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sábado, 7 de fevereiro de 2015

Projeto:"Tudo bem ser diferente"

O primeiro projeto de 2012 falará sobre as diferenças e seu nome tem como inspiração o livro "Tudo bem ser diferente" de Todd  Parr, um livro lindo,cheio de imagens coloridas e com exemplos sobre como é bom ser diferente!


Projeto “Tudo bem ser diferente
Período: fevereiro e março de 2012
Justificativa:
O processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança. Na Educação Infantil  (até 6 anos) isso é ainda mais importante. Sabendo disso, iniciamos o ano com o Projeto “Tudo bem ser diferente”, no qual as crianças irão conhecer-se e perceber que um não é igual ao outro e que é preciso respeitar cada um na sua maneira de ser! Nossos alunos irão aprender através de histórias e brincadeiras que podemos ser amigos uns dos outros independente das diferenças de cada um.
Objetivo Geral:
*Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos.

Objetivos específicos: 
*Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos;
*Expressar seus desejos, sentimentos e vontades agindo com progressiva autonomia;
*Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
*Desenvolver relações sócio-afetivas;
*Participar da organização da rotina diária;
*Envolver-se em relação de troca e cooperação;
*Construir a própria identidade (individual e em grupo) através de movimentos naturais e jogos;
*Organizar-se individual e coletivamente através de construção de regras;
*Participar de jogos e brincadeiras; 
*Conhecer diferentes culturas e sua forma de expressão;
*Participar de diferentes brincadeiras visando; o seu- o meu e o nosso;
*Perceber a interação do sujeito com o mundo;

Sugestões de livros para trabalhar as diferenças:
-"Tudo bem ser diferente" de Todd Parr
-"O Patinho Feio"
-"Uma joaninha diferente"-
-Menina Bonita do laço de fita
-Diversidade
-Bonequinha preta

Se alguém tiver mais sugestões, será muito bem-vinda!
Pode me seguir no twitter também: @mellmachado

8 de maio de 2013

Boi Bumbá

Durante nosso projeto "Moro num país tropical" falamos sobre as lendas da Região Norte e uma das lendas trabalhadas foi o Boi Bumbá que deu origem a tradicional Festa de Parintins:

"A história que envolve a dança é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade."

O Boi Bumbá possui diversas denominações em todo o Brasil. No Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas a dança é chamada de bumba meu boi, no Pará e Amazonas, boi-bumbá, em Pernambuco, boi-calemba, na Bahia, boi-janeiro, etc.

Ao contarmos a história, utilizamos fantoches de colher de pau feitos pela professora Tamires, olha só como ficaram lindos!








17 de fevereiro de 2013

Trabalhando com Projetos


Os projetos podem ser elaborados segundo diversas formas, entretanto, é preciso que nelas estejam garantidos alguns aspectos que qualificam um bom projeto. São eles:

- O objetivo do projeto é claro e sua justificativa é coerente com este.
- A professora conhece o assunto que se pretende estudar, ou busca conhecê-lo previamente.
- Os recursos e os materiais sobre o assunto estão selecionados e disponíveis na hora do trabalho.
- A professora sabe - a partir do levantamento dos conhecimentos prévios - o que os alunos conhecem e desconhecem sobre o conteúdo em questão.
- O conteúdo do projeto é significativo em si (porque permite o estabelecimento de grande número de relações) e é significativo para as crianças (porque admite que elas coloquem em jogo, para estudá-lo, tudo o que sabem, podendo avançar além do já sabido).
- Os alunos conhecem e compartilham o objetivo do projeto.
- As especificidades do conteúdo em questão estão contempladas nas etapas do projeto.
- Há nele continuidade educativa, isto é, encadeamento significativo de suas etapas, em complexidade crescente.
- As atividades prevêm orientações didáticas específicas para aquele objeto de conhecimento.
- O projeto favorece a interação entre os alunos como importante fator de aprendizagem.
- O projeto amplia a compreensão do aluno sobre si e sobre o meio cultural.
- O tema e os desdobramentos do projeto estão incluídos em práticas sociais concretas.
- O projeto apresenta suas orientações didáticas com suficiente clareza, a ponto de poder ser reproduzido.
- O projeto é composto de atividades desafiadoras que promovem a ação mental dos alunos e possibilitam diversidade de estratégias em suas produções.
- A professora conduz o projeto de forma suficientemente flexível para abrir mão de alguma etapa prevista e incorporar novas etapas, considerando as necessidades de aprendizagem dos alunos.
- O produto final do projeto dá visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.

(Equipe técnica Crecheplan-Texto publicado no jornal Por um triz em julho/1996)
Um bom projeto gera situações de aprendizagens ao mesmo tempo reais e diversificadas e possibilita aos alunos opinarem,decidirem e construirem sua autonomia.O aluno faz parte do projeto como um ser participativo e crítico e não mais como alguém que somente recebe e armazena conhecimento sem significado para ele!



20 de novembro de 2012

Leitura para o Dia da Consciência Negra

  Neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, trago algumas sugestões de leitura para explorarmos este tema,que inclusive faz parte do currículo escolar.

Pretinho,meu boneco querido(Maria Cristina Furtado-Editora do Brasil): Tudo começa no aniversário de 8 anos de Nininha, quando ganha de presente um boneco negro como ela. Logo que chega, Pretinho tem de lidar com o ciúme e com o preconceito dos demais bonecos, que não o aceitam pelo fato de ele ser negro. Com novo projeto gráfico e novas ilustrações, essa comovente história ajuda a discutir o preconceito racial e faz refletir sobre como são infundadas todas as formas de discriminação.




Menina bonita do laço de fita(Ana Maria Machado- Editora Ática) a história fala sobre um coelho branquinho que queria ser pretinho igual a Menina Bonita do laço de Fita. As crianças adoram esta história!



O cabelo de Lelê(Valéria Belém- Companhia Editora Nacional)-O livro conta a história de uma menina que queria saber porque seus cabelos são tão cacheadinhos...e vai buscar a resposta em um livro,ela aprende que por trás de cada cachinho tem uma história!



Bonequinha Preta( Alaíde Lisboa de Oliveira-Editora Lê): Mariazinha tem uma bonequinha muito querida que acaba sumindo!Um livro gostoso de se ler,que traz um suspense,fazendo com que as crianças fiquem atentas o tempo todo!Ideal para os pequenos(3 a 6 anos).



Aqui no blog já postei algumas atividades para trabalharmos este livro!
Se você tiver mais sugestões de livros que falem sobre a diversidade,pode compartilhar aqui com a gente!




I blog with BE Write

15 de abril de 2012

Bonequinho doce

Com o objetivo de observar as partes do corpo e incentivar o gosto pela leitura, contei a história do "Bonequinho doce" de Alaíde Lisboa. Uma história divertida e que leva as crianças a sugerirem fazer um boneco doce igual ao da história.



                                                                  


"Lucinha e Lalá estavam conversando.
Lucinha disse: Lalá, eu queria um irmãozinho para brincar.
E Lalá disse: Eu também, Lucinha, queria um irmãozinho para brincar.
Lucinha e Lalá pensaram, pensaram...
Depois, Lucinha disse: Vamos fazer um irmãozinho, Lalá!
Lalá respondeu, dando pulos de contente:
Vamos, Lucinha, vamos fazer um irmãozinho!
Lucinha e Lalá arranjaram um pouco de água, um pouco de farinha, um pouco de açúcar.
Lucinha e Lalá amassaram a farinha, a água e o açúcar.
E fizeram um bonequinho doce.
O Bonequinho Doce ia ser o irmãozinho de Lucinha e Lalá.
Lucinha e Lalá estavam contentes mesmo!
Elas queriam muito um irmãozinho para brincar!
O irmãozinho de Lucinha e Lalá vai ficar bonitinho, bonitinho!...
Depois Lalá disse: Vamos pintar o Bonequinho Doce?
Lucinha respondeu: Vamos sim, Lalá.
E as duas meninas pediram tinta à Mamãe e pintaram o Bonequinho Doce: pintaram o chapeuzinho de azul, pintaram o paletozinho de vermelho, pintaram a calcinha de amarelo.
O Bonequinho Doce ficou muito bonitinho!
Lucinha e Lalá levantaram o Bonequinho Doce.
O Bonequinho Doce, então, começou a correr!


Lucinha correu atrás do Bonequinho Doce.
Lalá também correu atrás do Bonequinho Doce.
Mas o Bonequinho Doce corria muito mais!...
Lucinha gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Lalá também gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
O Bonequinho Doce gritou: Corra, Lucinha, corra Lalá!
Senão vocês não me apanham.
E o Bonequinho Doce corria, corria...

No caminho, o Bonequinho Doce encontrou uma velhinha.
A velhinha gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Meus netinhos vão gostar muito de você!
O Bonequinho Doce gritou: Corra, corra, vovozinha!
Senão você não me apanha!
Mas a vovozinha não podia correr muito.
E o Bonequinho Doce corria, corria...

Mais adiante, o Bonequinho Doce encontrou um velhinho.
O velhinho gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Meus sobrinhos vão gostar muito de você!
O Bonequinho Doce gritou: Corra, corra, vovozinho!
Senão você não me apanha!
Mas o velhinho não podia correr muito.
E o Bonequinho Doce corria, corria...

Mais adiante, o Bonequinho Doce encontrou dois meninos.
Jonjoca gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Paulinho também gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
E o Bonequinho Doce gritou: Corra Jonjoca, corra Paulinho!
Senão vocês não me apanham!
E o Bonequinho Doce corria, corria...

De repente, o Bonequinho Doce viu uma lagoa.
E viu um patinho na lagoa.
O patinho viu o bonequinho e gritou:
Bonequinho Doce, pule n’água!
E o bonequinho pulou.
O Bonequinho Doce pulou n’água: tchibum!
E o n’água começou a desmanchar!

Jonjoca e Paulinho corriam, corriam...
E chegaram lá na beira da lagoa.

O velhinho e a vovozinha também chegaram lá na beira da lagoa.

Lucinha e Lalá também chegaram lá na beira da lagoa.
Todos ficaram tristes, tristes!...
O Bonequinho Doce ia sumindo, sumindo...
Lalá começou a chorar.

Então Lucinha disse:
Não chore, Lalá!
Nós vamos para casa fazer outro bonequinho doce!
Lalá parou de chorar e disse: Vamos, Lucinha, vamos depressa para casa.
Vamos fazer outro bonequinho doce!

O novo bonequinho doce não fugiu.
Lucinha e Lalá tiveram muito cuidado: Lucinha e Lalá fecharam a porta do quarto.
Lalá sentou o Bonequinho Doce na cadeira, e Lucinha contou a história do outro bonequinho que sumiu na lagoa.
E o novo Bonequinho Doce pensou: não vou fugir, nunca...”

Listamos os personagens da história e depois todos deram a ideia de fazer um bonequinho doce.

Encontrei várias receitas, mas a que fiz foi retirada do blog Inventando com a mamãe :
  - 400 gr de farinha de trigo;
  - 200 gr de manteiga
  - 200 gr de açúcar
  - forminhas de boneco

Olha só que delícia com a mão na massa:

Anter de ir ao forno:


Com produtos especiais para confeitar, fizemos os complementos:

Dica: como a massa ficou fina eles não podem ficar muito tempo no forno para não queimar!
Ficou bem gostoso!

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