Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


PROJETO SOBRE ALIMENTAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL




OBJETIVOS: 
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos
-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de 
uma alimentação variada; 
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades; 
- Ampliar o vocabulário. 

ÁREAS: 
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade 
PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES: 
- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar 

- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar 
http://reidamoda.files.wordpress.com/2009/05/frutas.jpg
- Recortar e montar as metades – simetria 

Linguagem Oral e Escrita 
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas , 
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saude, a necessidade de 
higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saude quando 
ingerido em excesso, etc. 

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo 

-Poema - A laranjeira 

-Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas, 
legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas 

-Adivinhas: laranja, abacaxi,etc 
http://fruitdemapassion.files.wordpress.com/2009/06/dsc01500.jpg
- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem 
na parlendano texto 

-Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40 
limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc 
Música em Texto Oh! Quanta comida. 

-Brincadeiras 
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar 
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato 
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga. 
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece 
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes 
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra. 
Teatro de fantoches das frutas e legumes 


VEJA TAMBÉM



-MATEMÁTICA 
Ligue números e veja o que aparece 
Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no 
gráfico conforme a fruta tirada. 
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho. 
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas 
da mesma cor, etc 

Experiências: 
Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água 
Secar cascas de laranja 
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas 

-Artes 
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache 
Pintar boneco articulado de batata 
Desenhos com interferência e sem. 
Pintar rolos de papel higenico para se transformar em tronco da árvore 
Fazer um sorvete com papel amassado 
Alinhavo 
Massinha ou argila para modelar alimentos 

Murais- 
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes 
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar 
Saquinhos classificatórios com nomes : massa – legumes- frutas – 
verduras- crianças colocam de acordo com a classificação 
Quebra cabeças 

Culinária: 
Salada de frutas – e legumes 

Passeio : 
Sacolão e Feira 

Trabalho com os pais 
Participar mandando frutas e legumes 

Brincadeiras com o corpo- Batata quente- Dançar conforme o ritmo das músicas 

PRODUTO FINAL 
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.

Já pensou em algumas brincadeiras com alimentos? Que tal pedir para seus alunos adivinharem qual fruta estão comendo de olhos vendados? É uma boa oportunidade para seus alunos conhecerem novas frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário