Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Texto de boas vindas para o Início das Aulas - Se a escola fosse uma orquestra

Esse é um texto para o início das aulas, um texto de boas vindas para osalunos, professores e funcionários da escola, uma analogia entre a escola e uma orquestra, sobre a importância da sintonia entre o corpo docente, alunos e funcionários.
O ato de dar as boas-vindas aos alunos além de ser uma gentileza é uma maneira dos professores  e funcionários da escola se aproximarem, se integrarem com aqueles que dão o sentido ao trabalho realizado nas escolas, os alunos. Dar boas vindas a funcionários, professores e alunos é uma maneira de dizer que todos fazem parte de uma grande família que volta a sua rotina diária de aprendizado e colaboração. Texto de reflexão para o começo das aulas.
Textos de boas vindas
"A essência da gentileza está nos pequenos detalhes, como quando damos as boas-vindas às pessoas que vêem até nós, às vezes um simples sorriso ou aperto de mãos pode transformar vidas. Descubra as maravilhas que existem no simples gesto de cumprimentar uma pessoa.(Luis Alves)

Se a escola fosse uma orquestra - Texto de Boas-vindas para o início do ano letivo

Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música.
Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.
(autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário