Páginas

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sugestões de Recursos Didáticos para Diferentes Maneiras de Aprender

      Um bom começo de ano letivo e obtenção de melhores resultados do trabalho do professor é saber como alcançar os alunos “na forma como eles aprendem”. Nem todos aprendem da mesma forma e não é necessário que o professor espere mais de dois bimestres para que ele, já percebendo as diferenças, comece a ficar preocupado com um ou mais de um grupo de alunos que não estão acompanhando a turma.
       Abordamos em postagens anteriores os estilos de aprendizagem, de que forma os alunos, individualmente, aprendem com mais facilidade; sugestão de testes para identificar estes estilos, como organizar os alunos na sala de aulade acordo com seu estilo de aprendizagem... e nesta postagem vamos dar sugestões de recursos que o professor pode usar para que não haja interesse e motivação para alguns e para outros não, resultando em aprendizagem alguns e dúvidas em relação aos outros, sugerindo  dificuldades  de aprendizagem.
Os três estilos de aprendizagem: (predominância)
· Alunos Visuais
· Alunos Auditivos
· Alunos Cinestésicos
Sugestões aos Professores
 Alunos Visuais – Sugestões de Atividades

- Devido ser considerados pesquisadores natos, pode requisitar inúmeros trabalhos de
pesquisas;pes
dia
- Evitar trabalhos em grupo, pois apresentam melhor desempenho em atividades isoladas.

- Criar projetos voltados para a criação de cenários para peças de teatro;
- usar ilustrações e imagens;
visu
- Criar um Site para a turma ou escola; Veja neste blog como criar umblog da sua sala de aula.
- Solicitar apresentações multimídia dos trabalhos da escola;
- Realizar projetos com interpretação de mapas, diagramas e obras de arte;no

map  vv
- Trabalhar com ilustrações, imagens, gráficos, slides;
Alunos Auditivos - Sugestões de atividades

- Realizar projetos em grupos;
- Organizar trabalhos onde possam lidar com o público, como debates e entrevistas.
- Realizar projetos literários, concursos para redação de textos publicitários;
- Realizar debates de temas polêmicos;
- Criar peça de teatro, etc.
- Realizar projetos para criação de teatros musicais;
- Escrever letras para músicas já existentes; (paródias)
par
- Realizar projetos de pesquisa, biografia e bibliografia musicais;
- Realizar projetos para criação de trabalhos em multimídia.
mul
Alunos Cinestésicos - Sugestões de atividades
- Realizar aulas práticas com montagens e construções de objetos e simulações;
cin  cine
- Incluir aulas virtuais em computadores;
virt
- Alternar momentos teóricos e práticos durante a aula.
-Usar material concreto para que o aluno possa manusear;
conc   mate
cien
O ideal é que todos busquem desenvolver em si os três Estilos de Aprendizagem afim de que possam aprender em qualquer situação de construção do conhecimento. E quanto ao professor, que a cada assunto que irá trabalhar, que pense em estratégias adequadas à cada Estilo de Aprendizagem que encontrará inerente a cada um de seus alunos.
PARA NÃO CONCLUIR
Os alunos aprendem de várias maneiras: visão, audição, trabalhando sozinho e em grupo, raciocinando, por meio da lógica e da intuição, memorizando, visualizando e por meio de modelos.
Métodos de ensino também variam: alguns professores dão aula expositiva, outros demonstram ou debatem temas; outros têm o foco em princípios e em outros aplicativos, alguns enfatizam a memória e procuram entender os outros. Como os alunos aprendem em uma classe depende, entre outras coisas, de suas preferências e estilo de aprendizagem.
Quando existem desencontros entre os estilos de aprendizagem da maioria dos estudantes em uma classe e o estilo de ensino do professor, os alunos podem tornar-se entediados e desatentos em sala de aula, saem mal em testes. Há um desanimo nítido na hora de estudar e fazer as atividades, outros abandonam a escola.
Fontes pesquisadas:
Cohn, Marvin (1979). Ajudando o seu aluno adolescente: o que pais podem fazer para melhorar habilidades de
leitura e estudo, Dutton, ISBN 978-0-525-93065-5 .
Schunk, Dale H. (2008). Teorias de Aprendizagem: uma perspectiva educacional, Prentice Hall, ISBN 0-13-
010850-2 .
Xiuping Li (2007). [1] Uma análise de EFL "Crenças alunos chineses sobre o papel da aprendizagem Rote No
vocabulário Estratégias de Aprendizagem]

Nenhum comentário:

Postar um comentário