Páginas

domingo, 1 de setembro de 2013

POESIA E POEMA



POESIA E POEMA

Como sabemos a importância de trabalharmos os Gêneros Textuais , sugerimos  este mês, abordar o Gênero Poético no qual durante o mês podemos explorar vários autores : como Elias José, Ziraldo,Manoel Bandeira, Sérgio Capparelli,  Cecília Meireles, Vinícius de Morais ,Etc .

Enfatiza-se a necessidade de educadores, principalmente nas séries inicias, pois o aluno só cria hábito se for  iniciada desde muito cedo, trabalharem com poesia  na sala de aula .
O objetivo não é transformar os discentes em grandes escritores de poemas, até porque se precisa ter dom para esta arte, mas sim transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender  o  que o poeta quis transmitir em meio aos versos.
É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças: 
Poesia:  Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.
Poema: obra em verso, composição poética, arte de retratar no papel a poesia.
Verso: cada linha de uma estrofe.
Estrofe: conjunto de versos.
Rima : É a coincidência de sons entre palavras, especialmente no final dos versos.
Disposição das estrofes  : Classificação quanto ao número de versos
Dístico  :   2 versos
Setilha:  7 versos
Terceto  :  3 versos
Oitava:  8 versos
Quarteto  : 4 versos
Nonas:  9 versos
Quintilha:  5 versos
Décimas :  10 versos
Sextilha:  6 versos
Irregulares:  mais de 10  versos
Fonte:  http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/
                                       
                                          Roteiro
Queremos descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliando seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e composições.

v  Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas
v  Trabalhar  de forma interdisciplinar, desenvolvendo o ritmo, a  entonação  de voz e expressão
v  Propiciar aos alunos contato com diversos tipos de linguagens, textos, autores ·
v  Despertar o prazer pela leitura de poemas.
v  Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
v  Recitar poesia explorando os recursos existentes.
v  Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
v   Destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público Infanto- juvenil.

Metodologia:
ü  Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma.
ü  Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos
ü  Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e estrofes)
ü  Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma
ü  Conhecer poemas consagrados da literatura ( pesquisa – internet )
ü  Declamação de poesias.
ü  Organização de murais com os autores 
ü  Produção de um poema coletivo e/ou individual.
ü  Leitura de poesias no começo e no final da aula;
ü  Construção de painéis com a poesia trabalhada;
ü  Ilustração da poesia trabalhada;
ü  Apresentação dos elementos que aparecem na poesia por meio de gravuras ou objetos;
ü  Apresentação de poesias através de diferentes linguagens – pinturas, paródias, colagens, varal, desenhos, coral, painéis, murais, etc.
Avaliação:
Por meio de observação acerca do envolvimento dos alunos nas atividades propostas; a maneira como cada aluno relaciona-se afetivamente com os demais colegas; a habilidade que eles têm com a linguagem oral nos momentos de interação; a fluência na leitura e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário