Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014


ARTES






1º ANO - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: ARTES

As crianças do 1º ano têm o direito de conhecer a produção artística, expressar sua criatividade compartilhando: pensamentos, idéias e sentimentos também por meio de atividades de exploração envolvendo artes visuais e música, reconhecidas como linguagem e conhecimento. Para isto a escola de Ensino Fundamental deverá oferecer diferentes situações de contato com a produção artística , possibilitando o fazer e o apreciar.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM


1. Reconhecer elementos básicos da linguagem visual


* Identificar algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais
* Apreciar externando opiniões, sentimentos reproduções de obra de arte em livros, internet, documentário, museus, casas de cultura, ateliers


Condições Didáticas

* Oferecer diversidade de produções artísticas para que a criança aprecie
* Instigar na observação das obras, a descoberta e o interesse das crianças
* Escolher artistas cujas obras sejam significativas para as crianças quer pelo uso de temas ou técnicas e suportes
*Pesquisar junto com as crianças em livros, internet museus e ao vivo com artistas locais, informações interessantes sobre o artista e obras analisadas


2. Utilizar elementos da linguagem visual para expressar-se

* Desenhar, pintar, esculpir, produzir colagens etc. transformando, produzindo novas formas, pesquisando materiais, pensando sobre o que se produz

* Explorar espaços e materiais bidimensionais e tridimensionais em seus projetos
* Valorizar suas produções e de seus colegas


Condições Didáticas

*Organizar um espaço para dispor os materiais e suportes necessários à produção e criar sistemática de uso
* Promover situações que as crianças possam produzir em argila, massa de modelar, e demais recursos que permitam a tridimensionalidade


* Expor com estética e cuidado as produções das crianças, socializar em roda de conversa, por exemplo, as soluções encontradas para produzir com singularidade


3. Reconhecer elementos básicos da linguagem musical


* Conhecer repertório de músicas não só infantis, mas,populares, clássicas etc.

Condições Didáticas


* Oferecer diversidade de produções musicais para que a criança aprecie, por meio de CDs, DVDs de apresentações e apresentações ao vivo
* Instigar na observação das obras, a descoberta e o interesse das crianças por detalhes sonoros, identificação de instrumentos etc.
* Escolher artistas cujas obras sejam significativas para as crianças quer pelo uso de temas, intencionalidade, diversidade regional
* Pesquisar junto com as crianças em livros, internet, e com o próprio ( em caso de artistas locais) informações interessantes sobre o artista e sobre a sua produção

4. Utilizar-se dos elementos básicos da linguagem para expressar- se musicalmente


* Fazer arranjos simples, interpretar, utilizando a voz, sons feitos com o corpo materiais sonoros convencionais e não convencionais, instrumentos musicais e tecnologia
* Explorar as diferentes propriedades do som


Condições Didáticas

* Organizar um espaço para dispor os materiais sonoros necessários à experimentação, e improvisações etc.
* Propor a construção de objetos sonoros
* Propor atividades que tornem observáveis altura, timbre, intensidade
* Promover situações que as crianças apresentem-se para públicos diversos as canções que aprenderam e as produções sonoras.



:: FONTE: VERSÃO PRELIMINAR - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CICLO I - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM (CENP, 2008)

5 de agosto de 2009



Durante muito tempo alfabetizei usando o método da Abelhinha e no final de cada ano, mais apaixonada e envolvida ficava por este método. Se você nunca alfabetizou, alguns cuidados devem ser observados para não criar nos alunos certos hábitos.


Experiência Profissional


Mesmo trabalhando posteriormente em escola construtivista, que usava o método natural, eu recorria ao Método da Abelhinha para que os alunos conseguissem superar algumas dificuldades. Em 1999, alfabetizei uma criança com dificuldade de aprendizagem. Ele já tinha 10 anos e não conseguia aprender a ler. Quatro meses depois, o menino já lia tudo. Isto foi muito gratificante!
Se você quiser saber um pouco mais deste método, envio por email a história da abelhinha, como conduzir a aprendizagem até mesmo com crianças que nunca foram à escola.


Alfabetização


  1. Alfabetização é o termo que usamos quando nos referimos à aprendizagem da leitura e da escrita. Um indivíduo que sabe ler e escrever é considerado uma pessoa alfabetizada.
    MÉTODOS DE ENSINO
    São vários os métodos para se alfabetizar. Falaremos sobre os mais utilizados:
    1- Métodos de alfabetização predominantemente sintéticos2- Métodos de alfabetização predominantemente analíticos

    MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO PREDOMINANTEMENTE SINTÉTICOS
    São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas.
    Os métodos predominantemente sintéticos podem ser:
    alfabéticos ou soletrativossilábicosfonéticos

    Alfabéticos ou soletrativosO aluno aprende:
    o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc.a seqüência do alfabeto.a combinar as letras entre si, formando sílabas e palavras.
    Silábicos
    O aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra.
    Fonéticos
    O aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formarão as palavras.

    MÉTODOS PREDOMINANTEMENTE ANALÍTICOS
    São métodos que levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar às partes que o compõem.
    Os métodos predominantemente analíticos podem ser:
    palavraçãosentenciaçãocontos ou historietasnatural
    Palavração
    O aluno aprende algumas palavras associadas às suas imagens visuais. É usada a memória visual. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras.
    Sentenciação
    O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.

    Contos ou historietas
    É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras.
    Natural
    O método natural parte de um pré-livro que contém registros de conversas da classe sobre determinado assunto. É apresentado aos alunos aos poucos para a sua visualização. Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada sílaba da palavra. A partir destas sílabas, o aluno forma novas palavras e novas frases.


    TÉCNICAS DE ALFABETIZAÇÃO
    São procedimentos de trabalho utilizados em sala de aula para facilitar a aprendizagem.
    As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
    As técnicas são divididas em dois grupos:
    técnicas de leituratécnicas de escrita
    Técnicas de leitura
    Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
    Leituras de textos em conjunto.
    Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.

    O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita.
    A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazespara haver contato da classe com estes símbolos gráficos.

    Técnicas de escrita
    A criança deve perceber a forma das letras.
    O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
    Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
    Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.

    Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,para servir de direção esquerda-direita.

    AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário