Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

DINÂMICAS E PAULO COELHO INSPIRARAM PRIMEIRO DIA DA REUNIÃO PEDAGÓGICA DOS COLÉGIOS PROJEÇÃO
CONRADO VITALI - Assessoria de Comunicação Grupo Projeção (Com fotos de Bruno Martins)
Aforismo do escritor Paulo Coelho inspira Encontros Pedagógicos dos colégios Projeção . VEJA FOTOS DO PRIMEIRO DIA.
DINÂMICAS E PAULO COELHO INSPIRARAM  PRIMEIRO DIA DA REUNIÃO PEDAGÓGICA DOS COLÉGIOS PROJEÇÃO

 

Dinâmica entre professores e gestores dos colégios Projeção: encontro pedagógico vai até amanhã (VEJA MAIS FOTOS AO FINAL DO TEXTO)


“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela”.  O conhecido aforismo do escritor brasileiro de maior sucesso no exterior, Paulo Coelho, é o fio condutor da inspiração para a realização dos tradicionais Encontros Pedagógicos com professores dos Colégios Projeção que vão marcar,  hoje, 25;  e amanhã, 26 de julho;  em Taguatinga,o retorno às atividades letivas para o segundo semestre na Educação Básica do Grupo Projeção. Nas datas,  diretorias e equipes de gestores realizarão trabalhos formativos e de planejamento. Entre outros temas, será feita uma retomada da prática pedagógica realizada no 1º semestre, tendo como foco o tema abordado ainda na  Semana Pedagógica de janeiro: “REDE DO CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI - NOVAS FORMAS DE APRENDER EXIGEM NOVAS FORMAS DE ENSINAR E DE AVALIAR”. Com os professores do Ensino Médio  prosseguirá  um importante trabalho  realizado em preparação dos alunos para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Um terceiro bloco de trabalhos vai integrar  planejamentos de aulas e projetos específicos a serem realizados em todos os segmentos da Educação Básica no decorrer do segundo semestre .Na sequência dos Encontros Pedagógicos , as atividades letivas  serão retomadas para todos os alunos no dia 29 de julho. O primeiro dia de encontro pedagógico foi marcado pela realização de dinâmicas integradoras entre os professoress, como mostram as fotos abaixo:
 
 
 

PROJETO MORADIA A HISTÓRIA DAS MORADIAS

Projeto Moradia:

Eixo de trabalho predominante: Levar o aluno a conhecer diferentes tipos de moradia, relacionando-as aos materiais de que são construídas, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções e perceber a moradia como direito do cidadão.

Áreas: Geografia, Artes e Língua Portuguesa

Tema Transversal: Meio Ambiente

Esclarecer para os alunos que eles irão pesquisar sobre os diferentes tipos de moradia que existem no Brasil e em outros países. Informá-los que a partir deste estudo irão produzir jogos da memória (ou outro produto final escolhido) para serem doados a classes da educação infantil.
Vocês também poderão doar um exemplar para a biblioteca da escola.

É importante que toda a pesquisa sobre diferentes moradias não se restrinja à sua arquitetura, mas também ao modo de vida das pessoas que habitam diferentes lugares. Favelas e outras habitações utilizadas por pessoas de classes sociais desfavorecidas devem fazer parte deste trabalho. Quanto mais os alunos puderem estabelecer relações entre cultura, moradia, situação econômica, clima, vegetação e outros elementos, mais terão a possibilidade de “construírem um olhar” para as paisagens.

• Entrevistar moradores das moradias pesquisadas para saber mais sobre seu modo de vida pode ajudar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos. Para isso você deve elaborar questões junto com os alunos e socializar as descobertas.



A História das Moradias

Há muitos e muitos anos as moradias eram bem diferentes das que conhecemos hoje. As casas construídas com tijolos, cimento, feitas de madeira ou pré-fabricadas foram uma conquista de centenas de gerações que nos antecederam. Aos poucos, os homens foram aprendendo a usar os recursos da natureza e a escolher os que lhes oferecíam maior segurança...



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário