Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Corte e Recorte Educativo/ Novo Projeto

Corte e Recorte Educativo/ Novo Projeto
Sugestões:
  • Inicie a aula contando a seguinte história.
Era uma vez 3 irmãozinhos, duas meninas gêmeas  e um menininho ( trabalhe aqui conceito igual e diferente).
Eles queriam vestir uma linda roupinha pra ir à  festa de aniversário de  um amiguinho.

Mamãe bem contente separou cada uma, disse a Lolita você é a nº 1 á Pedro ela disse você é o 3 e a Sarah ela disse, você é o 2.
  • Peça que as crianças identifiquem, Pedro, Sarah e Lolita pelos numerais e prossiga.
Separadas as roupas e sabendo seu número restava aos irmãos saber qual vestir.
Lolita olhou pra Sarah confusa,  Sarah olhou pra Pedro pedindo ajuda e agora o que fazer?
Os três olharam pra você ...
  • Divida as crianças em grupos de 3 e dê-lhes um tempo pra resolver.
  • Ao fim da tarefa prossiga dizendo...
Sarah, Lolita e Pedro agradeceram a vocês por conseguirem resolver seu problema e seguiram pra festa de seu amiguinho.
  • Como você acha que era o nome desse amiguinho?
  • Quantos anos ele estava fazendo?
  • Você acha que a festa foi animada?
  • Qual você acha que foi o tema da festa?
  • Quem na sua opinião ficou melhor vestido?
Finalize distribuindo bexigas da festa de aniversário do suposto amiguinho com um pedacinho minúsculo de bolo confeitado pra cada um.
A intenção aqui é que eles indaguem a cerca do pedaço de bolo ao que você deve aproveitar pra fazer uma comparação entre o bolo e a bexiga e assim trabalhar o conceito, maior e menor.
Termine informando que a festa era de um amiguinho pequenino  e que  Lolita , Pedro e Sarah muito felizes e agradecidos enviaram -lhes um pedaço do bolo do aniversariante.
PS: Use fantoches no palito pra contar a história, é simples de fazer, barato e as crianças adoram.

Jogo Material Dourado ( Centena-Dezena -Unidade)

Olá colegas!
Vamos trabalhar com material dourado?
Jogo Material Dourado ( Centena-Dezena -Unidade)
Você pode utilizar a princípio apenas as unidades e barras de dezenas e ir dificultando à medida que julgar necessário.
Separe a turma em grupos.
Disponha para cada grupo um número de pratos (5 ou 6)
Dentro de cada prato ofereça um número.
Disponha o material dourado em cada mesa e explique as regras do jogo:
Ao sinal do professor o grupo deverá colocar no prato o número de barras e unidades correspondentes a cada numeral.
O grupo que finalizar a tarefa primeira ganha o ponto e o professor.
O professor dispõe novos numerais nos pratinhos e recomeça.
O grupo que fizer mais pontos ganha a partida
O professor deve dispor os mesmos numerais para os grupos.

Certifique-se de trazer saquinhos com numerais separados 1 saquinho para cada grupo de acordo com o número de rodadas que se pretende realizar.


Jogo Pedagógico Pescaria de Letras

Olá pessoal!


Com este jogo você vai trabalhar letras do alfabeto, associação de objeto letra inicial e movimento.

Materiais necessários:


  • Bacia com  água
  • Peixes e letras do alfabeto diversas.


Aprenda a fazer peixinhos com bandejas de frios.


  • Anilina
  • Balde com diversos objetos ( brinquedos,frutas,roupas, etc...)
  • Venda para os olhos


Preparação


  1. Em uma ponta da sala ou quadra coloque a bacia com água e os peixinhos ( coloque anilina para colorir e deixar mais fofinho.)
  • Divida as crianças em dois grupos e peça que cada um  escolha seu  CORREDOR . 
  • Desenhe uma linha de partida depois do balde e uma de chegada na bacia com a água.


Desenvolvimento:


  1. O professor  convidará uma das crianças que de olhos vendados pegará um objeto e entregará para ela que perguntará a todos o nome do objeto e sua letra inicial.
  2. Ao ouvir o nome da letra e o sinal do professor o CORREDOR deverá ir até a bacia, pegar o peixinho com a letra correta e depositar nas mãos do professor que marcará ponto para a equipe.
  3. Vence o aluno que conseguir pegar mais letras


O professor pode, de outro modo, virar os peixinhos para baixo, pedir que um aluno escolha a letra e os corredores tentarão encontrar um objeto com a letra inicial na pilha de brinquedos, roupas, frutas, etc..
Espero que gostem da sugestão

Jogo Pedagógico Arco-íris de Numerais

Você vai precisar para este jogo de:


  1. Flash Cards Número e Quantidade Jogo Arco-íris
  2. Duas vasilhas

Como Jogar?

Jogo Pedagógico Arco-íris de Numerais
Disponha os flash cards em duas vasilhas ( uma com os numerais e outra com as quantidades!

Separe as crianças em grupos de quatro ( cada grupo em um espaço)
Oriente-os sobre a forma de juntar as peças
Dê a partida soprando um apito ou com um "JÁ"
Ganha o jogo o grupo que formar os arco-íris primeiro e corretamente
PS: O professor defina, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos quais numerais serão trabalhados

Jogo Pedagógico Cores e Material Reciclável

Olá pessoal!

Jogo Pedagógico Cores e Material Reciclável
Esta é uma ideia adaptada de um trabalho de Homeschooling em que a mãe direciona a atividade com a filha pedindo para que coloque as tampinhas de acordo com a cor.
Para trabalhar com as crianças em grupo em imaginei que poderíamos fazer um jogo já que o volume de crianças atendidas muitas vezes não permite (infelizmente) um trabalho individual, ou mesmo não dispomos de uma professora para cada mesinha na sala de aula.
Adaptamos , então à nossa realidade, mas podemos de igual modo trabalhar individualmente com nossos filhos em casa.
A ideia original é um post do site Learn 4 Kids e a atividade chama Classificando Cores com tampas de garrafa , basta acessar e conferir.

Jogo Pedagógico Cores e Material Reciclável Ideia Criativa

Objetivos deste jogo:
  • Associar a palavra escrita com a cor.
  • Desenvolver motricidade fina e coordenação olho-mão.
  • Reconhecer as cores
  • Associar Número e Quantidade
  • Reconhecer a escrita das cores

Materiais e Preparação:

Tampas de garrafa pet- baldinhos-dado-pratos descartáveis- fichas com os nomes das cores-e fichas das cores trabalhadas.
Colar o nome de uma cor em cada pratinho e colar uma tampa na cor indicada.
Para turmas de alfabetização colar apenas os nomes.
Dispor os pratos descartáveis em fileiras ou em colunas em espaços separados na sala como nos quatro cantos, por exemplo.
Encher baldinhos com tampinhas de diversas cores
Separar as crianças em grupos de sete.( CADA CRIANÇA SERÁ RESPONSÁVEL POR AGRUPAR TAMPINHAS DE UMA COR).
Dado Gigante e placas com as cores trabalhadas.

Desenvolvimento:

Jogar o dado para o alto e mostrar uma cor
A criança do grupo responsável pela cor deverá colocar as tampinhas no prato de acordo com a quantidade.
Os coleguinhas ajudam falando o nome da cor, auxiliando na contagem e incentivando os colegas.

O jogo continua até que não sobre nenhuma tampinha no balde.

PS: Para turmas de alfabetização o professor ou uma das crianças jogará o dado e o professor mostrará o nome da cor.
Pode-se ainda trabalhar com dois dados e fazer somas.

Anexos para desenvolver este jogo abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário