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quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PROJETO- valores

Projeto : Como a escola pode resgatar valores .



Duração: 1 mês.


Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.


A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.


A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.


Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.



Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:


• COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"? 


• CONVIVÊNCIA _ " COM LICENÇA?" 


• ATENÇÃO _ " FALOU COMIGO?" 


• HONESTIDADE _ "NÃO FUI EU." 


• RESPEITO _ "E EU COM ISSO?" 


• NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!" 


• RESPONSABILIDADE _ " DEIXA QUE EU FAÇO!" 


• GENEROSIDADE _ " É MEU, NÃO EMPRESTO!"






CONTEUDOS CONCEITUAIS


• Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.


• Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.


• Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.


• fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.


• Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.


• mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.


• que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.


• que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.



CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:


o Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.


o Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.


o Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.


o Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.


o Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.


o Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.


o Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.






CONTEÚDOS ATITUDINAIS


• Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.


• Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.


• Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.


• Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva. 


• Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.


• Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.


• Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.


• Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.


• Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.


• Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.






ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.


• Correspondência 


• Seqüência de figuras 


• Idéia de quantidade 


• Classificação 


• Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros) 


• Bingo de palavras ou figuras. 


• Estatísticas ( resultados da pesquisa)






ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA: 


ORAL:


• Utilização adequada da linguagem oral. 


• Recontar estórias. 


• Relatar experiências vividas. 


• Crachá. 


• Explicação dos temas, questionamentos. 


• Conversas . 


• Criação de estórias. 


• Dramatizações. 


• Pesquisas.



ESCRITA:


• Elaboração de textos espontâneos. 


• Aproximação da escrita. 


• Crachás. 


• Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.



ÁREA DAS ARTES VISUAIS


Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :


o Modelagem. 


o Recorte e colagem. 


o Jogos. 


o Brincadeiras. 


o Rotina diária.


o Cartazes.


ÁREA DO MOVIMENTO


• Jogos. 


• Danças. 


• Brincadeiras


Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.






ÁREA MUSICAL.






• Músicas que possam se adequar aos temas. 


P.S. Aceito sugestão de todas as professoras.


ÁREA DE NATUREZA


• Mudança de hábitos. 


• Vídeos instrutivos. 


• Pesquisas . 


• Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).






ÁREA DE SOCIEDADE


• Construção de regras. 


• Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)






ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA






• Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,, 


• Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos. 


• Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.

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