Páginas

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Plano anual 4 ano do Ensino Fundamental


PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO  FUNDAMENTAL

OBJETIVOS
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
· Apreciar textos literários;
· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS
HABILIDADES
Linguagem oral
 Leitura de imagens,
 Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
 Roda de conversa,
 Declamar poesias,
 Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
 Relatar experiências vividas,
 Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
 Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
 Falar trava-línguas,
 Defender suas ideias com argumentação
Prática de leitura
 Leitura compartilhada diária,
 Roda de leitores,
 Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
 Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
 Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
 Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
 Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
 Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
 Identificar e descrever personagens,
 Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
 Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
 Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
 Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto
 Empregar letra maiúscula corretamente,
 Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
 Utilização correta da pontuação,
 Grafia correta das palavras,
 Segmentação correta de frases e textos,
 Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
 Produzir texto e revisá-lo.
Conteúdos
1º BIMESTRE
 Produção de texto: conto
 Leitura, produção e interpretação
Paragrafação
Acentuação
Pontuação
Concordância verbal e nominal
Vocabulário
Maiúsculas e minúsculas
Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
Divisão silábica dos dígrafos
Gramática
Fonema e letra
Encontro vocálico
Dígrafo
Silaba tônica
2º BIMESTRE
 Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
 Leitura, produção e interpretação
 Estrutura do texto
Paragrafação
Acentuação
Pontuação
Concordância verbal e nominal
Vocabulário
Maiúsculas e minúsculas
 Ortografia:palavras com som de x
 Gramática: substantivo e preposição,
Revisão das acentuações
3º BIMESTRE
 Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
Leitura, produção e interpretação
Estrutura do texto
Paragrafação
Acentuação
Pontuação
Concordância verbal e nominal
Vocabulário
Maiúsculas e minúsculas
 Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
 Gramática
Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
Adjetivo e locução adjetiva
4º BIMESTRE
 Textos informativos e expositivos
Leitura, produção e interpretação
Estrutura do texto
Paragrafação
Acentuação
Pontuação
Concordância verbal e nominal
Vocabulário
Maiúsculas e minúsculas
 Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
 Gramática
 Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
 Numeral
MATEMATICA
OBJETIVOS
• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS
HABILIDADES
Operações com números
 Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
 Campo aditivo e multiplicativo,
 Compor e decompor números,
 Reconhecer ordens e classes,
 Citar o antecessor e sucessor dos números,
 Sistema monetário,
 Expressões numéricas,
 Cálculo mental,
 Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
 Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
Espaço e forma
 Compor de decompor figuras geométricas planas,
 Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
 Associar sólidos ao seu molde.
 Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).
Grandezas e medidas
 Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
 Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação
Construir e interpretar tabelas e gráficos.

CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
 Números
S.N.D até 1.000
Leitura
Escrita
Composição e decomposição
Ordem crescente e decrescente
Sucessor e antecessor
Algarismos romanos
Números – ordens e classes
Situações problemas
Adição e subtração simples e com reserva
 Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
 Espaços e formas: figuras planas e não-planas
2º BIMESTRE
 Números
 Adição e subtração com reserva
Multiplicação com até 3 algarismos
Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
 Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
 Espaços e formas: paralelepípedo
 Tratamento de informação: Noções de gráficos
3º BIMESTRE
 Números
Adição, subtração e multiplicação
Divisão com 2 algarismos
Situações problemas com as quatro operações
 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
 Grandezas e medidas: perímetros
 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
 Espaços e formas: Ângulos
4º BIMESTRE
 Números
Multiplicação e divisão com 3 algarismos
Situações problemas com as quatro operações
 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
 Grandezas e medidas: áreas de figuras planas
 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
 Espaços e formas: polígonos
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
 Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,
 Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,
 Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
 Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
 Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
 Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
 Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
EIXOS
CONTEÚDOS
Ambiente
 Relação entre os seres vivos e o ambiente,
 Características da água, do ar e da atmosfera.
Ser humano e saúde
 Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,
 Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
Recursos Tecnológicos
 Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,
 Doenças de veiculação hídrica
 Meios de proliferação e transmissão de doenças
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
 Investigando a matéria
Estados físicos
Propriedades e transformações da matéria
 A água na terra
Preservando a água no nosso planeta
Estados físicos
O ciclo da água
A água e as misturas
 O ar e a atmosfera
2º BIMESTRE
 O alimento e os seres vivos
Cadeias alimentares
As relações ecológicas
Os ecossistemas
 Nutrição do corpo humano
Para que servem os alimentos
Bons alimentares
A digestão dos alimentos
3º BIMESTRE
 Atividades do corpo humano
Atividades de: respiração, circulação e excreção
4º BIMESTRE
 A tecnologia e os alimentos
Conservação e industrialização dos alimentos
Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos
HISTÓRIA
OBJETIVOS
 ·Sua identidade e origem na história;
 Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
 Conhecer a os fatos históricos do estado
 Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
 Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
 Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
 Registrar informações pessoais;
 Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas
EIXOS
CONTEÚDOS
História das organizações populacionais
 Origem do Estado.
 Populações locais (indígenas)
 Organização do espaço,
 Os indígenas no RN,
 Colonização do RN.
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.
 Movimentos que aconteceram no RN,
 Imposições culturais e religiosas no RN,
 Manifestações Culturais.
Organizações Políticas e Administrativas
 Ocupação do espaço do RN,
 Confederação dos Índios Cariris,
 Revoltas pela Independência
 Abolição dos escravos Brasil e RN,
 Governos do estado do RN,
 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
 Os povos indígenas do Brasil
 Descobrimento
 Os povos africanos
 Origem do RN: população e colonização
 Organização do espaço do RN.
2º BIMESTRE
 Movimentos que aconteceram no RN,
 Imposições culturais e religiosas no RN,
 Manifestações Culturais
3º BIMESTRE
 Movimentos que aconteceram no RN,
 Imposições culturais e religiosas no RN,
 Manifestações Culturais
4º BIMESTRE
 Abolição dos escravos Brasil e RN,
 Governos do estado do RN,
 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA

OBJETIVOS
 Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
 Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
 Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
 Conhecer o Estado – lugares e sociedade;
 Identificar os limites e governo do Estado;
 Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;
EIXOS
CONTEÚDOS
Paisagens urbanas e rurais
 A construção do espaço do RN
Espaço geográfico do RN
 Natureza, economia do RN
Cartografia
 Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.

1º BIMESTRE
· A Terra ( livro)
Conhecendo o nosso planeta
A forma e os movimentos
Oceanos e continentes
· A representação da Terra
Mapas
A representação do espaço no papel
· A localização no planeta Terra
Paralelos e meridianos
Os lugares e a sua localização
2º BIMESTRE
· A geografia e o Rio Grande do Norte
O RN e a região nordeste
O RN na América do sul e no mundo
3º BIMESTRE
· A construção do espaço do RN
As nações indígenas
Ocupação e colonização do espaço do RN.
4º BIMESTRE
 O RN: natureza e economia
ARTES
OBJETIVO
· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
· Música
· Dança
· Teatro
· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.
EDUCAÇÃO FÍSICA.
OBJETIVO
· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.
CONTEÚDOS
· Ginástica
· Danças
· Jogos
· Brinquedos cantados e cantigas de roda
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)
As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.
Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;
Iniciação aos jogos esportivos;
Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização
ENSINO RELIGIOSO
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário