Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PRIMEIRO ANO - Como planejar a rotina


O AMBIENTE EM QUE OS PEQUENOS VÃO ESTUDAR E BRINCAR E AS ATIVIDADES PROPOSTAS DEVEM LEMBRAR OS MOMENTOS PROPORCIONADOS PELA EDUCAÇÃO INFANTIL!


Não se pode esquecer em momento algum que o primeiro ano não é a antiga primeira série!
Por mais que as crianças agora frequentem um ensino obrigatório, que anteriormente não o era, pois a obrigatoriedade começava aos sete anos, as etapas do desenvolvimento cognitivo da criança não foram alteradas e nunca o serão.
Desta forma, a professora do primeiro ano deve estar preparada para uma rotina diferenciada, com muita atividade lúdica, de forma mais prática do que escrita, visto que a concentração das crianças nesta faixa etária ainda é reduzida e muitas crianças ainda apresentarão dificuldade na abstração de conceitos.
As metas finais ao ensino no primeiro ano mais se assemelham ao que era anteriormente pedido à professora da Pré-escola: conhecimento do alfabeto, escrita e reconhecimento do nome,reconhecimento das letras do seu nome,conhecimento de numerais até 10 e outros conhecimentos nas áreas sociais porém, o respeito ao desenvolvimento individual está presente também na avaliação realizada pela professora e o aluno tem até o final do terceiro ano (8 anos) para estar alfabetizado.
A mudança não foi para adiantar o currículo e sim proporcionar um ano a mais para que as crianças consigam então ao final dos 8 anos, estarem alfabetizadas, o que não vinha ocorrendo até então.



PLANEJAMENTO - primeiro ano




Objetivos Gerais

• Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação , respeito mutuo, solidariedade e outros valores humanos de relevância social.
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização;
• Posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Aprimorar o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações;
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico
• Proporcionar: narração de historinha com a participação do aluno para a finalização;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Transmitir valores como: noções de cidadania; respeito ao próximo, disciplina solidariedade, respeitar os idosos, respeitar a opinião alheia;
Conteúdos
Língua Portuguesa

• Comunicação e coordenação motora,
• As vogais;
• Juntando as vogais;
• As consoantes;
• Alfabeto;
• Aprendendo um pouco mais;
• Vamos ler mais;
• Essa é para cantar;
• Alfabeto móvel;

Matemática

• Aprendendo a contar;
• Números naturais;
• Conhecendo sinais = ‡ > <
• Ordem crescente e decrescente
• Adição – Problemas
• Sistema de numeração decimal
• Subtração – Problemas
• Números pares e impares;
• Geometria
• Vamos brincar


Ciências

• Corpo humano;
• Órgãos do sentido;
• Hábitos de higiene
• Seres vivos e não vivos;
• Os animais;
• As plantas – Pomar – Horta – Jardim;
• O dia e a noite;
• O sol e a chuva;
• Estações do ano;
• Meio ambiente;
• Dengue.

Geografia

• A criança;
• A família;
• A casa
• A escola.
• A comunidade
• O trânsito
• Meios de transporte e comunicação
• As profissões

História

• Datas comemorativas
• Tema transversal
• Pluralidade cultural
• Abordagem sobre Ética
• Dengue
Metodologias Gerais
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Produção de texto
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Dedoches

Avaliações
Os alunos serão avaliados
• Participação
• Interesse
• Atividades avaliativas
• Leitura oral

Professora de Primeiro ano acesse o link e leia o documento do MEC sobre a alteração curricular e o ensino de 9 anos:

Como organizar o tempo na volta às aulas

Para professores que possuem filhos, excelente video.
Aproveite as primeiras semanas de aula para colocar a rotina escolar das crianças nos eixos. A psicóloga Roseane Schiller, do Colégio Santo Américo, conta como organizar a agenda das tarefas e do brincar e como incentivar as crianças a valorizar a escola. Vale à pena assistir:


Planejamento Educação Infantil

e. Conteúdo Curricular
e1 - Áreas de conhecimento:
Linguagem Oral e Escrita
Objetivos:
1. Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido;

2. Estimular o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive;

3. Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras e números;
Conteúdos/Estratégias
Maternal
Fevereiro
• Desenhos

• Desenhos Livres

• Histórias

• Conversas

• Anúncios
Março
• Propagandas

• Coordenação motora

• Noções de lateralidade

• Desenhos livres

• Conversas

• Colagens
Abril
• Sons

• Conversas

• Coordenação visomotora

• Colagens

• Ampliação de vocabulário através de histórias

• Desenhos livres

• Colagens

• Sons
Maio
• Percepção Tátil

• Percepção Visual

• Criação de histórias

• Diferenças entre letra e número

• A escrita como forma de comunicação
Junho
• Sons

• Desenhos livres

• Conversas

• Relatos

• Sequências de acontecimentos



Agosto



• Criação de histórias

• Adivinhações

• Trava-língua

• Desenhos



Setembro



• Orientação Espacial

• Localização

• Posição

• Desenho

• Orientação Temporal



Outubro



• Conversas

• Semelhanças

• A escrita como forma de comunicação

• Desenhos

• Desenhos livres

• Igual e diferente



Novembro



• Orientação Temporal

• Orientação espacial

• Histórias

• Colagem

• Dobradura



Dezembro



• Dobraduras

• Desenhos

• Histórias

• Coordenação Motora e Visomotora

• Orientação Espacial

• Relatos de experiências



Pré I - Fevereiro



• Coordenação Visomotora

• Traçados de linhas retas, sinuosas e curvas

• Traçados de linhas contornando objetos

• Desenhos

• A escrita como forma de expressão e comunicação



Março



• Coordenação Visomotora

• Traçado de linhas identificando percurso

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons



Abril



• Coordenação Visomotora

• Pintura

• Traçados em ritmo gráfico

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons



Maio



• Percepção Visual

• Figuras de fundo

• Identificação e discriminação: formas e cores

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons



Junho



• Expressão oral

• Desenvolvimento da fala

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenho

• Agosto



• Conhecendo as vogais - A - e - E -

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons



Setembro



• Conhecendo as vogais - I - e - O -

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons



Outubro



• Conhecendo as vogais - U -

• Revisão das vogais

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Novembro



• Textos trabalhando as vogais A E I O U

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Dezembro



• Revisão das Vogais

• Textos

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Pré II - Fevereiro



• Coordenação Visomotora

• Grafismos

• União de pontos

• Desenhos, Pinturas, Recorte e Colagem,

• Labirinto

• Dobraduras

• Vogais - A a, E e, I i, O o, U, u

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons



Março



• Percepção visual

• Identificação de partes do todo

• Descobrir diferenças

• Localizar semelhanças

• Encontros vocálicos

• Revisão a, e, i, o u.

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Vogais manuscritas maiúsculas



Abril



• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos

• Letras B - C - D



Maio



• Trabalhar com as consoantes

• Identificar e grafar as consoantes minúsculas e maiúsculas

• As letras F - G - H

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• desenhos



Junho



• As letras J - K - L

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Agosto



• As Letras M - N - P

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• desenhos



Setembro

• As letras Q - R - S

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Outubro



• As letras T - V - W

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Novembro



• As Letras X - Y - Z

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos

• Nome completo



Dezembro



• Nome completo de letra cursiva

• Revisão do alfabeto

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons



Pré III - Fevereiro



• Trabalhar o nome completo

• Coordenação Visomotora

• Vogais - 4 tipos de letra

• Jogos -memória, bingo etc

• Encontros vocálicos

• Emprego do acento til (~)

• Família B



Março



• Encontros vocálicos

• Famílias C - D

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos

• Ditado mudo

• Começar o alfabeto com rótulos

• Revisar o nome completo dos alunos



Abril



• As famílias do F - G

• Textos: interpretação

• Ditado de palavras

• Ditado mudo

• Jogos: memória, bingo, dominó de palavras e desenho

• Rótulos

• Fichas de leitura

• Nome da Escola

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Maio



• As famílias do J - L

• Textos: Interpretação, ficha de leitura

• Jogos

• Rótulos

• Ditados de letras, palavras, mudo

• Alfabeto de sucatas

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Junho



• As famílias do M - N

• Interpretações de textos: ficha de leitura.

• Ditados

• Jogos

• Rótulos

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Agosto



• As Famílias do P -Q

• Interpretações de textos

• Cópias de textos da lousa para o caderno

• Ficha de leitura

• Jogos

• Rótulos

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos

• CE - CI



Setembro



• As famílias do R - S - T

• Textos

• Interpretações

• Ditados e fichas de leitura

• Jogos, rótulos

• Alfabeto de sucata

• Som do GE

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Outubro



• As famílias do V- X - Z

• Textos, interpretações, ditados

• Fichas de leitura

• Leitura com gibi, jornal e revista

• Recorte e Colagem

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Novembro



• Revisão das famílias

• Revisão do alfabeto

• Textos variados,

• Jogos, bingo

• Cruzadinhas

• Ditados

• A diferença do CA e K

• As letras K - Y - W



Dezembro



• Colagem

• Revisão de toda a matéria

• Jogos e brincadeiras

• A escrita como forma de comunicação

• Relatos de experiências

• Conversas

• Histórias

• Ampliação de Vocabulário

• Sons

• Desenhos



Referencial Bibliográfico:



REFERENCIAL Nacional de Educação Infantil - MEC - 1999

FERREIRO, E. e outros. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo,

Cortez e Autores Associados, 1985.

SARLI, Eny G. e outros. Este Mundo Maravilhoso - Alfabetização

Casa Publicadora Brasileira, 1992.





Matemática

Objetivos:



1. Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;

2. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.



Conteúdos:

Maternal



Fevereiro



• Colagem

• Dobradura

Coordenação Visomotora



Março



• Formas Geométricas

• Cores



Abril



• Figuras geométricas

• Percepção tátil

• Quente-frio, áspero-macio

• Cores



Maio



• Esquema Corporal

• Lateralidade

Cores

Junho



• Orientação Espacial

• Dobraduras

• Cores

• Formas geométricas



Agosto



• Esquema Corporal

• Orientação espacial

• localização

• posição

• Apresentação do numeral 0



Setembro



• Cores

• Tamanho

• Semelhança

• Formas geométricas

• Apresentação do numeral 1



Outubro



• Dobraduras

• Apresentação do numeral 3

• Cores

• Percepção Tátil



Novembro



• Figura-fundo

• Semelhança

• Tamanho

• Apresentação do numeral 4

• Orientação Temporal - Dia/Noite



Dezembro



• Dobraduras

• Artes plásticas

• Cores

• Orientação Temporal - Dia/Noite

• Apresentação do numeral 5



Pré I



Fevereiro



• Coordenação Motora

• grafismo

• contorno de figuras

• Desenho

• Pintura

• Recorte e colagem

• Labirinto



Março

• Discriminação Visual

• Cor, forma,

• Igual/Diferente

• Reprodução de figuras

• Relações de afinidades

• Detalhes de cena

• Formação de pares



Abril



• Orientação Espacial

• Aberto/Fechado

• Atrás/na frente/entre

• Dentro/fora

• De frente/de costas

• Em cima/embaixo

• Subindo/descendo

• Esquerda/direita



Maio



• Noções de Geometria

• Linhas abertas/fechadas

• Círculo

• Quadrado

• Triângulo

• Retângulo

• Relação de Dimensão: alto/baixo, maior/menor, pequeno/grande, comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, gordo/magro.



Junho



• Relações de massa e de volume

• cheio/vazio

• leve/pesado

• Relações de quantidade

• mais/menos, pouco/muito

• Noções de conjunto



Agosto



• Numerais 0 e 1



Setembro



• Numerais 2 e 3



Outubro



• Numerais 4 e 5



Novembro



• Revisão de conceitos e de numerais



Dezembro



• Revisão de numerais

• Atividades com resoluções de situações problemas



Pré II - Fevereiro



• Coordenação motora

• Numerais de 0 a 5

• Grafismo

• Contorno de figuras

• Desenho

• Pintura

• Recorte e Colagem

• Labirinto



Março



• Discriminação Visual

• Cor

• Forma

• Igual/Diferente

• Camuflagem

• Complementação de figuras

• Detalhes de cena

• Relações e afinidades



Abril



• Orientação temporal

• Antes/depois

• Ontem/hoje/amanhã

• dia/noite



Maio



• Orientação espacial

• atrás/na frente/no meio/entre

• aberto/fechado

• de frente/de costas

• em cima/embaixo

• em pé/deitado/sentado

• mais longe/mais perto

• mesma posição/posição diferente

• direita/esquerda



Junho



• Noções de geometria

• Linhas abertas

• Linhas fechadas

• mesma forma

• Triângulo - Quadrado - Círculo



Agosto



• Relações de dimensão

• curto/comprido

• grande/pequeno/mesmo tamanho

• grosso/fino

• mais alto/mais baixo

• maior/menor



Setembro



• Sequência e seriação - números

• Relações de massa e volume

• cheio/vazio

• leve/pesado

• Ontem/hoje/amanhã (revisar)



Outubro



• Relações de quantidade

• mais/menos

• muito/pouco/nenhum





Novembro



• Noções de adição/subtração

• Noções de conjunto

• Números

• Par/ímpar



Dezembro



• Revisão de toda a matéria



Pré III



Fevereiro



• Conceitos básicos

• tamanho, quantidade, comprimento

• altura, espessura, textura

• posição, distância, tempo

• Numerais



Março



• Dezena/Unidade

• Geometria: figuras planas, sólidos geométricos, círculo, quadrado, triângulo

• Números



Abril



• Direita/esquerda

• Conjunto: formação, correspondência, tipos de conjunto

• Números

• Ontem/hoje/amanhã



Maio



• Estudando os sinais: = igual / = diferente

• Sequência numérica: antes e depois / pares e impares

• Números



Junho



• Operação da adição

• Números

• Revisão de números

• Dúzia



Agosto



• Início do Sistema de medidas

• Medida de tempo

• Números



Setembro



• Medida de comprimento

• Operação: Subtração

• Números



Outubro



• Operação: adição e subtração

• Medida de capacidade

• Números



Novembro



• Medida de massa

• Revisão de toda a matéria

• Números

• Revisão adição/subtração



Dezembro



• Números

• Revisão dos numerais



Referencial Bibliográfico:



KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas, Papirus,

1984.

FERREIRO, E. et alii. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo,

Cortez e Autores Associados, 1985

REFERENCIAL Nacional para a Ed. Infantil - MEC 1999.

Gondim, Maria da Salete A., Lápis na Mão, FTD, 1995



Natureza e Sociedade



Objetivos:



1. Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;

2. Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence;

3. Organizar e sistematizar os conhecimentos relacionados com a natureza em transformação, aos seres vivos, à ecologia e à qualidade de vida (higiene e saúde).



Conteúdos:



Maternal, Pré I, Pré II e Pré III



SOCIEDADE



FEVEREIRO



A origem do nome.

Endereço e Telefone

Descendência familiar.



MARÇO

Carnaval.

O bairro e a origem da Escola.



ABRIL



Os tipos de casa e as localizações.

Quais os tipos de habitantes.

Dia do Índio

Descobrimento do Brasil



MAIO



As profissões.

O trabalho.

Dia das mães.





JUNHO



Cidades e Regiões

Festa Junina



AGOSTO



Folclore

Dia dos Pais



SETEMBRO



Os meios de Transporte e o Trânsito.

Dia da Árvore

Primavera



OUTUBRO



Animais em extinção.

Dia das Crianças



NOVEMBRO



Proclamação da República e Dia da Bandeira

Meios de Comunicação



DEZEMBRO



Natal



NATUREZA



FEVEREIRO

O corpo humano - as partes, os sentidos, a altura

MARÇO

A nossa alimentação ...e as origens dos alimentos

De onde vem e onde compramos os produtos que consumimos



ABRIL

As estações do ano.

Os períodos do dia.

Os dias da semana.

Os meses do ano.



MAIO

Boas maneiras

Como nós devemos nos comportar e agir



JUNHO

Ecologia e Meio Ambiente

A reciclagem



AGOSTO

O Universo

O planeta Terra

Os planetas

As estrelas

O dia e a noite

O tempo: estações



SETEMBRO

Seres vivos

Seres não vivos



OUTUBRO



Animais

Animais que vivem na água

Animais que vivem no ar

Animais que vivem na terra

Animais com penas

Animais com pêlos

Alimentação dos animais

Onde vivem os animais

Animais domésticos, selvagens e noturnos



NOVEMBRO



Plantas

Partes das plantas

Cuidado com as plantas

Conservando o meio ambiente

O tamanho das plantas

Onde são encontradas

As plantas que trazem benefício ao homem

Do que precisam as plantas: água, luz e sol.



DEZEMBRO



Evite acidentes

Primeiros Socorros



Nas áreas de conhecimento: Formação Pessoal e Social - Identidade e Autonomia, Música, Movimento e Artes Visuais, os objetivos e conteúdosserão os mesmos para todas as classes (Maternal, Pré I, Pré II e



Pré III). O grau de dificuldade para cada classe, será analisado pelas professoras durante o decorrer das atividades. Isso será registrado em planejamento diário e ficará a disposição para supervisão.



Formação Pessoal e Social



Identidade e Autonomia



Objetivos:



1. Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;

2. Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;

3. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;

4. Brincar.



Conteúdos:



Fevereiro - Meu nome, seu nome



Março - Respeito às regras simples de convívio social



Abril - Independência



Maio - Interação - Cooperação - Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.



Junho - Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.



Agosto - Jogos e brincadeiras



Setembro - Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano.



Outubro - Respeito às características pessoais relacionadas ao genêro, etnia, peso, estatura, etc.

Novembro - Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo.



Dezembro - Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.



Referência Bibliográfica:



REREFENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999





Artes Visuais



Objetivos:



1. O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças.

2. Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diversos materiais, explorando suas características e possibilidades de manuseio.

3. Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (nacionais e internacionais).

4. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de construção e criação.



Conteúdos:



Durante todo o ano, trabalharemos:

• Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar.

• Criação de desenhos, pinturas, colagens à partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem.

• Conhecer e reconhecer obras de pintores famosos como: Picasso, Monet etc.



• Construção com sucatas sendo livre ou dirigida de acordo com o tema trabalhado no mês.

• Modelagens usando massinha ou argila; sendo livre ou dirigida.

• Recortes e colagens explorando assuntos tratados durante o mês, ampliação da linguagem e coordenação dos movimentos.

• Pinturas usando tintas (guache, tinta plástica, giz de cera, canetinha, lápis de cor, anilina, etc.).



Fevereiro - Vincent Van Gogh



Março - Claude Monet



Abril - Michelangelo



Maio - Edward Hopper



Junho - Leonardo Da Vinci



Agosto - Salvador Dali



Setembro - Pablo Picasso



Outubro - Paul Gauguin



Novembro - Paul Klee



Dezembro - Henrique Toulose - Lautrec



Referencia Bibliográfica:



REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil - MEC - 1999





Música



Objetivos:





1. Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais.

2. Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

3. Perceber e expressar sensações, sentimetnos e pensamentos por meio das músicas.



Conteúdos:



• A exploração de materiais e a escuta de obras músicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical: o som e o silêncio.

• Interpretação de músicas e canções diversas.

• Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a música.



Fevereiro - Samba



Março - Valsa



Abril - Pagode



Maio - Rock



Junho - Sertaneja



Agosto - Clássica



Setembro - Romântica



Outubro - Tecno-Music



Novembro - MPB



Dezembro - Natalinas





Referências Bibliográfica:





REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário