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quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

N.E.I.E.F – ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR MOISES RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV



HIGIENE E SAÚDE:
POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SAÚDÁVEL


Cícero Dantas - BA
2014





Se pensamos pequeno... coisas pequenas teremos, mas, se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor . . .
O melhor vai se instalar em nossa vida



CARLOS DRUMOND DE ANDRADE
TEMA


Higiene e Saúde: Possibilidades para o Desenvolvimento de uma Vida Saudável;


PROBLEMA


          O público atendido pela Escola Municipal Vereador Moises Ribeiro Gama e advindo em sua maioria de bairros periféricos e da zona rural, sendo que pelo que se percebe a falta de informação e de condição para o desenvolvimento de hábitos de higiene. Por isso, há necessidade de um trabalho especifico da escola juntamente com parceiros (Secretaria de Saúde, Ação Social e Conselho Tutelar da Criança e do adolescente), no processo de conscientização sobre a importância dos hábitos de higiene para o desenvolvimento de uma boa qualidade de vida.
         Diante desta problemática, como criar hábitos de higiene nos educandos e seus familiares? Quais atividades podem ser trabalhadas no cotidiano escolar para desenvolver hábitos de higiene?



APRESENTAÇÃO


O ensino de saúde tem sido um desafio para a Educação no que se refere a possibilidade de garantir um aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e habitos de vida.
É preciso educar para a saúde levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola .
Assim este projeto será desenvolvido com o intuito de sanar as problemáticas relacionadas a higiene e saúde, vislumbrando a conscientização dos educandos, educadores e comunidade escolar no que diz respeito a temática, nesse sentidos pretendemos desenvolver  competências e habilidades que possibilitem uma melhor qualidade de vida daqueles que estão no contexto social referido, enfatizando assim o verdadeiro papel da escola frente as situações e problemas detectados em seu cotidiano, tentando saná-los, através de práticas inovadoras que proporcionem uma maior interação entre escola e comunidade.
Para que assim as práticas desenvolvidas contribuam para a formação do ser social, capaz de intervir em sua realidade e transforma-la.



AVALIAÇÃO

A avaliação tem um papel significativo no processo de aprendizagem do individuo. No ato educativo ela exerce um papel fundamental, tanto para os educandos quanto para os educadores, mas é preciso que os profissionais da educação vejam a avaliação como instrumento processual, que tenha como objetivo analisar se as aprendizagem dos educandos foi significativa.
“Dessa forma, o valor da avaliação não esta no instrumento em si, mas no uso que se faça dele. Mais que o instrumento, importa o tipo de conhecimento que a põe à prova, o tipo de pergunta que se formula, o tipo de qualidade das respostas.” (Mendez. 2001 p.29)
Por fim, buscaremos avaliar o processo de construção da aprendizagem utilizando os instrumentos como: Participação nas atividades propostas, pesquisa, construção de cartazes, apresentação de trabalhos, dramatização, atividades orais e escritas realizadas de forma individual e escrita, participação, criatividade.




RECURSOS

Os recursos são utilizados como instrumentos auxiliadores no processo de construção da aprendizagem, assim para execução deste projeto utilizaremos:

Cartolinas;
Papel metro;
Papel oficio;
Material xerocado;
Imagens;
Cartazes;
E.V.A ( varias cores);
Fita adesiva;
Tesoura;
Livros paradidáticos e didáticos;
Material do Aluno (lápis e caderno);
Lápis de cor;



SUMÁRIO


1 – Apresentação

2 – Tema do Projeto /Problemática

3 – Justificativa

4 – Objetivos

5 – Metodologia

6 – Conteúdos

7– Avaliação

8– Recursos

9– Cronograma

10 – Referencias

11 – Anexos











CONTEÚDOS


SÉRIE TEMA
 
ALFª A HIGIENE DOS ALIMENTOS
 
HIGIENE BUCAL
 
HIGIENE CORPORAL
 
DOENÇAS
 
DROGAS



















ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR MOISES RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV

Josefa Suely Gonçalves
DIRETORA

Ana Cristina Guerra
VICE

Andrea Santos
SECRETÀRIA

Janine Lima
PROFESSORA ARTICULADORA

Aiza Garcia
 Luciana Baldoino
Josineide Ribeiro
Felipe Carvalho
Elenida
Edvan Rodrigues
Manuela Rehem
Gilvanda Oliveira
Rute Neide
Neilde oliveira
Osmarina Nascimento
Maria de Fatima
Juscinária
PROFESSORES






DATA
CRONOGRAMA  


22/07 À 10/10

Atividades interdisciplinares envolvendo os conteúdos programáticos da unidade e os temas projeto (Higiene e Saúde)  


26/11

Trabalhos voluntários ( Corte de cabelos, exames laboratoriais)  



27/11
Culminância do projeto; Higiene e Saúde: Possibilidades para o Desenvolvimento de uma Vida Saudável.
Palestras;
Apresentações e Exposição de trabalhos;
Dramatizações,


JUSTIFICATIVA

Por ser indispensável para o desenvolvimento uma boa qualidade de vida..A higiene e saúde é um tema, que deve ser trabalhado periodicamente como instrumento para o desenvolvimento de uma vida saudável.
“Na realidade,para pensar e atuar sobre a saúde é preciso romper com enfoques que dividem a questão,ou seja,colocar todo peso na conquista da saode do  individuo,em sua herança genética e empenho pessoal é tão limitado quanto considerar que saúde é determinada apenas pela realidade social ou pela ação do poder publico.interferir sobre o processo de saúde/doença esta ao alcance de todos e não é uma tarefa delegada,deixando ao cidadão ou a sociedade o papel de objeto de intervenção “da natureza”,do poder público,dos profissionais de saúde ou,eventualmente,de vitima do resultado de suas ações.” (PCN -Meio Ambiente e Saúde)

E no encontro com qualquer forma de conhecimento que educando tem a oportunidade de ampliar e transformar sua própria vida. Assim quanto mais cedo forem desenvolvidos hábitos de higiene nas crianças, estas se tornaram adultos saudáveis.

















METODOLOGIA


        Sabendo que a metodologia numa perspectiva dialética baseia-se huma concepção de homem como ser ativo e de reações.
         Aprender significa ter a possibilidade de utilizar os conteúdos em outros contextos, para soluciona problemas cotidianos.
         As situações de aprendizagem propostas neste PROJETO, tem a intenção de estimular o desenvolvimento das habilidades por meio de atividades construtivas; levando em conta as capacidades pessoas já construídas pelos educados contatos com o meio social .
        A metodologia supracitada tende a oferece um processo de ensino/aprendizagem onde os alunos possam encontrar sentido naquilo  que fazem, através de :

Palestras;
Dramatizações;
Produções textuais;
Criação de parodias;
Confecção de cartazes;
Seminários;














OBJETIVOS

Geral :

Conscientizar os educandos da importância de ter bons hábitos de higiene para o desenvolvimento de uma vida saudável.. Compreendendo as praticas viáveis para obtenção de saúde e qualidade de vida.


Específicos:

Compreender que é de fundamental importância a higienização correta dos alimentos antes de ingeri-los;

Perceber a importância da escovação para a saúde da boca;

Identifica os procedimentos da higiene corporal para o desenvolvimento de uma boa qualidade de vida;

Identifica diferentes tipos de doenças e como preveni-las;

Analisar as problemáticas decorrentes do uso das drogas;
















 

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