Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

JUSTIFICATIVA

O Futebol é um esporte extremamente  competitivo,  seja nos gramados ou fora dele. Prova disso  são as frequentes discussões entre membros de  torcidas rivais. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício à debates em classe , jogos externos e outros,  a fim de transformar o que seria simples discussão (que por vezes tem fim trágico)  em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo.
 Dado o momento atual em que todos as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área, social, intelectual , política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional   história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.


ABERTURA:




No dia 12 de junho será dado o pontapé inicial na Copa do Mundo  2014 no Brasil e nossas escolas certamente não ficarão de fora do evento.

OBJETIVO GERAL:

 *Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais , valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS



  • Conhecer, respeitar e valorizar  a cultura de cada País envolvido no evento;   
  •  Reconhecer a importância  da história de nosso País em Copas do Mundo;   
  • Compreender a necessidade  do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
  • Analisar o interesse econômico de cada País envolvido;
  • Compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada;
  • Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
  • Conhecer as contradições de nosso país.


  • Objetivos Língua Portuguesa

    • Ler corretamente os textos propostos, compreendendo sua mensagem.
    • Reconhecer o significado correto das palavras.
    • Interpretar corretamente os textos propostos.
    •  Identificar  a escrita correta das palavras.
    • Destacar os sinais de pontuação, compreendendo suas aplicações.
    • Produzir os textos de forma  coerente e ortograficamente  correta.
    •  Reconhecer as letras do alfabeto diferenciando vogais de consoantes dentro dos textos propostos.
    • Separar e classificar corretamente as sílabas. 
    •  Reconhecer os adjetivos pátrios. 
    •  Produzir slogans de forma criativa e coesa e coerente.
    •  Elaborar anúncios e propagandas. 
    • Realizar pesquisas e colher dados diretamente ligados  ao tema do projeto.

    CONTEÚDOS E SUGESTÕES


    Língua Portuguesa

    Tipos de texto- informativo, descritivo, etc...
    Alfabeto
    Famílias silábicas
    Sílabas
    Adjetivos pátrios
    Slogans
    Anúncios e propagandas
    Pesquisas
    Vocabulário
    Ortografia
    Sinais de pontuação
    Produção Textual

    Sugestões de Atividades:

    Leitura e interpretação de texto informativo
    Descrição de países envolvidos na Copa ou de seus jogadores
    Utilização de expressões futebolísticas para trabalhar letra inicial, vogais e consoantes.
    Família silábica de objetos utilizados em jogos de futebol como ( bola, cartão, trave, gramado, camisas etc)
    Separação e classificação das sílabas do nome de jogadores de nossa Seleção
    Listagem em mural elaborado em grupo de adjetivos pátrios de cidades onde nasceram os jogadores da Seleção Brasileira.
    Criar individualmente ou em grupo slogans e ilustrá-los.
    Manipulação de dicionário a fim de obter significado de palavras pouco utilizadas, mas que estão inseridas em nosso Hino.
    Utilização de texto informativo do País sede da copa para identificar sinais de pontuação e sua aplicação nas palavras.
    Produção de texto individual ou coletivo sobre a história do Brasil em Copas do Mundo.

    Objetivos Matemática

    • Aplicar as quatro operações corretamente dentro de problemas contextualizados
    • Ler , escrever, comparar e ordenar os numerais ordinais seguindo a sequência de colocação de cada time no Ranking da FIFA.
    • Reconhecer figuras geométricas utilizadas na elaboração do desenho de um estadio de futebol.
    • Fazer cálculos de diferença de fuso horário de cada país da copa aplicando a operação correta de acordo com os problemas propostos pelo  educador
    • Elaborar gráficos de desempenho dos países em Copas do Mundo e fazer comparações entre eles.
    • Montar a  tabela da copa  e através dela fazer cálculos dos times que podem se encontrar  na final do evento.
    • Elaborar( utilizando sucata)  materiais esportivos e realizar compra e  venda fazendo os devidos cálculos dos gastos e lucros.

    Matemática

    Numerais ordinais
    Geometria
    Operações
    Medidas de tempo
    Gráficos
    Tabelas
    Quantidade
    Sistema monetário

    Sugestões de Atividades:

    Colocação dos países campeões de Copas do Mundo em escala de 1 a 100.
    Posição de alguns países no Ranking da FIFA ( Alemanha, Brasil. Arábia Saudita, Argentina, Itália etc ...)
    Confecção de cartões utilizados pelo juiz, e maquetes de campos de futebol com suas diversas formas geométricas
    Situações problema envolvendo times, países e jogadores de futebol.
    Gráfico do desempenho do Brasil desde a primeira copa do mundo até a atual.
    Montagem de tabela de jogos da Copa de 1994 ou a que o professor preferir
    Cálculo de venda de material esportivo
    Elaboração pelos alunos de produtos esportivos, anúncio e venda dos mesmos  em feira montada na própria sala de aula com dinheiro sem valor.

    Objetivos Ciências

    • Enfatizar a importância de uma boa alimentação para a saúde do corpo humano e sobretudo para um bom condicionamento físico dos jogadores.
    • Identificar e listar corretamente as partes do corpo humano.
    • Listar os animais das savanas que correm risco de extinção
    • Enumerar os benefícios que a água pode trazer ao jogador durante uma partida de futebol e aos seres humanos em geral
    • Comparar a vegetação da Amazônia brasileira com a de outros países.
    • Conscientizar os alunos sobre o perigo do uso de drogas no meio futebolístico e na vi
    Ciências

    • Alimentação
    • Partes do Corpo
    • Animais em perigo de extinção
    • Água e seus nutrientes
    • Vegetação
    • Drogas

    Sugestões de Atividades
    • Pesquisa sobre a alimentação utilizada por jogadores de futebol.
    • Desenho do técnico da seleção e listagem das partes de seu corpo
    • Pesquisar sobre a importância da água durante uma partida de futebol.
    • Comparação entre a vegetação africana e a brasileira
    • Estudo dos animais da fauna brasileira que sofrem risco de extinção
    • Montagem de mural com curiosidades sobre animais da fauna brasileira
    • Palestra sobre DOPING e os prejuízos que ele trouxe à vida de alguns atletas flagrados no exame.

    Objetivos Geografia

     Reconhecer o clima dominante em cada país e as causas da variação de país para país.
    • Identificar o continente a que pertence cada seleção participante da Copa 
    • Confeccionar bandeiras
    • Discutir formas de governo expressando sua opinião a cerca do melhor sistema.
    • Refletir sobre as causas das desigualdades sociais no Brasil e analisar as possíveis soluções para o problema.

    Geografia 

    As desigualdades sociais no Brasil
    Clima
    Países e continentes
    Bandeiras 
    Formas de Governo 
    Fome 

    Sugestões de Atividades

    Debate sobre o tema: As desigualdades sociais no Brasil
    Utilizar um país de cada continente e fazer a comparação de clima entre ele e por que existem diferenças
    Fazer em Mural a listagem de Continentes e distribuir cada pais no devido espaço
    Fazer comparações entre as formas de governo de dois países que participam da Copa 2014
    Apresentar slides das dificuldades encontradas em algumas regiões do Brasil em termos de água e alimentação abrindo espaço para que as crianças indaguem, socializem e discutam procurando meios de resolver o problema.
    Pedir que apresentem a solução em forma de apresentação teatral ou produção textual
    Pedir que façam comparação por escrito entre o Brasil  e os outros países participantes da copa.


    Objetivos História

    • Reconhecer a origem do futebol
    • Pesquisar sobre Charles  Miller e  a importância de sua existência para a história do futebol.
    • Elaborar cartazes sobre o surgimento da Copa do Mundo
    • Realizar pesquisas entre os idosos da comunidade como forma de interação e valorização do conhecimento do outro
    • Conhecer a história de um dos maiores ídolos do futebol mundial (Pelé) e elaborar caricaturas dele ou de jogadores considerados figurinhas carimbadas da copa.

    História

    Como nasceu a copa do mundo?
    Quem foi Charles Miller?
    Em que país nasceu o futebol?
    O rei do Futebol

    Sugestões de Atividades

    Pesquisa sobre a vida de Charles Miller e sua importância para o futebol 
    História do Surgimento da Copa em papel metro com ilustrações feitas pelos alunos
    Pesquisa sobre os principais artilheiros de todas as copas
    Pesquisar entre os idosos da comunidade o jogador mais importante de cada década na opinião deles anotar, discutir junto aos colegas e a partir da discussão fazer texto coletivo.
    Escrever as diversas lendas a cerca do surgimento do futebol e ilustrá-las formando uma pequena história 
    Escrever a biografia de Pelé e fazer caricaturas do rei do futebol.


    Objetivos Educação Física
    • Identificar e listar os benefícios do alongamento e sua necessidade antes de qualquer atividade física .
    • Reconhecer e respeitar as regras envolvidas em um torneio de futebol.
    • Educação Física
    • Torneio de futebol ( Copinha)
    • Alongamento


    Sugestões de atividades 

    Jogos programados pela escola entre séries
    Estudo das regras a serem utilizadas no futebol
    Palestra sobre alimentação no intervalo dos jogos
    Slides sobre a importância do alongamento antes de cada partida.


    Objetivos Artes

    • Criar um mascote , descrevê-lo e encaminhar o projetinho para a eleição do melhor mascote
    • Montar mosaicos de bandeiras 
    • Construiu maquete de estádio de futebol
    • Reconhecer cores primárias e secundárias 
    • Desenvolver habilidades artísticas através de desenho de mascotes de clubes de futebol ou de Copas do Mundo.
    Artes 

    Colagem
    Pintura 
    Desenho
    Mosaico
    Maquetes


    Sugestões de Atividades

    Elaboração e escolha da mascote de nossa Copinha.
    Montagem de  quadros de mosaico com as bandeiras dos Países participantes da Copa
    Confecção de bandeirinhas dos países que participam do evento
    Construção de maquete de estádios de futebol
    Desenhar a mascote do Brasil na Copa de 2014
    Estudo das cores primárias e secundárias a partir da pintura de bandeiras de Países.

    Objetivo Música

    • Cantar o Hino Brasileiro corretamente.
    • Desenvolver o gosto pelo ritmo musical  através de composições de gritos de guerra com acompanhamento
    • Conhecer característica de cada década através de músicas cantadas em copas anteriores
    • Confeccionar instrumentos a partir de materiais sucateados.

    Música

    Hino Brasileiro
    Músicas das Copas
    Gritos de Guerra
    Hinos de times de futebol a qual pertencem alguns jogadores da Seleção
    Instrumentos musicais vindos da África e utilizados no Brasil 


    Sugestões de Atividades

    Montar Bandinha para execução do Hino Brasileiro todas as manhãs
    Pesquisar músicas das Copas e verificar o que pode ter mudado no Brasil através dela como, por exemplo, em 1970 cantávamos 90 milhões em ação ...
    Dividir a sala em grupo e pedir que cada um crie um grito de guerra premiando aquele que for mais votado pelos professores
    Utilizando sucatas fazer a confecções dos instrumentos da Bandinha 


    Objetivos Pluralidade Cultural

    • Combater o preconceito através do conhecimento do costume de cada povo.
    • Definir racismo através de painéis com reportagens evidenciando a prática.
    • Respeitar a África enquanto berço cultural do qual o Brasil herdou vários costumes

    Pluralidade Cultural

    Etnia , Raça , Cor
    Elementos africanos na cultura brasileira

    Sugestões de Atividades

    Ler e discutir textos informativos sobre preconceitos étnicos, raciais ou culturais 
    Fazer comparações entre a cultura de nosso país e  a africana  definindo o  que herdamos deles e quais os motivos dessa herança.
    Pedir que  definam  racismo e façam painéis com figuras e reportagens que retratem o preconceito.
    Produção textual a respeito de preconceito de cor e seus prejuízos 
    Elaboração de poemas com o tema : MUITOS PAÍSES DENTRO DO BRASIL?

    Objetivos Ética

    • Estimular o educando a agir de forma a respeitar as regras do jogo e seus colegas de equipe bem como os adversários
    • Promover debates sobre a rivalidade entre países participantes da copa do mundo seus benefícios em campo e seus prejuízos fora dele.
    • Confeccionar cartazes de incentivo à paz entre as nações e a união de todos os povos.

    Ética

    União entre os povos 
    Regras para um bom jogo

    Sugestões de Atividades

    Pedir que as crianças produzam cartazes  com  desenhos e /ou figuras que simbolizem a paz e a união entre os povos 
    Debater sobre os benefícios do evento Copa do Mundo que consegue unir países rivais durante seus torneios 
    Pedir que observem durante a Copinha  comportamentos adequado a serem  mantidos  em uma partida de futebol que possam contribuir para melhor rendimento e apresentação do time para listá-las em papel metro.

    Objetivos Meio Ambiente

    • Pesquisar sobre poluição sonora e fazer a listagem dos prejuízos que podem causar .
    • Produzir panfletos sobre o lixo e seus prejuízos
    • Confeccionar latas de lixo . 

    Meio Ambiente

    Poluição Sonora e Visual
    Lixo 

    Sugestões de Atividades

    Fazer uma análise dos benefícios e prejuízos que podem haver durante uma partida de futebol e fazer a listagem em cartazes.
    Confeccionar latas de lixo decoradas para espalhar pela escola durante a Copinha.
    Elaborar panfletos informativos sobre o lixo e seus prejuízos e distribuir durante a Copinha.


    Avaliação:

    A avaliação será feita durante o andamento do projeto através de atividades orais  escritas, interesse , participação, assiduidade e pontualidade.



                                                                   ATIVIDADES
































    CRÉDITOS:http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/2014/02/projeto-copa-do-mundo-2014-com.html
    http://fulecotatu.blogspot.com.br/2014/01/atividades-do-fuleco.html


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário