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quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores


Esta é uma excelente atividade para os pequenos especiais que pode ser adaptada para diversos temas.

Pode ser montada, inclusive com as fotos das crianças para identificação da primeira letra do nome.
Outras sugestões de montagem
  • Peças do vestuário 
  • Partes da casa
  • Personagens de história
  • Figuras de brinquedos


Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Produzido por  Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics

Claro, que se serve bem aos especiais serve bem à todas as crianças que costumam se divertir muito com jogos de pregadores.

Sugestão de utilização:

  1. Virar todas as cartas na mesa
  2. Deixar a criança escolha uma carta
  3. Estimulá-la a encontrar o pregador com a letra correta
  4. Prosseguir até que todas as cartas estejam com seu pregador
Se a atividade for feita em grupo as crianças podem ajudar umas as outras na identificação da letra.
Outra forma de brincar é esconder as cartas, deixar que as crianças encontrem juntas e brinquem de forma espontânea.
Montamos cards com animais para trabalhar letra inicial de seus nomes.

Temos cards com:
Sapo, porco,elefante e dinossauro
Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Produzido por  Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics
Mais cards com cavalo, gato, vaca e tartaruga
Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Produzido por  Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics
E, por fim, cards com abelha, hipopótamo, urso e jacaré
Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Produzido por  Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics
As letras para recorte servem 4 jogos diferentes.
Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Produzido por  Ideia Criativa Educação Infantil 
Para montar seu jogo 


Você só vai precisar de:
  • Ofício
  • Papelão
  • Cola
  • Pregadores


  1. Imprima seus cards
  2. Recorte e cole no papelão
  3. Plastique com duplex ou fita adesiva
  4. Recorte as letras e cole cada uma em um pregador
Espero que tenham gostado da sugestão.
Veja mais ideias com pregadores

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Atividade Numerais Recorte e Colagem Pareamento


Olá!

Esta é uma atividade que pode se tornar um arquivo permanente se você imprimir e plastificar.
Pode ser feito recorte e colagem ou apenas pareamento dos numerais. Você escolhe o que melhor se aplica à sua turma e aproveita.
Imprima em cartolina recorte a tabela e deixe que as crianças recortem as figuras e colem ou façam pareamento.
As crianças especiais adoram este tipo de atividade.
Atividade Numerais Recorte Colagem Pareamento
Atividade produzida por  Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics
Vamos ver mais jogos?




LEMBRANDO QUE :
Este post é original do site Ideia Criativa Atividades Educação Infantil.
Estas imagens não podem ser , hospedadas, reproduzidas ou armazenadas em qualquer outro site ou grupos (incluindo blog, Facebook, Dropbox,4shared etc)
Você pode:
*Utilizar na sua sala de aula e/ou com seus filhos em casa
*Divulgar passando o endereço do site www.ideiacriativa.org  e dos blogs.
Ofereço atividades e materiais  grátis para auxiliar na jornada pedagógica de meus leitores.
*Suas frequentes visitas ao meu site é o que o mantém aberto e em pleno funcionamento.
Nos ajude a manter as luzes acesas.
 Agradecemos a compreensão!

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Cadernos sobre Autismo para baixar grátis

Olá!
Esta é uma super dica me passada pela querida Elisangela Mello ( Já disse que amo, né?).
Bem, trata-se de cadernos sobre autismo para baixar em pdf do site Pandorga Autismo

  1. Aspectos neurobiológicos do autismo
  2. Direito, cidadania e pessoas com deficiência
  3. Os direitos das pessoas com deficiência– ênfase em autismo:uma tabela de direitos, textos legais e casos de jurisprudência
  4. Uma pequena história do autismo
  5. Cartilha Direitos das pessoas co autismo
São volumes disponibilizados para download pela Associação Mantenedora Pandorga Autismo onde você encontra também informações sobre a instituição, cursos, atendimento, etc...
Corre lá e baixa... São excelentes leituras!
Elisangela vive me passando super dicas e materiais.
Veja um pouco do trabalho da Elis...

Bebês com Síndrome de Down como estimulá-los?

Olá
Li recententemente sobre um casal que processou um hospital por "nascimento injusto", dizendo que eles abortariam o bebê caso soubessem que ele tinha Síndrome de Down, pois consideravam uma criança Down um frado pesado demais para ser suportado. 
Ao longo do post no blog  Schreiben Von Schreibe vi também este lindo bebê, filho da autora do blog que fala como podemos aprender a mudar nossas vidas e a forma repugnante que pensamos convivendo com os portadores da Síndrome de Down ( trissomia do cromossomo 21) . Estes seres humanos especiais que trazem consigo o chamado CROMOSSOMO DO AMOR. Eu leria o post inteiro, se fosse você. Ele tem muito a ensinar sobre uma coisa que tem faltado a muitos seres humanos que é justamente a humanidade, a consciência da importância do outro, seja ele um feto ou um ser humano completamente formado.

Mas vamos ao post de hoje que tem por título:
Bebês com Síndrome de Down como estimulá-los?
Pois bem, esta é mais uma super dica de material que você pode baixar gratuitamente e aprender mais e mais a fim de lidar melhor com seu bebê ou aluno Down.

A coleção desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mães e pais possam colaborar no desenvolvimento de seus filhos com exercícios simples do dia a dia. - FONTE: MOVIMENTO DOWN.

São três volumes para download para aprender a estimular bebês down por idade:

de 0 a 3 meses 
de 3 a 6 meses 
 de 6 a 9 meses 
de 9 a 12 meses 

No site Movimento Down você encontra estes e outros conteúdos para download, bem como:
Artigos,Gravidez e parto,cuidados médicos e  exames de rotina, etc...

Atividade Copa do Mundo - Libras

Proposta para os pequeninos.
Vamos descobrir o nome do mascote da Copa?
Ah, mas tem que decifrar o código ... Você conhece este tipo de linguagem?
Gostaria de aprender?

Atividade Qual é a Sombra Copa das Confederações 2013

Atividade Vogais Discriminação Maiúscula Mínúscula Temática Festas Juninas

Atividade muito interessante para utilizar com crianças especiais.
  • A proposta é trabalhar a discriminação de letra maiúscula e minúscula utilizando Flash Cards com a temática festas juninas.
A criança fará o emparelhamento das letras.
  • Deixamos as vogais cursivas a disposição caso o professor deseje trabalhar a discriminação entre cursiva e bastão.
  • Imprima em papel linho,papel cartão, cartolina ou mesmo em  ofício, cuidando para colar em papelão em seguida bem como plastificar o material para ter maior durabilidade.
A figura utilizada neste Flash Card esta no blog Alfabetizando com Monica e Turma da Ivana Kaiper e foi colorida pela professora Michele Nunes.

Atividade Vogais Discriminação Maiúscula Mínúscula Temática Festas JuninasAtividade Vogais Discriminação Maiúscula Mínúscula Temática Festas Juninas


Os 5 Parâmetros da LIBRAS- Linguagem Brasileira de Sinais

Olá!

A Linguagem Brasileira de sinais é uma língua que apresenta estrutura e sintaxe próprias. Sua  estrutura da  é constituída a partir de parâmetros que se combinam, principalmente com base na simultaneidade.

Entenda melhor...

De acordo com o artigo LIBRAS em contexto FENEIS:
Os 5 Parâmetros da LIBRAS- Linguagem Brasileira de Sinais

Os sinais são formados a partir da combinação 
do movimento 
das mãos com um determinado formato em um 
determinado lugar, podendo 
este lugar ser uma parte do 
corpo ou um espaço em frente ao corpo. 
Estas articulações 
das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas
 e às vezes aos morfemas, são chamados de parâmetros,
 portanto, nas línguas de sinais podem ser encontrados os
 seguintes parâmetros:
 configuração das mãos, ponto de articulação, 
movimento, orientação/direcionalidade,
 expressão facial e/ou corporal.


Os parâmetros são, conforme Brito (1995):

Configuração das mãos (CM): são as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal. Comparando-se as configurações utilizadas em LIBRAS e em ASL (American Sign Language), percebe-se que há um grande número de similaridades e algumas diferenças. Por essa divergência entre as duas línguas pode-se notar que cada língua possui seu sistema de configurações e que estas não se restringem apenas às nomeadas no alfabeto manual (cf. anexo 4);

Movimento (M): é um parâmetro tão complexo que pode envolver uma grande quantidade de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso, movimentos direcionais no espaço e até conjuntos de movimentos no mesmo sinal;

Ponto de Articulação (PA): é o espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de dois tipos: os que se articulam no espaço neutro diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como, por exemplo, a cabeça, a cintura e os ombros. 
E segundo Quadros (2004) ainda temos:
Orientação da Mão (OR): a orientação da palma da mão não foi considerada como um parâmetro distinto no trabalho inicial de Stokoe. Por definição, orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Ferreira Brito (1995, p. 41), na língua de sinais brasileira, e Marentette (1995, p. 204), na ASL, enumeram seis tipos de orientações da palma da mão na língua de sinais brasileira: para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda.

Expressões não-manuais (ENM): as expressões não-manuais (movimentos da face, dos olhos, da cabeça ou do trono) prestam-se a dois papéis nas línguas de sinais: marcação de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais.

No blog da  Marina Domingos ( Professora e intérprete de LIBRAS) você encontra texto com ilustrações sobre os Parâmetros da Libras.

REFERÊNCIAS:

FELIPE, Tanya A. Libras em Contexto : Curso Básico : Livro do Estudante / Tanya A.
Felipe. 8ª. edição- Rio de Janeiro : WalPrint Gráfica e Editora,2007.
BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Lingüística e Filologia, 1995.

Projeto e Atividades Inclusão Vila Sésamo- Super Dica



Momento super dica Ideia Criativa.
No Site da Vila Sésamo você encontra o  Projeto INCLUIR BRINCANDO que é MARAVILHOSO com um material super rico para trabalhar a inclusão de crianças com necessidades especiais .
Projeto e Atividades Inclusão Vila Sésamo- Super Dica

O Projeto  tem  Coleção Incluir Brincando   com material para download envolvendo.

Atividade Libras Pareamento Material Concreto

Olá!

Vejam só que ideia legal para trabalhar com os numerais e as vogais em Libras.
Você vai precisar para montar seu material  pareamento de cartela com letras e numerais em libras que você pode pegar aqui mesmo no site logo abaixo em tamanho perfeitinho, palitos de picolé (podem ser comuns mesmo. Eu usei os que consegui da Kibon que achei bem fofinhos) , cola, cartolina e uma serrinha.
Atividade Libras Pareamento Material Concreto

  1. Com a serrinha simples divida os palitos de picolé ao meio. ( cuide para deixar os pares juntos para hora da montagem.
  2. Imprima os numerais, cole ( eu usei cola de isopor) na cartolina e em seguida no palito de picolé. 

E está pronto seu material

Utilizar é bem simples.
Você pode dispor na mesa e pedir que as crianças façam pareamento 
Após a fixação você pode colocar uma parte na mesa e outra numa caixa. Ao sinal a criança correrá até a caixa e trará a outra metade do palito
Outra forma de trabalho é explorando as vogais como na figura abaixo.

Atividade Libras Pareamento Material Concreto
 E mais adiante trabalhar o conceito número e quantidade
Atividade Libras Pareamento Material Concreto
Olha as fichas para imprimir abaixo. Deixamos o modelinho do material na página para facilitar na hora da montagem.
Atividade Libras Pareamento Material Concreto
Espero que tenham gostado da ideia.
Beijokinhas
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Livro Brincar para Todos Download Grátis Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial

Livro Brincar para Todos Download Grátis Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial
Olá

Esta eu nem vou chamar Super Dica, pois na verdade é HIPER. Trata-se de um material  da Secretaria de Educação Especial(MEC)  que me foi apresentado pela professora sempre querida Elisângela Melo. Aquela mesma do Espaço do Educador
Livro Brincar para Todos Download Grátis Ministério da Educação Secretaria de Educação EspecialUm livro completo de 156 páginas com ideias de brinquedos que podem ser utilizados na Educação Especial com  texto explicativo de como fazer , como brincar e objetivos de cada brincadeira
O livro é chamado BRINCAR PARA TODOS. Título sugestivo, não?
Você vai adorar cada uma das ideias e certamente aproveitará em sua sala de aula ou em casa com seu filhote excepcionalmente lindo.

BAIXE AGORA SEU LIVRO BRINCAR  PARA TODOS EM PDF

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Atividade Educação Infantil Fita Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo pensamos em montar junto com as crianças o símbolo, Fita quebra cabeça , que " representa o mistério e a complexidade do autismo".
As peças do quebra cabeças foram representadas pelas mãozinhas das crianças.
A atividade é bastante produtiva e você só vai precisar de:
Atividade Educação Infantil Fita Autismo
  • 1 Tira de TNT - Eu escolhi azul por ser a cor definida para para oAutismo, mas você pode usar branco se quiser dar maior destaque
  • Tinta guache ou acrílica de variadas cores
  • Pincéis
Como você pode ver é bem simples.

  1. Coloque a tira de TNT no chão,
  2.  Pinte as mãos das crianças , cada uma de uma cor e deixe que eles façam o carimbo por toda a fita
  3. No fim dobre, monte a fita e cole na parede com cola quente.
Fique a vontade para explorar o tema com as crianças em roda de conversa.

O Desafio da Inclusão do Aluno com Necessidade Diversificada



Contribuições de escola, alunos e sociedade


Gi Barbosa Carvalho 

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da
 UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para 
a disciplina [Produção Textual Interdisciplinar Individual].
Orientadores: Prof.ª Lilian Salete, 
Daniele Fioravante / Carlos Eduardo de 
Souza Gonçalves,Vilze Vidotte 
Costa, Fábio Luiz da Silva.
Introdução:
     O presente trabalho tem por intuito apontar as dificuldades e as diferentes formas de ação que podem contribuir com o processo de inclusão de alunos portadores de deficiência em escolas regulares como é proposto na LDB 9394/96 e ECA, bem como tratar a questão da diversidade no âmbito escolar.
     O não cumprimento do que estipulado está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no que diz respeito à igualdade, pluralismo, respeito à liberdade, tolerância, valorização do profissional de educação e gestão democrática acarreta inúmeras dificuldades ligadas às questões da ação docente frente à diversidade humana Sabemos que para que esse problema seja amenizado é preciso que haja um esforço conjunto entre sociedade, governo, e comunidade escolar a fim de viabilizar projetos inclusivos que possam favorecer o cumprimento da LDB estimulando o trabalho coletivo para que a escola seja um espaço de troca de experiência em um processo contínuo de aceitação, respeito mútuo e igualdade, e para que isso se torne realidade é preciso do trabalho conjunto uma vez que:
"De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática." [Karl Marx].
Partindo do pressuposto acima se procurará compreender algumas questões que dificultam o cumprimento da Lei e por isso mesmo tornam o trabalho escolarem relação à diversidade lento e ineficaz.
Para isso nos utilizaremos das informações retiradas de entrevista para tecer algumas considerações a cerca do tema proposto.
Desenvolvimento:
        Na Escola XXXXXXXXXXXXXXXXX na cidade de Itabira a pedagoga XXXXXX disse considerar seu papel enquanto profissional de suma importância na efetivação da inclusão uma vez que entre suas competências está auxiliar os professores na realização de pesquisas de metodologias que atendam as dificuldades do aluno, para que consigam trabalhar com igualdade visando o aprendizado dos mesmos; todavia diz ser imprescindível o apoio da família uma vez que cabe à ela compreender que a educação é direito assegurado por lei e procurar andar junto com a escola para garantir que trabalhe com seu filho de forma inclusiva e não discriminatória.
     A organização do trabalho pedagógico contribui significativamente para o aprendizado e envolvimento do aluno e a Secretaria da Educação ao disponibilizar professores de Braile, Libras e To, auxilia a equipe escolar, embora parte dos professores não demonstre interesse,  o que torna o processo mais lento e dificultoso, pois não basta a escola desejar colocar em prática o processo de inclusão, é necessário que os professores estejam mobilizados no intuito de efetivá-lo.
Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. (FREIRE, 1996)
      Foi citado o caso de três alunos portadores de necessidades especiais, onde dois deles obtiveram avanços enormes por conta do trabalho coletivo, todavia com o terceiro os avanços são lentos uma vez que lhe faltou apoio do professor nos anos anteriores.
     A cerca de preconceitos, foi citado o caso de um dos alunos que fala omitindo sílabas, e sofre preconceito dos colegas. A escola tendo consciência que comportamentos assim devem ser desestimulados trabalha constantemente o respeito às diferenças, o que ameniza, mas não extirpa o problema.  Assim o deficiente se sente excluído e isola-se apresentando dificuldades de aprendizado. Isso seria diferente se a família ao ser   notificada atendesse aos pedidos de encaminhamento do aluno a fonoaudióloga, (o que não acontece), dificultando o trabalho da equipe escolar. Segundo ela, a falta de apoio da família atrapalha mais que a própria deficiência.
     Uma pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Social com 190 mil famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada, por terem em casa criança ou jovem com deficiência, física ou intelectual, mostrou que a maioria (53%) das famílias cujas crianças não estavam na escola apontou como razão o fato de considerar que os filhos não tinham condições de aprender. (ZAMBONNI, Silva, 2010)
      As dificuldades também aparecem na fala da professora XXXXXXXXX  da Escola XXXXXXXXX em Fortaleza; a maior delas auxiliar o aluno portador de necessidades especiais no processo de aprendizagem para que se sinta parte do universo escolar, dentro de suas limitações, procurando tratá-lo com igualdade auxiliando assim em seu processo de aprendizagem e socialização. Diz ser necessário para que isso se torne real que aja, amizade e confiança para que possam ajudar-se mutuamente, assim poderá detectar seu grau de dificuldade de aprendizado e avaliá-lo levando em consideração sua bagagem de vida e aproveitando seus conhecimentos prévios.
Se analisarmos com atenção, tudo o que o que se diz da avaliação do aluno com deficiência, na verdade serve para avaliar qualquer aluno, porque a principal exigência da inclusão escolar é que a escola seja de qualidade – para todos! E uma escola de qualidade é aquela que sabe tirar partido das diferenças oportunizando aos alunos a convivência com seus pares... (SARTORETTO, Mara Lúcia, 2010)
     Ao dar-se prosseguimento as entrevistas a aluna XXXXXXXX do Centro XXXXXXXXXX localizado na Rua XXXXXX  na cidade de Tucano diz conhecer casos de colegas que sofrem Bullying e exclusão por conta de alguns vícios de linguagem adquiridos no espaço social e familiar, cor, opção sexual, religião e é incisiva ao dizer que em havendo respeito às diferenças a incidência de Bullying seria bem menor não apenas dentro da escola, mas em todo meio social.
     Considera ainda primordial para que o aluno consiga ter êxito em seus estudos prestar atenção nas aulas e separar horários de lazer, e de estudo.
     Compreendemos que existem múltiplos fatores que interferem no aprendizado do aluno de forma positiva e outros tantos que podem ter efeito contrário. Para Smith & Strick (p.31, 2001) um ambiente estimulante e encorajador em casa produz estudantes adaptáveis e muito dispostos a aprender, mesmo entre crianças cuja saúde ou inteligência foi comprometida de alguma maneira.
Conclusão:
Dentro das concepções colhidas por cada um dos agentes envolvidos no processo de inclusão resta dizer que o processo de inclusão está sendo efetivado dentro de suas limitações.
         No Brasil, o número de crianças com deficiências que estudam em escolas regulares aumentou em mais de 500%, passando de 43 mil para 306 mil nos últimos dez anos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O Ministério defende que a integração com outras crianças ajuda a desenvolver o aluno com deficiência e ainda promove a diversidade nas escolas. “Não há nenhuma restrição para que todos os alunos estejam na mesma escola”, diz a secretária de Educação Especial do MEC, Cláudia Dutra. No entanto, aproximadamente 348 mil crianças e jovens com deficiência ainda estão em escolas especiais. ( ZAMBONNI, Silva, 2010)
Partindo dos dados expostos e das falas colhidas resta-nos concluir que:
Torna-se difícil o processo de inclusão, por questões culturais, falta de apoio familiar, de treinamento adequado dos profissionais de educação, e da cultura da desigualdade cultivada desde os primórdios das civilizações e estimulada nos períodos de Ditadura Militar.
Certo é que muitos têm obtido êxito nesse processo dentro de uma gestão escolar democrática, pois o trabalho conjunto entre sociedade e escola se torna primordial para que o processo de inclusão dos alunos portadores de deficiência na escola regular venha ter êxito.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL, Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Brasília, DF, 13 de jul.1990, Disponível em:
.Acesso em: 10 out. 2011.
BRASIL, Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, DF, 20 de dez. 1996, Disponível em: <http://cei.edunet.sp.gov.br/subpages/pedagogicos/arquivos/legisla.htm>.Acesso em: 10 out. 2011.
COSTA, Vilze Vidotte.  O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos. São Paulo: Pearson Education, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SMITH & STRICK. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z . São Paulo: Artes Médicas, 2001.
SARTORETTO, Mara Lúcia. Como Avaliar o Aluno com Deficiência? 2010. Disponível em < http://assistiva.com.br/Como_avaliar_o_aluno_com_defici%C3%AAncia.pdf>
SILVA, Samira Fayez Kfouri da; RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis; PIASSA, Zuleika Aparecida Claro A ação Docente e a Divesidade Humana. São Paulo: Pearson Education, 2011.
STRECKER, Heidi. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson Education, 2011.
TRISTÃO, Daniela Pedrosa Fioravante. Psicologia da Educação II. São Paulo: Pearson Education, 2011.
ZAMBONI, Silvia. Pais Barram Filhos Deficientes Em Escolas Comuns. São Paulo: 2010. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/saber/783513-pais-barram-filhos-deficientes-em-escolas-comuns-aponta-pesquisa.shtml> Acesso em: 10 out. 2011

Atividade Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Não podemos deixar de abordar o tema Autismo dentro das escolas no próximo dia 2 de Abril , e mais, não podemos deixar de continuamente buscar a conscientização dos alunos ,comunidade escolar e toda sociedade  sobre este tema.
Esta atividade é apenas uma forma de trabalhar o tema com os pequeninos de um forma leve e divertida.
Antes de aplicar a atividade é interessante ver com eles o Vídeo da Turma da Mônica que mostra o André, personagem autista utilizado nesta atividade.
Atividade Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Atividade com Flash Cards Numerais Abelhas

Olá!

Acabei de montar estes flash cards e adorei o resultado.
Muito interessante para trabalhar com crianças especiais ( e todas são) a escrita dos numerais.
Utilizamos como recurso o alfabeto móvel de bandeja de frios que ensinei a fazer aqui mesmo no site.
Atividade com Flash Cards Numerais Abelhas
Sugerimos que utilize as bandejas mais finas caso deseje recortar com mais facilidade, contudo a bandeja mais grossa tem um efeito melhor.


Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Olá!

Segue um modelinho de Flash Cards letras do alfabeto LIBRAS que pode ter diversas utilidades em sala de aula. O professor pode:

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras
  • Fazer jogo da memória apenas com as partes do alfabeto em libras, ou apenas das figuras (cortando ao meio)
  • Fazer jogo do MICO. Para isso basta retirar uma carta
  • Fazer pareamento letra figura ou letra objeto (miniaturas)
  • Fazer leituras e fixar a aprendizagem do uso das letras em libras, etc...

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras


Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Mini Dicionário Brasileiro de Libras

Mais uma Super Dica de Inclusão.
Esta me foi enviada por Elisangela de Melo Gerez Souza- Professora de Apoio e Acompanhamento a Inclusão    CEFAI/DRE-MP
Sobre o material...
"O mini dicionário ilustrado de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, elaborado em 2008 pelo CAS (Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento às  Pessoas surdas) e que atualmente está sob a coordenação do SAT – Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS que está vinculada a Secretaria da Justiça e dos Direitos  Humanos do Rio Grande do Sul. "
Mini Dicionário Brasileiro de Libras
Sobre a autoria do material 
"Participaram da confecção deste material os instrutores de LIBRAS do SAT
Janaína Pereira Cláudio, Luciano da Silva Abreu, Patrícia da Silva Rodrigues, Renata
Heinzelmann Bosse , Simone Machado Fontoura e a ex- coordenadora do CAS Rejane
Carpin." 
O material está disponível no site da FADERS para download gratuito.



Software para alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual

Sabe aquela super dica que sempre deixa você feliz?
Pois é... o grupo Ideia Criativa tem mais uma espetacular.
Trata-se de um software para alfabetização ... Eu testei e adorei!
Ele se chama PROGRAMA PARTICIPAR
O Programa Participar é de propriedade intelectual da Fundação Universidade de Brasília.
É bom deixar claro que
 ...é proibida sua comercialização, bem como o uso em atividades com exploração comercial. (A menos que haja autorização expressa pela Universidade de Brasília).
Portanto, você não pode baixar e sair armazenando em sites. Pode baixá-lo para uso com sua turma, na sua escola, ou na sua casa com seu filho após preenchimento de formulário
Logo que preenche o formulário no site do PROJETO PARTICIPAR o link para download é liberado
e você pode executar o programa e utilizar.
Mil vezes é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O não só para o trabalho com crianças especiais, mas com os pequeninos da Educação Infantil a fim de aprenderem as letras do alfabeto.

Jardim de Tulipas- Atividade Letras do Alfabeto

Olá professor(a)

Este é o jardim que montei para fazer associação entre dois tipos de letra.
Jardim de Tulipas- Atividade Letras do Alfabeto
Como vocês podem ver, em cada folha temos uma letra cursiva( pode ser bastão ou imprensa) e em cada tulipa uma letra maiúscula.
Jardim de Tulipas- Atividade Letras do AlfabetoO professor poderá montar apenas o espaço com a grama e os caules, ou apenas a grama ( vai depender da intencionalidade) e direcionar a atividade.
Eu pensei em colocar as tulipas em uma caixa e chamar cada criança por vez pedindo que retire uma delas, fale o nome da letra em voz alta para os colegas e em seguida procure o espaço onde ela deve ser fixada fazendo associação entre um e outro tipo de letra.
Abaixo eu deixo o molde da tulipa
Este é um excelente trabalho a se fazer com crianças especiais ou na estimulação de crianças ainda na Educação Infantil
molde tulipa para imprimir grátis

Atividade Número e Quantidade Fuleco Copa do Mundo

Olá colegas!

Este é mais um recurso espetacular para trabalhar com crianças especiais autistas.
Temos o mascote da Copa do Mundo 2014 nos flash cards junto com os numerais, e bolinhas de chocolate.
A criança irá colocando abaixo de cada flash card a quantidade de bolinhas mostrada.
As bolinhas são bem baratinhas. Comprei aqui perto de casa por 10 centavos cada,mas você pode utilizar bolinhas em miniatura, bolinhas de gude, etc...
Atividade Número e Quantidade Fuleco Copa do Mundo

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