Páginas

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Plano de Aula

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )

Observações Gerais: Propomos observar as crianças com olhar apurado, utilizando de vários recursos didáticos lúdicos, verificando o que cada um aprendeu dos conteúdos trabalhados durante o ano para compreendermos os avanços e os déficits que ainda precisam ser revistos com atividades específicas para concluirmos o ano letivo.

*Planejar e ensaiar o Encerramento do Ano Letivo, momento especial em sala de aula com a exposição de trabalhos e apresentação das crianças;

Objetivos:
• Conhecer a história do Nascimento de Jesus;
• Compreender que todas as pessoas têm seu valor independente da classe social a que pertence;
• Conhecer a profissão do pai de Jesus, da mãe de Jesus, como era sua casa e onde e como eles viviam;
• Desenvolver a noção de espaço geográfico;
• Trabalhar as diferenças de nacionalidades;
• Explorar os sons das letras N e J e palavras iniciadas com estas letras;
• Trabalhar a construção da escrita e da leitura;
• Trabalhar o raciocínio lógico matemático;

Jataí, de novembro de 2012 – Segunda- feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com massinha;
*Oração feita por um aluno(a);
*Música de Natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Natureza e Sociedade/Linguagem/ Música/ Ensino Religioso:
*Trazer a maquete para sala de aula e numa roda de conversa contar a história do Nascimento de Jesus;
*Falar que Jesus escolheu uma família pobre, simples e humilde para nascer. O pai de Jesus , São José era carpinteiro e a Mãe de Jesus, Maria além de rezar, gostava de bordar e fazer os serviços do lar;
* Lembrar o lugar onde Jesus nasceu, lugar onde comiam os animais e que se chamava estábulo em Belém na Palestina, parte central da Cisjordânia;(Se possível e na escola tiver, pegar o globo terrestre e explicar;)
*Falar sobre os reis magos Melchior rei da Pérsia, Gaspar rei da Índia e Baltazar rei da Arábia;(mostrar esses lugares também no globo e o nosso Brasil) e que eles seguiam um sinal, a grande estrela. Trouxeram ouro, incenso e mirra como presentes para Jesus;
*A família de Jesus fugia do rei Herodes que queria acabar com Jesus.
* Oralmente estabelecer um diálogo sobre a história, relacionando com o Natal.
*Explicar que o verdadeiro sentido do Natal não são os presentes e o Papai Noel e sim o Nascimento de Jesus Menino , o momento em família e a oração;É muito importante lembrar de fazer uma criança carente mais feliz no Natal.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/21968/sugestoes-de-planos-de-aula-para-educacao-infantil-com-o-tema-natal#ixzz3JzTyXtEJesus; Trabalhando com fichas também outras palavras com a mesma inicial:Quantidade de letras, de pedacinhos(sílabas), o som das letras , a leitura coletiva; Depois escrevê-las no caderno tarjado com letra cursiva;

*Orientar atividade para casa “ A casa da família de Jesus”.

Momento de descontração – À critério de cada professora.

Jataí, de novembro de 2012 – Terça - feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com letras em cima das mesinhas que formam palavras que estamos estudando: JOSÉ, JESUS, JERUZALÉM, NATAL, NAZARÉ;
*Oração feita por um aluno(a);
*Música de Natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Linguagem/Matemática e Natureza e Sociedade:
* Explicar que José e Maria viajavam num burrinho para Belém. Distribuir palitos de picolé e desenvolver probleminhas orais de adição e subtração com o burrinho da história a critério da professora;

Lanche
Recreio
Escovação
*Convidar as crianças para o pátio da escola e orientar a dramatização do nascimento de Jesus;

*Orientar a atividade Para Casa Trabalhando Palavrinhas;

*Momento de descontração – À critério de cada professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário