Páginas

sábado, 13 de dezembro de 2014


 Plaquinhas de números de 1 a 10
 55 bananas em E.V.A.
 Dupla face
 Papéis color set para o quadro
 Uma figura de macaco para decoração.
Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas. 
Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho 
receberá mais uma banana. 
Conforme fazem a colocação de mais uma banana, peça que o aluno conte 
e fixe o número correspondente à quantidade. Pergunte, a partir da sequência 
exposta, se a contagem está crescendo ou diminuindo. Informá-los, então, que 
chamamos essa contagem de "ordem crescente".
Comendo banana
Aproveitando a quantidade de bananas que o ma- caquinho juntou, apresente a 
noção de subtração "menos um" e a ordem decrescente.
Materiais:
Os mesmos itens utilizados na atividade "mais uma banana". 
O professor poderá adaptar a figura do macaco colocando uma língua e uma 
banana descascada (saboreando o alimento).
Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas. 
Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho 
comerá uma banana, ficando, assim, com uma a menos. 
Peça ao aluno que conte e fixe o número correspondente à quantidade. 
E nessa atividade, os alunos notarão que a sequência exposta está 
diminuindo, sendo, assim, chamamos essa contagem de "ordem decrescente".

Dica esperta!
O educador pode adaptar a atividade com outros animais. 
Descubra a preferência de seus alunos e mãos à obra!
Saiba +
Alguns sites infantis possuem diversos jogos que podem auxiliar a 
criança 
no aprendizado da Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário