A professora Cristiane, fez uma apresentação do projeto “O Menino Maluquinho”, desenvolvido junto a turma do 4º ano.
Parabéns a equipe da Escola Leon Renault, pelo trabalho desenvolvido, e por compartilhar com os outros professores!
domingo, 14 de setembro de 2014
JOGOS
APRESENTADOS NO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PIP ESCOLA
JOGO
1: JOGO DE ALFABETIZAÇÃO
Material
utilizado para produção do jogo:
Ø
Banner
usado
Ø
Plásticos:
tamanho A4
Ø
Figuras
variadas
Ø
Letras
do alfabeto
Ø
Sílabas
variadas
POSSIBILIDADES DE JOGAR
a)
Utilizando
letras para compor o nome do animal. (Todos os níveis de escrita)
Ø
Dispor
as letras no chão, possibilitando o acesso das crianças.
Ø
Combinar
com os alunos qual animal, objeto, etc. que vamos escrever o nome. No exemplo
acima escolhemos o desenho da minhoca.
Ø
Os
alunos em grupos, ou individualmente vão escolhendo as letras para escrever a
palavra MINHOCA. É importante deixar que os alunos busquem com o grupo de
colegas possibilidades e justificativas para essa escolha.
b)
Utilizar
sílabas para compor o nome dos animais (Silábicos e alfabéticos)
Ø Dispor as sílabas no chão,
possibilitando o acesso das crianças.
Ø
|
|
Combinar
com os alunos qual animal, objeto, etc. que vamos escrever o nome. No exemplo
acima escolhemos o desenho do elefante.
Ø Os alunos em grupos, ou individualmente
vão escolhendo as sílabas para escrever a palavra ELEFANTE. É importante deixar
que os alunos busquem com o grupo de colegas possibilidades e justificativas
para essa escolha.
Ø Como as sílabas estão organizadas três
em uma folha, é importante que o aluno marque a sílaba que atende a escrita da
palavra. No exemplo acima utilizou-se
“carinhas”.
JOGO
2 –FICHAS ENIGMÁTICAS
Material utilizado para produção do
jogo:
Ø
Papel
Cartão
Ø
Folha
ofício com desenhos variados
Ø
Latinha
de molho de tomate
Ø
Letras
do alfabeto
Ø
Sílabas
variadas
Figura 3:
Latinha com letras
Possibilidades
de jogo:
a)
Em pequenos grupos (Todos os Níveis de
Escrita)
Ø O grupo recebe uma ficha (de
brinquedos, por exemplo) e a latinha com letras.
Ø Um dos alunos do grupo fica
responsável por escolher o brinquedo que deseja desafiar o grupo.
Ø A partir desse brinquedo ele vai dando
pistas, por exemplo: termina com A, começa com B, tem rodas, etc.
Ø Os demais alunos vão colocando as
letras de acordo com as pistas, no intuito de escrever o brinquedo secreto.
Ø O professor pode dividir a sala em
mais grupos, onde cada grupo receberá uma ficha diferente para poder jogar.
Figura 4:
Latinhas com Sílabas
b)
Em pequenos grupos (Silábicos e
Alfabéticos)
Ø O grupo recebe uma ficha (de
brinquedos, por exemplo) e a latinha com sílabas variadas.
Ø Um dos alunos do grupo fica
responsável por escolher o brinquedo que deseja desafiar o grupo.
Ø A partir desse brinquedo ele vai dando
pistas, por exemplo: termina com TA, começa com BI, tem rodas, etc.
Ø Os demais alunos vão colocando as
sílabas na fichinha de acordo com as pistas, no intuito de escrever o brinquedo
secreto.
Ø O professor pode dividir a sala em
mais grupos, onde cada grupo receberá uma ficha diferente para poder jogar.
Figura 5:
Opções de fichas
c)
No grande grupo (todos os níveis de
escrita)
Ø
O
professor confecciona uma ficha grande (Kraft) de cores, por exemplo.
Ø
Divide
a turma em grupos. Cada grupo receberá uma latinha com letras e sílabas e
fichinhas coloridas para escrever o nome de acordo com as pistas dadas pelo
professor.
Ø
O
professor vai oferecendo pistas sobre a cor secreta.
Ø
Os
grupos vão colocando as sílabas ou letras na fichinha de acordo com as pistas,
no intuito de escrever o nome da cor secreta.
Ø
Vence
o grupo que primeiro conseguir desvendar a cor secreta.
Figura 6:
Ficha com as cores
Figura 7:
Fichas para escrita do nome da cor
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS ( 2º ano)
Menino luxento,
Você quer empada?
-Não, mamãezinha,
Está muito salgada.
Menino luxento,
Você quer assado?
-Não, mamãezinha,
Está muito tostado.
Menino luxento,
Você quer salada?
-Não, mamãezinha,
Está muito aguada.
Menino luxento,
Você quer pudim?
-Não, mamãezinha,
Está muito ruim.
Menino luxento,
Você não quer nada?
Menino luxento,
Pois tome palmada.
Tavi Pagano
1) Esse texto é:
( )
Umas lenda
( )
Um bilhete
( )
Uma poesia
( ) Uma fábula 1ac
2)
Qual é a autora do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________ 1ac
3)
Copie do texto, os alimentos que foram oferecidos ao menino.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4ac
4) Numere a 2º coluna
de acordo com a 1º.
(
1) Empada
( ) Estava muito ruim
(
2) Assado ( ) Estava muito aguado
(
3) Salada
( ) Estava muito tostado
(
4) Pudim ( ) Estava muito salgada 4ac
5)
Em sua opinião, porque o menino não queria os alimentos que a mãe oferecia?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
4ac
6)
Qual outro título você daria ao texto?
______________________________________________________________________________________________________________________1ac
7) Leia a história em quadrinhos com atenção!
Qual a justificativa que a mãe tem para que
Dudu coma a comida?
_________________________________________________________________________________________________________________________Aac
8) Leia a frase com atenção!
Ter uma alimentação
saudável é fundamental para o desenvolvimento das crianças!
|
Explique, o que você entende por alimentação
saudável? 1ac
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1ac
Faça
uma lista de alimentos que você consumiu ontem (no café da manhã, no almoço, no
lanche da escola, no jantar...).
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1ac
Você
considera os alimentos que consumiu saudáveis? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2ac
sábado, 13 de setembro de 2014
Projeto Fotografia: Brumadinho sobre vários olhares
1. Descrição
do projeto: Brumadinho sobre vários olhares.
Nome do autor:
|
Ivani Ferreira
|
Nome da escola:
|
Escola Municipal
Leon Renault
|
Município e estado:
|
Brumadinho, Minas
Gerais
|
Ano/série da turma
|
4º ano 1
|
Objetivos principais da proposta:
|
Ø Estudar a história da fotografia.
Ø Conhecer o processo de produção da imagem
fotográfica.
Ø Estimular
diferentes formas de olhar.
Ø Comparar o passado x presente
Ø Desenvolver a
comunicação, a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico do aluno;
|
Como o tema e/ou a prática da fotografia serão
abordados?
|
As
fotografias podem se tornar um recurso didático de alta eficiência,
principalmente através das modernidades que circulam pelas salas de aula,
como os aparelhos celulares. Percebendo que os alunos possuem muito interesse
pelo tema, decidimos desenvolver um trabalho visando utilizar a fotografia
como aliada, para conhecermos melhor o local onde os alunos residem. Assim
surgiu o projeto: Brumadinho sobre vários olhares.
A
utilização de imagens é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que
paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? Sendo assim, espera-se que os alunos
conheçam mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de
possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.
|
Outros professores serão envolvidos?
|
Para desenvolver
o projeto, contamos a participação da Supervisora, da professora regente do
4º ano e também das professoras de informática e educação física.
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Tempo estimado de aplicação
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2 meses
|
Recursos necessários:
Espaço físico,
equipamentos, materiais, etc.
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Sala de aula,
sala de informática, biblioteca, Papéis/xerox, fotografias antigas e novas, câmera
fotográfica e/ ou celulares.
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Tecnologias digitais necessárias:
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Computadores,
data show, câmera fotográfica e/ ou celulares.
|
Parâmetros de avaliação:
|
Será avaliada a
disposição, participação e interação do grupo, no decorrer das atividades propostas.
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Como o projeto será socializado?
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A classe organizará uma exposição das fotos.
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Referências:
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http://comunidade.escolasrurais.org.br/
orientações e materiais de apoio.
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Observações:
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Para que todos os alunos aprendam a clicar com
autonomia, é imprescindível explorar conceitos como ângulo, luz e
enquadramento.
É interessante notar as diferentes manifestações do aluno frente à
câmera fotográfica e frente a sua obra final/fotos.
|
2.
Desenvolvimento do projeto:
Relate, brevemente:
2.1
As etapas do
projeto: O projeto se constituirá
das seguintes etapas:
Ø Levantamento sobre o tema a ser desenvolvido;
Ø Orientações e acompanhamento pelos professores;
Ø Organização dos grupos de trabalho;
Ø Análise e seleção de fotos
Ø Conversa sobre as atividades e/ou dúvidas e
descobertas,
Ø As modificações no espaço geográfico/paisagens,
Ø Exposição fotos, comparando o passado e o
presente.
2.2
As estratégias e atividades a serem
empregadas:
Ø Para
que todos os alunos aprendam a clicar com autonomia, é imprescindível explorar
conceitos como ângulo, luz e enquadramento.
Ø Comparar fotografias antigas e atuais;
Ø Tarefa em grupo: Em duplas ou trios, partindo de um
tema proposto pelo professor, os alunos devem fazer fotografias da região onde
mora, com câmeras ou celulares.
Ø Os componentes do grupo selecionarão as fotos que
considerarem mais expressivas.
Ø A classe discute sobre o processo de registro fotográfico
e sobre os motivos que determinaram as escolhas dos grupos.
Ø A classe organiza uma exposição das fotos
Observar as diferentes manifestações do aluno frente à câmera fotográfica.
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