Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Oficina de Alfabetização e Letramento é oferecida para professores do Campo.



Rubiluci Almeida – (Setor de Comunicação e Eventos do NSEE).
Ambiente preparado para simular um espaço na sala para estimular a leitura.
Praticidade e Dinamismo na Aprendizagem foi o tema da oficina que aconteceu durante toda a sexta-feira (22), no auditório do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte de Cruzeiro do Sul, com a equipe dos Anos Iniciais do Campo.

O objetivo é o de possibilitar os Coordenadores e Professores da zona rural uma reflexão sobre o processo de alfabetização e do Letramento, articulando – os com uma prática eficiente para o avanço da hipótese de escrita e leitura de seus alunos.

O auditório do núcleo foi organizado com ambientes como se fossem salas de leituras com diversos portadores textuais interessantes aos olhos da criança, possibilitando a todos um ambiente saudável e produtivo para o afeto na relação ensino e aprendizagem.

“A preparação do Ambiente já nos mostrou que a oficina é de grande valia, ampliando nossa prática em sala de aula, principalmente quando se trata de alunos dos anos iniciais, que é uma preocupação de todas as escolas estarem alfabetizando essas crianças. Então, foi bastante proveitosa, no sentido de ampliar cada vez mais os conhecimentos para a escrita e leitura de nossos alunos”, salientou Silvania Almeida, professora da Escola Rural Nazaré Santiago.

Para as formadoras Alice, Eudete e Socorro Braga, trabalhar com oficinas, potencializa os conhecimentos dos coordenadores das Unidades Escolares, unificando teoria e prátrica de forma prazerosa e eficaz.

O espaço do alfabeto
Galeria de textos para trabalhar com os alunos
O espaço da lembrancinhas
Jogos para trabalhar os textos lidos
Quadro numérico

Ambiente espaço e tempo
Jogos
Cantinho da leitura
Varal Didático

Preparar o espaço para o aluno se sentir a vontade
Material que faz parte da lembrancinha

Livros que encantam o aluno
Produzir imagens das historias a serem contadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário