática com pizza
Corrida com monstrinhos
Matemática com frutas
História Confusão na roça
História Tudo por um pacote de amendoim
Jogo pares e ímpares
Jogo Pesca polvo
Jogo dos chapéus
Corrida em zigue zague
Jogo enfiando a linha na agulha
Dominó gigante
Jogo O caça tesouros
Jogo do varal
Jogo das argolas
Jogo Mil faces
Jogo do varal
Jogo do tato
Jogo Construindo uma casa
Tapete O Reino das borboletas brancas
Fantoche A arara cantora
Luva Os cinco ratinhos amigos
Livro Livrolino
Avental Mágico
Livro Quem conta um conto....
Fantoche A abelha chocolateira
Painel A velha e os números
Almofadas encaixe as formas geométricas
Avental de história Festa no céu
Livros de pano
Tapete de história O peixinho Arco-íris
Fantoches A galinha ruiva
Avental do Mágico
Avental interativo
fantoche Planetinha
Fantoche Bom dia todas as cores
Fantoche Um bichinho diferente
Fantoches A cigarra e a formiga
Pirata de palavras
Tapete Trânsito
Jogos
SUDOKU DE CARTAZ
* Peça a cada grupo que se organize (se eles tverem dificuldade de fzr isso sozinhos, vc deverá auxiliá-los ou decidir por eles) e escolha 2 representantes;
jogador A1, jogador B1, jogador A2, jogador B2, sempre respeitando essa ordem intercalada. O 1º jogador a jogar deve comprar uma carta (pegar uma carta do BOLO da mesa) e logo em seguida jogar uma carta sua fora, dando início ao LIXO (montinho de cartas descartadas pelos jogadores durante o jogo). Tanto o LIXO quanto o BOLO ficam no centro da mesa. A partir da 2ª jogada, todos os jogadores procederão da mesma forma: primeiro compram uma carta (que pode ser do BOLO oudo LIXO, sendo que no caso do BOLO o jogador compra uma carta só e no LIXO o jogador é obrigado a pegar todas as cartas que estiverem ali, mesmo que só queira uma.
*O BOLO deve ficar de face para baixo amontoado uma carta sobre a outra e o LIXO de ficar de face para cima separadas para que todos os jogadores possam ver o que tem no LIXO.
Baralho MDC
Tabuleiro Tabú
* NÃO ESQUEÇA DE IMPRIMIR O DADO 2 VEZES EM PAPEL CARTONADO!!!!!
Dica:
Baralho Alfa e Baralho Silábico
http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/
TIRANDO SUGESTÕES DA COLEÇÃO "HOJE É DIA DE MATEMÁTICA"
TRILHA DO RESTO
DICA:
* Seguindo a ideia de reciclagem do blog que tal guardar as suas peças dentro de um simpático pote de maionese (DE PLÁSTICO)?
TABULEIRO DE FORMAS
* Excelente para trabalhar figuras geométricas planas e ângulos.
* DICA:
No lugar de marcadores de papel utilize as tampinhas de garrafa Pet pintadinhas e guarde o dado e os marcadores em potes de sabão pastoso ou margarina......reciclar é a palavra de ordem!!!
POLIMINÓS
Usando diversos quadrados de mesmo tamanho, prém em posições diferentes o poliminó é um ótimo jogo para desenvolver o raciocínio lógico.
* Copie e cole a malha quadriculada 4 vezes para formar o tabuleiro do jogo;
* Imprima os poliminós de acordo com as cores dispostas na malha quadriculada abaixo e corte-os para ter as peças do jogo: monominó, dominó, triminós, quadriminós, pentaminós e hexaminós (no caso desse jogo coloquei a disposição somente até o hexaminó, mas existem peças com quantos quadrados vc quiser trabalhar);
* O jogo é feito com 2 participantes, onde cada um joga alternadamente encaixando as peças na malha quadriculada do tabuleiro. Ganha o jogo aquele que for o último jogador a conseguir encaixar uma peça.
MALHA QUADRICULADA PARA FAZER O TABULEIRO
PEÇAS DO MONOMINÓ ATÉ OS PENTAMINÓS
* Para obter cada peça recorte seguindo as cores e ignore os quadrados brancos.
PEÇAS DOS HEXAMINÓS E HEPTAMINÓS
* Eu tentei colar como foto para o blog nos tamanhos correspondentes, porém os quadrados da malha do tabuleiro ficaram com tamanho diferente dos quadrados da malha das peças. Se vcs quiserem o arquivo em PDF é só enviar e-mail para lis_quim@yahoo.com.br que eu envio o arquivo.
* Vc tbm pode fzr o seu poliminó em EVA com as peças bem grandes. Desenhe a malha quadricula em uma folha inteira de EVA, sejamos praticos.....rsrsrs....é só usar a própria largura da régua como medida....fica muito mais rápido e do mesmo jeito faça as peças bem coloridas naqueles retalhos que sempre sobram nos nossos armários.
* Não esqueça de colar a sua malha de EVA em um papelão para que seu tabuleiro fique bem firme e não "sambe" enquanto os alunos jogam! (com toda aquela delicadeza de criança que lhes é peculiar....rsrs.....)
* Ideia da minha mãe...todos os créditos vão p ela!!!!!!!!! Guardar as peças do Poliminó naquelas cxs. de bombom Ferrero Rocher.........Olha só q chick que ficou....chickerrrrrrrrrrrrrreeeeeeeemmmmooooo!!!!!!!!!!........rsrsrsrs.............
JOGO DO BARCO
Muito bom para trabalhar figuras geométricas e raciocínio lógico!!!!!!
* Pode ser jogado com até 3 jogadores;
* Cada jogador na sua vez joga os 2 dados e segue a indicação colocando as figuras na quantidades indicadas pelos dados com o objetivo de montar a figura do barco;
* Se cair uma figura na quantidade indicada que já não tenha mais figuras disponíveis o jogador perde a vez;
* Quem conseguir cobrir o barco 1º ganha o jogo.
O Jogo do Para Frente ou Para Trás é uma versão do Viagem à Lua onde os jogadores contam as casas de acordo com os números que saem nos dados. A diferença é que nessa brincadeira o jogador pode andar casas para frente ou para trás.
* Podem brincar quantos jogadores quiserem por partida;
* Cada jogador na sua vez joga o dado e se cair para cima a face amarela o jogador anda a quantidade de casas para frente e se cair para cima a face vermelha o jogador anda a quantidade de casas para trás;
* Vence o jogador quem chegar 1º ao final da trilha.
QUANTA FALTA PARA COMPLETAR 10
O objetivo desse jogo é trabalhar a adição e subtração em sequência;
* Deve ser jogado com 2 jogadores por rodada;
* Cada jogador na sua vez joga os 2 dados iguais que vão de 0 à 5 e soma os resultados. Se cair 3 em um dado e 4 no outro ele deve somar 3+4=7. Depois deve tirar 7 de 10 para saber de 7 quanto falta para completar 10.....R= 3 e aí então deve marcar sua ficha no número 3;
* Se sair um valor já marcado por ele, este deve passar a vez;
* Cada valor do tabuleiro pode ser marcado no máximo 2 X : 1vez por jogador;
* Quem completar o tabuleiro 1º ganha o jogo.
REUTILIZANDO IDEIAS COMUNS DE SALA DE AULA
Jogo da Velha de Tabuleiro
JOGO DA VELHA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Vc pode fzr tbm com tampinhas o Jogo da Velha normal....só para descontrair e ajudar a desenvolver o raciocínio lógico com o uso de estratégia e ainda economiza papel....
Na hora de imprimir os dados ao invés de usar cartolina use papelão fino de embalagens como cx de bombom, cx de camisa, cx de aveia e outros cereais, roupa de cama, capa de caderno fino, etc....
* O papelão é como um aglomerado de folhas mais finas....sendo assim vc pode 'desfolhá-lo' e retirar a parte da propaganda e deixar só a parte que interessa, depois é só colocar na impressora e mãos à obra....vc vai ter dados durinhos.....
* Que tal uma caixa para guardar esses jogos?????
Confira o passo a passo aqui... http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/2011/09/confeccionando-jogos-pedagogicos-com.html
Jogo para trabalhar a memória e o conceito de antônimo.
* Imprima os cartões em papelão fino....vão durar muito mais tempo!!!!!
* No site http://amigadaedu2.blogspot.com.br/2010/02/jogo-do-contrario-para-download.html vc encontra outras opções de jogos para download.
9 - Jogo da Memória com placas de trânsito