Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

PROJETO: AS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
PROJETO: AS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
TURMA: PRÉ I MATUTINO
PROFESSORA: LIDIANE

PROBLEMA: Como as frutas contribuem para uma alimentação saudável?

JUSTIFICATIVA: O Projeto Alimentação espera desenvolver bons hábitos alimentares nas crianças. Como as mesmas escolheram as frutas como a principal fonte de pesquisas e estudos, é através destas quese busca ampliarconhecimentos sobre os tipos de alimentos, ressaltando a importância de uma alimentação variada e saudável e desenvolver as potencialidades de forma plena.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
·         DÚVIDAS:
-Sobre as frutas.
- Como se escreve os nomes?

·         CERTEZAS:
-É muito bom comer.
- É muito bom tomar água, leite e suco.
- Temos que comer cenoura, feijão, arroz e carne.

OBJETIVO GERAL:Promover o consumo de alimentos apropriados a uma vida saudável a fim de desenvolver a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver atitudes voltadas à alimentação a fim de criar bons hábitos alimentares;
·         Vivenciar diversas situações de escrita, compreendendo os usos de diferentes tipos de textos;
·         Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
·         Identificar propriedades geométricas de objetos e figuras explorando suas dimensões, faces, lados, formas e contornos.
·         Relacionar a ideia de número à quantidade correspondente.
·         Desenvolver noções de lateralidade, identificando direita, esquerda, frente e atrás.
·         Familiarizar-se com a escrita, desenvolvendo o traçado de letras e numerais;
·         Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;
·         Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança ampliando habilidades motoras e musicais;
·         Reconhecer os números construindo seu significado a partir dos diferentes usos no contexto social;


CONTEÚDOS:
·         IDENTIDADE E AUTONOMIA: Alimentação.
·         MOVIMENTO: Coordenação motora Ampla e Fina; Lateralidade, Percepção de ritmo.
·         MÚSICA: Expressão Corporal, Ritmo.
·         ARTES VISUAIS: Exploração de diversos materiais, Observação e Exploração de imagens e objetos, Apreciação de obras de arte, Leitura de obras de arte.
·         LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Observação e manuseio de Material Impresso, Contato com a Leitura e a escrita.
·         MATEMÁTICA: Números, Noção de espaço, Contagem oral, Formas geométricas.

METODOLOGIA:
·       Trabalhar a coleção sobre alimentação saudável;
·       Fazer um cartaz com os alimentos saudáveis e não saudáveis;
·       Fazer uma pesquisa sobre as frutas;
·       Visita ao pomar para identificar os pés de fruta  ;
·       Gráfico sobre as frutas preferidas;
·       Cartaz com os lugares que encontramos as frutas (árvore, chão);
·       Visita a um supermercado para comprar frutas;
·       Cantar músicas e ler poemas relacionados ao tema;
·       Desenhare escrever o nome dos alimentos;
·       Desenhar a fruta preferida no piso da parede;
·       Montar os nomesdas frutas com o alfabeto móvel;
·       Realizar atividades de recorte e colagem;
·       Realizar atividades envolvendo letras e números;
·       Utilizar diferentes materiais de pintura;
·       Fazer a releitura de uma obra de arte de Giuseppe Arcimboldo;
·       Realizar diariamente uma roda de conversa sobre o tema;
·       Trabalhos com diferentes tipos de papel;
·       Brincar com massinha de modelar;
·       Contarhistórias sobre o tema;
·       Assistir DVD “A batalha dos vegetais”;

CRONOGRAMA: 26 de agosto a 30 de setembro (devido a outros eventos,datas comemorativase feriado durante este mês).

AVALIAÇÃO: Far-se-á mediante:
·         Participa de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções.
·         Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar).
·         Reconhece e escreve letras, números e palavras;
·         Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
·         Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente.
·         Identifica números nos diferentes contextos em que se encontra.
·         Desenvolve memória e conhecimento musical através de repertório de canções.
·         Desenvolveu hábito alimentar saudável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário