Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


Volta às Aulas (1º ao 5º ano)

Atividades para integrar, estabelecer regras de convivência, ressaltar o valor da amizade, valorizar a cooperação, o respeito e a ética no cotidiano escolar

Objetivos:
§ Promover a integração e adaptação dos alunos
§ Estabelecer regras que deverão ser seguidas ao longo do ano letivo
§ Resgatar valores importantes como respeito e solidariedade
§ Abordar a ética no cotidiano escolar
§ Reforçar a importância da cooperação e da amizade
Faixa Etária: 1º ao 5º ano

Os primeiro dia de aula tem um significado especial para educadores, alunos e pais. Não é apenas mais um ano letivo que se inicia, mas a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança dos pequenos. Cada atividade deve ser planejada com antecedência e visar não só a integração, mas a adaptação e o resgate de valores. "Prepare o ambiente com materiais pedagógicos, organize uma roda para que todos possam se olhar e sugira brincadeiras de socialização. Ressalte o valor do reencontro por meio de histórias que abordem a amizade", recomenda Maria Beatriz Ortiz Solera, coordenadora pedagógica e educacional. Enquanto o pessoal se "enturma", o professor pode mencionar a importância do respeito e da cooperação. "Não é aconselhável impor as regras, o melhor é explicá-las. Seja claro e objetivo para que todos entendam, lembrem e cumpram ao longo do ano", alerta Débora. 
Primeiro dia de aulaEssas atividades foram preparadas pelo Colégio Augusto Laranja e visam reforçar a integração:
Vamos brincar de massinha? (1º e 2º ano)

1. Divida os alunos em duplas e distribua massas de modelar.  
2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno.3Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias.

Troca de presentes (1º ao 3º ano)
1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade.3Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer.4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas amizades.

Pintura coletiva (4º e 5º ano)

1. Providencie tintas atóxicas, pincéis, rolinhos e papel de parede branco.  
2. Reserve um espaço na sala ou no pátio para aplicar o papel de parede.3.Sugira a pintura coletiva do painel de acordo com um tema. Exemplo: O que esperam de 2011?
Reforçando a amizade
Confira as atividades do Colégio Novo Alicerce para reforçar a amizade:
Dinâmica do pirulito (3º e 4º ano)
 
1. Providencie pirulitos em número suficiente para os alunos.2. Peça que segurem o doce com a mão direita e mantenham o braço esticado.3Sinalize para que abram o pirulito, mas alerte que não será permitido mover o braço direito.4.Após diversas tentativas, mostre que só é possível abrir com a ajuda do colega e que ele também terá que fazer o mesmo para ajudar o outro.

 
Dica esperta!
Essa atividade poderá ser retomada ao longo do ano letivo, de forma que os alunos possam verificar se alcançaram seus sonhos para 2011.
Autorretrato (4º e 5º ano)
 
1. Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham.2. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o seu rosto na bexiga.3Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima.4. Dê um sinal para que cada aluno pegue no ar a bexiga de um colega.5. Faça uma roda e solicite que cada aluno adivinhe de quem é o autorretrato.6. Caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome e dar um abraço no colega.7. Dê continuidade até que todos se apresentem.
Convivência
Acompanhe as atividades do Colégio Escrevivendo para diferenciar a ordem e o caos, valorizar a cooperação e compartilhar sonhos.
Árvore dos sonhos (1º ao 5º ano)
 
1. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixála em um painel em sala de aula ou no pátio.2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você gostaria que fosse 2011?3Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore.4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo. Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc.5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore.

 
Dica esperta!
A árvore pode ganhar uma versão de mapa e envolver mais turmas. Basta afixar no pátio e sugerir a construção de bonequinhos, que ficarão localizados em diferentes pontos do mapa, formando uma grande corrente.
Da ordem ao caos (4º e 5º ano)
 
1. Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar imediatamente as atividades solicitadas.2. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado.3Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma música para o grupo.4. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar para a classe.5. Mostre para as crianças as diferenças entre a ordem e o caos. Enquanto todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para escutar, a ordem foi estabelecida.
















Dica esperta!
Levante outras situações nas quais a ordem é essencial e estabeleça com os alunos as regras de convivência. Explique que quando desrespeitamos o próximo deixamos a organização de lado e estamos perto do caos.
Respeito ao próximo
Essa atividade é feita no Colégio Novo Alicerce e sugere que professores e alunos construam juntos um contrato pedagógico para estabelecer regras de convivência.

Contrato pedagógico
 
1. Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc.2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado semanalmente ou sempre que houver necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário