Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2015

Educação Infantil


Esta seção foi dedicada exclusivamente para tratarmos dos assuntos ligados aos nossos pequeninos da Educação Infantil. Este segmento de ensino, tão cheio de singularidades merece uma atenção especial dos pais e educadores, principalmente daqueles que acreditam que as intervenções realizadas pela escola e pela família nos primeiros anos de vida são determinantes para um bom desenvolvimento da criança no seu sentido mais amplo.

Segue abaixo uma sistematização que montei com os principais conteúdos a serem trabalhados na Educação Infantil dentro dos diferentes eixos temáticos. De forma resumida, estas orientações são muito úteis para nortear o trabalho do professor em sala de aula.

Orientações Ed. Infantil - Grupo 4 E 5

Conteúdos a serem trabalhados durante todo o ano letivo:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Oralidade
1.   Expressão de desejos, necessidades, opiniões, etc.;
2.   Relato de experiências vividas;
3.   Elaboração de perguntas;
4.   Reconto de histórias.

Leitura
  1. Reconhecimento do nome;
  2. Valorização da leitura como fonte de prazer;
  3. Participação na leitura (feita pela professora);
  4. Observação e Manuseio de materiais impressos (livros, revistas, etc.);
  5. Participação em situações de leitura, mesmo que esta não seja feita de maneira convencional.

Escrita
  1. Escrita do próprio nome
  2. Produção de textos individuais e coletivos;
  3. Diferencia letras de números;
  4. Diferencia o desenho da escrita.

MATEMÁTICA
Números e Sistemas de Numeração
  1. Identificação dos Números;
  2. Contagem oral;
  3. Noções simples de cálculo mental;
  4. Resolução de problemas;
  5. Identificação de quantidades (oral e escrita numérica).
  6. Ordem numérica (sucessor e antecessor);
  7. Relação número X quantidade.

Grandezas e Medidas
  1. Noções de altura (alto X baixo), largura (largo X fino), comprimento (comprido X curto), tamanho (grande X pequeno), peso (pesado X leve), volume (cheio X vazio), distância (longe X perto), e tempo (rápido X devagar);
  2. Experiências com dinheiro (sistema monetário);
  3. Marcação do tempo por meio de calendários.

Espaço e Forma
  1. Identificação de figuras geométricas;
  2. Representação espacial (posição de pessoas e objetos: dentro X fora; em cima X em baixo; esquerdo X direito; frente X atrás X ao lado, etc.);
  3. Identificação de pontos de referência para deslocar-se e situar-se no espaço.

NATUREZA E SOCIEDADE
Sociedade
  1. Grupos sociais: família, comunidade, etc. (modo de ser, viver e trabalhar);
  2. Conhecimento das tradições e expressões culturais de alguns grupos sociais;
  3. Valorização do Patrimônio Cultural;
  4. Identificação dos papéis sociais de cada indivíduo.

Lugares e suas Paisagens
  1. Observação e identificação das diferentes paisagens (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, mar, montanhas, açudes, etc.);
  2. Identificação das mudanças na paisagem ao longo do tempo;
  3. Valorização de atitudes de manutenção e preservação da natureza.

Objetos e Processos de Transformação
  1. Confecção de objetos;
  2. Identificação das características dos objetos;
  3. Cuidados no uso de objetos do cotidiano (conservação, segurança e prevenção de acidentes).

Seres Vivos
  1. Conhecimento de diferentes espécies de seres vivos (características e necessidades);
  2. Cuidados com o corpo e prevenção de acidentes;
  3. Valorização de atitudes relacionadas à saúde;
  4. Preservação da vida e do meio ambiente.

Fenômenos da Natureza
  1. Observação e pesquisa sobre a ação da luz, calor, som, força e movimento;
  2. Relação entre os fenômenos da natureza e os grupos sociais.

MOVIMENTO
Expressão Corporal
  1. Expressão corporal por meio da dança, brincadeiras, etc.;
  2. Conhecimento das diferentes modalidades de dança;
  3. Utilização da linguagem teatral;
  4. Percepção de sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do corpo.

Equilíbrio e Coordenação
  1. Participação em brincadeiras que envolvem correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc.;
  2. Noções de força, velocidade, resistência e flexibilidade;
  3. Manipulação de objetos para aperfeiçoamento das habilidades manuais.

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
  1. Limpeza e aparência pessoal;
  2. Diálogo como forma de lidar com conflitos;
  3. Cooperação, solidariedade e ajuda mútua;
  4. Iniciativa na resolução de problemas;
  5. Regras de convívio social;
  6. Cuidados com materiais de uso pessoal e coletivo;
  7. Respeito às diferenças (gênero, raça, etc.);
  8. Respeito e valorização da sua cultura e dos outros grupos;
  9. Alimentação e higiene.

Os 12 erros que os pais cometem

 

1: Mantenha os filhos longe dos conflitos dos adultos
2: Ensine os filhos a serem responsáveis pelos próprios atos
3: Oferecer aos filhos opções de escolha
4 : Focar nas habilidades dos filhos e não nas fraquezas
5: Mantenha suas promessas
6: Ensine os filhos que eles não estão neste mundo à passeio
7: Ensine os filhos a aprender com os próprios erros
8: Seja consistente com as regras
9: Oriente seu filho, jamais faça por ele
10: Pare, preste atenção e ouça
11: Faça o que eu digo, e faça o que eu faço
12: Quais os valores da sua Família?

Estas dicas foram estraídas do livro: "Os 12 erros que os pais cometem" de Roseli Brito. Estas orientações são bem legais para serem distribuidas para os pais na escola ou para orientar as famílias numa reunião de pais.

Segue o link para o livro na íntegra:http://www.bibliotecadigitalonline.com/downloads/12%20Erros%20que%20os%20Pais%20Cometem.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário