Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2014


Cachinhos Dourados


Trabalhe proporção e musicalização por meio dessa conhecida história infantil


Objetivos:
★ Trabalhar a oralidade e a musicalização;;

★ Estimular a imaginação;
★ Distinguir os sons graves e agudos por meio da imitação vocal e de instrumentos confeccionados com materiais reciclados;
★ Empregar o conceito de tamanho (pequeno, médio e grande);
 Desenvolvimento e percepção do ritmo.
Faixa etária: 4 a 6 anos.

Fotos: Itaci Batista
As histórias infantis são as melhores ferramentas a favor de um professor em sala de aula. Se o profissional de Educação souber usá-las de forma a explorar todos os seus recursos, poderão fazer do processo ensino-aprendizagem um momento único e inesquecível aos alunos.
Para a aula "Hora do Conto", a professora de Educação Infantil do Colégio Scaranne, Nivian de Almeida Alves, preparou fantoches com os personagens da históriaCachinhos Dourados e os Três Ursos com objetivo de obter o resultado desejado nas atividades apresentadas a seguir, pois, quando se trabalha ludicamente, é possível ajudar a criança a explorar o imaginário, a interpretação, a dramatização e o reconto, facilitando também, o aprendizado e despertando o interesse nas atividades propostas.
Por meio desse conto, além da oralidade, da Matemática (conceito de tamanho pequeno, médio e grande), a professora escolheu trabalhar também a musicalização para a apresentação/ identificação do som grave e do som agudo.
Nivian iniciou a apresentação desses sons durante a contação da história, imitando os sons vocais do Papai Urso (grave) e do Bebê Urso (agudo). Assim, os alunos notaram a diferença com o som grosso (grave) e com som fino (agudo) dos respectivos personagens.
Dica esperta! 
Troque a palavra Papai Urso pela palavra Bebê Urso para trabalhar o som agudo e, quando assim o fizer, use o chocalho com arroz.

Dica de leitura!
 João e Maria
Fugindo da madrasta, João e Maria encontram uma casa toda feita de doces, e isso seria perfeito, se não fosse a bruxa que lá morava.
Autores: Irmãos Grimm
Editora: Escala Educacional
Ilustrações: Víctor Escandell
Preço: R$ 46,80.
Onde encontrarwww.escalaeducacional.com.br

Fotos: Itaci Batista

Hora do Conto
1. Leia a história Cachinhos Dourados para seus alunos, reforçando e fixando o som grave (Papai Urso) e o som agudo (Bebê Urso).

P, M e G
Essa história é ótima para trabalhar de forma lúdica conceitos de Matemática, como proporção (pequeno, médio e grande), então aproveite a hora do reconto e trabalhe esse assunto com os elementos presentes na história: as tigelas, as cadeiras e as camas.
O professor também pode fazer fantoches da Família Urso em tamanhos diferentes, que mostrem concretamente essas proporções.

Instrumento musical
Fotos: Itaci Batista

Para a musicalização, confeccione com eles um instrumento musical, fabricado com sucata.

Chocalho Bebê Urso: SOM AGUDO
   
Materiais: 
 1 garrafa pet (230 ml)
 arroz
 
  
Preencha a garrafa PET com arroz "aproximadamente ¼ dela" e decore a seu gosto com uma figura de urso.
Quando as crianças chacoalharem as garrafas, descobrirão que elas emitem sons diferentes. Peça, então, para ela identificar qual é o som mais grave (feijão) e qual é o mais agudo (arroz).

Chocalho Papai Urso: SOM GRAVE
   
Materiais: 
 1 garrafa pet (600 ml)
 feijão ou pedras
  
Preencha a "Cachinhos Dourados" para seus alunos, reforçando e fixando o som grave (Papai Urso) e o som agudo (Bebê Urso).

Hora da Música
Fotos: Itaci Batista
Melodia - Peixe-vivo
Som grave - Utilize o chocalho com feijão
Bis Papai Urso quando chega
Vem faminto pra comer
Bis Bem nervoso ele pergunta,
Quem comeu,
Quem comeu,
Quem comeu o meu mingau?

Dica esperta! 
Solicite que as crianças acompanhem o ritmo da música utilizando o, "chocalho urso," sendo dois curto e um longo, mantendo, assim, o ritmo da música. No trecho "Bem nervoso ele pergunta", mantenha o ritmo de um longo. "Quem comeu, quem comeu..." Somente com a voz, ora trabalhando com o som grave para o Papai Urso, ora com o som agudo para o Bebê Urso.

Dica esperta!
Para a sala em que os alunos terão pela primeira vez uma aula com som grave e agudo, seria interessante para essa apresentação que a professora confeccionasse um chocalho com uma garrafa pet de 2 litros para o som grave e uma garrafa de 230 ml para o som agudo, assim, os alunos poderão distinguir com facilidade a diferença desses sons. Pois quanto maior for o objeto, maior será o som grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário