Páginas

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

‘Projeto para o Pré’

Projeto Brincando com as Letras (Continuação)



 Projeto Brincando com as Letras (Continuação).


DATA COMEMORATIVA:

ü  Copa do Mundo

JUSTIFICATIVA:

Por causa da antecipação das férias para 28/06/214 a 13/07/2014, dividi esse projeto em duas partes. Essa parte e a finalização do projeto.
Com o surgimento da Escola Nova, os olhares voltaram-se para o aluno como centro do aprendizado, atribuindo a ele todos os instrumentos disponíveis para a absorção de conteúdos de forma significativa.
O Projeto foi pensado, partindo dos questionamentos apresentados pelas crianças, quando utilizamos os livros de literatura, “ Tia, que letra é essa?”. Irei desenvolver o Projeto para que de maneira lúdica e com materiais concretos as crianças possam conhecer as letras e perceber a presença destas no cotidiano.

ÁREAS: 


  1. 1.      LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;

Objetivos:


ü  Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)

ü  Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.

ü  Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
ü  Familiarizar-se com os múltiplos usos sociais da linguagem escrita em situações reais de leitura e escrita.


Atividades:

ü  Momento da História: Conta a história do alfabeto e das letras.
ü  Brincando  com as letras: Cada criança fica com um cartaz com as letras e a professora começa com a letra A.  A criança mostra a letra que tirou e pergunta qual criança tem uma outra letra .

ü  Momento do Vídeo:  Agora eu sei o ABC – Barney

ü  Alfabeto dos rótulos: Com os rótulos que as crianças trouxeram de casa  realizar o alfabeto


ü  Jogo da forca: Jogar com as crianças o jogo da forca.


  1. 2.      MATEMÁTICA;

Objetivos:

ü Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.

ü Comparar quantidades de elementos de dois conjuntos, fazendo a correspondência termo a termo.

   Atividades:

ü   Banquete das Letras – Levar vários alimentos e apresentar as crianças. Escrever o nome do alimento no quadro e pedir que os alunos peguem a letra que começa o alimento.

ü  Jogo da Memória: Jogo da memória das letras.  Imprimir as letras em um papel e no outro imprimir a imagem e o nome. Para fazer o par certo, o aluno deverá pegar o cartaz da letra e o cartaz da imagem que começa.


  1. 3.      NATUREZA E SOCIEDADE;

Objetivos:

ü  Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos.

Atividades:


ü  Conhecendo as letras Pelos Rótulos – pedir que as crianças tragam rótulos de embalagem que começam com as letras.


  1. 4.      MOVIMENTO;

Objetivos:

ü  Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.


Atividades:

ü  Corrida dos balões: Colocar cartões com letras dentro da bexiga. Pedir para as crianças correram com o balão na mão e quando chegar à linha de chegada estourar o balão e falar que estava dentro.

  1. 5.      ARTES;

Objetivos:

ü Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.

ü  Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.

Atividades:

ü  Vamos brincar de massa de modelar: Construir as letas com massa de modelar
ü  Vamos Decorar as Letras: Decorar algumas  letras do alfabeto

  1. 6.      MÚSICAS;

Objetivos:

ü  Ouvir cantar e dançar musicas diversas.

Atividades:

ü  Música sobre as letras
  1. 7.        CUMINÂNCIA;

ü  Máscara das letras: Construir e decorar máscara sobre as letras. Fazer com a letra inicial do nome de cada criança.



  1. 8.      MATERIAIS;

ü  Cartaz com letras do alfabeto e imagens para o jogo da memória.
ü  Livro de história sobre as letras.
ü  Balões.
ü  Cartaz com as letras.
ü  Giz de cera.
ü  Canetinha.
ü  Folhas
ü  Músicas de letras.
ü  Televisão.
ü  DVD
ü  Desenho do Barney
ü  Alimentos diversos
ü  Rótulos de alimentos.
ü  Massa de modelar.
ü  Gauche
ü  Paetê
ü  Látex
ü  Máscara com as

Projeto Brincando com as Letras

jul 10
Professora: Carolina Palhas de Souza  Turma: Jardim II  Turno: 2º turno
Ano: 2014   Bimestre: 2º bimestre  Semestre: 1º Semestre
Duração:  02/06/2014  até 27/06/2014  – 4 semanas -  20 dias


Projeto Brincando com as Letras.


DATA COMEMORATIVA:

ü  Copa do Mundo

JUSTIFICATIVA:

Com o surgimento da Escola Nova, os olhares voltaram-se para o aluno como centro do aprendizado, atribuindo a ele todos os instrumentos disponíveis para a absorção de conteúdos de forma significativa.
O Projeto foi pensado, partindo dos questionamentos apresentados pelas crianças, quando utilizamos os livros de literatura, “ Tia, que letra é essa?”. Irei desenvolver o Projeto para que de maneira lúdica e com materiais concretos as crianças possam conhecer as letras e perceber a presença destas no cotidiano.

ÁREAS: 


  1. 1.      LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;

Objetivos:


ü  Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)

ü  Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.

ü  Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.


ü  Criar, registrar  e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.

ü  Criar, oralmente, textos diversos.

ü  Familiarizar-se com os múltiplos usos sociais da linguagem escrita em situações reais de leitura e escrita.

ü  Identificar as letras em diversas situações.


Atividades:

ü  Que história legal – Contar a História em Cartaz “As letras”
ü  Momento descoberta Em uma caixa, levar vários tipos de materiais impressos como revistas, gibis, livros didáticos, encartes, panfletos e etc. Apresentar para as crianças e conversar sobre a importância das letras em nosso dia-dia em seguida, deixar as crianças manusearem.
ü  Vamos Falar Sobre as letras – conversar  e apresentar as letras.
ü  Cantando a música das letras  -  Trabalhar a letra e a música  que fala das letras .
ü  Cartaz sobre as letras – Levar várias figuras espalhar sobre a mesa e pedir que as crianças peguem somente as figuras que começa com a letra solicitada pela professora.
ü  Separando as letras – Levar várias letras feitas em cartolina e solicitar que as crianças peguem as letras solicitadas pela professora.
ü  Momento de Conversa sobre o Futebol - Roda de conversa sobre a Copa do mundo. Mostrar o mapa mundial.
ü  Momento  obra de arte - Mostrar o quadro de Candido Portinari que fala o jogo de futebol e perguntar as Crianças o que elas estão vendo Fazendo Registro no blocao e fazendo comparação com a copa do mundo.
ü  Alfabeto dos Jogadores – Realizar o alfabeto com os nomes dos jogadores do Brasil.


  1. 2.      MATEMÁTICA;

Objetivos:

ü Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.

ü Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.

ü Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ a mesma quantidade

ü Comparar quantidades de elementos de dois conjuntos, fazendo a correspondência termo a termo.

   Atividades:

ü   Conjunto das letras – Espalhar várias figuras e rótulos no chão montar um gráfico com as letras.  Falar uma letra e solicitar que os alunos peguem a figura ou o rótulo que corresponde e colar no gráfico. Ao final, comparar  qual letra tem mais figuras e rótulos.

ü  Bingo dos nomes – Levar cartelas com os nomes dos alunos. Sortear uma letra  e pedir que os alunos pintem a letra se tiver no seu nome. No final fazer um gráfico para saber qual criança tem mais vogais no seu nome.

ü  Brincando com as bolas – Mostrar várias bolas feitas de vários tipos diferentes como papel, meia, gude.  Questionar as crianças sobre as diferenças.

ü  Agrupamento por preferência:  Colar a foto dos jogadores do Brasil no blocão. Perguntar qual jogador as crianças gostam e marcar com palitinhos. No final verificar qual jogador as crianças mais gostam.



  1. 3.      NATUREZA E SOCIEDADE;

Objetivos:

ü  Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos.

Atividades:


ü  Conhecendo as letras Pelos Rótulos – pedir que as crianças tragam rótulos de embalagem que começam com as letras.

ü  Pesquisa sobre a copa do mundo – pedir para as crianças perguntarem sobre as copas do mundo anteriores com os pais.



  1. 4.      MOVIMENTO;

Objetivos:

ü  Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.


Atividades:

ü  Brincando com bolas – Brincar com bolas feita de papel.

  1. 5.      ARTES;

Objetivos:

ü Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.

ü  Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.

Atividades:

ü  Vamos Desenhar no Chão do Pátio? Desenhar as letras no chão do pátio.
ü  Releitura da obra jogo de futebol de Candido Portinari- realizar a releitura do quadro.
ü  Vamos enfeitar nossa sala- pedir para os alunos confeccionarem bandeiras para enfeitar nossa sala.
ü  Vamos torcer  pelo Brasil - Decorar viseira do Brasil Jogo do Brasil
ü  Vamos torcer pelo Brasil – Decoar bandeira do Brasil
ü  Vamos torcer pelo Brasil – Pintura facial

  1. 6.      MÚSICAS;

Objetivos:

ü  Ouvir cantar e dançar musicas diversas.

Atividades:

ü  Música sobre as letras

ü  Música sobre futebol

  1. 7.        CUMINÂNCIA;

ü  Decoração da sala para copa do mundo.

Projeto no Mundo das Letras

jun 11
Jardim Escola Municipal Peixinho Dourado
Professora: Carolina Palhas de Souza  Turma: Jardim II  Turno: 2º turno
Ano: 2014   Bimestre: 2º bimestre  Semestre: 1º Semestre
Duração:  02/06/2014  até 27/06/2014  – 4 semanas -  20 dias

 Projeto Brincando com as Letras.

DATA COMEMORATIVA:

Copa do Mundo

JUSTIFICATIVA:
Com o surgimento da Escola Nova, os olhares voltaram-se para o aluno como centro do aprendizado, atribuindo a ele todos os instrumentos disponíveis para a absorção de conteúdos de forma significativa.
O Projeto foi pensado, partindo dos questionamentos apresentados pelas crianças, quando utilizamos os livros de literatura, “ Tia, que letra é essa?”. Irei desenvolver o Projeto para que de maneira lúdica e com materiais concretos as crianças possam conhecer as letras e perceber a presença destas no cotidiano.

ÁREAS: 

  1. 1.      LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;

Objetivos:

  • Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)

  •  Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.

  •   Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
  •  Criar, registrar  e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.

  •   Criar, oralmente, textos diversos.

  • Familiarizar-se com os múltiplos usos sociais da linguagem escrita em situações reais de leitura e escrita.

  • Identificar as letras em diversas situações.

Atividades:

  • Que história legal – Contar a História em Cartaz “As letras”
  • Momento descoberta – Em uma caixa, levar vários tipos de materiais impressos como revistas, gibis, livros didáticos, encartes, panfletos e etc. Apresentar para as crianças e conversar sobre a importância das letras em nosso dia-dia em seguida, deixar as crianças manusearem.
  • Vamos Falar Sobre as letras – conversar  e apresentar as letras.
  •   Cantando a música das letras  -  Trabalhar a letra e a música  que fala das letras .Escrever as palavras que começa com A,E,I,O e U na música (Inicialmente trabalhar as letras A , E , I , O , U)
  •  Cartaz sobre as letras – Levar várias figuras espalhar sobre a mesa e pedir que as crianças peguem somente as figuras que começa com a letra solicitada pela professora.
  •  Separando as letras – Levar várias letras feitas em cartolina e solicitar que as crianças peguem as letras solicitadas pela professora.
  •   Momento de Conversa sobre o Futebol - Roda de conversa sobre a Copa do mundo. Mostrar o mapa mundial.
  • Momento  obra de arte - Mostrar o quadro de Candido Portinari que fala o jogo de futebol e perguntar as Crianças o que elas estão vendo Fazendo Registro no blocao e fazendo comparação com a copa do mundo.

  • 2.      MATEMÁTICA;
 Objetivos:

  •   Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.
  •  Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
  •  Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ a mesma quantidade
  •  Comparar quantidades de elementos de dois conjuntos, fazendo a correspondência termo a termo.

   Atividades:

  •   Conjunto das letras – Espalhar várias figuras no chão montar um gráfico com as letras.  Falara uma letra e solicitar que os alunos peguem a figura que corresponde e colar no gráfico. Ao final, comparar  Qual vogal tem mais figuras.

  •  Banquete das letras – Levar vários alimentos que começa com as letras  como acelera, empada, iogurte, ovo de corona e uva.  Levar as letras grande impressos na cartolina e solicitar que as crianças adivinhem com  que vogal começa cada alimento. Colar a letra no alimento que começa. No final fazer a degustação dos alimentos.

  • Bingo dos nomes – Levar cartelas com os nomes dos alunos. Sortear uma letra  e pedir que os alunos pintem a letra se tiver no seu nome. No final fazer um gráfico para saber qual criança tem mais vogais no seu nome.

  •  Brincando com as bolas – Mostrar várias bolas feitas de vários tipos diferentes como papel, meia, gude.  Questionar as crianças sobre as diferenças.

3.      NATUREZA E SOCIEDADE;

Objetivos:

  •   Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos.

Atividades:

  •  Conhecendo as letras Pelos Rótulos – pedir que as crianças tragam rótulos de embalagem que começam com as letras.

  •  Pesquisa sobre a copa do mundo – pedir para as crianças perguntarem sobre as copas do mundo anteriores com os pais.

4.      MOVIMENTO;
 Objetivos:

  • Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.

  •   Equilibrar-se sem necessidade de apoio.

Atividades:

  •   Andando pelas letras – Traçar no chão com fita crepe as letras trabalhadas e solicitar que as crianças andem sobre ela.
  •   Brincando com bolas – Brincar com bolas feita de papel.

5.      ARTES;

Objetivos:

  •  Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.
  •    Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.

Atividades:

  •   Vamos Decorar  as letras – Decoração das letras.
  •   Vamos Desenhar no Chão do Pátio? Desenhar as letras no chão do pátio.
  •  Releitura da obra jogo de futebol de Candido Portinari- realizar a releitura do quadro.
  •  Vamos enfeitar nossa sala- pedir para os alunos confeccionarem bandeiras para enfeitar nossa sala.
  •  Vamos torcer  pelo Brasil - Decorar viseira do Brasil Jogo do Brasil
  •   Vamos torcer pelo Brasil – decoar bandeira do Brasil

6.      MÚSICAS;

Objetivos:

  •   Ouvir cantar e dançar musicas diversas.

Atividades:

  •  Música sobre as letras

  •  Música sobre futebol

7.        CUMINÂNCIA;

  •  Decoração da sala para copa do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário