Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

  1. VOLTA ÀS AULAS!

Projeto: De volta às aulas
Objetivos:


  • Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
  • Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas;
  •  os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
  • Expressar-se sobre o que gostaria que fosse diferente neste ano letivo;
  • Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  • Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
  • Ter ciência dos novos horários, projetos, festas e calendário para o novo ano letivo;
  • Refletir sobre a importância de ser responsável e ter compromisso, firmando metas para o ano letivo que se inicia;
  • Traçar objetivos de  e conhecer a importância de separar horários de estudo em casa;
  • Assistir a palestra, junto com os responsáveis, sobre calendário, horário e assuntos afins para o novo ano que se inicia;
  • Conhecer os direitos e deveres de  e demais funcionários da escola.

Segunda-feira:
-
- Acolhida e apresentação da  e dos alunos.
-Seguindo horário estabelecido, cada professor deve levar sua turma a passear pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas. Há alunos antigos que já a conhecem, mas há os alunos novos, que ainda precisarão se adaptar. Portanto, este momento é fundamental.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
Sugestões:
- Confecção do crachá de identificação dos alunos, para as classes de Alfabetização;
-Confecção do mural de direitos e deveres;
-Redação sobre as férias, ilustração sobre as férias ou, inovando, criar um gibi das férias, com quadrinhos e balões ilustrados que representem o que o fez nas férias;
-Avaliando o ano que se passou: como você foi enquanto aluno, no ano anterior? Que mudanças gostaria de realizar para o ano que se inicia? O que acha que precisa mudar?
-Dinâmicas de grupo para socialização, entrosamento etc.
-Apresentação dos horários para o ano que se inicia, calendário de festas, projetos, reuniões, requisitos para provas, uniformes etc.

- Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca, construção da primeira página do  de comunicados, recebimento de materiais com anotações, música com interpretação (esse ano quero paz no meu coração... Quero um amor maior, amor maior que eu... etc), Confecção de mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo ano letivo, etc.
-Obs: O professor pode iniciar tarefas de sondagem da turma, como: escrita do nome, criar um texto a partir de gravura, criar frases,  de letras, letras móveis para montar palavras, etc.
- Aprendendo as  da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
-Levar o bilhete avisando aos responsáveis sobre a reunião no dia seguinte.
- As classes de Ed. infantil levarão para  as lembrancinhas confeccionadas pelo professor (pode ser confeccionada junto com a turma neste primeiro dia) pode ser uma viseira, um lápis-lembrança, marcador de livros, porta-lápis, etc.


Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento da ficha de entrevista da  Infantil.
- Conhecendo a escola: o , o refeitório e a direção. Os responsáveis podem passear pela escola e conhecer suas dependências, junto com os coordenadores.
-Organização dos cadernos para o novo ano! Vamos colar a capa de cada caderno? Ilustrar, colorir, etc.
-Iniciando a sondagem de  através de cálculos concretos utilizando objetos e posteriores anotações. Para as turmas de maior faixa etária, iniciar com cálculos e situações problemáticas.
-Música do dia, dinâmica de grupo, jogos lúdicos;
- Avaliação do dia e preparação para a saída

Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- A partir de uma escala, todas as turmas assistirão a um vídeo e posteriormente farão ilustração ou redação sobre o mesmo. Sugestão:  vermelho ( Um pai do interior sonha em levar seu filho ao cinema e para realizar o sonho, passará por muitas aventuras. Pode ser desenho animado dependendo da faixa etária)
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Continuação da sondagem inicial com anotações para avaliação da turma;
_Confeccionando o mural de volta as aulas;
-Pesquisando sobre o Carnaval, confeccionando cartazes;
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.


Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
-Lanche festivo ou piquenique organizado por turma;
- Educação Física ou recreação para todas as turmas;
- Exposição dos materiais criados sobre volta às aulas, inclusive os gibis, que ficarão expostos;
-Dinâmicas, jogos, atividades de revisão, sondagem, fixação;
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.

Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Trabalhando as letras do alfabeto;
- Confeccionando cartazes do alfabeto para a sala;
- Criando textos;
_ Início das atividades de Para Casa;
- Caracterização de uma escola de samba (montagem de bandinha, bloco carnavalesco, máscaras, fantasias e desfile)
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...


PLANEJAMENTO VOLTA AS AULAS...

 TEMÁTICA: Adaptação e Integração no espaço escolar
O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança e principalmente da Escola. Assim, surge a preocupação...
Problema: O que fazer para que a criança sinta prazer em estar na escola?

Conteúdos
Língua Portuguesa:

Conversas, relatos de vivências, narração;
Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
Crachá e cartaz com lista de nomes;
Alfabeto;
Histórias infantis;
Sondagem da escrita.
Matemática
Contagem oral;
Jogos;
Leitura de calendário.
Situações-problemas.
História e Geografia
Regras de convivência.
Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
A história de vida do aluno.

Objetivo Geral
Conhecer a escola como um ambiente de transformação social, onde todos têm algo a oferecer.
Objetivos Específicos

 Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
 Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
 Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
 Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas;
 Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
 Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
 Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos.
 Verificar as fases de escrita dos alunos.

Metodologias e suas Tecnologias

1. Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
2. Semana Interativa: contratos do grupo, reflexão sobre as diferenças físicas e comportamentais necessários para uma boa convivência, atividades mobilizadoras (dinâmicas, dramatizações), registro do contrato de convivência.
3. Realizar rodas de leitura, de conversa e de discussões, investigando as preferências dos alunos, bem como seus interesses pela escola.
4. Visitar os diferentes ambientes da escola familiarizando os alunos com cada um deles.
5. Desenvolver atividades lúdicas com jogos, brincadeiras e cantigas de roda, organizando os alunos com diferentes estratégias (individual, em grupos, em círculo, sentados no chão ou na cadeira).
6. Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
7. Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos;
8. Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
9. Sondagem da escrita;
10. Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
11. Registrar hipóteses e conclusões através de desenhos, produções de listas de palavras e pequenos textos.
12. Resolver atividades práticas envolvendo os ambientes de aprendizagem.
13. Utilizar sala de multimeios para assistir vídeos e filmes que explorem a integração social do aluno.


Avaliação

Neste primeiro momento, realizar a avaliação através da observação, considerando as atitudes e comportamentos dos alunos, pois o foco principal é conhecer o aluno e o meio social onde o mesmo está inserido.
Registrar os aspectos observados em um caderno de registros confeccionado para este fim.

Recursos

Aparelho de som, CD, TV, DVD (filme Spirit O Corcel Indomável), papel sulfite, papel cartão, cartolina, lápis de cor, lápis de escrever, canetinha, tesoura, cordão, cola branca, caderno de registro, caixa de sapato e dicionário.
Vale lembrar que encontrei está ideia no blog Cantinho da Professora Mériely e estou postando aqui para compartilhar com as minhas amigas! :)
http://merielydanobrega.blogspot.com/2009/03/planejamento-volta-as-aulas.html


Volta às Aulas (1º ao 5º ano)

Atividades para integrar, estabelecer regras de convivência, ressaltar o valor da amizade, valorizar a cooperação, o respeito e a ética no cotidiano escolar

Objetivos:
§ Promover a integração e adaptação dos alunos
§ Estabelecer regras que deverão ser seguidas ao longo do ano letivo
§ Resgatar valores importantes como respeito e solidariedade
§ Abordar a ética no cotidiano escolar
§ Reforçar a importância da cooperação e da amizade
Faixa Etária: 1º ao 5º ano

Os primeiro dia de aula tem um significado especial para educadores, alunos e pais. Não é apenas mais um ano letivo que se inicia, mas a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança dos pequenos. Cada atividade deve ser planejada com antecedência e visar não só a integração, mas a adaptação e o resgate de valores. "Prepare o ambiente com materiais pedagógicos, organize uma roda para que todos possam se olhar e sugira brincadeiras de socialização. Ressalte o valor do reencontro por meio de histórias que abordem a amizade", recomenda Maria Beatriz Ortiz Solera, coordenadora pedagógica e educacional. Enquanto o pessoal se "enturma", o professor pode mencionar a importância do respeito e da cooperação. "Não é aconselhável impor as regras, o melhor é explicá-las. Seja claro e objetivo para que todos entendam, lembrem e cumpram ao longo do ano", alerta Débora. 
Primeiro dia de aulaEssas atividades foram preparadas pelo Colégio Augusto Laranja e visam reforçar a integração:
Vamos brincar de massinha? (1º e 2º ano)

1. Divida os alunos em duplas e distribua massas de modelar.  
2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno.3Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias.

Troca de presentes (1º ao 3º ano)
1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade.3Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer.4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas amizades.

Pintura coletiva (4º e 5º ano)

1. Providencie tintas atóxicas, pincéis, rolinhos e papel de parede branco.  
2. Reserve um espaço na sala ou no pátio para aplicar o papel de parede.3.Sugira a pintura coletiva do painel de acordo com um tema. Exemplo: O que esperam de 2011?
Reforçando a amizade
Confira as atividades do Colégio Novo Alicerce para reforçar a amizade:
Dinâmica do pirulito (3º e 4º ano)
 
1. Providencie pirulitos em número suficiente para os alunos.2. Peça que segurem o doce com a mão direita e mantenham o braço esticado.3Sinalize para que abram o pirulito, mas alerte que não será permitido mover o braço direito.4.Após diversas tentativas, mostre que só é possível abrir com a ajuda do colega e que ele também terá que fazer o mesmo para ajudar o outro.

Dica esperta!
Essa atividade poderá ser retomada ao longo do ano letivo, de forma que os alunos possam verificar se alcançaram seus sonhos para 2011.
Autorretrato (4º e 5º ano)
 
1. Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham.2. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o seu rosto na bexiga.3Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima.4. Dê um sinal para que cada aluno pegue no ar a bexiga de um colega.5. Faça uma roda e solicite que cada aluno adivinhe de quem é o autorretrato.6. Caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome e dar um abraço no colega.7. Dê continuidade até que todos se apresentem.
Convivência
Acompanhe as atividades do Colégio Escrevivendo para diferenciar a ordem e o caos, valorizar a cooperação e compartilhar sonhos.
Árvore dos sonhos (1º ao 5º ano)
 
1. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixála em um painel em sala de aula ou no pátio.2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você gostaria que fosse 2011?3Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore.4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo. Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc.5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore.

Dica esperta!
A árvore pode ganhar uma versão de mapa e envolver mais turmas. Basta afixar no pátio e sugerir a construção de bonequinhos, que ficarão localizados em diferentes pontos do mapa, formando uma grande corrente.
Da ordem ao caos (4º e 5º ano)
 
1. Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar imediatamente as atividades solicitadas.2. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado.3Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma música para o grupo.4. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar para a classe.5. Mostre para as crianças as diferenças entre a ordem e o caos. Enquanto todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para escutar, a ordem foi estabelecida.
















Dica esperta!
Levante outras situações nas quais a ordem é essencial e estabeleça com os alunos as regras de convivência. Explique que quando desrespeitamos o próximo deixamos a organização de lado e estamos perto do caos.
Respeito ao próximo
Essa atividade é feita no Colégio Novo Alicerce e sugere que professores e alunos construam juntos um contrato pedagógico para estabelecer regras de convivência.

Contrato pedagógico
 
1. Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc.2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado semanalmente ou sempre que houver necessidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário