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quarta-feira, 12 de novembro de 2014


Como incentivar o estudo da língua inglesa na infância



Muitos pais se perguntam qual o momento certo para os filhos iniciarem o estudo de um idioma. Qual a idade certa e como introduzir esse conhecimento?
Há uma série de dicas que podem ajudar aos pais a incentivar o aprendizado do inglês tão importante nos dias de hoje.
Especialistas afirmam que a partir dos 5 anos de idade a criança já possui um entendimento cognitivo para assimilar informações de outras línguas. De maneira leve o estudo do inglês pode ser introduzido a partir desta  idade. O primeiro vocabulário, as primeiras pronúncias são a base para o início do gosto por idiomas.
Aprendendo de maneira divertida
Utilize brincadeiras e jogos para ativar o interesse da criança pelo inglês. Jogos cujo conteúdo traga imagens e palavras são muito indicados para ajudar na memorização e reconhecimento da figura-significado.
Incentive a criança a construir seu primeiro vocabulário, pode incluir imagens, colagens ou desenhos feitos pelo aluno. Comece com números, nomes de animais, frutas e pequenos diálogos.
As músicas em inglês são essenciais para a criança ativar a fluência na pronúncia das palavras, a repetição através da música facilita de maneira leve e agradável.
A tecnologia como ferramenta
A tecnologia é um grande aliado para a prática de idiomas. Os cursos de inglês online têm exercícios interativos de acordo com o nível de conhecimento, além de focar na audição(listening), na leitura e repetição de regras através de ferramentas online, o que serve como adicional já que a criança aprende brincando.
Tanto cursos pagos quanto os gratuitos são de grande ajuda para desenvolver no aluno tópicos como gramática, leitura e fala. Ao fazer uma busca pela internet é possível encontrar várias ferramentas úteis, como blogs especializados em línguas ou páginas como materiais para download.
Invista em bons materiais
Ainda de acordo com o nível de conhecimento que o estudante vai adquirindo, o uso de audiobooks é bastante recomendado. São livros com texto escrito e o conteúdo lido, ou seja, interpretado em áudio/CD. Como esses materiais são produzidos por profissionais a leitura é sempre feita por nativos, o que ajuda na assimilação de frases e a pronúncia correta. A imaginação também é estimulada, além de aproximar o contato direto com obras literárias adaptadas para o público infanto-juvenil.
Quanto mais cedo a criança for exposta ao aprendizado do idioma mais facilidade ela poderá desenvolver no futuro, porém esse dado não implica em dizer que um estudante que iniciar mais tarde não terá sucesso, o ponto principal é a dedicação do estudante e a possibilidade de contato com a língua.

Roberta Clarissa Leite

Pagina da Tia Fabiola e Cia no Face!!!


Venha curtir e ficar pertinho todos os dias!!!

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Sou Fabíola Karla Fachetti Cristo!
Sou Pedagoga e professora formada há 20 anos.
Pós Graduada em Psicopedagogia, Pedagogia Empresarial e Educação Infantil. E com experiência em Educação Social e Pedagogia Social.
Amo a arte de ensinar e estar cercada de crianças, pois com elas aprendemos mais e mais, todos os dias! Como já dizia Paulo Freire: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

Aqui você vai encontrar dicas para pais e educadores, técnicas variadas, reciclagem, enfeites, lembrancinhas, trabalhos artesanais e muitas crianças lindas com trabalhos e projetos especiais pra todos vocês!!!

Essa página é uma pequena parte dos trabalhos que tenho com meus Blogs. Foi criada com o objetivo de mostrar meu trabalho, trabalhos que acredito e de pessoas que gosto também!

A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar o conteúdo ou colocar os devidos créditos.

Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!! E agora ele fica sendo o NOSSO CANTINHO!!!

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DIA DOS PAIS: 7 ERROS DA ESCOLA


Obrigar todos os alunos a participar das comemorações e não vinculá-las ao currículo são alguns dos equívocos mais comuns

7 equívocos na comemoração do DIA DOS PAIS:

1. Ignorar os diferentes tipos de família no planejamento do calendário escolar.
Pautar os encontros para a socialização da aprendizagem da turma de acordo Dia dos Pais ou Dia das Mães exclui as crianças com outros perfis familiares.

2. Usar o tempo das aulas para a confecção de presentes desvinculados do conteúdo das disciplinas.

O horário letivo deve ser exclusivamente dedicado às situações de aprendizagem.

3. Propor a elaboração de cartões, pinturas ou poemas que não permitem a criação individual da criança.

Exibir um modelo e pedir que as crianças o reproduzam não favorece o percurso criador e não dá espaço para que as crianças registrem sua marca na obra.

4. Obrigar todos os alunos a participar das comemorações.

As ações focadas em homenagear um familiar podem deixar um aluno que não quer participar constrangido, seja qual for o motivo de seu incômodo.

5. Expor a intimidade de algum aluno durante a realização de uma atividade.

Não é adequado dizer à classe "fulano está dispensado da atividade porque seu pai faleceu" ou "o pai de beltrano não virá porque está preso". É preciso ter bom senso para não divulgar o que é da esfera íntima do aluno. O educador deve zelar para que a criança que escolha não participar tenha sua privacidade protegida.

6. Avaliar a participação de um aluno em uma atividade vinculada à efeméride.

O professor não pode dar ênfase aos momentos em que o conteúdo não é o foco de um projeto e, menos ainda, avaliar o desenvolvimento do aluno pela participação em uma atividade que nada tem a ver com o currículo.

7. Realizar a festa durante o horário letivo.

Mesmo que o evento seja planejado como forma de socializar a produção dos alunos, deve-se considerar que muitos pais não têm como se ausentar do trabalho. Ao planejar as atividades, é necessário refletir sobre os momentos em que a maioria da comunidade pode participar e criar alternativas.


Fonte: Nova Escola

Músicas para o Dia dos Pais:


Dia dos Pais – Balão mágico
A ti papai - Banda Passarela
Papai, papai – Cantinho da Criança
Canção do papai – Carrossel
Brinca comigo pai – Cavaleiros do forro
Pai – Conttato
Meu pai, meu amigo – Cristina Mel
Meu pai – Daniel
Pai – Fabio Jr
Deus te abençoe pai - João Dias e Ângela Maria
Incrível pai - Kennedy B. e Dyego M.
Meu velho pai - Léo Canhoto e Robertinho
Pai, Mãe - Michel Teló
Papai eu amo você - Turma do Printy
Pai dos Pais - Padre Antônio Maria
Lembrança do velho pai - Lellis e Lennon
Pai - Mano Joe
Papai amo você - Marcelo Nascimento
Pai - Marcello Teodoro
Meu eterno pai (Poema) - Marco Brasil
Te amo pai - Rick e Renner
Meu querido, meu velho... - Roberto Carlos
Mais que pai e filho - Rick e Victor
Filho e pai - Tony Carreira
Pai - Wilson Rocha
Meu pai, meu herói - Vera Lúcia
Homenagem aos Pais - Carrossel
Como é grande o meu amor por você - Roberto Carlos
Pai - Turma do Printy
Pai herói - Paulo André
Eu e Meu Pai - Zezé de Camargo e Luciano
Coisinha do Pai - Beth Carvalho
Tempo Rei - Gilberto Gil

FREUD E O PAPEL DA BRINCADEIRA

As fontes do conhecimento infantil são múltiplas, mas é no ato de brincar que a criança, de forma privilegiada, apropria-se da realidade imediata, atribuindo-lhe significado. As brincadeiras permitem que a criança desenvolva imaginação, afetos, competências cognitivas e interativas, à medida que tem a oportunidade de vivenciar diferentes papéis.

Outra importante função da atividade lúdica é a elaboração de conflitos e ansiedades, e a criança demonstra ativamente, enquanto brinca, o que sofre passivamente. Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo, resignificam e reelaboram os acontecimentos que deram origem à vivência e sentimentos.
A brincadeira, como eixo da proposta educativa, é um conceito bastante utilizado. Friedrich Froebel (Alemanha, 1782 – 1852), criador do jardim de infância, defendia o uso pedagógico de jogos e brinquedos organizados e sutilmente dirigidos pelo professor. Durante as décadas subseqüentes, vários educadores alertaram para a importância do lúdico na Educação.

Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação com seus pares, propiciando situações de aprendizagem que desafiam suas capacidades cognitivas. Por meio do jogo simbólico, elas aprendem a agir, têm a curiosidade estimulada, adquirem iniciativa e exercitam sua autonomia. Os brinquedos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança, possibilitam descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e de oportunidades para a expansão da criatividade.

03 de Agosto - DIA DO CAPOEIRISTA


A capoeira é uma arte marcial afro-brasileira criada por angolanos trazidos de seu país para serem escravos nos engenhos (fazendas de cana destinadas à produção de açúcar) no Brasil Colonial do século XVI. Também pode ser considerada um jogo e uma dança.

Os escravos eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato (espécie de mercenários que tinham como tarefa principal capturar os escravos fugitivos para seus amos), que tinham uma forma de agir extremamente violenta.

Para se defender desses maus tratos, os escravos criaram a luta disfarçando seus movimentos. Para não levantar suspeitas dos senhores de engenho, misturaram chutes e cabeçadas a cânticos e danças africanas. Essa atividade acontecia nos arredores das senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) em terreiros de mato cortado. Em tupi-guarani, mato cortado ou extinto, formaria um vocábulo parecido com a palavra capoeira como conhecemos, que seria “caápuêra”. Esta seria a explicação mais aceita por pesquisadores para a origem da palavra.

Em 1890 a capoeira foi proibida no Brasil, sendo que sua liberação aconteceu apenas em 1930. Em 07 de Agosto de 1985 foi aprovada a Lei nº 4.649, que oficialmente declarou o dia 3 de agosto como o Dia do Capoeirista. Atualmente a atividade é praticada em mais de 150 países, sendo que somente no Brasil existem mais de 5 milhões de capoeiristas.

Semana Mundial da Amamentação: de 01 a 05 de Agosto.


Vamos fazer um lindo palhaço de EVA na lata????











Algumas Brincadeiras de Alto Valor Didático

BRINCAR COM ÁGUA É UMA NECESSIDADE PARA TODAS AS CRIANÇAS NERVOSAS OU DIFÍCEIS E ALTAMENTE BENÉFICO PARA CRIANÇAS EM GERAL;

Uma brocha de pintar ou pincel largo e um balde com água para pintar paredes da casa ou azulejos do banheiro é um brinquedo que fascina as crianças e desperta nelas o senso de limpeza;

Brincadeiras de adivinhações são excelentes para desenvolver a capacidade de abstração, concatenação e formação de idéias;

Os jogos de silêncio e imobilidade são ótimos como exercícios de controle motor e auto-domínio;

Os brinquedos cantados são atividades de grande valor para a idade pré-escolar;

Brincadeiras ao ar livre devem começar com uma breve explicação da importância das árvores, animais, amizades, nossa família, etc... Isso desperta nas crianças amor à natureza e senso de cooperação.

Brincar de cuidar das plantas, regar o jardim, etc, são excelentes meios de despertar a sensibilidade ecológica, ou respeito à natureza, de todas as faixas etárias.

Colocar venda numa criança e pedir para que outra a Guie até um determinado local, é uma excelente atividade para afirmação da ajuda voluntária e amizade. Cria em ambos um inestimável senso de cooperação e ética solidária. Cria no condutor o senso de responsabilidade e respeito pelo outro. Cria no conduzido o senso de confiança no amigo, sensibilização às limitações alheias, além de aprender na prática sobre as dificuldades dos deficientes visuais, etc...

Os Jogos coletivos onde a criança seja peça atuante para o fiel desempenho da tarefa, acaba por criar em sua personalidade, um alto senso de responsabilidade social e autoconfiança.

PLANEJANDO O DIA COM A CRIANÇA


Reserve um período específico de tempo em sua agenda a cada semana, para ficar com sua Criança ou Jovem. Durante este tempo dê total atenção e amor a ela.
Use o tempo do trajeto até a escola, mesmo no carro, quando for o caso, para conversar com ela. Nessa hora não há TV ou telefone para interferir, ou pessoas entrando e saindo. E as crianças sabem que finalmente, e de fato, terão a sua atenção.
Planeje fazer pelo menos uma refeição junto com sua família todos os dias.

Dê um jeito de encontrar atividades da casa que exijam a participação de toda família. Envolva a todos na escolha de como usar melhor esse seu tempo, claro, na companhia deles.
Crie um sistema de bilhetagem para TV. Cada "ingresso" poderá ser usado para a criança assistir seu programa favorito por, digamos, 30 minutos. Os bilhetes que sobrarem, aqueles que não foram usados durante a semana, ao fim de cada 7 dias, poderão ser trocados por uma quantia em dinheiro ou bônus. Os pais também podem vetar certos programas.
Você pode usar o Telejornal, e pedir a opinião delas, como se comportariam diante de certas questões, o que acham de cada situação. Faça isso quando estiverem vendo reportagens, sinopses de programas, um documentário qualquer, etc...

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