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sábado, 15 de novembro de 2014


HISTÓRIA DA DONA BARATINHA

PLANO DE AULA

Conteúdos: Linguagem oral e escrita
TEMA: A História da Dona Baratinha.

OBJETIVOS:
Ø Desenvolver no aluno o prazer da leitura,
Ø Estimular a criatividade e o imaginário.
Ø Estimular a oralidade

METODOLOGIA:

1º Momento: Contar a história “A Dona Baratinha.”, utilizando um livro gigante.
Após contara história problematize questionando:
-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Porque ela não se casou?
-Vocês mudariam o final da história? (ouvir as várias sugestões)Após contar a história, combinar de dramatizá-la no final da aula , com os alunos.
-Qual o verso que Dona Baratinha sempre repetia?


Depois pedir para as crianças registrarem através do desenho com intervenção:

CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIEDADE



ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Destacar os  diferentes tipos de sabores.
CONTEÚDO: Sabor azedo, amargo, doce e salgado.
PROCEDIMENTO: Destacar os quatro tipos de sabores como doce, salgado, azedo e amargo através da degustação de variados alimentos, como limão, mel, sal e outros.

ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Incentivar a higiene pessoal
CONTEÚDO: Confeccionar um cartaz com hábitos de higiene.
PROCEDIMENTO: confeccionar um cartaz com os alunos sobre higiene pessoal, será usado imagens e embalagens de produtos de higiene ( sabonete, xampoo, escova de dente, escova de cabelo, creme dental...). Será feita roda de conversa sobre os produtos e os alunos ajudarão a colar as embalagens no cartaz.

ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Incentivar uma alimentação saudável
CONTEÚDO: Confeccionar um cartaz com alimentos saudáveis e não saudáveis
PROCEDIMENTO:Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação.Confeccionar um mural com esses alimentos ressaltando a importância de ter uma boa alimentação.

ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Incentivar uma alimentação saudável
CONTEÚDO: Alimentos derivados de animais
PROCEDIMENTO: 
Trazer para sala queijos, leite e iogurte, mel, ovos e explorar a importância desses alimentos, explicar que esses alimentos são derivados de alguns animais,  confeccionar um cartaz para a sala de aula com imagens desses animais.

ÁREA: Ciências Naturais e Sociais
CONTEÚDO: Oralidade e pintura;
OBJETIVO: Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos.
 PROCEDIMENTOS: Confeccionar uma casa com caixa grande, as crianças irão pintar para depois de seco brincar . Guardar para exposição.

ÀREA: Identidade e Autonomia
CONTEÚDO: Corpo Humano
OBJETIVO: Reconhecer partes do corpo;
Conscientizar e desenvolver hábitos de higiene corporal e bucal


PROCEDIMENTOS: Atividade coletiva, escolher uma menina e um menino, e pedir que um de cada vez deite-se sobre o papel pardo, para que a professora contorne o seu corpo, a partir daí, perguntaremos, onde se localiza a boca, olhos, cabelos, etc ... a partir das respostas das crianças, vamos desenhando sobre o papel pardo cada item citado.

MATEMÁTICA



ÁREA: MATEMÁTICA                                               
OBJETIVO: Explorar diferentes tipos de materiais, cores, formas e medidas. Estimular a imaginação e a criatividade para aprender a apreciar e fazer arte.
CONTEÚDO: confecção de massa de modelar caseira
PROCEDIMENTO:
Os alunos acompanharão a preparação da receita:
Material
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 e 1/2 xícara de água
1 colher de chá de óleo
Modo de Fazer
Numa tigela grande, misturar todos os ingredientes e amassar bem até ficar boa para modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado. Essa massinha é muito usada em animações de festa infantil que os animadores fazem a massinha na hora com as crianças e elas adoram. Para dar cor a massinha, compre corante para alimento e pingue algumas gotas.
Depois que a massa de modelar estiver pronta todos ganharão um pedaço da massa e serão estimuladas a confeccionar alimentos.

ÁREA: MATEMÁTICA                                               
OBJETIVO: Grandezas e Proporções.
CONTEÚDO:  Grande/pequeno, Cheio/Vazio e pela metade
PROCEDIMENTO: Com garrafas pet será demonstrado conceitos de grande e pequena, comparando tamanhos entre as garrafas. Também será demonstrado através das garrafas com ou sem água conceito de vazio e cheio e pela metade.
Depois da demonstração os alunos receberão um desenho para apenas pintar a garrafa vazia.

ÁREA: MATEMÁTICA                                               
OBJETIVO: Perceber formas variadas ( quadrado, triangulo, circulo,...)
CONTEÚDO: Carimbo com verduras
PROCEDIMENTO: Perceber as cores e  formas através de carimbos feitos de verduras  batatas, chuchu e cenouras.

ÁREA: MATEMÁTICA                                               
OBJETIVO: Contagem de frutas, cores, tamanho e texturas.
CONTEÚDO: Frutas
PROCEDIMENTO: Mostrar que é importante higienizar as mãos e os alimentos que serão consumidos. Levar as crianças ao banheiro para lavar as mãos, depois apresentar as frutas aos alunos, fazer a contagem, relacionar as cores,  peso , degustar as frutas uma a uma verificando que as frutas têm sementes, verificando a consistência de cada uma.

ÁREA: MATEMÁTICA                                               
OBJETIVO: Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.
CONTEÚDO: preparo de uma vitamina de frutas
PROCEDIMENTO: Explorar com os alunos as cores, consistência,tamanho das frutas e a medidas que serão utilizadas no preparo da vitamina( banana e maçã).

ÁREA: Matemática
OBJETIVO: Conhecer gradativamente as formas geométricas.
PROCEDIMENTOS: Com auxilio das crianças, convidá-las a  preparar a tinta de creme dental,e com ajuda de um palito ou colher elas realizarão a mistura dos ingredientes para a pintura sobre molde vazado de formas geométricas.
“ Tinta de creme dental”
·         Creme dental
·         Anilina de qualquer cor
Misture os dois ingredientes e faça uma pintura colorida sobre qualquer tipo de papel.

ÁREA: Matemática
CONTEÚDO:Medidas de capacidade
OBJETIVO:
Conhecer gradativamente as formas de medida;
Localizar os números em diversas situações;
Contagem oral, utilizando material concreto;
PROCEDIMENTOS:As crianças participarão de uma receita culinária, onde, organizaremos as toucas para colocar no cabelo das crianças, e lavaremos as mãos, para iniciar a receita, no refeitório, escreveremos a receita na cartolina, afixada na parede, colando recortes da xícara,do pct do leite, açúcar, e leite de coco, para que a criança perceba elementos e medidas.
Docinhos de Leite em Pó
1 xic.  de leite em pó
1 xic. de açúcar refinado
3 colheres de leite de coco
Modo de fazer:

Amasse todos os ingredientes, e vá fazendo bolinhas esperem secar e pinte com anilina.

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