Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

inta-feira, 5 de janeiro de 2012

Plano anula Educação Infantil


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL  Jardim I



CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PORTUGUÊS


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS,
    ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS

COORDENAÇÕES:
RETAS


BIMESTRE

 
  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA A
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA E
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
RETAS

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • RECORDANDO:
    LETRA e E
  • LANÇAMENTO
    I
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA O
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
RETAS E CURVAS


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS
    DETALHES
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • RECORDANDO:
    LETRA A, E, I e O
  • LANÇAMENTO
    U
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE
    AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
CURVAS

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

COMPETÊNCIAS
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • USO
    DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E
    EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS
    DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO
  • USO
    DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM
  • RECONHECIMENTO
    DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO
    DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO
  • PERCEPÇÃO
    DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO
  • MANUSEIO
    DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC)
  • LEITURA
    COMO PRAZER DE LER

HABILIDADES
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • AMPLIAÇÃO
    DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS,
    PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC
  • UTILIZAÇÃO
    DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM
    COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO
    DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC
  • RECONHECIMENTO
    E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS
    CONTEXTUALIZADAS
  • ESCRITA
    UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA
  • EXPLORAÇÃO
    DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE
    PRAZER E ENTRETENIMENTO


MATEMÁTICA


BIMESTRE

  • CORES
    PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
  • TAMANHO
    (GRANDE⁄PEQUENO)
  • SEMELHANÇA
    (IGUAL⁄DIFERENTE)
  • POSIÇÃO
    (EM PÉ⁄SENTADO)
  • AGRUPAMENTOS:
    CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)
  • CONTAGEM
    DE NUMERAL ATÉ 5
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 1
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL
  • FORMA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR


BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
  • LANÇAMENTO
    DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • TAMANHO
    (ALTO⁄BAIXO)
  • POSIÇÃO
    (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 10
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 2
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
  • FORMA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


 

BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
  • LANÇAMENTO
    DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • POSIÇÃO
    (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)
  • DISTÂNCIA
    (PERTO⁄LONGE)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 15
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1 e 2
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 3 e 4
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
  • FORMA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR


BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS
  • LANÇAMENTO
    DA COR NEUTRA (BRANCO)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • POSIÇÃO
    (EM FRENTE⁄ATRÁS)
  • QUANTIDADE
    (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)
  • MASSA
    (LEVE⁄PESADO)
  • TAMANHO
    (MAIOR⁄MENOR)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO
    DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR
    SEU CONHECIMENTO)
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1, 2, 3 e 4
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 5
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

  • TAMBÉM
    DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE
    ENCERRAMENTO

COMPETÊNCIAS
EM MATEMÁTICA

  • UTILIZAÇÃO
    DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ
    INSERIDO
  • RECONHECIMENTO
    DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU
    REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS
  • PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO
    DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS
  • PERCEPÇÃO
    DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO
  • UTILIZAÇÃO
    DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • EXPLORAÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO,
    LADOS, ETC
  • EXPLORAÇÃO
    DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS
  • ESTABELECIMENTO
    DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO
    UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
  • INTERAÇÕES
    EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES
    NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO
  • PERCEPÇÇAO
    DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS
    OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO
  • UTILIZAÇÃO
    DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E
    OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS
  • CONSTRUÇÃO
    DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES
    PROPOSTAS

HABILIDADES EM MATEMÁTICA

  • AGRUPAR
    E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS,
    PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS
  • RECONHECIMENTO
    DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO
  • IDENTIFICAÇÇAO
    DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE
  • REALIZAÇÕES
    CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS,
    BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES
    MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS
  • EXPLORAÇÃO
    DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA,
    OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM
  • UTILIZAÇÃO
    DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO
    CONVENCIONAIS
  • COMPARAÇÃO
    EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
    VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS
  • EXPLORAÇÃO
    DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS
    ENTRE SI
  • IDENTIFICAÇÃO
    NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS,
    RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E
    ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS
  • PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES
    MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
  • PERCEPÇÃO
    DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)
  • PRECEPÇÃO
    DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM
    DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO
  • ENTENDIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)
  • PERCEPÇÃO
    DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA
    (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)
  • IDENTIFICAÇÃO
    DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS
  • VIVENCIAR⁄CONSTRUIR
    CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM

ESTUDOS
SOCIAIS E CIÊNCIAS


BIMESTRE

  • ADAPTAÇÃO
    E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)
  • ESTABELECER
    RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA
    (DIREITOS E DEVERES)
  • CONHECIMENTO
    DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE
    PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)
  • MEU
    CORPO (HIGIENE)
  • MEU
    CORPO (SENTIDOS)
  • ESCOLA
    (PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E
    FUNCIONÁRIOS)
  • RUA⁄BAIRRO
    (RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM
    COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)
  • DATAS
    FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA
    MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO


BIMESTRE

  • FAMÍLIA:
    MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)
  • CASA:
    MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E
    DEVERES DECADA UM)
  • MÃE:
    SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)
  • PROFISSÕES
    (LIGADAS AS MULHERES)
  • ALIMENTAÇÃO
    SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)
  • DATAS
    FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS



BIMESTRE

  • PAI:
    SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)
  • PROFISSÕES
    ( LIGADAS AO HOMEM)
  • FOLCLORE
    (RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS,
    CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)
  • PLANTAS:
    SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO
    COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS
    PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)
  • DATAS
    FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE
    E PRIMAVERA


BIMESTRE

  • ANIMAIS
    (DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)
  • CRIANÇA
    (IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)
  • MEIOS
    DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)
  • MEIOS
    DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)
  • BANDEIRA
    NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)
  • NATAL
    (O QUE REPRESENTA O NATAL?)
  • DATAS
    FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
    FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL

COMPETÊNCIASESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

  • RECONHECIMENTO
    E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE
    AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO,
    SEGURANÇA, ETC
  • RELACIONAMENTO
    DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS,
    PSICOMOTORAS E AFETIVAS)
  • ESTABELECIMENTOS
    DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
    AMBIENTES
  • RELAÇÃO
    ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
    AMBIENTES
  • PERCEPÇÃO
    DAS MUDANÇAS DO CLIMA
  • PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
    NELE VIVEM
  • CONSCIENTIZAÇAO
    DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A
    POLUIÇÃO AMBIENTAL
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
  • PERCEPÇÃO
    DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS,
    BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)
  • RECONHECIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA
  • PERCEPÇÃO
    DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA
  • IDENTIFICAÇAO
    E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA

HABILIDADES
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

  • PERCEPÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO
    CORPO E COM O CORPO DO OUTRO
  • OBSERVAÇÃO
    E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES,
    TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS
  • PERCEPÇÃO
    DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA
    VIDA, ETC
  • REGISTRAR
    ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO
  • PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE
  • CONSCIENTIZAÇAO
    DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM
  • PARTICIPAÇÃO
    EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA
  • RECONHECIMENTO
    DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE
  • RESPEITO
    PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA
  • CUMPRIMENTO
    DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE
  • PERCEPÇÃO
    DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E
    AUDIOVISUAL)
  • OBSERVAR
    E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU
    INDIRETAMENTE
  • REPRESENTAÇÃO
    DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES,
    PINTURA, MODELAGEM, ETC
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO
    AMBIENTE


HABILIDADES
QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • PERCEPÇÃO
    GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE,
    SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)
  • PERCEPÇÃO
    TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS,
    MACIAS, DURAS E MOLES
  • PRECEPÇÃO
    VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES
  • PRECEPÇÃO
    AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES
    (VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)
  • PRECEPÇÃO
    OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS
    CHEIROS E ODORES
  • ESQUEMA
    CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO
    DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC
  • LATERALIDADE:
    PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO
  • POSIÇÃO
    ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO,
    ANDANDO, PARADO, CORRENDO)
  • RELAÇÃO
    ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA
    VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)
  • MEMÓRIA
    VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS
  • MEMÓRIA
    AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS
  • SEQUÊNCIA
    LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS
  • ORIENTAÇAO
    TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL
    DO ALUNO
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO
  • RACIOCÍNIO
    LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE
    DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO
  • COORDENAÇÃO
    MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS
    FUNÇÕES
  • COORDENAÇÃO
    VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS
    MOTORES
  • COORDENAÇÃO
    MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA
  • CORES:
    PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E
    NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES


AMBIENTE
ALFABETIZADOR

CALENDÁRIO
MENSAL
JOGOS
BRINQUEDOS
ADIVINHAÇÕES
CALENDÁRIO
DO
TEMPO
EMBALAGENS USADAS
QUEBRA-CABEÇAS
ENCARTE DE SUPERMERCADOS
POESIAS
EMBALAGENS
COM
RÓTULOS
TAMPAS DE REFRIGERANTES
FOLHAS EM BRANCO
TEXTOS
PARLENDAS
PALITOS DE PICOLÉ
CANETINHAS
LETRAS DE MÚSICAS
RECEITAS
MURAL DE RECADOS
LÁPIS DE COR
LIVROS
DE
HISTÓRIAS
BULAS DE REMÉDIO
MURAL DE ANIVERSARIANTES
GIZ DE CERA
REVISTAS
GIBIS
RECEITAS
LIVROS DIDÁTICOS VELHOS
JORNAIS
LIVROS DE LITERATURA
CHAMADINHA
OUTRO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário